Unity e Light: as novidades do Ubuntu para hardware pequeno

Algumas semanas após o lançamento do Ubuntu 10.04 LTS, codinome “Lucid Lynx”, os trabalhos para a próxima, 10.10, “Maverick Meerkat”, já estão a todo vapor. Já vimos a criação do menu global para a Netbook Edition do sistema, e agora, novamente trazidas por Mark Shuttleworth, temos novidades sobre Unity e Light.

Unity é, nas palavras de Shuttleworth, uma “nova experiência de desktop”. Criado a partir de detalhados estudos de interface, faz uso mais inteligente do padrão de telas atual, widescreen, e provê soluções inteligentes para melhor uso do espaço disponível, especialmente em netbooks, onde as telas são bem reduzidas, com no máximo 10″.

No Unity, a barra inferior presente hoje no Ubuntu foi movida para a esquerda, ganhou botões maiores próprios para uso com os dedos, e contendo programas mais usados no dia-a-dia. Combinado com o menu global, o ganho de área visual vertical é, segundo a Canonical, grande.

Mockup do Unity.

Mockup do Unity.

Uma versão de desenvolvimento do Unity já está disponível.

A grande novidade da versão 10.10, porém, promete ser o Ubuntu Light. Criado com base no Unity, e tendo no tempo de boot seu principal destaque, trata-se de uma versão peso-pena do sistema com foco em navegação, e para ser instalado em dual boot com “sistemas maiores”. Essa versão assemelha-se àquelas que alguns fabricantes, como a Asus, inserem em seus produtos.

No caso do Ubuntu Light, conseguiram subir o sistema e abrir o navegador, já funcional, em 7 (sete) segundos num Dell Mini 10v com SSD. É uma versão bem limitada, com gerenciamento de arquivos incompleto, e destinada quase que exclusivamente a navegação, ótima para quando esquecemos de mandar/ver um e-mail, e temos que ligar a máquina só para isso. O mais legal é que, além de útil e funcional, o Ubuntu Light está ficando bonitão:

Ubuntu Light.

Ubuntu Light.

Inicialmente, o Ubuntu Light será destinado a fabricantes, no regime OEM, sem versão pública para download no site do Ubuntu. Isso será feito para assegurar velocidade máxima de boot em hardware homologado/padronizado. Futuramente, espera-se versões para desktop do Light.

A Canonical pretende levar o ambiente Unity para a Netbook Edition também, com alguns incrementos como suporte maior à adição/remoção de aplicativos, e também a gerenciamento de arquivos. Para aproveitar melhor as capacidades dos netbooks enquanto o Ubuntu é seu sistema principal, desenvolveram uma nova interface, batizada de Dash:

Unity Dash.

Unity Dash.

Shuttleworth ainda comenta, no post, sobre a integração dessas novidades ao ambiente Gnome, inclusive o Gnome 3, bem como FreeDesktop e KDE. Novos desafios, que parecem estar sendo bem resolvidos.

Não seria nada mal ter um Linux ultra rápido em dual boot em nossas máquinas, não?

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples