Finja surpresa: os primeiros smartphones com leitor de digitais na tela são da China

smartphone-fingerprint-scanner-display

Não é de hoje que ouvimos falar de empresas estudando introduzir smartphones com o leitor de impressões digitais posicionado sob o display, de modo tanto a poupar espaço como para apresentar um design mais limpo. A Samsung por exemplo gastou muito com P&D de modo a introduzir o recurso no Galaxy Note8, mas não conseguiu. A Apple, por sua vez abriu mão do componente em prol do Face ID no iPhone X, uma solução mais instável mas não era desejo da maçã deslocar o leitor para a parte de trás, e os resultados de telas com o componente embutido não agradaram.

Dizem que os primeiros modelos de teste de smartphones com o sensor biométrico sob a tela sofriam de distorções cromáticas severas, ao ponto de o componente ficar bastante destacado e isso teria levado Apple e Samsung a desistirem, esta última temporariamente. Porém os chineses, sempre eles acreditam que é possível tornar o recurso viável e estão estudando intensamente em meios de implementá-lo de forma orgânica e satisfatória em novos modelos.

A primeira a apresentar um modelo funcional foi a Vivo (não a operadora) durante a CES 2018, o chamado X20 Plus UD foi uma colaboração entre a fabricante e a Synaptics, uma empresa norte-americana especializada em sensores biométricos. Elas desenvolveram em conjunto um novo tipo de sensor que funciona preenchendo os vãos em uma tela OLED e tão somente, não é possível utilizá-lo com um LCD por conta da exigência de backlight. O resultado pode ser visto no vídeo abaixo e de acordo com as informações coletadas da parceria da Synaptics com a Samsung, a tecnologia melhorou muito nos últimos meses:


The Verge — Vivo on-screen fingerprint sensor hands-on

O X20 Plus UD foi lançado no fim de janeiro apenas na China, por um valor equivalente a R$ 1.869,00 e por enquanto não possui concorrentes diretos, mas a também chinesa DOOGEE já está preparando um smartphone similar: chamado de “DOOGEE V”, o protótipo que já andou vazando aqui e ali surgiu em um vídeo recente demonstrando sua capacidade de reconhecer digitais através da tela, porém o reconhecimento é um pouco mais lento do que o visto no concorrente da Vivo.

Por se tratar de um aparente vazamento de um produto ainda em fase de desenvolvimento, é possível que o “DOOGEE V” demore um pouco mais a chegar às lojas chinesas mas não muito mais, até para não perder o mercado para a Vivo ou permitir que outras companhias chinesas passem na sua frente; é bem provável que Xiaomi, Huawei e outras também estejam de olho na biometria sob o display.


AndroidHits — Leak Video: DOOGEE smartphone with in-screen fingerprint scanner

E a Samsung, onde entra nessa história? Sabe-se que a parceria com a Synaptics previu inicialmente que o leitor de impressões digitais seria introduzido sob a tela no Galaxy Note8, e depois da mudança de planos rumores apontavam para seu lançamento no Galaxy S9, mas a verdade é que a companhia sul-coreana anda um tanto cautelosa quanto a apresentar a novidade. Porém, visto que a parceira apresentou um bom resultado com o smartphone da Vivo e levando um conta uma recente patente que vazou, tudo leva a crer que o Galaxy Note9 será o primeiro smartphone de alcance global a contar com um sensor biométrico no display.

Se o reconhecimento das digitais for tão preciso quanto o é através do componente tradicional, a Samsung poderá abrir caminho para novos smartphones com o feature e uma consequente maior adoção do OLED como tecnologia de tela em smartphones, já que o LCD não é capaz de fazer o truque funcionar. Aguardemos.

Fontes: The Verge, Phone Arena e Android Hits.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples