Mobile
Mobile
Digital Drops Blog de Brinquedo

Câmeras mais utilizadas no Flickr — Apple ultrapassa Nikon e chega ao 2º lugar

Por em 21 de janeiro de 2015

iphone_no_flickr

Tem gente que odeia o Flickr, e tem gente que ama. Eu me encontro no meio termo, pois é o único site de compartilhamento de fotos que tenho paciência de atualizar. Minha conta já vai para 10 anos de existência (as primeiras fotos que postei foram feitas com filme 35 mm escaneados) e não cheguei a 800 fotos compartilhadas. Tem gente que compartilha isso em em apenas 1 mês. O site pode ter umas mancadas e alguns lances nebulosos na política de direitos autorais, mas temos que respeitar um lugar que sobrevive apenas de fotógrafos. Embora existam alguns turistas por lá, a grande maioria dos fotógrafos de fim de semana nem conhece o serviço. Tenho bons amigos por lá e acesso o Flickr todo dia para ver a produção fotográfica da galera.

Resumindo, essa é a minha relação com o serviço, mas o Flickr também mantém um blog que nos mostra algumas informações interessantes sobre fotografia e também sobre o que está acontecendo dentro das comunidades. Uma informação que acho interessante, e possível se acessada a qualquer hora, é o ranking de câmeras utilizadas no Flickr. É possível saber quais os modelos mais utilizados, o posicionamento dos fabricantes e até dividir as estatísticas por categorias. Desde que os smartphones passaram a utilizar no arquivo o EXIF em suas fotos foi possível que esses aparelhos começassem a aparecer nessas listas.

Já faz algum tempo que o iPhone (e também a linha Galaxy da Samsung) vem se destacando nesse ranking. Nos últimos dois anos o iPhone se tornou a câmera mais utilizada dentro do Flickr. Porém, os dois primeiros postos de fabricantes ainda estavam com Canon e Nikon. Isso ocorre pelo fato de que os gigantes japoneses da fotografia possuem centenas de modelos pulverizados pelas estatísticas e, quando somados, garantem essa liderança. Porém, na última atualização dessas estatísticas algo mudou.
continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Equipamentos Mercado

Momento descontração — como perder um drone de US$ 2.900,00

Por em 14 de janeiro de 2015

Drones, um dia você vai ter um. Estou falando com você que trabalha profissionalmente (ou é um entusiasta endinheirado) com fotografia ou vídeo. Todo mundo está oferecendo o serviço atualmente e tenho visto coisas bacanas sendo feitas com as pequenas máquinas, mas também uma quantidade absurda de coisas bizarras. Vamos usar o drone para mostrar que temos, e não importa que não exista estética ou lógica alguma na imagem. É a tecnologia pela tecnologia. Mas, como toda nova tecnologia, existem perigos envolvidos na coisa. Ainda mais quando um pequeno robô por controle remoto está voando sobre sua cabeça. Enquanto o Brasil não se torna um local mais civilizado com leis que regulamentem o uso amador e profissional destes brinquedos, nos resta ver, chorar e rir dos acidentes que se proliferam no YouTube.

djiinspire1

No caso de hoje vamos falar de um DJI Inspire 1 que se mostra um arrojado drone para filmagens e fotos em 4K que custa a bagatela de US$ 2.900,00. O seu feliz proprietário Mark Taylor, que trabalha no ramo imobiliário em Scottsdale, Arizona, comprou o brinquedo para fazer imagens das casas que estava vendendo.

Comercializado como um drone de fácil operação, o DJI Inspire 1 vem com o sistema de auto decolagem e auto pouso, ou seja, ao acionar apenas um botão o drone pode decolar ou pousar automaticamente. Uma mão na roda para quem nunca se utilizou do equipamento. Porém, Mark estava notando flutuações estranhas na estabilidade do equipamento quando o sistema automático era acionado, o que deixava o drone voando a deriva. Então, para comprovar se havia algum problema e pedir orientações ao fabricante, ele decidiu filmar as decolagens do DJI. Infelizmente, na gravação abaixo, o drone ficou muito a deriva e foi de encontro com a porta da garagem. É apenas um robô de 6,5 kg e quase 3 mil dólares se chocando contra uma parede. Pode parecer dramático para o dono, mas para quem está de fora foi até interessante.
continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Equipamentos

Apple patenteia Action Cam e derruba ações da GoPro

Por em 14 de janeiro de 2015

gopro-hero4-black

A gente sabe muito bem que a Apple tem muito poder sobre seus entusiastas. Mesmo que seus produtos apresentem falhas uma ou outra vez (como qualquer outro, nada é perfeito em tecnologia), seus usuários defenderão a empresa com unhas e dentes, adquirindo seus gadgets mesmo que eles custem os olhos da cara… ou mais.

Por isso toda vez que Cupertino dá indícios de que vai entrar em um mercado diferente as coisas ficam um pouco agitadas, e dessa vez quem sofreu um belo revés por pura especulação financeira foi a GoPro.

continue lendo

emAcessórios Apple e Mac Áudio Vídeo Fotografia Destaques Equipamentos Hardware Mercado Miscelâneas Planeta Sem Fio

NIkon se pronuncia sobre defeito apresentado pela D750

Por em 9 de janeiro de 2015

Nikon_D750

A história parecia seguir o mesmo exemplo de um problema do passado, mas ao que tudo indica o caminho vai ser outro. Primeiro entenda o caso. Algumas semanas atrás, alguns usuários da nova full frame da Nikon, a D750, estavam relatando um problema que acontece com algumas fotos realizadas pelo equipamento. Em certas condições de luz e também em certos ângulos de visão da lente, o equipamento estava captando um flare gigantesco na parte superior da imagem. Que fique claro que esse tipo de fenômeno é normal em toda as lente e em todas as câmeras, mas o que está acontecendo com a D750 chega a ser absurdo de tão constante e marcante. O problema pode ser evitado facilmente utilizando um parasol, mas se você gastou os tubos em um equipamento full frame, o mínimo que você quer é que ele funcione perfeitamente.  E também temos os fotógrafos que se utilizam do flare (em quantidade aceitável) como componente artístico da foto.

Alguns usuários de fóruns de fotografia relataram que o problema pode ser causado pelo módulo do sensor de foco automático que se encontra na parte inferior da caixa do espelho. Câmeras que apresentam o problema, aparentemente, possuem esse sensor um pouco mais proeminente do que câmeras que não apresentam o problema. Vejam abaixo uma das fotos postadas por usuários do equipamento que apresentam o problema.

Nikon_D750_recall

Isso me lembra o caso da D600 que saiu de fábrica com um lubrificante qualquer no mecanismo do obturador que simplesmente deixava o sensor imundo nas primeiras fotos feitas pelos usuários. O produto, além de sujar o sensor, também não era removido totalmente pelos processos tradicionais de limpeza e, em alguns casos, poderia até danificar o sensor. O problema era evidente nas câmeras e a Nikon se fez de desentendida, só assumindo oficialmente a existência do problema muito tempo depois. A essa altura a imagem da câmera já tinha sido jogada no lixo pelos textos e protestos on-line.

Porém, ao que parece, isso não vai acontecer aqui. Menos de duas semanas depois das primeiras manifestações quando ao defeito, a Nikon se pronunciou oficialmente dizendo que iria investigar as causas e agora, 30 dias depois das primeiras reclamações, assumiu a existência do problema. Para tanto, vai oferecer gratuitamente o serviço de alinhamento do sensor de foco automático e reforçar a blindagem contra luz da caixa do espelho na câmera para as unidades que apresentam o problema. Os reparos vão se iniciar no final do mês de janeiro.

Tudo leva a crer que a Nikon aprendeu a lição e percebeu que a imagem é tudo em um negócio onde a concorrência é acirrada e o nível tecnológico dos equipamentos é muito parecido.

Fonte: Petapixel

emÁudio Vídeo Fotografia Equipamentos

CES 2015: Polaroid também abraça o Android

Por em 9 de janeiro de 2015

polaroid

A Polaroid também trouxe uma série de produtos para a CES 2015. Assim como a Kodak, a companhia outrora conhecida por seus produtos fotográficos resolveu apostar no Android para se reinventar, apresentando smartphones, tablets e uma câmera/impressora que já estava prometida há um bom tempo.

continue lendo

emComputação móvel Equipamentos Hardware Mercado Planeta Sem Fio Software

Anatel bota ordem na casa dos paus de selfie

Por em 8 de janeiro de 2015

pau-de-selfie

Vocês se lembram que pouco tempo atrás o governo sul-coreano declarou guerra aos paus de selfie vendidos pelos camelôs de lá? No caso a briga se deu por causa do disparador Bluetooth, que Seul cismou que por não serem homologados poderiam causar interferência e por isso, não poderiam ser comercializados.

Pois bem: ainda que a princípio não tenhamos uma represália do mesmo tipo (com multa e prisão), a Anatel também resolveu organizar a venda dos selfie sticks homologando apenas uma marca. E claro, o preço não é dos melhores.

continue lendo

emAcessórios Acessórios Computação móvel Equipamentos Hardware Mercado Miscelâneas Mundo Estranho Planeta Sem Fio

CES 2015: Sony não deixará o Walkman morrer

Por em 7 de janeiro de 2015

sony-ces-2015

A Sony passa por um momento delicado. Decisões desastrosas tomadas principalmente no setor mobile levaram a companhia japonesa a se afundar numa crise sem precedentes. Basicamente a divisão PlayStation, outrora considerada menor é quem mantém a empresa em pé, mas é fato que isso não irá durar. Portanto em sua conferência na CES 2015 a Sony apresentou uma série de novos produtos, nos mais diversos segmentos.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Computação móvel Entretenimento Equipamentos Games Hardware Mercado Planeta Sem Fio Software