Meio Bit » Arquivo » Software » Olhada rápida no Gnome 2.16

Olhada rápida no Gnome 2.16

17 anos e meio atrás

O excelente site Ars Techinica analisou o pre-release do Gnome 2.16 e comentou (com alguns screenshots) quais as novidades apresentadas pela nova versão do ambiente gráfico. Essa versão não deveria trazer muito mais do que pequenas correções e melhorias na estabilidade, entretanto a equipe do Gnome aproveitou o release para incluir algumas novidades, que foram relacionadas no artigo original.

Entre as mudanças visuais mais notáveis nesta versão 2.16 estão a melhoria gráfica do ambiente, com um uso mais abrangente dos ícones Tango, mais modernos e bonitos; uma presença mais sólida das tecnologias de renderização provenientes do Cairo, que apresentam efeitos e recursos gráficos bonitos e confortáveis por toda a interface com pouco uso de hardware. Vários programas que compõe o ambiente Gnome foram atualizados, com destaque para o cliente de e-mails Evolution e para o navegador de arquivos/web Nautilus. A versão 2.16 é também a primeira a incorporar um programa escrito em C#, um pequeno editor de textos chamado Tomboy. Isso significa muito, pois mostra que as APIs do projeto Mono (um equivalente para Linux da plataforma MS .NET) serão, a partir de agora, presentes no ambiente Gnome. Abre espaço para que outras aplicações C#, como o F-Spot, o Banshee, e o Beagle sejam inclusos em primos releases do Gnome como componentes fixos do ambiente gráfico.

O GNOME dictionary também recebeu retoques e apresenta um widget que pode corrigir ortografia ou sugerir palavras para inserção nas caixas de texto de diversos programas que sejam escritos para utilizá-lo. O player de mídia Totem também recebeu melhorias e agora, além de utilizar HAL para acesso à unidades óticas apresenta um painel de propriedades e playlist, o que o torna um concorrente mais sério pela escolha dos usuários. Diversas outras pequenas melhorias podem ser notadas ao longo de toda interface da nova versão. Entretanto o autor do artigo diz que não irá apressar-se para atualizar para a nova versão, aguardando que ela esteja disponível no Ubuntu Edgy a ser lançado em Outubro. Se você quiser ver o novo Gnome, pode baixar um Ubuntu já equipado com esta interface e rodá-lo como LiveCD sem mexer no seu sistema operacional de produção.

relacionados


Comentários