Digital Drops Blog de Brinquedo

O atraso do PS3

Por em 27 de fevereiro de 2006
emArtigo Hardware Indústria
Mais textos de:

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Kioshi, não apenas isso. Os jogos para PS3 podem estar atrasados também e o motivo é justamente o multi-threading, que é uma programação mais complexa e com mais chances de erros que a programação regular.

    Hoje em dia, o paralelismo em um processador é falso. Não existe. Mesmo o pipeline de execução é para simular e melhorar o processamento, mas isso fica a cargo dos compiladores e processadores.

    Mas isolar processos e threads num programa é muito complicado. Por exemplo, os programadores devem estar atentos a cada estado do programa e muitas vezes escrever manualmente quando fazer o som aguardar 1 milésimo de segundo estando atentos ao estado no núcleo de vídeo, que deve estar sincronizado com o de som. Não existe ainda forma simples de escrever código assim.

    Mesmo uma aplicação simples, ao ser otimizada para 2 processadores dará o dobro da dor de cabeça. E foi exatamente o que você disse, ainda há muita teoria sobre o assunto, mas não existem Patterns sólidos sobre qual a melhor forma de executar determinada tarefa.

    O paradigma é novo e talvez o atraso venha justamente da necessidade de treinamento e amadurecimento da tecnologia.

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Oops, é Falcon! hahehehehe. O kioshi escreve tanto sobre jogo e é tão fanático por PS3 que achei automaticamente que o post era dele.

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Opa Moardib! Sem problemas…

    É justamente isso que vc falou: a complexidade cresce exponencialmente com a necessidade de dividir o código dos programas em threads separadas. Da mesma forma que não existe maneira fácil de escrever esse tipo de código hoje, também não existe uma tecnologia para transformar esse código em binários que trabalhem com paralelismo heterogêneo. Assim o desenvolvimento de jogos poderosos para o PS3 exige que muita tecnologia seja desenvolvida para que seja possível.

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    alex

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    O problema eh q nem o hardware do ps3 funciona direito (o leitor de Blu-ray apresenta problemas na qualidade)
    Eu trabalho na Sony, Hamamatsu, sei do que falo

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Esse possível atraso no PS3 vai dar uma boa vantagem à Microsoft com seu XBox360, que já está no mercado, mas que não tem feito muito barulho. O Cell realmente é um processador incrível e um sonho de consumo para nós, e quando os jogos e outras aplicações feitas para ele estiverem prontas creio que ele poderá superar muito os outros aparelhos concorrentes, como o XBox360. Porém, a Sony vai ter q cumprir a sua palavra e oferecer mesmo um “centro de entretenimento para o lar” ao invés de apenas um videogame, pois o console da MS está no mercado (embora para nós brasileiros isso não faça muita diferença, pois o preço do XBox360 está em ridiculos R$2.490,00. Com essa grana eu faço coisas mais interessantes…). Esperamos que o PS3 seja um sucesso assim como foram seus antecessores!

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Se se queixam do preço da 360, esperem pelo da P$3…!!!!!

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    porque não sai logo este ps3