Digital Drops Blog de Brinquedo

O Acidente da Gol: Não deveria acontecer

Por em 1 de outubro de 2006
emMiscelâneas
Mais textos de:

  • http://www.vamosfugir.net diego182

    como entusiasta assiduo de aviação ja sabia disso, mas está rolando algumas especulações pela internet de que o poderia o avião q estava em nivel mais alto (o 737-800 da gol) ter soltado alguma peça e o avião ja estava fora de controle, uma outra coisa muito estranha é os dois avioes, estarem em setidos contrarios, na mesma aerovia quando a separação minima é de 1000 pés (aproximadamente 300 metros).

    Outra coisa é o fato de o de nenhum alerta por parte da torre de comendo, porque, assim como os avioes, a torre também tem a como vizualizar se dois aviões estão em rota de colisão, e no caso se algum dos pilotos desligou o Transponder (equipamento responsavel por transmitir altitude, velocidade e localização) a torre ainda tem possibilidade de ver aonde o avião está, porém não é possivel determinar altitude e velocidade

    eu acho q isso serve pra complementar o post

    • http://[email protected] Anônimo

      Não existe NADA que possa cair de um 737 que individualmente provoque uma falha catastrófica, a ponto de não dar tempo do avião se comunicar com a torre. Ele pode perder um motor inteiro e continuar com a outra turbina.

      A idéia de uma peça cair de um avião e atingir outro em sentido contrário é absolutamente inviável em termos estatísticos.

      E na região deles, não creio que estivessem ao alcance de algum CTA. A maioria dos vôos fica FORA da cobertura de radar nessas regiões.

      • http://meiradarocha.jor.br José Antonio Meira da Rocha

        Ops!

        A própria Boeing tem o histórico de uma turbina que se soltou, voou para frente, voltou e arrancou outra turbina. A aeronave não agüentou só com dois motores e sem uma parte importante como a asa.

        José Antonio Meira da Rocha
        http://meiradarocha.jor.br

        • http://[email protected] Anônimo

          Uau.. mande links por favor, uma turbina que se solta e voa SEM combustível é algo inédito.

          • http://[email protected] Anônimo

            não estamos sozinhos
            a presença deles é inevitável
            nem a caixa preta poderá revelar ao certo o que houve
            mas se consultarem o ano de 1812, deverá encontrar o que aconteceu nessa região

          • http://[email protected] Anônimo

            Procurei por fatos em 1812. Nada encontrei. Podes me ajudar?

          • http://[email protected] Anônimo

            Isso foi uma grande tragedia para todos nos,prisipalmente para os familiares que perderão seus conpanheiros,nuca esqueça disso ,acredite nos seus sonhos.

          • http://[email protected] Anônimo

            Gostaria de saber mais sobre o que aconteceu nessa região em 1812, e tentar relacionar com o acidente da Gol.
            Se puder me informar agradeço.

          • http://[email protected] Anônimo

            Uau mesmo!!

            A turbina se solta, dá a volta e ainda acerta a turbina do outro lado. Fantástico!!
            E tudo isso sem 1 gota de combustível!
            Desafiando as leis da física.Eh!Eh!

          • http://[email protected] Anônimo

            Amigo voce ja’ se esqueceu do aviao da American Airlines que perdeu a torbina depois de pegar a mesma rota de outra aeronave que causou trepidacao e a torbina se perdeu e a aeronave se destroÇou sobre area habitada em New York. Isto foi logo em seguida do 09/11/2001

          • http://[email protected] Anônimo

            Meu amiguinho não sei se é fato o caso da turbina ter se soltado e arrancada a outra, mas isso é possível, pois ela estava em uma alta rotação e impulsionando mais de 10 toneladas, não sei se você sabe mas qualquer motor que esteja funcionando não para imediatamente após cortar o conbustível…

      • http://www.vamosfugir.net diego182

        Cardoso veja bem apesar de pouca probabilidade é perfeitamente possivel, veja o caso do Concorde q cai na frança a uns tempos atraz, o mesmo caiu, segundo investigaçao realizada por que uma peça de um 767 tinha caido na pista fazendo assim a explosão, e o fato de o comandante da gol nao ter comunidao nada a gol é mais uma peça para essa hipotese. outra coisa na aviação dizem algo mais ou menos assim “em caso de emergencia primeiro tente voar o aviao, depois contata a torre” e o Comendante Dercio tinha 26 anos de experiencia. eu estou começando a acha cada vez mais provavel essa hipotese.

        ta ai a minha opniao

        • http://[email protected] Anônimo

          Existe uma CERTA diferença entre uma peça que cai em uma PISTA DE POUSO, onde passam aviões todos os dias, e uma peça solta de um avião, que caia e acerte o winglet e o estabilizador de outro.

          Mais ainda, não há NADA que se solte de um 737 que cause uma falha catastrófica como a ocorrida com o vôo da Gol. Nem uma turbina.

          • http://www.vamosfugir.net diego182

            desculpa cardoso mas como é dificil de uma peça cair, é muito dificl de em um espaço aereo tão pouco povoado como da amazonia dois aviões se chocarem, as probabilidades para isso acontecer é muito baixa também, como os dois avioes eram muito novos, apesar todos os testes semrpe existe a possibilidade de uma falha humana dos mecanicos, que de acordo com os ciclos de voo, como ja aconteceu no passado, todos esses fatores são estatisticamente muito dificeis, mais o fato é aconteceu e tem q se leva em conta todas as possibilidades até achar as caixas pretas, e pode ter havido também falha eletrica na aeronave da GOL fazendo impossivel comunicaçao na torre.

          • http://[email protected] Anônimo

            Parece que algumas pessoas estão querendo inocentar os pilotos americanso a qualquer custo.
            Se fosse o inverso, tenho certeza que pilotos brasileiros que se envolvessem em acidente similar no Estados Unidos seriam acusados de Terrorismo.
            Não estou julgando ninguem, mas ficar especulando coisas completamente improváveis só para inocentar os americanos e coloca-los como vítimas, é demais.

          • http://[email protected] Anônimo

            Com certeza há muitos interesses de PESSOAS,FABRICANTES e ate mesmo da FAA que é responsavel pela aviação civil nos EUA, que se diz a melhor e a mais bem organizada agência de aviação civil, agora todos tem que abrir bem os olhos, so falar algo depois que sair o relatorio final, aceito por todas as partes envolvidas.
            Sou piloto! Arrisco meu pescoço todos os dias apenas por um unico motivo, “VOAR” e tenho certeza que os pilotos envolvidos tbm. Então vamos aguardar que com certeza tudo vai ser esclarecido…

      • http://[email protected] Anônimo

        O acidente da Gol: entre Pragmatismo e Racionalismo filosófico
        Clauber Lima*

        Nestes dias em que choramos a perda dos mortos no acidente aéreo da Gol, vôo 1907, expressamos nossos pesares a todos os que perderam um ente querido neste acidente terrível e, para além disso, gostaríamos de tentar entender o porque de tanta polêmica em torno de figuras menores da aviação mundial, como o caso dos dois desconhecidos pilotos do “Legacy” utilizando-nos de conceitos do Pragmatismo Filosófico americano.

        Nesta tentativa de compreensão, fazemos apelo ao Pragmatismo de William James, que é o que provavelmente permeia as idéias do jornalista, dos dois pilotos e do público americano em geral, já que desde Jeremy Bentham, é desta fonte que bebem grande parte dos pensadores e formadores de opinião do mundo anglo-saxão.

        Segundo William James a experiência e os fatos são os ditames da descoberta e esclarecimento da realidade em si mesma. Esta experiência porém é aquela limitada ao mundo girando ao nosso redor. Aplicando-se a lógica filosófico-pragmática ao que aconteceu com os dois aviões que se chocaram no ar, pode-se afirmar não ter sido possível para os dois pilotos compreenderem mesmo que mentalmente, o que se passava na outra aeronave, porque como filhos do Pragmatismo que são, não conseguem sair por um instante sequer da realidade vivida internamente por um pequeno grupo de pessoas, no caso os tripulantes do Legacy. A eles interessava os seus tripulantes e o seu modo frio e calculista de seguir orientações em terra. Para fazer com que a realidade experienciada pelos que estavam no “Legacy” seja colocada acima do contexto vivido pelas cento e cinquenta e quatro vítimas inocentes estes pilotos e o jornalista em questão passam a achar que o espaço aéreo, o território e a alma brasileira são realidades perigosas. Se este mesmo jornalista ou os dois pilotos estivessem no avião da Gol, os seus escritos e depoimentos seriam diversos porque eles estaria em outro contexto vivencial.
        O Pragmatismo busca abarcar toda forma de verdade, denegrindo qualquer tentativa de reflexão racional fora do seu terreno circunscrito de atuação. Neste sentido compreende-se a crítica de James ao racionalismo filosófico e a afirmação dos direitos do Pragmatismo, que busca o máximo de satisfação na sua apreensão do real, sem levar em conta a verdade e realidade do outro. O que importa é que o indivíduo esteja satisfeito em seu próprio mundo. Não interessa a satisfação do outro porque basta a sua. Assim, toda a nação brasileira em luto nem sequer é mencionada em notas editoriais dos jornais americanos, porque os brios e a honradez de três pessoas (o jornalista e os dois pilotos), em contraste com a morte horrível de cento e cinquenta e quatro pessoas são pragmaticamente mais importantes.
        A tudo isso digo que o Pragmatismo exacerbado é destruidor de vidas e a ele deve-se opor a realidade de todos os que morreram e de todos os familiares que ficarão para sempre afetados pela dor e sofrimento da perda irreparável de seus entes queridos. Que os familiares das vítimas saibam reverter o Pragmatismo em seu favor e dizer: a realidade experienciada pelos passageiros do vôo da Gol foi de terror, sofrimento e morte, e isso deveria ser mencionado em todas as instâncias jurídicas até que o caso seja resolvido, porque senão o próprio Pragmatismo perderá seu senso de verdade e não trará satisfação e nem ajudará mais ninguém a pensar bem a vida. Nós brasileiros também sabemos criar formas de pensar pragmáticas e outras formas mais e sabemos viver mais e melhor, apesar de toda dor, porque nosso solo foi abençoado por Deus e nossas mentes geniais continuam a produzir aviões capazes de encantar o mundo, cem anos depois do vôo de Santos Dumont. Que o brio do povo brasileiro seja reconhecido e aplaudido por todos os que são capazes de enxergar a realidade, não apenas a partir do seu espaço aéreo ou forma de pensar, mas a partir do todo da realidade, a fim de que os mortos do vôo da Gol 1907 não sejam vitimados mais uma vez pelas divagações pseudo-pragmáticas de pilotos que não sabem situar-se no mundo, para além do território americano. O povo brasileiro saberá aprender com este acidente, que Pragmatismo e Racionalismo não são irreconciliáveis assim, como o próprio William James acreditava e sairá desta fase fortalecido e capaz de continuar a produzir talentos na aviação e na vida em geral.
        * Clauber Lima é sacerdote diocesano com Mestrado em Teologia e Antropologia pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica, atualmente membro da “Diocesan Spirit Discerning Committee” da Diocese de Calgary no Canadá.

    • http://[email protected] Anônimo

      Tudo bem… O legacy desligou o transponder, estava fora do seu plano de vôo… Mas o do boeing estava ligado… Ele não percebeu que tinha um outro avião vindo em sua direção??? Isso não entendi direito.

    • http://[email protected] Anônimo

      Esse acidente foi uma coisa horrível. O estranho é que depois desse mais dois acidentes trágicos aconteceram.
      Esse do Boeing ainda é um mistério, eu espero que seja descoberto a falha, apesar de achar difícil. Estão agora dizendo que a falha não foi humana, pois o tal legacy tem alguma coisa de brasileiro hehehe.
      Ninguém ainda tem certeza de nada. Eu tenho certeza que nunca vou morrer em acidente aéreo, pois não não ando nem de bondinho, que dirá de avião!!!!

  • http://[email protected] Anônimo

    Muito bom o post e o comentário aí em cima. Realmente esse acidente deverá ter as suas causas investigadas a fundo para que nunca mais aconteça algo desse tipo na aviação mundial.

  • http://[email protected] Anônimo

    até onde ue sei, o piloto do avião menor desligo um importante equipamento.
    só naum me pergunte qual pq eu naum lembro o nome

    • http://[email protected] Anônimo

      Transponders!

  • http://kadu.ducz.com/ kadu

    outra coisa que está sendo questionada é sobre o por que do legacy estar usando a rota doméstica ao invés da comercial…

    sem falar que os dois aviões eram novos, o que deixa remota a possibilidade falha mecânica, o legacy tinha acabado de ser comprado e o 737 tinha menos de 20 dias de uso, aproximadamente 200 horas de vôo… a falha humana é uma das hipóteses mais seguras até agora, seja ela do controlador de vôo, do cara que fez a manutenção antes da decolagem ou de um dos pilotos, lembrando que o piloto da gol era um dos mais experientes da cia…

    • http://[email protected] Anônimo

      vc é gato de mais cara , poxa que gostoso este seu sorriso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • http://[email protected] Anônimo

      vai ser gato assim la na …… lindo heim!!

  • http://[email protected] Anônimo

    Falha humana… será que quando alguém emite este comentário está ciente daquilo que está dizando? Pode, no caso específico deste ecidente, uma pessoa, apenas ela, suportar o peso de tamanha tragédia? Se vcs não se lembram, em 2002, sobre o Lago Constance, na Suiça, dois outros aviões equipados com TCAS colidiram no céu e todos os ocupantes de ambas as aeronaves morreram.Na investigação empreendida pelas autoridades suiças, ficou patente uma série de erros e “pequenas falhas” que culminaram no acidente. Está série mórbida de acontecimenos envolvia desde os pilotos de ambas as aeronaves, técnicos em equipamentos do Eurocontrol (Ski Guide), autoridades de tráfego aéreo e, na ponta da corda, um controlador radar (sim, este profissional totalmente desconhecido, conhecido por muitos como “torre de controle”(o que por sí já é um erro enorme, pois os controladores radar jamais operam de torres)) que foi o vetor de toda a culpa e todo o ódio de parentes e do público, uma vez que ele teve sua identidade divulgada pela imprensa antes de qualquer apuração sobre suas reais responsabilidades. Este homem, que de maneira nenhuma era um serial killer ou mesmo um imprudente, tinha família, filhos, uma vida social, uma história. Digo tinha, pois após um ano do acidente, ele foi morto na porta de sua casa, esfaqueado pelo pai de uma das vítimas do acidente. Sobre o seu corpo ensangüentado, fopram encontradas fotos da filha e da esposa do principal “suspeito” do crime.
    Portanto, vamos pensar bem o que queremos dizer por “erro humano”. tragédias são assim chamadas porque não acordamos para realizá-las, não intentamos sofrê-las, jamais planejamos inflingí-las. São tragédias porque acontecem quando não deveriam, por uma série de fatores que, se não ocorressem juntos, não possibilitariam sua ocorrência.
    Em memória de todos os que pereceram neste infeliz acontecimento, e principalmente em defesa daqueles que, no exercício anônimo de suas profissões, possam estar sendo, desde já, julgados como culpados neste desastre sem precedentes no tráfego aéreo brasileiro (que é um dos mais seguros do mundo), peço a todos cautela quanto ao “erro humano”!

    • Marcellus Pereira

      Meu caro ( visitante não identificado ), não me pareceu que este artigo tenha se convertido numa sucursal da Inquisição. Ninguém pregou aqui a caça indiscriminada a quem quer que seja ( nem militares, nem pilotos civis, nem engenheiros, nem à mocinha que vende bilhetes ).

      No entanto, erros são de dois tipos: do equipamento ou do ser humano. E, numa catástrofe como essa, acho muito improvável que apenas um erro ( de qualquer dos dois tipos ) a tenha motivado. Creio, sim, numa conjunção de fatores, como você mesmo citou.

      A única intenção de toda essa discussão é evitar que infelicidades assim aconteçam no futuro.

    • http://kadu.ducz.com/ kadu

      acho que aqui no meio bit não importa muito de quem seja o erro ou a culpa, o que estamos fazendo é simplesmente levantar hipóteses promovendo uma discussão saudável sobre um assunto, infelizmente, trágico…

      a causa do acidente será revelada em breve e os possíveis envolvidos no caso de falha humana deverão entender que acidentes só acontecem por erro de alguém, senão não aconteceriam e tudo seria perfeito! não é verdade?!

      se existir um culpado ou culpados eles aparecerão com o tempo e terão que sofrer as consequências de seus atos, afinal de contas, esta é a ordem natural de grande parte dos acontecimentos ruins…

      • http://[email protected] Anônimo

        Exatamente. Será que devemos procurar somente as explicações agradáveis? Pelas consequências serem ruins não devemos considerar falha humana?

        Bad news: 80% dos acidentes aéreos ocorrem por falha humana.

        • http://[email protected] Anônimo

          Querem saber?!
          A TAM contratou o aviãozinho, que era pilotado por um cara que sabe muito o que está fazendo, para derrubar o avião da GOL de modo que parecesse um acidente.
          Isso foi estratégia de marketing. Assim, a imagem da GOL que estava ótima e a política de preços que é maravilhosa vão por água abaixo…
          SACANAGEM!

          • http://[email protected] Anônimo

            Estive lendo os comentários desta página, e me surpreendi com tamanha irresponsabilidade, Como podem fazer tais acusações sem provas? Isto já não é mais democracia, isto é um ato criminoso, calúnia e difamação é coisa muito séria, tomara que a Companhia TAM, nem saiba disto, MIMI, desculpe, mas és uma besta quadrada.

        • http://[email protected] Anônimo

          Não só os aéreos. Estudos confrimam que 90% de acidentes de trânsito ocorrem por Falha Humana.

          A Falha Humana é uma realidade e não se pode descartar, e há uma grande chance dela ter ocorrido. O que é preciso é se dterminar onde ela ocorreu, em que momento ocorreu, não se descartando uma possível falha mecânica. Importante é se identificar os eventos(Causas)que interagiram para o acidente e buscar as ´correções necessárias para que novas tragédias não venham a ocorrer.

        • http://[email protected] Anônimo

          Isso mesmo, temos que bater na hipotese de ser falha humana, pq praticamente todos os acidentes, incluindo os terrestre é falha humana, pq que esse não poderia ser tambem.

        • http://[email protected] Anônimo

          tdbem amigo não é só vc que pensa assim,eu acredito que o culpado de tudo isso seja os pilotos do legacy.

    • http://[email protected] Anônimo

      Não foi um conjunto de pequenas falhas. Os TCAS alertaram da possibilidade de colisão. O piloto do 757 e o piloto do TU154 começaram a executar as manobras sugeridas pelo equipamento, mas o controlador de tráfego comando uma descida do TU154, ao invés de uma subida.

      O piloto resolveu escutar o operador, o que colocou ambos os aviões em rota de colisão de novo.

  • http://[email protected] Anônimo

    homem seguindo maquina ou maquina seguindo homem ?
    :( pesames vitimas

  • http://meiradarocha.jor.br José Antonio Meira da Rocha

    No caso, Cardoso, talvez visibilidade não queira dizer muito.
    Suponho que seja difícil ver algo chegando a 1600 km/hora na sua direção.

    José Antonio Meira da Rocha
    http://meiradarocha.jor.br

    • http://[email protected] Anônimo

      jose antonio me… eu concordo com vc dois aeronave voando a uma velocidade de 26.6 km por minuto e muito rapido nao da tempo nem de fechar os olhos que dira fazer uma manobra eu vi as fotos dos destrosos.
      e horrivel espero nunca mais ver por isso pois ando de aviao
      tambem vi os corpos queimados pessoas mutilados e muito
      triste para os familiares neste momento…

  • http://meiradarocha.jor.br José Antonio Meira da Rocha

    BTW, fiz um mashup do caso no Google Earth, usando rotas disponíveis no NASA World Wind:

    http://bbs.keyhole.com/ubb/showthreaded.php/Cat/0/Number/620133/an/0/page/0#620133

    José Antonio Meira da Rocha
    http://meiradarocha.jor.br

  • http://[email protected] Anônimo

    Isto é mesmo verdade, que a maior parte dos acidentes aéreos são por falhas humanas.
    Vide o acidente dos Mamonas Assassinas, o acidente com o avião da Vasp em 1982 e etc…
    Vejam aqui centenas de vaciladas de pilotos:
    http://www.youtube.com/watch?v=Zxmh30a4WwQ

  • http://[email protected] Anônimo

    Como várias pessoas que deixaram aqui seus comentários, acho inaceitável a hipótese de falha de um equipamento moderno com apenas 15 dias de uso. Ao mesmo tempo, tudo o que se refere ao procedimento do Legacy é muito obscuro. O avião estava em piloto automático, e os tripulantes DISSERAM estar em rota correta. A única questão é : vamos subestimar nossa própria inteligência, minimizando o fato e assumindo que “acidentes acontecem”, ou vamos tomar uma atitude, imputando responsabilidades e garantindo que algo semelhante não mais aconteça?

    • http://[email protected] Anônimo

      Será que eles do lEGACY estavam transportando drogas ou algo que fez com que eles usarem rotas erradas??? Si o avião da gol estava em rota comercial certa. Queria saber quem estava em rota errada… lOGICO O PILOTO DA GOL ESTA MORTO E NÃO PODE SI DEFENDER NEM CONTAR SUA ESTORIA POR ISTO ELES NÃO FALAM A VERDADE ..PARA MIM A CULPA SÃO DELES CASO ELES TENHAM DESLIGADO O TRANSPONDER… Agora pronto que descance os mortos e os culpados fiquem livres …ja que eles São ameircanos não vai dar em nada…

  • http://[email protected] Anônimo

    Não podemos esquecer que o sistema anti-colisão tem um terceiro elemento envolvido além das duas aeronaves, o controle de tráfego também tem as mesmas informações e também recebe o alerta de colisão, o TCAS das aeronaves trabalha com dados enviados pelo controle de tráfego.
    Mesmo que os dois pilotos tenham desligado o TCAS o controle deveria alerta-los sobre a colisão eminente, como ambos estavam voando em aerovia os transponders não poderiam estar desligados, se um dos pilotos desligasse o controle iria avisar o piloto e perguntar o motivo do deligamento.
    Notem que o CINDACTA se mantém calado durante o desenrolar dos fatos e normalmente eles liberam alguma informação como a hora e o local em que o contato foi perdido, a transcrição da fonia das aeronaves e outros detalhes, neste caso nada foi liberado e comentado.

    • http://[email protected] Anônimo

      Negativo, o TCAS trabalha com informações do próprio aparelho E dos outros à sua volta. Ele tem um downlink para repassar informações para terra mas é completamente independente.

      Um sistema anticolisão que só funcionasse com cobertura de radar seria no mínimo criminoso.

    • http://[email protected] Anônimo

      O que se espera, em uma investigação séria, com esse númro de vítimas, com essa repercussão e todos os muitos fatores já citados, que a Aeronáutica não se pronuncie isoladamente sobre um fator que pode ser concorrente. A razão principal é que raramente, para não dizer nunca, vamos encontrar um acidente devido á um só fator.

  • http://[email protected] Anônimo

    Bem até o momento vejo 2 hipóteses mais provaveis:

    1) Falha humana + Limitação de equipamentos

    2) O Avião da GOL já estava em situação de emergência qdo ocorreu a colisão com a aeronave. Ou seja, ela deixou sua posição de altitude em descida rápida e durante esta alteração ocorreu tal toque na outra aeronave.

    A pergunta que fica é o que poderia ter causado tal procedimento de emergência?
    Pq uma descida tão rápida?
    pq não foi observado por nenhuma das aeronaves o TCAS?
    Qual tipo de falha levaria a total perda de sustentação e a queda?
    Será que realmente não foi informado nenhuma emergência ou anormalidade a torre?

    Pq vi as imagens do Legacy divulgadas a pouco pela aeronautica e a primeira vista os danos a está aeronave não me pareceram tão significativos a ponto de causar o abatimento do 737. Em segundo lugar a forma como ocorreu a colisão no solo (de bico) é sinal significativo de perda total de controle da aeronave e de sustentação e pela área que teria sido atingida acredito que o contato não foi tão extensivo para justificar a derrubada desta forma.
    Uma imagem que vi dos destroços no UOL não me pareceram tb a primeira vista com sinais de dados causados pela colisão e sim pela queda (parte inferior meio-traseira – região trem de pouso).

    Alguns questionam a hidraulica, mas mesmo assim o dano teria que ser muito considerável e ocorrer falha no sistema duplicados para causar a queda tal como foi.

    Um devaneio:
    Talvez uma falha de pressurização, talvez por alguma falha na área da cabina fez com que o piloto fosse obrigado a tentar alterar rapidamente sua altitude para uma posição adequada a falha na pressurização e dado o número de alarmes e alertas soando e piscando + a rapidez que deveria ter não atentou-se ao aviso do TCAS causando a colisão com o Legacy que somado a demais panes que a aeronave já tinha ocasionou a perda total do controle com a queda do equipamento.
    O Legacy por sua vez talvez estivesse com o equipamento desligado e não percebeu a ocorrência e tendo em vista que com a colisão passou a situação emergência não teve tempo ou condição de confirmar a situação da outra aeronave ou o que quer que tivesse colidido com ele naquela altitude. Seguindo procedimento de busca de opção para pouso de emergência e demais do caso.

    • http://[email protected] Anônimo

      Aquele winglet que falta no legacy, se pegou na area ventral do Boeing, acertou certinho onde passam todos os cabos de controle dos ailerons, leme e profundores. Seria mais que suficiente para uma falha catastrófica. O dano na ponta do estabilizador horizontal do Legacy pode ter sido causada pela cauda do 737. Geometricamente, estando os dois no mesmo nível de vôo, faz sentido.

      • http://[email protected] Anônimo

        Cardoso, você levantou uma questão interessante ao colocar a possibilidade de um choque com a Cauda do 737. Ví uma foto interessante no Jornal o Globo onde há dois pontos na Cauda do 737, faltando um pedaço. Sempre sustentei que o que derrubou o 737 foi uma colisão com sua cauda. Sou bastante analfa em aviação, porém as simulações mostradas até agora não encaixam. Tá faltando coisa.

  • http://[email protected] Anônimo

    Ao meu ver essa historia ta muito intrigante sinto mto pelas vitimas mas tem algo errado………..Por mais que o TCAS tenha falhado, por mais que os pilotos e operadores tenham sido imprudentes como pode apos um choque o legacy nao apresentar avarias condizentes com o fato…….

    Eu sou um cara cetico mas essa historia toda deve ser para encobrir algo mas algo mto especial………..

  • http://[email protected] Anônimo

    Seguindo o raciocinio do “Olha” acima, uma questão …

    foi informado em algum lugar quem são os passageiros do legacy ???

    o piloto parece ser americano, mas … :
    qual será o grau de importancia ($$$) dos passageiros … ?

    ???

    • http://[email protected] Anônimo

      Faz sentido no que vc fala afinal quem manda no mundo é o dinheiro e nós brasileiros somos uma putas para os ameircanos onde entra dolares sai a dignidade..hihihihiih

  • http://[email protected] Anônimo

    Nesse mato tem cachorro…..
    dois avioes novos, um da Embraer …

    olha quem sao os passageiros do Legacy …


    O Boeing, que havia saído de Manaus com destino ao Rio, deveria fazer uma escala em Brasília. Ele perdeu contato por volta das 17h de sexta-feira, após um incidente não esclarecido com um jato executivo Legacy, fabricado pela Embraer. Os destroços do avião foram encontrados por volta das 9h de sábado, em uma área de mata muito fechada, a 200 km do município de Peixoto de Azevedo (MT). As equipes de resgate chegaram ao local aproximadamente 20 horas após o horário estimado da queda.

    Apesar de danos na asa, o Legacy conseguiu pousar na base aérea de Cachimbo. A aeronave, que seguia para os Estados Unidos, era ocupada por sete pessoas –piloto, co-piloto, dois funcionários da Embraer, um jornalista do “The New York Times” e dois funcionários da Excel Aire, empresa que comprou o jato.

    Fonte : Folha online …
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u126592.shtml

  • http://[email protected] Anônimo

    Piloto do Legacy – Primeiras informações não oficiais do Piloto do Legacy

  • http://[email protected] Anônimo

    Na verdade ainda esta tudo muito misterioso!
    Vi na televisão ontem um comentario que dizia ser possivel que uma explosão dentro do avião(criminosa) possa ter feito com que alguma peça do 737 tenha atingido o Legacy e avariado tanto o 737 que foi fatal.

  • http://[email protected] Anônimo

    Cardoso, voce parece entender bastante de aviões. Não acha que um aviao do tamanho de um boeing 737 causaria muitos danos em um outro de tamanho menor simplesmente de passar tão perto dele?
    E se isso dele ter “Raspado” na fuselagem e danificado tão seriamente os controles for verdade, quer dizer que eles tem uma falha absurda de segurança não é?

    • http://[email protected] Anônimo

      Na verdade não, Rafael. Não existe nenhum material conhecido pelo homem que resista a um impacto a 1600Km/h, não na espessura exigida para um veículo que… se movimente.

      Mesmo que o túnel de serviço por onde passam os cabos de controle, mesmo que o avião inteiro fosse blindado a ponto de não conseguir decolar por causa do peso, o impacto de um objeto nessa velocidade o destruiria do mesmo jeito.

      Neste video de teste um caça Phantom é lançado a 800Km/h (mais ou menos a velocidade dos aviões envolvidos) contra uma parede de concreto reforçado. Veja o que acontece, ele é literalmente desintegrado.

      A tripulação do Legacy nasceu de novo, por ter atingido de raspão o 737. De MUITO raspão.

      • http://[email protected] Anônimo

        The only one who is talking some sense on this discussion.
        And you look hot!!! Is that your picture?
        Just a complement.
        xx
        :)

      • http://[email protected] Anônimo

        I was refering to Cardoso.
        well done

      • http://[email protected] Anônimo

        Gostaria de lhe perguntar: Não seria possível que se colocasse um superparaquedas embutido em cima do avião e ser acionado num momento de queda? Pensam em tanta coisa, será que isso não daria certo?

  • http://[email protected] Anônimo

    Será que essa “brincanagem” (de ter desligado o transponder e pego maior velocidade) nao acabou se tornando uma demonstração do Legacy pros dois funcionários da “Excel Aire” ? ? ?

    bom, realmente é um conjunto de fatores mesmo …

    mas parte do problema já tá ai no Legacy … vamos ver o resto na caixa-preta (se liberarem é claro …) dos dois ..

    mais
    —-
    Piloto de Boeing teria pedido para subir antes de bater em jato
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u126603.shtml

    • http://[email protected] Anônimo

      Demonstração? Não, o bicho já estava comprado ;)

      O truque é que quanto mais alto mais rápido você voa, economizando mais combustível. SE esse for o cenário, o TCAS estava avisando que havia um avião na região, em uma altitude próxima da do Legacy.

      TALVEZ o piloto do jatinho tenha pensado em subir, ultrapassar em 1000 pés o outro avião e então religar o TCAS, que devia estar aporrinhando. “warning, warning”.

  • http://[email protected] Anônimo

    Um comentário besta sobre “falha Humana x falha máquina”

    A maior parte das falhas em computadores ou outros sistemas provém do próprio usuário e não da máquina em si.

    Mesmo o melhor aparato tecnológico a prova de erros não esta imune a ação do homem.

  • http://[email protected] Anônimo

    Sou um usuario da gol como sou tambem das outras cia`s que operam no nosso espaço aereo.E neste momento mais triste para nos brasileiros,e tambem para todo o mundo.Eu nao gostaria de falar aqui em ipoteses o que causou o terrivel acidente.mas eu gostaria de pedir a Deus que conforte todas as familias e amigos das 155 pessoas que se encontravam no voou 1907 do ultimo dia29/09/06.E EM ESPECIAL A FAMILIA
    GOL,que sertamente sofre tanto quanto nos,gostaria de falar tambem que tenho acompanhado as noticias e tenho visitado com muita frequencia o site da gol e tenho sentido a grande responsabilidade ehumanismo da FAMILIA GOL á familiares dessa tragedia.minhas condolencias á todos os familiares das 155 pessoas desse terrivel acidente.E PARABENS A FAMILIA GOL,pelo seus gestos humanos e responsaveis,para com todos.o BRASIL sertamente se orgulha de empresarios desse quilate…

  • http://[email protected] Anônimo

    aquela velha historia a verdade sempre aparece doa a quem doe

  • http://[email protected] Anônimo

    temos um grande problema no nosso pais
    a verdade so nos chega depois de muito tempo entao nao adianta ficar dando nossos comentarios ou muitas x jugando temos que espera a hora em que os militares nos mande informaçoes sobre o caso isso daqui 5 10 sei la quantos anos estamos num pais em que esquecer faz bem preferimos esquecer do que enfrentar a realidade sem duvuda nenhuma o que nos resta e resar pelos o que morreram pois eles foram os que mais perderam p q perderam a vida isso sim e o bem mais precioso do ser humano.
    que deus perdoe quem quer que seja o cupado…

  • http://[email protected] Anônimo

    Tripulação do Legacy:

    Além do piloto (Joe Lepore) e do co-piloto (Jan Paladino), estavam a bordo do Legacy dois proprietários da Excel Air Service (Ralph Michielli e David Rimmer), que vieram ao Brasil comprar o avião, dois funcionários da Embraer ligados à área comercial (Henry Yanble e o brasileiro Daniel Bachmann) e o jornalista do New York Times Joe Schrkei, que estava no Brasil para cobrir uma matéria. Este era convidado de David Rimmer, vice-presidente sênior da Excel Air.

  • http://[email protected] Anônimo

    Faço uma pergunta ao Cardoso

    Está claro que houve um choque entre as duas aeronaves, mas em que parte delas? Penso que uma possibilidade é que o winglet e a cauda do Legacy possam ter atingido não a barriga, mas sim a superfície inferior de uma das asas do Boeing, provocando um entalhe nesta. Será que não está aí a causa do vôo desgovernado do 737-800? A asa danificada poderia ter se partido, não devido ao choque, mas devido ao acúmulo subsequente de pressão imposta numa superfície cuja estrutura ficou fragilizada. Sem parte de uma das asas, o avião então teria perdido sustentabilidade no ar e se desgovernado.

    • http://[email protected] Anônimo

      Uma winglet de mais de um metro com certeza causaria estragos na asa, mas como a CAUDA do Legacy, que fica numa posição bem mais alta foi atingida, complica a situação.

      Uma hipótese é que o 737 teria sido alertado pelo TCAS, estaria manobrando mas o legacy continuaria indo em sua direção. Com isso os dois se chocaram de raspão em um ângulo anômalo, não na horizontal no mesmo plano.

      Uma testemunha viu o 737 voando baixo antes de cair. A teoria de que a seção de cauda foi arrancada ou muito danificada confirmaria o testemunho, pois o avião perderia 90% do controle de elevação e o leme, além de ficar MUITO instável. Uma alteração de atitude, apontando o nariz para baixo resultaria em queda catrastrófica, já que somente com os ailerons ele não conseguiria deter o mergulho.

      Com a asa atingida, ele cairia que nem uma pedra, nao daria tempo para ser testemunhado.

  • http://[email protected] Anônimo

    Olá cardoso, tudo bom?
    Não teria se dado o caso de o Legacy estar no lugar errado, na hora errada?
    Sim, pois não consigo compreender como podem dois aviões colidirem e, conforme comentou o comandante do Legacy, nenhum dos tripulantes ou passageiros perceberem o que havia ocorrido. De acordo com eles (passageiros do Legacy) eles apenas puderam supor que haviam colidido com outra aeronave, e achavam que nenhum problema maior havia acontecido com a mesma.

    abraços

    Renato

    • http://[email protected] Anônimo

      Com certeza ele estava no lugar errado na hora errada, mas tem um equipamento a bordo projetado especialmente para evitar isso.

      Como podem colidir e o Legacy sobreviver? Uma em um milhão, pura sorte. Acontece. 5 pessoas com mais sorte que 155? Acontece o tempo todo. Lembre-se, UM acerta a Megasena, 20 milhões, não.

  • http://[email protected] Anônimo

    ANTES ELES DO Q EU…

  • http://[email protected] Anônimo

    EU ACHO QUE É UMA GRAVAÇÃO DA 3° TEMPORADA DE “LOST”, VCS VÃO VER, ANO QUE VEM ESTRÉA NA GROBO!

  • http://[email protected] Anônimo

    se já é dificil ocorrer falhas em aparelhos super modernos em um avião, imagine essa mesma falha em dois super avioes, lendo esses comentarios minha certeza de que o acidente foi causado por falha humana só tem aumentado, pois eu diria que esse tipo de falha mecanica em dois avioes como esses envolvidos na tragédia, seria impossivel, ou uma chance em 1.000.000.000.000.000.

  • http://[email protected] Anônimo

    Caros amigos.
    Os aviões estavam em uma mesma aerovia, um sobre o outro. Porém o N600XL (Legacy) não mantia o FL370 (nível ímpar), mantia o Fl360, justamento o nível do GOL.
    Dado 1 – O transponder o N600XL estava desligado antes do choque e foi ligado após. Portanto, não estava em pane. Foi deliberadamente desligado.
    Dado 2 – Os aviões colidiram no FL360. O GOL estava correto. O que o N600XL estava fazendo no FL360?
    Dado 3 – Avião novo, moderno e manobrável. Que tal umas manobrinhas com o transponder desligado?

    Vacilo…

  • http://[email protected] Anônimo

    É LAMENTAVEL UM ACIDENTENDE NESTAS PROPORÇÕES, ENTENDO QUE HOUVE UMA FALHA SEJA MECÂNICA OU HUMANA, MÁS ISSO SÓ O TEMPO DIRÁ. MAS O QUE HÀ MAIS IMPORTANTE NESSA ESTORIA, SÃO 155 PESSOAS QUE SIMPLESMENTE PERDERAM A VIDA NESTA TRAGÉDIA. AOS FAMILIARES DAS VÍTIMAS MEUS PESAMES, E QUE DEUS CONFORTE A ALMA DE TODAS ESSAS PESSOAS QUE PARTIRAM DE NOSSAS VIDAS.

  • http://[email protected] Anônimo

    acredito que esse acidente deve ter acontecido por falta de imaturidade dos pilotos do legasy. como é que desliga um aparelho muito importante, em uma área que não é controlada pelas torres de comando? é muito vacilo.

    obs: como diz a lenda, o mundo la fora pensa que o brasil é um país que só tem índio. deve ser por isso que os pilotos do legasy desligaram o aparelho, acharam que no brasil não tinha avião.

    • http://blog.cobline.com Cobalto

      Falta de imaturidade???
      vc não quis dizer Maturidade? ^^
      (deu pra entender, só tô querendo reclamar de alguma coisa HeHe)

      Cobalto | efeito cobalto

  • http://[email protected] Anônimo

    Falha mecânica, quase impossível.
    Ainda mais sabendo que na aeronave menor estavam Norte Americanos…Fica aqui mais uma vez provado que meu preconceito tem fortes razões de existir.
    Essa raça apenas matam no Mundo inteiro.
    De fome, de raiva, de intrigas, guerras, e agora provocando acidentes…

    Vamos olhar friamente o caso, OS AMERICANOS SÃO OS CULPADOS.
    DESLIGARAM O QUE NÃO PODIAM, pensaram ter conhecimento acima do normal.

    É isto.

    • http://[email protected] Anônimo

      Gente, é claro que os culpados dessa tragedia é o Legasy, os caras estavam fazendo uma demostração do Avião, uma tremenda irresponsabilidade, agora vcs imaginem se fossem nós brasileiro lá no espaço aereo deles colidindo com avioes deles nós´….

      • http://[email protected] Anônimo

        OI NANY TAM…
        SI FOSSE NÓS NO PAIS DELES SERIAMOS CONDENADOS A PENA DE MORTE…MAS AQUI COMO É BRASIL E NOSSOS POLITICOS COMEM NA MÃO DELES NÃO VAI DAR EM NADA… MEUS PESAMES AOS FAMILIARES DAS VITIMAS POR ISTO NÃO TIVE PENA DA AÇÃO TERRORISTAS DA TORRE GEMEAS…QUE SI FODAM OS GRINGOS…

    • http://[email protected] Anônimo

      Zé Alexandre boa e ai…
      Concordo com vc e complemento ainda… tem pó e wisk bebidas no meio. Uma verdadeira farra…ASSASSINOS…

  • http://[email protected] Anônimo

    e ainda mais. aposto que se os pilotos do legasy forem os culpados, isso não vai dar em nada. acordem!!! estamos no brasil. se eles n acharam que aqui não tinha avião, imagine leis……kkkkk…vou rir para não chorar.

  • http://[email protected] Anônimo

    Podemos supor que o desligamento do TCAS do Legacy tenha sido uma tecnica muito utilizada ( para testar sistemas de radar ) desde a WWII . O avião não irá emitir uma identificação e isto provocará um alerta geral . Quem sabe os americanos estariam testando o nosso sistema de detecção e alerta ? Lembrem-se que eles foram contra a nossa Lei do Abate ( aprovada no congresso ) que permite a derrubada de aviões não identificados .

    • http://[email protected] Anônimo

      Os pilotos americanos não são crianças. São as pessoas certas para uma “missão”. O que eles estavam fazendo realmente…

  • http://[email protected] Anônimo

    Um passageiro do Legacy declarou que antes do impacto, o vôo estava tranquilo. Alguns PAX dormiam e outros usavam seus LAPTOPS . Na Empresa que trabalhei por 35 anos como Instrutor , ocorreram vários casos de Interferencia (EMI) causada por equipamentos eletrônicos levados a bordo por PAX e tripulantes. Tivemos casos de bloqueio das comunicações , desvio de rota e problemas com Instrumentos de vôo e navegação.
    Os computadores pessoais modernos, trabalham em frequencia muito próxima à frequencia dos transponders na faixa de UHF .
    Em aviões menores, como é o caso do Legacy , estes potencias disposivos interferentes, ficam bem mais próximos das antenas e módulos eletronicos da aeronave se comparados com B737 ou aeronaves widebody.

    Também concordo que o choque pode ter sido em angulo e não em linha reta , caso que abre a posibilidade de parte do Winglet ter penetrado na velocidade de aprox. 1600 Km/h na cabine de comando ferindo ou mesmo matando os tripulantes.
    O resultado da leitura do voice recorder , será fundamental para esclarecer as causas da queda do Boeing.
    Alguém ja disse que a história da aviação tem algumas páginas escritas com sangue.
    Eu só espero que estas 155 pessoas não tenham morrido em vão , e que as reais causas do acidente possam ser esclarecidas , de modo que pelo menos ESTE TIPO DE ACIDENTE , não volte a acontecer.

    Mauricio

  • http://[email protected] Anônimo

    Alem dos americanos pensarem que os brasileiros são índios, eles sabem das falhas de segurança no Brasil, ninguém se pergunta por que não a aeronáutica não foi avisada ou não tomou atitude nenhuma sobre um avião no espaço aéreo brasileiro sem comunicação e que não respondia aos comandos da torre se não deveria ser abordado e obrigado a descer, já que a aeronáutica dispõe de aviões que chegariam em poucos minutos ao local, na minha opinião as falhas foram muitas e a principal coloca em check a segurança aérea nacional, me pergunto também se isto acontecesse no EUA e na Europa se este avião não seria derrubado e o pais entraria em alerta Maximo, e estes pilotos do Legacy não seriam tratados como terroristas, os recursos para salvar as vidas daquelas pessoas não foram esgotados, se desistiu muito rápido de tentar mais alguma coisa. Pobres de nós brasileiros continuamos sem segurança em todos os sentidos.

  • http://[email protected] Anônimo

    Gostei de muitas colocações,principalmente do “cardoso”,que realmente entende da coisa técnica e é sempre racional,assim como de muitas outras.Depois de ler tudo e achar que tudo poderia ser viável.Hoje 05/10 vi pela primeira vez no Jornal Nacional colocarem uma pergunta que eu mesmo questionava desde o início.Independentemente do erro do Legacy,PORQUE O AVIÃO DA GOL NÃO FOI SEQUER ALERTADO SOBRE UMA AERONAVE SEM O TRANSPONDER LIGADO EM SUA ÁREA,SERIA UMA ATITUDE ÓBVIA,PQ POSSO ATÉ ESTAR ERRADO,PQ NÃO TENHO CONHECIMENTO PARA ISSO,MAIS É UMA QUESTÃO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESTA PERGUNTA.PORQUE ATÉ ONDE EU SEI O CINDACTA,É UM RADAR QUE IDENTIFICA QUALQUER AERONAVE NO AR,MESMO SEM TRANSPONDER,E O ÚNICO AVIÃO QUE EU SAIBA QUE É INVISÍVEL A RADAR É AQUELE CAÇA AMERICANO.DESCULPEM CASO TENHA FEITO UMA COLOCAÇÃO ERRADA.
    EDUARDO

    • http://[email protected] Anônimo

      Leia tudo denovo, voce perdeu algumas info importantes.
      Perguntas:
      O Brasil é grande haja radar…
      Piloto experiente desliga aparelho importante…
      “avião sumiu”…
      Passageiro dizendo: “Esses pilotos estão numa enrascada”(por que?)
      ???
      ???
      ???

    • http://[email protected] Anônimo

      Hoje 20/10 há mais informações a respeito.
      O transponder do Legacy estava intermitente.
      Enquanto o Legacy voava no primeiro trecho (até Brasilia) e estava na altitude correta (370), o radar recebia altitude compatível com o plano de vôo. As duas infos aparecem lado a lado no radar. Coincidentemente houve uma troca de turno e turno do operador do radar, que passou a informação ao próximo de que o transponder do Legacy estava intermitente mas ele voava na altitude correta. Acontece que neste meio tempo o plano de ~vôo mudou para 360 e o novo operador não se deu conta que o Legacy não seguiu para o novo nível porque o transponder parou definitivamente de atualizar a altitude. Porisso o operador achou que a situação era normal e apenas o transponder não indicava.

  • http://[email protected] Anônimo

    Eu acredito em conspiraçao, acredito que organizaçoes poderosas compraram um funcionario da DIEBOLD PROCOMP, FABRICANTE DAS URNAS eletronicas com sede na ZONA FRANCA DE MANAUS, implantaram um codigo auto-destrutivel que so roda uma vez, para forçar um segundo turno fraudulento nas eleicoes sem ser detectado. Depois fazem as pericias nas urnas, tudo certo, tudo ok… et tals!!!! Tal tecnico viajava com sua familia para curtir a GRANA que recebera do suborno e foi aniquilado para nao vazar mais cedo ou mais tarde. Entao podem saber, GERALDO ALCKMIN vai ser o nosso novo ladrao!!!! O mundo esta perdido! Voce acha demais matar 155 pessoas, que tal os americanos que mataram milhoes para financiar seu modo de vida?? Tem gente pra tudo nesse mundo.

  • http://[email protected] Anônimo

    Visitante não identificado, é interessante sua teoria conspiratória e estimula a imaginação, mas gostaria de lembrá-lo de que geralmente a explicação mais simples é a mais provável. E as evidências apontam para a linha de raciocínio de um misto de irresponsabilidade e despreparo, que por sinal é a hipótese mais discutida aqui.

    Mesmo que tenha havido fraude na votação, em um conluio entre americanos e a tucanada, não seria mais vantajoso para todos os interessados no complô passarem despercebidos? Me parece estranho que a derrubada de um avião (com 154 passageiros) para eliminar um envolvido na fraude seja a melhor forma de fazer isso. E de onde você concluiu que havia um funcionário da Diebold Procomp na lista de passageiros? Não vi essa informação em lugar algum, me mande um link.

    Teriam mandado também um Legacy em rota de colisão com a aeronave da GOL, com o transponder desligado, funcionários de empresas de aviação E um repórter do New York Times a bordo para desviar a atenção da fraude?

    Não me surpreende que alguém obtuso a ponto de continuar apoiando o petista falastrão crie uma fantasia em torno de um acidente aéreo para justificar a descrença da população com o seu governante.

    Lanço outra hipótese conspiratória: a de que o acidente foi uma manobra do governo para desviar a atenção das ignomínias que farão para garantir a reeleição daquele boçal.

    Minha teoria tem tantas evidências quanto a sua.

    Cardoso: parabéns pelos seus posts, seu brilhante conhecimento técnico é realçado por sua razão admirável. Neste país, pessoas como você são uma vela no escuro.

    • http://[email protected] Anônimo

      Não concordo quando você diz que a possibilidade mais simples é a mais provável. Sir Arthur Conan Doyle, autor de Sherlock Holmes, e honorário membro da Scortland Yard dizia que de todas as hipóteses, a mais improvável é a real.

  • http://[email protected] Anônimo

    Eu acho muito conveniente que o Legacy tivesse um jornalista americano a bordo para contar a história do seu jeito, que os pilotos tivessem feito manobra para que apenas as asas esbarrassem no Boeing. Mais conveniente ainda é a sucessão de coisas erradas, por exemplo, a falta do cilindro onde foram gravadas as vozes das pessoas a bordo, e o fato de o transponder ter sido desligado. No legacy, eles tinham ótima visibilidade sem precisar de instrumentos. Tudo foi feito para parecer acidente, ou no máximo, que eles tivesse cometido crime culposo, quew na legislação brasileira, como todas as leis, é muito singela. Para mim, no Boeing tinha alguém marcado para morrer. Mesmo porque, houveram muitas mentiras em toda essa história.

  • http://[email protected] Anônimo

    Bom dia
    Essa teoria de conspiração é parecida com aqueles que acham que o WTC foi implodido pelo próprio EUA,para invadir o Iraque,completamente sem noção.

    Alguém com conhecimento poderia me explicar pq o avião da GOL não foi alertado ao menos pelo CINDACTA de Manaus???

    PS:Acabei de receber supostas fotos de corpos na mata do avião da GOL,grande mentira,os profissionais que estão lá trabalhando sobre forte pressão são de forças especiais da aeronautica,exercito e a imprensa não teve acesso,isso jamais vazaria 01 semana depois.Para fazer isso basta ir no site http://www.ogrish.com ,lá tem uma coleção para algum maníaco que não tem nada o que fazer mandar isso.

    Eduardo

    • http://[email protected] Anônimo

      Nero incendiou Roma para justificar a perseguição aos cristãos, Hitler incendiou o Reichstag para justificar a perseguição aos comunistas. Não seria de admirar, que Bush teria coragem de criar uma catástrofe daquelas para justificar a guerra contra o Iraque, afinal de contas, a indústria bélica é que sustenta a economia americana. Voltando ao nosso acidente, por serem piotoso experientes, os pilotos do Legacy sabiam que aquela rota era exclusiva da Gol, no entanto, eles entraram nela, e com o Transponder desligado. Com um pouco de treinamento, para eles não seria difícil fazer com que apenas a asa do avião pegasse em outro avião.

    • http://[email protected] Anônimo

      Repito o que postei antes.
      Hoje 20/10 há mais informações a respeito.
      O transponder do Legacy estava intermitente.
      Enquanto o Legacy voava no primeiro trecho (até Brasilia) e estava na altitude correta (37000 pés), o radar do Cindacta recebia altitude compatível com o plano de vôo (altitude real:370 plano de vôo:370). As duas infos aparecem lado a lado no radar, sendo que a altitude real vêm do transponder no avião e o número referente ao plano de vôo vem do sistema do Cindacta que é inserido pelo oficial da aeronáutica que aprovou o plano de vôo. Coincidentemente houve uma troca de turno do operador do radar no momento em que o plano de vôo recomenda mudança de altitude para o nível 360 (36000 pés). O controlador de tráfego que encerrou o turno passou a informação ao próximo de que o transponder do Legacy estava intermitente mas que ele voava na altitude correta (para ele ainda 370). Acontece que neste meio tempo o plano de vôo mudou para 360 e o novo operador não se deu conta que o Legacy não seguiu para o novo nível. Isto ocorreu porque o transponder parou definitivamente de atualizar a altitude. Porisso o novo operador achou que a situação era normal e apenas o transponder não indicava a altitude. Ele não considerou que existia uma situação de risco e portanto não alertou o Boeing. Consta que foram feitas várias tentativas de chamado para o Legacy para verificar porque o transponder não comunicava, porém todas sem sucesso.

  • http://[email protected] Anônimo

    Queridos conspiratórios que acham que o os pilotos do Legacy o manobraram manualmente para apenas arranhar a aeronave da Gol (supostamente) NO LOCAL EXATO que a deixaria inoperante e a faria cair:

    Isso é impossível, o ser humano não tem tempo de resposta para agir com essa precisão a 1.600 km por hora. Lembrem-se que um revólver típico dispara projéteis a cerca de 700km/h e não se sabe de ninguém (tá, a não ser o Neo) capaz de deliberadamente desviar deles.

    A velocidade relativa entre os aparelhos envolvidos no acidente era mais que o dobro da velocidade da bala de um revólver, não é possível nem ver o avião chegando!

    E quem convenceria 5 ou 6 passageiros a participar de um projeto absurdo, impossível de se levar a cabo?

    A quem citou Arthur Conan Doyle… por favor, Sherlock Holmes é ficção.. Existe uma razão muito coerente para se escolher a forma mais simples de se fazer um projeto: há menos chance de coisas darem errado. Tenho certeza de que a criatividade de vocês fornecerá centenas de alternativas para derrubar um avião sem levantar tantas suspeitas.

    Usem a razão, o que estão propondo é irreal e fantasioso, daria um excelente enredo para um filme mas uma análise crítica revela com facilidade que não há sustentação para essas teorias. Por que essa relutância em buscar fatos concretos para analisar as causas do acidente? Ainda estão analisando a tragédia e vocês já propuseram uma explicação absurda e altamente intrincada! Em palavras claras: foi vacilo, e é cedo para dizer de quem é a culpa, incluindo Bush!

    Além disso, com a representação ridícula do Brasil no cenário internacional, garanto que é a última ambição dos americanos.

    E a quem deu exemplos históricos: o passado que citou é insondável e não explica o futuro; além disso, como você acha que a História seria escrita se os EUA conseguissem impor sua hegemonia sobre todo o restante do mundo?

  • http://[email protected] Anônimo

    Ih, essa negada tem mania de perseguição… Sherlock Holmes! Bush! Nero! Quando alguém vai dizer que foi um Ovni??

    Pra colocar lenha na fogueira: quais as evidências que vocês (conspiratórios) têm que apontem diretamente ao que querem provar, e não que sejam incluídas em uma teoria desenhada para encaixar todos os fatos?

    É só falar em americanos que todo mundo começa a viajar na maionese! Gente, eles só têm um monte de armas e dinheiro, a maioria dos adultos norte-americanos ainda acha que o Sol gira em torno da Terra! Preocupem-se co os chineses, porque se resolverem sair andando acabam com o planeta huahuhaua

  • http://[email protected] Anônimo

    Está claro que os dois aviões estavam voando na mesma altura (tanto que bateram), e que o Legacy estava na altura errada . Falta confirmar o motivo. O advogado dos pilotos soltou uma nova versão: eles estariam esperando uma confirmação do controle de vôo para descer 1000 pés, como estava previsto no plano de vôo. Confirmação essa, que segundo o advogado, não teria vindo (dando a entender que a falha seria na cobertura dos radares do Cindacta). O estranho é que a mudança de altura de vôo da Legacy deveria ser assim que eles atingissem Brasília, e pelo que me consta, o alcance de rádio e radar na região de Brasília (cindacta 1) não apresenta esse tipo de problemas, mas sim lá no distante marco Teres, já perto da serra do cachimbo.

    Advogado rechaça tese sobre desrespeito de pilotos

    http://www.tribuna.inf.br/noticia.asp?noticia=pais06

    Acho que a maioria dos que frequentam esse forum estão profundamente consternados com a morte dos brasileiros a bordo do vôo da Gol. Imagino que a maioria aqui já andou ou anda de vez em quando de avião, então é lógico que esse assunto também nos diz respeito diretamente (poderia ter acontecido com qualquer um de nós). Nosso interesse aqui, por isso mesmo, é acompanhar e discutir a investigação desse acidente, que queremos que seja séria e profunda, pelo bem de uma aviação civil brasileira segura e que tragédias assim não se repitam.

  • http://[email protected] Anônimo

    O que importa é que estamos no Brasil…. isto acabará em pizza e com todo respeito a familiares de vítimas, não que eu ache que não deva ser esclarecido o episódio com o voo da Gol, mas nosso país, mais uma vez deixará de lado fatores importantes como a política e se prenderá a última tragédia da nação…enquanto isso em Brasília políticos abafam escândalos e tudo segue seu curso normal!!! Ambas situações lamentáveis não acham??????????!

  • http://[email protected] Anônimo

    A única pessoa que ‘falou’ coisas concretas e técnicas por aqui foi o Cardoso.
    O que temos que fazer, como seres humanos, é rezar para que as almas destas 154 pessoas, que perderam suas vidas tão violentamente, sejam abençoadas e descansem em paz!
    Minhas condolências às famílias envolvidas, espero que as investigações cheguem à causa para que eles possam, pelo menos, obterem respostas e quem sabe, encontrarem algum consolo, porque é o mínimo que poderão ter, diante desta trajédia!

  • http://[email protected] Anônimo

    Existe 3 hipoteses:
    1) acidente
    2) “missão” seguida de acidente
    3) “missão” suicida que falhou

  • http://[email protected] Anônimo

    Ahhh por favor, vamos discutir coisas mais sérias e deixar de lado a discussão do que realmente houve. A REAL verdade nunca será conhecida, existem muitos interesses por trás desse acidente, muitos peixes gigantes, muito poder e MUITA grana envolvida. Fatos no mínimo estranhos acontecendo nessa conspiração que há muito tempo vem se formando (me mantive apenas em alguns, corra atrás):

    – Ao longo dos últimos anos, bases militares avançadas estadunidenses são criadas e mantidas em sigilo em TODOS os países sul-americanos com exceção do Brasil, obviamente, e da Guiana francesa por tratar-se de uma província ultramarina da França, e não um país independente, e também pelo fato do GWB ter uma pequena desavença com o JC.

    – Meados de Setembro: “treinamento” das forças armadas em foz do iguaçu, região de fronteira, com 12 veículos blindados de última geração, e 112 veículos militares, além de ao menos um helicóptero PARA FISCALIZAR ESTRADAS, em ação contra o contrabando.

    – Jato Embraer Legacy 600 (que voava a livre arbítrio, com transponder desligado e sem informar ninguém sobre mudança de trajetória do plano de vôo) conduzido pelo piloto Joseph Lepore e o co-piloto Jan Paul Paladino, ambos americanos, e que levava dois funcionários da empresa ExcelAire, um repórter do New York Times, além de dois funcionários da Embraer se choca com Boeing da empresa brasileira GOL, passageiros e tripulantes do Legacy saem ilesos e o jato sofre pequenas avarias em alguns pontos. Todas as 154 pessoas, entre passageiros e tripulantes, do Boeing da GOL morrem.

    – Parlamentares estadunidenses pressionam Brasil a liberar seus ‘heróis de vôo’, com se referiu o nosso colega o repórter do NY times, a uma emissora dos EUA.

    – 1º veículo de comunicação a informar (detalhe: em 1ª mão, direto da fonte) que três parlamentares americanos procuraram na quinta-feira(05/10) autoridades dos Estados Unidos para conseguir a liberação dos dois pilotos do Legacy, foi o Newsday, com sede em Long Island. já se perguntou de que inferno esses fdps dos pilotos josephinho e o janzinho vieram?(axo que o General Hayden deu uma passadinha por lá antes dos camarada virem pra cá)

    – FAB envia as duas caixas-pretas à OACI.

    – acho que vamos começar a brincadera antes até da coréia

    – Deus interceda e ilumine o Renato, se já não estiver contaminado

    Obs.: povão brasileiro é muito passivo, acostumado a receber, acreditar e repassar informações superficiais e sem analisar detalhadamente todo o fato, o contexto, tudo que há por trás da notícia e toda a ligação que há entre elas. Por favor reflita e analise profundamente antes de emitir uma opinião.

    http://www.intellibusiness.com.br/diretodaredacao/noticias/index.php?not=2932
    http://www.newsday.com/news/local/longisland/ny-liair1007,0,7581616.story?coll=ny-linews-headlines
    http://gazetaweb.globo.com/Canais/Noticias/Noticias.php?n=119120
    http://conjur.estadao.com.br/static/text/49022,1
    http://www.oliberal.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=225&codigo=198392
    http://www.exercito.gov.br/05Notici/Imprensa/impnot/2004/11nov/amazonia.htm
    http://www.agenciabrasil.gov.br/media/infograficos/2006/07/06/info_geopolitica.swf

  • http://[email protected] Anônimo

    Agora a discusão sobre o acidente desandou de vez!

  • http://[email protected] Anônimo

    tupinizado:

    /* brainwashing */

    rsss

    just it

    ;/

  • http://[email protected] Anônimo

    ninguem falou sobre a segunda caixa preta ,sumiu.!?.como se ela tem localizador(proprio).outra……foi publicado que um transpoder igual ou parecido ao usado no legacy usado no usa esta em processo de recall, alguem sabe quem fabrica esse tipo de aparelho,existem modelos para cada tipo de aviao?
    OBRIGADO.

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    não entendo nada de aviação… prefiro não opinar.. só quero deixar aqui meus pesames aos familiares, a dor é imensamente incalculável..que Deus possa estar dando o conforto a eles…todos..vitimas que se foram e as que ficaram principalmente!!!

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Enviado por visitante revoltado (não verificado(a)) em 8 Outubro, 2006 – 02:30:

    ” – acho que vamos começar a brincadera antes até da coréia ”

    pois é, errei:

    09 de outubro de 2006 – 06:57
    http://www.estadao.com.br/ultimas/mundo/noticias/2006/out/09/23.htm

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    para quem achou asv fotos dos corpos do acidente pr favor envie pra mim no meu mail pois procurei e ñ achei

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Olá, gostei do papo, não entendo mto da parte tecnica e prática de manuseio dos aviões.

    Cardoso vc é piloto?
    tem mais alguém aí que realmente saiba o que pode ter acontecido?

    Sou estudante de jornalismo, gostaria de mais informações, obrigada.

    eliara.lala@uol.com.br

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Olá..Boa Noite
    Descubri que ocorreu mais um acodente grande no mesmo local além deste da GOL ou aquele da VARIG,foi em 1967,eu ainda não era nascido,mais a história é muito impressionante,quem quiser ler vale a pena.Foi um avião C-47,morreram 22 pessoas da 27 e elas ficaram 15 dias na floresta amazônica.
    O link:(não é vírus)

    http://www.aerolex.com.br/1967.htm

    PS:Quem me pediu as fotos mentirosas das vítimas que recebi me envie um email que eu mando,mais é tudo falso e são fortes,de outro acidente.Já aviso que não vem em arquivo zipado e nem em link,para não pensarem que é umvírus que está rolando na internet com este mesmo tema,aliás tomem cuidado.

    educacella@globo.com

    PS:Uma sugestão aos admin do site,por favor coloquem letras mais visíveis se possível,pq estas estão iguais ao do UOL,vou para a quinta tentativa,obrigado.

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Hey Gente… acho que todos os comentarios sao validos, pq vivemos num pais de democracia, onde temos o direito de expressao goste vc ou nao.

    Mas oq me deixa mais triste eh saber que o nosso Brazil ainda nao se valoriza como deveria. Estrangeiros entram e saem do pais como se fosse a casa da mae Joana. Esses filhos da puta alimentam a prostituicao na nossa terrinha. Jah nao basta oq temos de podre por aqui? Deixam vir mais coisa podre!!! Sim, pq vcs acham que eles vem aqui pra ajudar no nosso progresso… pouca merda.

    Entrar nos EUA vai te custar no minimo uns 2 mil dolares e muita espera. Dai vc chega lah, e eles ainda podem mandar vc voltar fudido pra tua casa, soh pq nao te acharam bonitinho.

    Viajar ao Brazil? Custo minimo e 1 semana de espera pelo visto… nao eh uma sacanagem!!!

    Nao quero iniciar um debate de preconceito nao… mas eh algo pra se analisar…

    Se o mesmo tivesse acontecido nos EUA, seja lah de quem fosse a culpa… OS DOIS PILOTOS BRASILEIROS “ENVOLVIDOS” NA MORTE DE 155 AMERICANOS, seriam “propriedade da nacao’ ateh o fim das investigacoes. Ficariam na prisao, fudidos, acusados internacionalmente de terroristas, aliados ao Bin Laden… hehehehehehe

    Dai, os “coitadinhos” dos pilotos americanos (me parece que um deles ainda tah com licensa “provisoria”) estao em um hotel 5 estrelas, com suas esposas fudendo toda noite, enquanto a impressa americana detona com o Brazil, dizendo que as medidas tomada pela policia eh absurda pq “estao mantendo cativos nossos companheiros americanos no meio da selva”

    OLHA, EU QUERO SABER A VERDADE… MAS, MAIS DO QUE ISSO, QUERO JUSTICA AOS CULPADOS, A TODOS ELES!!! SEM EXCECAO.

    E O PIOR EH QUE O NEGOCIO AINDA VAI ACABAR EM PIZZA

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Cardoso, o Cindacta ou alguma torre de controle poderia ter controle sobre a aerovia, de modo a saber que havia dois aviões em rota de colisão? esses pilotos(tanto do Legassy ou do Boeing) poderiam ser a visados de uma manobra errada?

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Cardoso, pergunta de leigo:

    Nestes dias, ouvimos falar muito em “aerovia” e entendi que se trata de um “espaço” no céu reservado para rotas comerciais. Muito se falou das altitudes destes “espaços” (altitudes pares, rota sul-norte, ímpares o oposto, etc.) e da “espessura” destas rotas (algo em torno de trezentos metros entre uma via e outra). Porém, não ouvi nada sobre a LARGURA destas vias. Como não entendo de aviação e considerando o tamanho do céu, não seria muito azar que os dois aviões estivessem voando “em prumo”, ou seja, exatamente na mesma direção e em sentidos opostos?

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Não adianta ficar achando culpados, o pior já aconteceu, vamos rezar pelas famílias destas vítimas pedindo a DEUS que conforte essas famílias neste momento tão difícil.
    Que DEUS proteja a todos nós.]

    Gigi (Paróquia Santa Paulina – São Paulo – Capital.
    gigimarrua@ig.com.br

  • http://blog.cobline.com Cobalto

    Pelamordedeus!
    Acho que esse assunto já deu!!!
    Daqui a pouco vocês vão tá achando chifre em cabeça de cavalo!

    Cobalto | efeito cobalto

  • paulopst

    O que aconteceu??

    Após o choque do Legacy com o avião da Gol, o Boeing 737 sofreu uma avaria e houve des-pressurização da aeronave, (uma comissaria chegou a colocar a mascara de oxigênio), a tripulação nada pode fazer por causa da altitude muito alta, aconteceu com aviões da TAM e pelo fato de estarem em baixa altitude conseguiram pousar mesmo com buraco na fuselagem (caso que morreu um professor e outro porta mal-fechada),
    agora por que as aeronaves chegaram a se chocarem é uma outra história, que devera ser apurada…..

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Vcs são muito esquisitos ficam falando de coisa q nem existe, se vcs querem aparecer botem uma melancia no pescoço…

    hahahahahahaah

    to brincando viu, aconteceu pq tinha q acontecer dexa a vida dos cara in paz.

    Todo mundo em paz

    Eu sou gaiato!
    hahahahahahahahahaha
    Tah bom tah bom eu jah to indo mas não esqueça do que eu digo nada é por acaso…

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Po, ja ta na hora de colocar o q os pilotos falaram antes do aviao cair…quero escutar…

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Eu gostaria que você me endicasse um site que eu possa encontrar fotos do acidente.

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Oiiii…
    É que eu gostaria de falar que pocha, as pessoas poderiam ser mais expressivas…
    Pocha se uma pessoa quer ver as fotos das pessoas que morreram no avião, pocha só entrar no site
    http://www.google.com.br
    e procurar: pessoas que morreram no acidente do avião da Gol..sei lá´por tipo assim..né..Como eu, eu quero ver as fotos e não consegui me perdoe a pessoa que irá ler esse comentário que seja parente ou amigo(A), mais pocha é mto triste, foi oq meu amigo disse..Não seii dizer sobre uma coisa dessas, o pessoal não mostra agora os pais de cada criança ou adolescente com uma certa idade já tem capacidade e dircelimento para ver essas fotos..Já meus pais dexam mais é dificil para minhas amigas, os pais delas são mó zé..E ainda não consegui ver, nem, meus pais…eu seii q é trite. Pocha dá uma força…Tem tantas coisas rsrs a fazer…
    Buabuabaubaubauabau!
    Ate +++..E pense nisso oq eu escrevii..Meu nome é Jessika Poley Okz…
    NãOo querOo ver ninguem triste..rsrs
    BjãOo me desculpa por tudoo OkZ..
    Fuiz…
    Talvez apareço aii denovo..
    falow..

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Oii Sou euu a Jessika aki denovo…Para resumir melhor o meu comentario porque fkou esquisito, eu queria ver as fotos das pessoas que morreram no acidente da Gol…
    Por favor bota no google…
    Para as pessoas verem…sei lá…tem tanta gente querendOo ver é mtOo triste clarOo…
    Mais bota como: pessoas que morreram no acidente da Gol..No google por favor é mais facil de achar Okz..
    Desculpa o incomodOo okz
    BjãOoOoOoOoO
    p/ todos vcs..q leremn meus “scraps”
    BjãOO mais uma vez!Até…+++

    FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, FOTOS, ETC…
    fALOW…
    Aew..
    Só mais uma pergunta…Porque vc Mis..Acha que issOo nãOo era p/ ter acontecidOoOoOoOoOoOo???
    Sei lá nãOo entendIi diretinhOo..Pode me explicar???