Nokia: é do careca que ela gosta mais

galvao-buenoEU SABIA!

A Nokia emitiu comunicado conjunto com a Microsoft, confirmando uma aliança de longo prazo entre as duas empresas, conforme previ nos textos anteriores que estou alterando para indicarem que era minha certeza desde sempre.

O conceito geral proposta é criar o Terceiro Ecossistema.

Isso, óbvio, sempre foi o objetivo da Microsoft, mas não adianta ter um excelente produto se a concorrência também tem excelentes produtos. O Windows Phone 7 no mercado telefonia hoje é como o cara casado com a Scarlett Johanson que recebesse proposta de swing de um sujeito casado com a Megan Fox e outro com a Mila Kunis. Tentador, mas não o suficiente pra arriscar o certo pelo duvidoso.

A Nokia entrando na jogada transforma a metáfora anterior em uma proposta de swing vinda de um sujeito de 90 anos, que dorme cedo, casado com a Megan Fox E a Mila Kunis. Já é caso a se pensar.

A aliança, detalhada em uma carta aberta assinada por Stephen Elop (CEO da Nokia) e Steve Ballmer (Steve Ballmer) dá uma visão do que vem por aí. Vejamos os pontos, devidamente comentados:

Nokia Adotará Windows Phone como sua principal estratégia mobile, inovando em cima da plataforma em áreas como imagem

Era a opção mais ousada entre as duas alternativas. O Android está estabelecido demais para a Nokia fazer diferença. Seria mais uma pulando no salva-vidas do Google, que é a ÚNICA alternativa madura. Teriam que disputar mercado com a Apple E com todos os Androids já estabelecidos. A escolha da Microsoft só foi possível pelo lastro que a Nokia tem. Podem sangrar dinheiro por um bom tempo consolidando a plataforma. A Microsoft por sua vez já tinha essa estratégia, que sempre funcionou.

Com a entrada da Nokia o tempo de sangria cai pelo menos à metade.

Nokia ajudará a definir o futuro do Windows Phone, colaborará com sua expertise em hardware, suporte a idiomas e e ajudará a levar esses produtos para uma maior faixa de preços, segmentos de mercado e geografias.

O know-how dela em África e Pacífico é respeitável. Europa idem. Customizar um celular é muito mais que traduzir menus. Na Coréia por exemplo celulares com grifes famosas são desejo de consumo, nos EUA só a Paris Hilton usa, e por causa do vibracall.

O hardware da Nokia salvo exceções sempre foi confiável, sempre foi pé-de-boi. Mais Nokias atropelados voltaram à vida que qualquer outro aparelho.[citation needed, mas [email protected]$&-se]

Nokia e Microsoft colaborarão no desenvolvimento, iniciativas de marketing conjuntas e em um roadpmap de desenvolvimento compartilhado para alinhar a futura evolução de produtos mobile

A Nokia ainda é o gorila de 800 kg. Não é nem será tratada como um simples OEM fabricante de hardware genérico, e um roadmap de desenvolvimento compartilhado para alinhar a evolução futura dos produtos mobile dá a ela a sensação (talvez real) de que detém parte do controle sobre a plataforma, o que sempre foi ponto de honra, vide a aquisição do Symbian.

Sabendo os caminhos do sistema também tranquiliza na hora de projetar uma linha de smartphones, não corre risco de encarecer o hardware com recursos inúteis, como foi por muito tempo o acelerômetro do N95.

Bing e Microsoft adCenter serão integrados aos serviços e produtos da Nokia

Faz todo sentido. Monetização via publicidade está deixando a Apple feliz e é a ÚNICA fonte de renda do Google (sim, freetards, o Google faz o Android pra ganhar dinheiro, não é caridade). Só a idéia daquela penteadeira de dama que troca favores por dinheiro que é a web da Nokia ser integrada por um sistema de buscas decente já vale a Aliança.

Nokia Maps será parte do núcleo do serviço de mapas do Bing

YEASSSSSSSSSSSSSSHHHHH!  A única coisa que sinto saudades do N97 é do Nokia Maps. O Bing e o Google nem chegam perto na parte de navegação real. Isso vai beneficiar não só a dupla mas as outras plataformas também.

Nokia integrará seu sistema de billing aos serviços do Windows Phone

Tradução: a Nokia tem acordos com zilhões de operadoras para venda de serviços, tanto via créditos como por cobrança em conta. Pense em todo o público que não tem cartão de crédito, ou países onde as tarifas não são atraentes. A capilarização gerada por isso será algo inédito.

Ferramentas de desenvolvimento da Microsoft serão usadas para criar aplicativos que rodarão nos Nokia Windows Phones.

Desenvolver pra Nokia com o Visual Studio. Sim, amigo programador. Os dias daquele INFERNO que era programar por PNC-C (não pergunte) do Symbian acabaram. Nada mais de lidar com stacks aleatórios malditos, de debugar programas usando um frango sacrificado a Satã. Para dar uma idéia ao pessoal das antigas, programar pra Symbian era 4,5 vezes pior que programar pra Palm.

As lojas de conteúdo e aplicativos da Nokia serão integradas ao Microsoft Marketplace para “uma experiência de uso mais ‘compelling’”. Segundo o dicionário seria “convincente”. Acho o termo perfeito, já que a loja de aplicativos da Nokia foi carinhosamente chamada por mim de Epic Fail Store, em seu lançamento.

Fora TODOS os defeitos ela ainda por cima parece “apertada” mesmo na tela do N97. Nivelam por baixo e pensam com mentalidade de Nokia 1100, o que é péssimo para os aparelhos decentes. O Marketplace, com sua experiência de uso decente e sem as OITO confirmações para atualizar uma aplicação que o Symbian exige fará toda a diferença.

A carta termina, ao contrário do memorando “HALP!” de Stephen Elop, de forma eloquente:

“Há outros ecossistemas mobile. Nós os perturbaremos

Haverá desafios. Nós os superaremos.

Sucesso exige velocidade. Nós seremos ligeiros.

Juntos, vemos a oportunidade, e temos o desejo, os recursos e a determinação de triunfar”

É assim que se faz. Esse tal de Ballmer vai longe!

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Jos-El

    Nesse momento só consigo pensar que foi uma boa não investir em um N8. Sim, eu AINDA gosto de Symbian, não gosto de Android e minha experiência com o iPad é o suficiente de IOS pra mim (gosto, mas daí a ter um celular com ele é um grande caminho).

  • alexey08

    Ainda bato o pé achando que a Nokia poderia se transformar na grande player de Android do mundo.

    Permaneceria a filosofia de sistema aberto, permaneceria a atuação da Nokia no sistema e eu confiaria em atualizações de sistema se a Nokia fosse a responsável.

    Mesmo assim, é um fôlego novo para as duas empresas que ainda não tinham conseguido se destacar nessa fase da tecnologia móvel. Espero só que não demorem muito a lançar os primeiros produtos, pois pode ser tarde demais.

    O WP7 já demorou muito tempo pra chegar e se demorar muito mais pra entrar com propriedade nessa área nem essa parceria vai ajudar.

    • Bate o Pé!
      Bate o Pé!
      Bate o Pé!
      Ai Bate o Pé!
      Faça assim como eu…
      Compre aquele Android
      Que a Apple não me prometeu!

      • @Emanuel Laguna, deixa o cara ser livre, quero só ver se ele precisar atualizar e comentário e não conseguir.

        • @rodrigofante, só não comprei ainda um Android justamente por conta da fragmentação/obsolescência adiantada do software: pensei em comprar um Galaxy Tab, mas já saber que o caríssimo não chegará ao Android 3.0 é algo muito desestimulante e só me empurra para testar o iOS num iPad. 😕

          • @Emanuel Laguna, o mesmo digo aqui, troquei de celular faz 1 mês, cogitei vários Androids, mas no final fiquei com iPhone mesmo, pela segurança de manter o sistema atualizado por no mínimo 2 anos que é o que espero que um celular dure.

          • @rodrigofante, BINGO. 😎

          • alexey08

            @Emanuel Laguna, se a sua crítica é a fragmentação, então não compre ou compre um Google Phone.

            Se eu sou livre eu não sei, mas o meu aparelho obsoleto consegue fazer tudo que os mais recentes fazem (mais lento por limitação de hardware, obviamente) ganhando uma bela sobrevida.

            Qualquer usuário não-salsa que compra Android sabe dos seus problemas e sabe que é possível contorná-los e como pessoalmente prefiro o Android, continuarei com ele, pois dispenso uma série de inconveniências da Apple.

            Resumindo: seu melhor argumento é cantar uma musiquinha?

          • @alexey08, please do not feed.. bom vocês sabem.

          • @alexey08, a musiquinha era voltada ao seu devaneio pela Nokia ficar melhor com o Android.
            😉
            Faltou coragem à Nokia para enfrentar a HTC, a Motorola e a Sony no Android? Faltou, com certeza.
            😕
            Gosto do Android na teoria. Entretanto, na prática, o fato de eu poder fuçar à vontade no sistema operativo do celular pode não ser tão vantajoso assim: quem me garante que uma ROM customizada de forma não-oficial, para atualizar meu aparelho defasado, não seja uma bomba?
            🙁
            Sim, tenho consciência que as ROMs customizadas muitas vezes resolvem os problemas de determinado aparelho cuja fabricante o abandonou ou mesmo o encheu de bloatware/interface pesada, algo análogo às distros menos famosas que preferimos usar por conta da simplicidade em relação à distro de origem.
            😉
            Por outro lado, a adição de mais duas concorrentes no ramo (Nokia+Microsoft) só me faz ficar atraído pelo caminho estável, “certo” : o iPhone. Sou fã da Nokia e nada tenho contra a Microsoft, mas o Symbian já era um monte de remendos no casco do Titanic. Quem me garante que o WP7 da Nokia não sofrerá do mesmo mal?
            😮
            Sim, eu sei a resposta: é a Microsoft. Mas a entrada dela traz o mesmo diferencial da Apple: um código fechado (eu não faria jailbreak tão cedo) e aparentemente seguro com alguns bons aplicativos para comprar (suponho), só que 3~4 anos mais tarde.
            😥
            Só torço para que o Android consiga ficar mais homogêneo e atrativo até a chegada dos Nokia WP7, mas a única certeza que tenho até lá é a de que o iPhone não me deixaria na mão tão cedo quanto alguns Android defasados só pelo software. Ou mesmo abandonado como os Nokia após o triste e já esperado fim do Symbian.
            🙁
            O ambiente do iOS tem lá seus vários defeitos (um deles é o iTunes do Windows) e eu mesmo exijo pouco dos meus celulares (só tive dumbphone), mas tenho notado ultimamente que o iPhone parece ser a única coisa estável desse complicado mercado.
            😎
            Tenho mesmo que me contentar com um Android barato e antigo? Devo esperar que a Nokia ponha o Windows Phone nos ótimos aparelhos dela? Não gosto da idéia de me sentir preso à Apple, mas ela oferece algo que funciona bem AGORA. Enfim, bom eu terminar por aqui pois smartphone é um assunto que eu não entendo bem e posso ter escrito muita besteira ao invés de estar me empenhando nos meus textos sobre outros assuntos que acho que domino.
            😛
            @RodrigoFante: agradeço teu aviso, mas sou teimoso que nem criança birrenta.

      • upking

        @Emanuel Laguna, eu escutava essa musica qnd era criança, na vitrola do meu bisavô o.O

  • Palm 2.0?

    • Peixes

      @Salsinha,

      Em breve: hipotermia !!!

      • @Peixes,

        Sim. Com direito à música da Celine Dion e tudo mais. Por enquanto é a cena deles de braços abertos na proa do Titanic.

        A Palm ainda tinha o WebOS. Quem vai querer comprar a Nokia e por qual motivo? Nokia Maps?

        Every night in my dreams…

  • garoa

    1. Visual Studio ao invés de Eclipse e Java.
    2. Docs e XLS que não abrem em Android sendo enviados de gerentes para smartphones de empregados.
    3. Duas empresas líderes.

    acho que são fortes indícios de que o mercado vai pegar fogo, apesar da queda de 8% na bolsa para a Nokia após o anúncio…

    • alexey08

      @garoa, discordo dos 3 pontos q vc apontou, mas só quero frisar um:

      3. Ex-líderes, mas MUITO talentosas e das quais não duvidamos do potencial.

      Essa parceria nunca teriam existido se ambas não precisassem tanto uma da outra. Uma tentando vender vender o cavalo e a outra o cavaleiro.

    • @garoa, “2. Docs e XLS que não abrem em Android” Pra isso serve o Quick Office que deve vir na maioria (no meu veio, pelo menos)

  • Pode ser que funcione pra Nokia, mas um Windows Phone não é meu sonho de consumo.
    Vamos ver se a Nokia passa a lançar celulares mais poderosos também em termos de processador e GPU.
    Em matéria de Hardware ela é ótima pelo acabamento e tal, mas tá devendo um celular com poder gráfico que compare a celulares da concorrência há muito tempo.

  • Eu estava achando que o melhor seria o Android também, mas acho que foi a tacada certa da Nokia. Optando pelo OS do Google ela teria que dar muita braçada pra conseguir se destacar nesse mar de aparelhos parecidos. E os termos da Microsoft são quase que um contrato de exclusividade, a Nokia terá muito controle sobre o software que vai nos seus aparelhos.

    Eu tinha até comentado num outro post, realmente o que mais tem a se comemorar é a manutenção do Nokia Maps, de graça e muito melhor que a maioria dos serviços do tipo.

    Acho que um diferencial a se apostar vai ser a combinação do hardware da Nokia com o Xbox Live do WP7. A empresa já foi pioneira com o N-Gage e agora tem nas mãos a melhor plataforma e comunidade online de video games (talvez empatada com o Steam), não duvido que façam um aparelho focado nela.

    • glhpimenta, Eu aposto que será uma prioridade. Se não for, deveria ser.

  • brunaomafiotecano

    Ainda acho que essa “aliança” é muito mais vantajosa para a Microsoft. Mas era evidente que o Symbiam é um sistema morimbundo a tempos.

    Fico feliz que a escolha da Nokia não tenha sido ir pros lados do robozinho verde, pq iria ser mais uma a cair na desgraça da fragmentação.

    Com certeza, meu próximo celular será um Nokia com WinMo7. Terei prazer em deixar de lado meu Galaxy 5, que ultimamente funciona mais como roteador wifi q qq outra coisa. Assim como o colega acima, um iPad já completa a minha experiencia com iOS.

    • gilmarmts

      @brunaomafiotecano, A fragmentação do Android é uma desgraça e as vendas crescem. Falta um caroço nesse angu.

      • gilmarmts, mas ta ai o problema. Como as vendas crescem, a fragmentação aumenta. O Google até agora não tomou as rédeas da parada, nem acho que vai tomar.

        • gilmarmts

          @daniel.bastos, Sozinho, acho que nem pode.

          • @gilmarmts, colocar o Android 3.0 como exclusivo aos processadores Cortex-A9 com dois núcleos centrais ARM já é alguma coisa do ponto de vista do hardware. 😕

          • gilmarmts, exatamente, ai já é a chance da MS/Nokia, pra entrar na briga. Só não pode demorar pra sair alguma coisa boa.

      • Peixes

        @gilmarmts,
        Qual o problema?

        A Nokia acaba de tomar uma decisão, na opinião da maioria extremamente acertada, e as ações já recuaram…

        Está tudo tranquilo e muito lógico !!!

  • fnrocha
  • RodKenobi

    Gostei. A Nokia ganha rapidamente um sistema bom, ainda que bastante cru ainda, e a Microsoft ganha o mamute no mercado que é a Nokia mundialmente.

    Sempre achei interessante o WP7. Talvez com isso eu possa passar a considerar um outro telefone que não um iPhone quando for trocar o meu 3GS no futuro. Um Nokia N10? 😀

    • @RodKenobi,

      Tú é muito otimista.
      Nem sempre os acordos com a MS dão certo. A Novell foi elogiada no primeiro ano após o acordo com a MS e não passou muito tempo e…
      O WP7 vai atuar como simbionte nos aparelhos Nokia, mas isso levará um tempo, até lá a Nokia vai vender o quê ?
      Quem vai arriscar comprar um smart nokia sabendo que ficará “micado” e sem atualizações ?
      Teria sido mais sensato divulgar o acordo com algum aparelho em mãos.
      Se é verdade que os chineses lançam aparelhos mais rápido do que a Nokia leva para criar uma apresentação no PPT, então vão ter que se superar, o que pode ser bom ou ruim com um aparelho mal acabado.
      Ou seja, a sangria na Nokia continua…

      • RodKenobi

        @hamacker, de fato sou otimista 😉 Mas não sem motivo. Pode dar errado? Claro, pô. Mas tem potencial aí.

        A Nokia é ENORME e tem a presença nos mercados (tirando nos EUA) que a Microsoft precisa pra fazer o WP7 gerar massa crítica para poder sobreviver como ecossistema. As vendas do Symbian vão diminuir? Vão. Mas a Nokia pode aguentar o tranco até lá. Não imagino que eles terão o problema da Palm, que ficou sem grana, pelo menos não tão cedo. E achei o WP7 interessante desde a sua apresentação.

        Vamos ver se vai dar certo. Torço pra que dê. Um terceiro player no mercado de smartphones vai ser bom pra todo mundo. Não me vejo trocando o iPhone pela bagunça fragmentada que é o mundo Android, mas um Nokia rodando um WP7 mais maduro…. Pode ser. Só isso 😉

        • @RodKenobi,

          Sei não.
          Ví algumas materias em inglês e os filandeses estão acreditando que até mesmo a sede da Nokia vai para os EUA. As pessoas estão dizendo lá fora que a Nokia passou de mãos, isto é, o CEO da Nokia é um rei vassalo da Microsoft.

          Por essa razão a Nokia não quebra, a MS vai bancar esse período de entressafra.

          • RodKenobi

            @hamacker, Uma empresa do tamanho da Nokia não quebra da noite pro dia. Eles vêm sendo muito bem sucedidos financeiramente até agora, até outro dia tinham a liderança mundial até mesmo entre os smartphones.

            E tem mais, eles gastam uma fábula com P&D: http://digimoe.com/nokia%E2%80%99s-rd-budget-waaaaay-bigger-than-competition/6217/ (a comparação em especial com a Apple é reveladora)

            A maior parte dessa grana basicamente jogada fora, já que ia pra desenvolver o Symbian e o Meego. Vão poder diminuir muito esse orçamento. A Nokia é um gigante, mas um gigante ineficiente. Vamos comparar alguns dados:

            Nokia: Receita – € 42 bi; Lucro: € 2 bi
            Microsoft: Receita – $ 62 bi; Lucro: $ 24 bi
            Apple: Receita – $ 65 bi; Lucro: $ 14 bi
            HTC: Receita – $ 9,5 bi; Lucro: $ 1,5 bi

            O WP7, se esse papo todo der certo, claro, vai servir pra tirar boa parte do peso da pesquisa da Nokia, e ela vai poder se concentrar no que faz melhor: hardware. E pode ter certeza, muita gente na Finlândia vai perder o emprego. A empresa gasta demais, e pior, gasta de forma ineficiente. O Elop já disse que pretende mudar isso, e de fato, precisa mudar mesmo. Veremos.

            Enquanto isso, já disseram que os engenheiros já vêm trabalhando nisso faz tempo, e soltaram um mock-up bastante interessante: http://www.engadget.com/2011/02/11/exclusive-nokias-windows-phone-7-concept-revealed/

            Torço pra que dê certo. Gosto da Nokia, já tive vários aparelhos. E torço pelo WP7, por ele ser interessante e pra podermos ter um terceiro concorrente de peso no mercado de smartphones. Vai ser bom pra todos.

          • @RodKenobi,

            Sei não, essa estratégia me lembra muito a finada Palm que como resposta ao baixo desempenho removeu seu P&D e passou a usar Windows Mobile, na ocasião ela tinha o prometido WebOS. Muitas similaridades. Para a Microsoft, se uma parceria não der certo, foi prejuízo como qualquer outro, mas para a empresa como foi o caso da Palm foi a derrocada. Se WP7 realmente não reverter a situação da Nokia, já era, talvez não seja a falência, mas a remoção da marca Nokia como sinal de prestigio.

            Não desejo o mal a Nokia, mas não tem como ficar calado num desastre desses, eu até esperava que ela adotasse WP7 ou Android(pouco provável e eu ja tinha dito isso), mas sem abrir mão do P&D, Symbiam, Smealgol (trocadilho proposital) e QT. Será que essa ação não previu que agora quem vai querer um smartfone Nokia vai esperar por um com WP7 e que os atuais – portanto – irão encalhar ?

            A menos que a jogada com a MS inclua este cenário. Por isso que disse, parece que a Nokia tá passando de mãos.

            Ela está depositando todos os ovos numa única jogada, pode até dar certo, mas o risco não valeria a pena.

          • RodKenobi

            @RodKenobi,

            Olha…. De fato, tem algumas similaridades, mas também grandes diferenças. A Palm nunca foi nenhuma gigante como é a Nokia. E o seu gasto com P&D nunca chegou ao absurdo que é o atual da Nokia. Fiquei pasmo com aquele gráfico. Gastaram os tubos pra chegar com o Symbian capenga e o ainda etéreo MeeGo. Eles não falara que vão abrir mão da P&D, e sim que vão diminuí-la. O que teriam que fazer de qualquer forma.

            Do ponto de vista da Nokia, realmente não é o ideal. Melhor mesmo seria se pudessem continuar independentes. Repare que eles não mataram completamente o MeeGo. Talvez estejam mantendo isso como barco salva-vidas caso o WP7 não dê certo pra eles. Ou se os teoristas de conspiração estão certos e a Microsoft comprou a Nokia por 0 bilhões, estão usando essa esperança do MeeGo como token pra disfarçar a dominação total 😀

            Se der errado, de fato você está certo. Vão deixar de ser a marca de prestígio que são hoje. Com sorte escapam da falência e viram uma HTC ou Motorola da vida.

  • Se essa fusão fosse acontecer de forma rápida, seria ótimo, atualmente to em dúvida entre um Miestone 2(Android, já tive versões anteriores, é bom, mas não me agradou) e o HTC HD7 (A novidade do WP7) tendendo mais pro lado do HD7.
    No mais, eu acho que essa parceria vai pra brigar em duas frentes distintas. Uma é contra Google/Apple na questão de um smart mais “divertido” e outra é contra a RIM, no segmento empresarial, com a bagagem da MS. Se essa parceria cumprir o que promete, que é um ecosistema com o mínimo de fragmentação, e com um excelente hardware, tem tudo pra dar muito certo. Mas, como CEO da Nokia, eu iria manter o Symbian próximo, caso as coisas não sejam como esperado.

  • kakaroto_BR

    Poxa, meego e Qt se fud****? Bem, acho que não vão deixar saudades.

    • Mosnji

      @kakaroto_BR,
      Qt é um framework muito bom pra desenvolvimento, e “cross-plataform” de verdade.
      SE (maiúsculo mesmo, pra enfatizar) utilizado conforme manda o figurino, é possível compilar o mesmo código no Windows E no Linux. Sério.

      A associação da Nokia com a Microsoft já está balançando a árvore de desenvolvedores que contribuiem e utilizam Qt. Um dos afetados é a própria Canonical (aquela, do Ubuntu) que estava começando a adotar na sua distro Linux sistemas baseados em Qt. Com a Microsoft por perto, a coisa muda de figura.

      O Qt com certeza deixa saudades, se morrer.
      Meego e Symbian, esses podem ir para a vala.

      • kakaroto_BR

        @Mosnji, desculpa se me expressei mal, eu acho o Qt maravilhoso, tanto é que trabalho com ele e seis as qualidades, atualmente estamos desenvolvendo um sistema muito complexo em C++ e o Qt foi a escolha. Só queria dizer que não vão deixar saudades com relação ao desenvolvimento de apps pra smartphones, pois eu acho que não tem por aí muitos desenvolvedores Qt voltados para esse mercado, mas posso estar enganado.

  • Marcelo13

    A ação da Nokia registrava queda de 10% nos primeiros minutos da sessão desta sexta-feira (11) da Bolsa de Helsinque, após o anúncio da nova estratégia com a Microsoft.

    É o inicio do fim.

    • kakaroto_BR

      @Marcelo13, também, a MS comprou a Nokia por 0 dólares, vc quer o q?

      • ThiagoTietze

        @kakaroto_BR,
        Poisé… Eu compraria ações da Nokia agora, sem medo algum…

    • @Marcelo13, Essa queda nas ações não é nada apocalíptico, vem mais da incerteza com o futuro da empresa do que acharem que vai dar errado

    • fazedordesite

      @Marcelo13, as da Apple caíram ainda mais quando anunciou o iPod, iPhone e iPad, ou seja, queda nas ações quer dizer apenas insegurança por mudanças por parte de acionistas e não reflete em nada a qualidade e/ou sucesso de um produto.

  • Leônidas

    Achei o melhor a ser feito também. Tem muita empresa fabricando Adnroids, e a Nokia pode se destacar mais com o WP7.

    PS: Ri kct do cargo do Steve Ballmer

  • tungah

    Onde foi que eu já ouvi essa musiquinha de fundo do vídeo?
    Hm… *coça a cabeça*

  • Saint-Clair Stockler

    Andei lendo (inclusive em comunicados conjuntos da Nokia/Microsoft, e no site da Nokia) que a prioridade imediata – tá, sei que isso soa redundante – é o mercado profissional. Tanto que eles vão começar as mudanças pelos aparelhos da Série E. Acho que fazem muito bem. A Microsoft tem ferramentas incríveis que farão as delícias desse mercado. Aliás, hoje mesmo, quem desejar já pode começar a usar algumas ferramentas da Microsoft integradas aos seus smartphones SYMBIAN (isso mesmo, nem precisa esperar o Nokia Windows Phone).

    Pelo que entendi, não há a menor chance de um smartphone com Nokia Windows Phone este ano. Só em 2011. É aí que me sinto meio receoso. Será que dá pra esperar ainda mais, com o Android e a Apple soltos por aí? Enfim: não é uma questão de se querer ou não esperar, não há outro jeito. A Microsoft e a Nokia não vão aparecer de um dia pro outro com um smartphone com NWP só porque queremos. É como já disseram: melhor esperar um ano (produtivo) do que continuar o atraso sem perspectivas que existe desde 2007.

    Estou muito expectante. Acho que a Microsoft e a Nokia têm um big desafio pela frente, mas também acho que ambas as empresas têm dinheiro, talento e know how para revolucionar esse mercado (assim como a Apple fez em 2007).

    E nunca é demais lembrar: mesmo aqueles que não gostam do Windows Phone e que acham que iOS/Android são melhores opções têm muito a ganhar, porque nem a Apple nem o Google vão ficar de braços cruzados, assistindo a MicroNokia correr atrás do prejuízo. Concorrência é bom pra TODO mundo.

    P.s.: E para quem só vê o lado ruim da parceria, para as Cassandras que só profetizam choro e ranger de dentes, apenas digo uma coisa: pensem num smartphone com integração à melhor e maior suíte Office que o mundo já viu. Só digo isso – precisa dizer mais? Eu torço muito a favor, porque torcer contra é fácil demais.

    • @Saint-Clair Stockler, realmente não daria para prever um Nokia Win ainda em 2011: ambas as empresas têm de combinar um hardware minimamente compatível com os recursos que seriam mais utilizados pelos consumidores e na faixa de preços mais adequada para tal público. Mas não duvido que a Nokia-Microsoft deseje fazer algum anúncio oficial sobre futuros aparelhos (2012) palpáveis só lá para o verão (julho é inverno aqui, eu sei) das macieiras de Cupertino. 😎

      • Saint-Clair Stockler

        @Emanuel Laguna, verdade. Elas têm de manter um certo nível de curiosidade no público a respeito da parceria, né? E principalmente do RESULTADO da parceira (= aparelhos) 😀

      • @Emanuel Laguna, quem sabe com um pouco de esforço no natal 2011 😀

        • @rodrigofante, ainda acredito em Papai Noel pois ele realmente existiu… Já sobre aquele zumbi cristão, tenho minhas dúvidas e prefiro nem comentar, embora em 2012 possa haver ovos de Páscoa rechados com o Windows da Nokia. 😉

  • Leo Carvalho

    “O hardware da Nokia salvo exceções sempre foi confiável, sempre foi pé-de-boi. Mais Nokias atropelados voltaram à vida que qualquer outro aparelho.[citation needed, mas [email protected]$&-se]”
    Tenho um 6820 comprado no lançamento que depois de anos de abuso ainda funciona 95% (só agora o display começou a fraquejar e as teclas 2, 5 e 8 do tecl externo morreram), fora isso, bateria carregada em 1h e durando 3 ou mais dias em stand-by.

    Imagina um hardware com esse grau de confiabilidade/tempo de vida aliado a um SO que será costurado sob medida no decorrer do desenvolvimento dessa aliança, e como já está no texto, agregando os pontos fortes (que são realmente fortes) da plataforma da Nokia… Acho que ainda aguentarei mais um tempo com meu N73 antes de pensar num novo smartphone.
    Estava considerando algum dos novos da Nokia ou algum android, mas acho que definitivamente vai valer a espera.

    PS: “PNC-C (não pergunte)” E eis que me veio à mente uma descrição bem pertinente pra sigla… mas deixa pra lá que isso é um site de família…

  • anedox

    Fascinante essa notícia da Bolsa de Helsinqui – uma das mais importantes da Europa. Eu acho que deveríamos tomar uma posição mais séria e divulgar (Wikileaks?) os acordos secretos entre a Nokia e a MS que só põe mais lenha na fogueira do mercado dos smartphones. Eu pediria ajuda ao Julian Assange (se não o mataram ainda).

    • kakaroto_BR

      @anedox, acho q não tem nada de secreto, o CEO da Nokia era funcionário da MS.

    • ThiagoTietze

      @anedox,
      Negativei primeiro… Pra depois ler…
      Será que mudar o teu nick não resolveria?

  • lblima.net

    Já era esperado, gosto muito do WP7 da HTC, mas quando sair o Nokia, mudo sem medo.

  • acmo.ma

    Acho que a Nokia deu um tiro no pé. Vai abandonar o Symbian (que já é passado, mas ainda tem um user base grande) e o Meego (que poderia ser um grande concorrente do Android, só que bem mais “Open Source”) para ser somente uma HTC ou Samsung da vida. Quem sai ganhando dessa parceria é somente a Microsoft – as ações da Nokia já caíram mais de 10%. Sempre gostei da Nokia, mas acho que meu N900 vai ser o meu último celular dessa marca.

    R.I.P. Nokia

  • bilpereira

    Crianças,

    estamos vendo história acontecendo! E não estou falando do Egito…

    Hoje tem o potencial de ser lembrado como o dia que a Nokia voltou a ser 1a. e o Windows Phone 7 se tornou um big player!

    E que venham os tablets Nokia+Windows!!!!!!!11one

  • JP

    Quantos insetos foram necessários pra essa rasgação de sede quilométrica? Espero que eles se recuperem a tempo do lançamento de algum aparelho fruto dessa parceria.

    Deixando de lado o mar de rosas pintado no post, como pode a Nokia anunciar uma parceria e ficar só nisso? O mercado, bem como os consumidores, espera novidades pra consumo imediato ou no máximo no fim do próximo semestre a tempo do período de festas. Ficar cozinhando em banho maria os possíveis compradores não dá. Nisso a Apple deita e rola com próximo iPhone e a Google prolifera ainda seu exército de robozinhos fidelizando ainda mais seus clientes e atiçando os novos compradores.

    (Será que essa demora é pra Microsoft colocar um copiar\colar no sistema ou pra Nokia decidir quais serão os próximos nomes a serem reutilizados?)

    Smartphone é um bichinho caro e seu público é mais exigente. A pergunta é: quem vai comprar um Symbian com o anúncio do seu fim? Parte dos consumidores vão pular fora, pois sequer foi anunciada uma possível atualização do SO nos modelos recentes, como o N8.

    Torço pra essa parceria funcionar. Mas isso não muda o amadorismo das duas ao anunciar uma parceria sem anunciar nada na prática. O mercado está muito competitivo pra essas duas se darem a esse luxo. O mundo e eu, tirando o MeioBit, esperávamos uma resposta, mas parece que acabaram de fazer esse último PowerPoint e não tiveram muito tempo disponível pra bolar uma.

    • JP

      @JP, Ahhh, antes que venham vou esclarecer: eu esperava da Nokia um plano geral de como essas parceria funcionará. Ficar de conversa fiada e blá-blá-blá já é feito com o Meego e o próximo Symbian que teoricamente iria desbancar iOS e companhia. Um simples cronograma já bastaria. A não ser que Nokia acredite que o mundo irá esperar seus incríveis lançamentos pra sabe-se lá quando.

    • @JP, realmente é um bom ponto a ser discutido: embora a parceria seja uma ótima notícia aos fãs da Nokia e aos developers da Microsoft, a única coisa concreta é ver os smartphones da Nokia perdendo qualquer esperteza no mercado AGORA. As ações da Nokia tem sim boa razão para a queda, quem não poderia especular uma queda nas vendas dos aparelhos com Symbian?
      😕
      Mesmo que os preços dos Nokia acima de 200 reais caiam, boa parte dos consumidores que querem um telefone esperto este ano só terão como opções a Amora Silvestre canadense, o EuTelefono de Cupertinho ou algum Andróide com os Óculos mais recentemente ajustados àqueles que não vêem a fragmentação.

    • @JP, Mas eles fizeram a parceria agora, como eles anunciariam um smartphone se nem devem ter começado a trabalhar no WP7 ainda? Iriam deixar em segredo até ter o que mostrar e continuar perdendo sua imagem diante do público que já vê o Symbian como algo ultrapassado?

      • JP

        @glhpimenta, Não é de hoje que a Nokia vem atrás de um substituto pra enterrar o Symbian (Meego) e sua folha de pagamento extensa. Não tenha dúvida que muito antes do lançamento do WP7 a Microsoft já estava cortejando-a pra um acordo. Um ano é tempo suficiente pra se desenvolver um protótipo, ajustar e otimizar o sistema pra algum aparelho já existente ou criar um cronograma pro consumidor fiel da marca. Anunciar somente a parceria irá acelerar ainda mais a rejeição ao Symbian e seus smartphones.

        – – – –

        Dizem por aí que a Google disse não a Nokia e nisso a Microsoft acabou por sendo a escolhida. Claro que pode ser fofoca da oposição, mas ao ver a declaração que o WP7 poderá ser modificado até o esqueleto pela Nokia mostra a clara necessidade de marketshare pro Windows Phone 7 dado a baixa receptividade do sistema em suas vendas. Promessa de um sistema uniforme indo pro ralo?

    • lblima.net

      @JP, É, essas duas gigantes deviam contratar consultores melhores ou talvez você. É incrível como quem está de fora acha que é fácil tomar decisões. Depois da decisão tomada é fácil demais criticar e dizer eu já sabia.

      Qualquer que fosse a decisão da Nokia (Android, WebOS, WP7, etc) eles não teriam como mostrar nada agora. O fato de anunciarem a parceria não é uma decisão para nós, é para os investidores que estavam com receio da crescente perda de mercado por parte da Nokia e pela desconfiança do futuro do WP7.

      • JP

        @lblima.net, Esse seu ponto é interessante, Sr.Net. Quem está de fora de fato vê muito melhor o cenário. Quem está dentro vê aquilo que quer. A Nokia se arrastou pra lama por que quis. O mundo sabia que cedo ou tarde teria que mudar os rumos. Dito e feito, mas feito meio tarde.

        Estamos agora na febre do Tablet; a do smartphone já passou. E sim, é fácil fazer quando se tem dinheito e visão/foco. Dinheiro mal direcionado não vira em nada. Se o Windows Phone 7 fosse a oitava maravilha como pintam ele se auto-venderia.

        Encero aqui e caso precisem de minha consultoria estou a disposição de sábado a domingo. Garanto não ser nenhum fanático usuário sulfixos tipo iAlguma-coisa ou Alguma-coisa.net.

        • lblima.net

          @JP, Infelizmente o fato de ser bom não é garantia de venda, vide WebOS.

  • Diniz

    Pode ser que seja uma boa jogada para a Nokia investir no WP7.

    Pode ser que o WP7 repita o sucesso dos Windows Mobile anteriores.

    Pode ser… pode ser…

    Pessoalmente eu sou um dos que torciam para que a Nokia investisse no Android. Nunca me empolguei com o WP7 ( pode ser que isso mude).

    O triste é saber que essa decisão foi tomada não por qualidades técnicas ou interesses dos compradores, mas por pressão das operadoras que ACHAM que são responsáveis ( ou ainda querem ser) pela experiência do usuário com o seu celular. Algo que comparo como que a UOL e a Velox ( exemplo) quisessem ser responsáveis pela minha experiência de uso com o meu Navegador ou mesmo meu S.O.

    Bem, vamos ver o que vem por aí.

  • kakaroto_BR

    Um ponto positivo que vejo pode ser a popularização de smartphones, vamos ver no que dá.

  • Jlsiq

    Bom eu comprei um N8 e já usei o android 2.2 em um LG optimus one. Não vi essa coisa toda que dizem por ai do symbian, gostei dele, o S60 (N85)era um lixo, mas esse ^3 é muito bom. Do android, mas do mesmo pra mim, de repente mais app que facilite a vida de alguém. Com essa noticia eu não fiquei chateado não, usarei meu N8 por um bom tempo ainda e quem sabe dá tempo pra NOKIA e a MS criarem algo realmente bom que valha muito a pena sair do N8.

    • anedox

      @Jlsiq, respeito seu comentário, mas por que não compra um iPhone por R$ 82,34 num leilão que o MB está anunciando aí em cima?

      • ThiagoTietze

        @anedox, Que tipo de Droga tu usas?

        • anedox

          @ThiagoTietze, não acho que seja droga. Para celular uso um flip simples da Samsung de R$ 99 (só telefone) e navego com o iPod Touch 4 que tem câmera. Solução BBB: bom, bonito e barato.

      • Jlsiq

        @anedox, Não quero o IPHONE 4. até cogitei sua compra mas preferi a câmera de 12 MP do N8. Fantástica.

  • Quem comprou um Smart Nokia deve estar muito contente 🙂
    Agora quem ainda não comprou, dificilmente comprará, tem que tá muito barato a ponto de concorrer com os aparelhos dumbo.

  • Vi muita gente dizendo que “nunca mais compra celular da Nokia”, mimimi, etc e tal. Ok, foi uma revelação já esperada e que pode ter quebrado corações de muitos fanboys, mas acho que pode sair muita coisa positiva dessa atitude “uma mão lava a outra”. Sou feliz proprietário de um Nokia 2112 até hoje. Só tive que trocar a bateria 1 vez em mais de 5 anos de uso e o aparelho continua firme e forte. Gosto da Nokia e desejo sucesso nessa nova empreitada. ( E meu próximo aparelho vai ser Nokia, mesmo rodando Windows. 😉 )

  • portugassis

    Eu ainda não tenho um Smartphone (pelo menos não nos padrões atuais) e por tudo que já li sobre o WP7 tenho boas espectativas quanto a ele,

    Quanto a Nokia, sempre fez celulares parrudos e muito confiaveis já tive vários da Nokia e nenhum deles pifou, usei teve alguns que cheguei a usar por mais de 2 anos. Atualmente tenho um Samsung Star (que é uma porcaria).

    Acho que essa parceria será fantastica para as duas empresas, espero bons celulares vindos dai, e vou me segurar com meu Samsung Fail até que possa comprar um Nokia WP7.

  • Sopravariamesmo

    Bah, a nokia tem boa chance disso dar certo… mas não entendo porque rejeitar o android, poxa…

    Ao meu ver até a microsoft e a apple poderiam largar o so de seu mobile e entrar em uma “nova era” com android rsrs

    Mas que merd# em, eu não entendo porque ter diversidade em SOs, precisamos de diversidade de aplicativos poxa!!!

    Porque eles n fazem um acordo, criam 1 app store global, usam android e dividam o lucro entre as empresas “socias”?

    Esse pessoal só q guspi na careca do consumidor, isso sim… “rsrs”

  • Excelente texto Cardoso. Achei a decisão da Nokia acertada, basta acertarem na estratégia para consolidar o sistema no mercado. Dessa maneira teremos grandes players no mercado fomentando a inovação tanto em termos de hardware quanto de software.

    Agora algo que quero que sai dessa pareceria é um tablet.

  • webmaster

    Do ponto de vista pessoal, é uma boa decisão, vai aumentar a concorrência, obrigar o android/iOS melhorarem etc etc.

    Do ponto de vista profissional, é um puta saco, outra plataforma pra ter que desenvolver aplicativos. É muito mais fácil desenvolver com um ou no máximo 2 sistemas dominando o mercado, do que 3 pra cima, porque aumenta o custo e alcance de desenvolvimento de aplicativos pra estas plataformas. Já basta o android com atualização a cada minuto e o iOS com sua burocracia.

  • A maioria das pessoas compram smartphones por causa de meia, no máximo uma dúzia de aplicativos.

    Então não vejo problema da parceria.

    O problema é: e os celulares? Quando chegam? A quanto?

    Demorar 6 meses pra lançar o 1o celular com WP7 não rola. Nesses 6 meses as pessoas vão ficar com dúvida pq muita gente vai dizer que os Nokias atuais são obsoletos demais e que o futuro é incerto… enfim… as pessoas criam e caem nesses hypes.

  • Saint-Clair Stockler

    Uma coisa que não ficou muito clara pra mim (pra ser franco, ficou BEM nebulosa na minha cabeça) e que gostaria que alguém me esclarecesse: a Nokia vai utilizar a interface atual do Windows Phone 7 ou vai mexer bastante nela, modificando-a para se adequar às necessidades dos seus smartphones (e clientes – leia abaixo)?

    Porque me ocorreu que se a Nokia mantiver a interface atual do WP7 (que eu, particularmente, acho fantástica) ela vai perder muitos dos seus usuários Symbian. Sem preconceito nem e sendo realista: a interface do WP7 é MUITO avançada pra quem está acostumado com o Symbian.

    Agora, se a Nokia pegar essa interface e fizer algo à la Symbian (repetindo: estou falando meramente de aparência), acho que as perspectivas melhoram mais.

  • maiconfaria

    putz grila ! Agora vou ter que me contentar com Motorola ?
    Só de pensar em usar algo da MS que não seja mouse e teclado fico com calafrios ! Maldita Motorola, ele fazem quase tudo muito bem, mas o que fazem mal… fazem com vontade !”

  • tiagodami

    Houve uma época em quê:
    “O que não tem remédio… como não posso ficar sem telefone, e por telefone entendam algo decente com Symbian pelo menos,” – Carlos Cardoso em : http://www.contraditorium.com/2005/09/15/cabecao-na-area/

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis