Meio Bit » Arquivo » Segurança » Péssima notícia: malware do Android foi baixado milhões de vezes

Péssima notícia: malware do Android foi baixado milhões de vezes

Malware para Android foi baixado milhões de vezes contido em apps que foram atualizados após aprovação da Google Play.

11 anos atrás

droid

Que a Google Play é uma terra de ninguém, disso não há dúvidas. Mesmo eu sendo usuário Android reconheço que a lojinha virtual de Mountain View é bem bagunçada. Seu controle de apps tem melhorado com o tempo e muitos ditos suspeitos já foram varridos pra longe. Mas e quando um app recebe aprovação, é disponibilizado, e posteriormente recebe uma atualização mal intencionada?

Foi o que aconteceu com alguns aplicativos duvidosos de origem russa: de acordo com o Google, cerca de 32 apps de quatro desenvolvedoras diferentes passaram pelo processo de aprovação e não foram detectados pelo Bouncer, o serviço baseado em nuvem que prescruta o Google Play atrás de porcarias. Só então eles receberam uma atualização obrigatória que contém o malware BadNews que, entre outras coisas, captura o número do telefone e o IMEI, hackeia o aparelho e baixa outro malware (o já conhecido AlphaSMS) e fica aporrinhando o usuário a baixar os apps irmãos igualmente maliciosos. Só nessa brincadeira o malware já infectou entre dois e nove milhões de aparelhos.

Quando o problema estava em instalar apps de fora da loja ou aplicações suspeitas, poderíamos dizer que era um problema de imprudência do usuário. Quando qualqer app pode ser atualizado e receber um vírus depois, a coisa complica.

No mais, fica a dica padrão: não baixe qualquer app da loja, ainda mais se for russo.

EDIT: a lista dos apps suspeitos está neste link.

Fonte: TC e Ars Technica.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários