Microsoft e Firefox destruindo nichos de mercado

No auge do Windows95 um programinha muito requisitado era o Norton Crashguard, que evitava que o sistema inteiro fosse pro beleléu quando aparecia uma inevitável tela azul. Com o 98 o Crashguard já se tornou obsoleto. Com o 2000 então, nem sequer funcionava.

Existem categorias inteiras de softwares que são atropeladas por melhorias nos sistemas operacionais ou em outros programas. Se por algum milagre o Opera se tornasse popular milhares de programadores de extensões do Firefox ficariam desempregados (metaforicamente falando) pois muitas das funções delas são nativas no Opera.

Agora é a vez dos leitores RSS se preocuparem. O Pluck, um dos leitores mais populares anunciou que suas edições para Explorer, Firefox e online serão descontinuadas dia 5/1/2007. De quem é a culpa?

Primeiro, a concorrência é predatória. Google Reader, Bloglines e vários outros competem acirradamente, sempre lançando novidades. Agora, com o Internet Explorer 7 trazendo um excelente gerenciador, e o Firefox 2.0 também vindo com mais facilidades, de acirrada a briga se torna desleal.

Como usuário de leitores RSS instalados, acho uma pena, mas é um fato da vida. O leitor isolado irá se tornar peça de museu, como o Trumpet/Winsock.

A alternativa seria, para proteger esse mercado, Explorer/Firefox não oferecerem integração RSS em seus navegadores, mas sinceramente “deixa quebrar”, embora soe cruel, é pensar no lado do usuário final.

Autor:

Compartilhar
  • Assim como o computador/impressora mataram a máquina de escrever, ou os fabricantes de software se diversificam ou morrem, essa é a lei de mercado, quem não se adaptar estará morto.
    É cruel, mas é real!

    —————————————-
    ——–Esta é uma assinatura!———-
    —————————————-

    By ILO
    http://ilo.ciadolinux.com.br

  • Ricardo Bicalho

    Gerenciador de downloads… eu nunca mais usei o GetRight. O Opera possui isso como função nativa. E ele também vem com um simples e eficaz cliente de BitTorrent. Estável e rápido, pra mim, já está bom.

  • henriquez

    ” embora soe cruel, é pensar no lado do usuário final. ”

    Exatamente o que acontece,e querendo ou não isso é bom.Quanto mais vão surgindo novidades,aumenta-se também a concorrência e isso reflete em praticidades para nós, meros usuários finais =}

  • Não posso nem pensar em acrescentar mais, a frase final do Cardoso é perfeita “embora soe cruel, é pensar no lado do usuário final” na natureza quem não se adapta vira caça, na selva capitalista não é diferente.
    ———–
    Reuse, reconstrua, recicle, simplifique, esclareça economize.

  • Cardoso, Trumpet/Winsock é do tempo do epa mesmo, hein ! Fazia tempo que nao ouvia falar dele. Nao sinto falta, não sei pq. [] Leo

    • Ricardo Bicalho

      Lembra do “gato morrendo” a cada conexão? Não tenho saudade nenhuma dos meus tempos de BRHomeshopping. Conexão discada era um lixo nessa época. O Rio ainda sofria sob a tutela da péssima Telerj.

      • Você quer dizer Telerda né?
        Eu era cosysop de uma bbs no tempo dessa imundice
        ———–
        Reuse, reconstrua, recicle, simplifique, esclareça economize.

  • Não creio que o Firefox tenha poder de derrubar qualquer leitor de RSS, nem o Opera. Ambos são horríveis para essa função. O culpado é (mais uma vez) o IE!