Nintendo Switch — o console com as vendas mais rápidas da história (dos EUA)

Laguna_Nintendo_Switch_box_Mario_Odyssey_peq

Para desespero dos haters de plantão, o Nintendo Switch não pode ser mais considerado modinha. Sim, o console híbrido veio para ficar.

E nem podemos mais acusar a Big N de fazer marketing de escassez no mais recente console, pois o Switch é um verdadeiro sucesso de vendas. E tem quebrado diversos recordes. O finado Wii que o diga.

Em dez meses de vendas, do dia 03 de março a 31 de dezembro, o Nintendo Switch conseguiu uma base instalada de 4,8 milhões de unidades nos Estados Unidos. O recordista anterior era o Wii, lançado em novembro de 2006, que conseguiu chegar a “somente” 4,05 milhões de unidades vendidas até setembro de 2007 naquele país. Em terceiro está o PlayStation 4, que vendeu 3,95 milhões de consoles nos primeiros dez meses de vendas nos EUA. O recente console da Nintendo quase chegou ao meio milhão de unidades vendidas por mês nos EUA e tal média representa uma porção bem significativa da produção mundial de tal aparelho.

O tio Laguna especula que somente em dezembro o Switch tenha vendido mais de 1,4 milhão de unidades nos EUA. E é bom lembrar que a Cyber Monday 2017 foi contabilizada com o mês de dezembro pelo NPD Group.

A culpa, além do belo marketing, foi dos jogos: com dez meses de vendas o Nintendo Switch possui em sua biblioteca pelo menos dois dos melhores jogos de 2017 entre os 300 títulos já lançados. E grandes editoras como Electronic Arts, Activision, Ubisoft, Capcom, SEGA, Take-Two e Bethesda prometem publicar ainda mais jogos AAA em 2018. O tio Laguna já fica satisfeito com a trilogia Bayonetta. 😍

Com relação à taxa de aquisição de jogos, nos EUA o título de maior sucesso é, claro, o Super Mario Odyssey, com attach rate de mais de 60%. The Legend of Zelda: Breath of the Wild vem logo a seguir com 55% e Mario Kart 8 Deluxe fecha o top 3 tendo sido adquirido por metade da base instalada do Nintendo Switch nos Estados Unidos. Splatoon 2 está perto de chegar ao milhão de cópias apenas naquele país. Aparentemente a nova IP ARMS não agradou tanto nos números.

No começo de novembro o Switch havia atingido uma base instalada mundial de dez milhões de consoles e o presidente da Nintendo Tatsumi Kimishima quer terminar o ano fiscal com 20 milhões de consoles vendidos. Parece possível.

Fonte: Business Wire via Gematsu.

Leia também:

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar
  • Kheiron

    Mas ta falindo ….

    Zuera, nem tem mais graça zoar os haters.

    Acho que agora com essa boa base de hardware instalada, pode ser que bons jogos cheguem ao console. Problema é que, levando em conta o tempo de desenvolvimento de um game. Vai ser complicado ter muitos jogos para ele. Acredito que muitos vão ser portados e não terá tantos jogos exclusivos além dos da própria Nintendo, mas vamos ver o que se sucede até o “fim” da vida util do console.

    • Inquisidor

      em 2013 saiu uma materia explicando que se a nintendo parasse de ter lucro la em 2013, ela viveria até 2060 só com a gordura bancaria dela kkkkkkkk, quem estava quase morrendo (2013-2015) era a sony.
      a nintendo e os pc gamer estã ofalindo e desaparecendo desde 1996.

      • Nintendo na sala e STEAM no computador. Pra mim, não precisa mais nada.

    • Tiago Alves

      Mas o switch foi feito justamente pra isso.
      Os consoles portáteis estavam perdendo força no mercado para os celulares.
      Os de mesa, para o Ps4, líder até então, invicto e sem concorrentes direto na geração.
      A Nintendo mesmo inovando (e muita das vezes acertando), sempre foi reconhecida por seus jogos, não pela inovação, de modo que ter 2 consoles para dividir a atenção e desenvolvimento dos jogos acabava prejudicando ou um ou outro console.
      Jogos que a nintendo lançou de 2013 para 2014. Tem 1 ou outro que não foi feito por ela, boa parte foram jogos medianos, e se você parar pra pensar, saíram em 2015 os jogos que não foram lançados em 2014 no outro console (tipo, não teve pokemon pra wiiu em 2014, mas teve em 2015, ou Yoshi que teve pro Wiiu).
      Com apenas um console, a nintendo consegue se dedicar “100%” da produção no seu videogame, isso aumenta a qualidade dos jogos, diminui o tempo de produção, além de aumentar a variedade (se tínhamos dois mario karts por geração [Wiiu e 3DS], hoje em dia podemos ter apenas um).
      https://uploads.disquscdn.com/images/8a34c14ed8044751cedabbf3c95f14a6f2f8b9882160cacfbf00f979f90de979.jpg
      https://uploads.disquscdn.com/images/953a184a1cac8e39b5ac70fa6aa20d1c4dbeb8b84f7a0aabe9f62c082af8edb3.jpg

      • Kheiron

        Mas isso é normal vindo da Nintendo. A minha colocação é sobre as thirdies. Elas não terão muito tempo habil para desenvolver exclusivos para o Switch focando mais em portar jogos existentes.

  • Meganegão

    Nintendo é empresa de ciclos. Fez sua cagada cíclica, agora vem o sucesso.

    • Apple também, IBM também. Vamos ver se Microsoft consegue se reerguer e voltar a ter um ciclo bom redominando o mundo. Vamos ver se Google terá ciclo ruim. Vamos ver se Facebook terá ciclo ruim. E Sony, com Walkman, depois máquina fotográfica digital e depois vídeo game, como se sairá.

      A grande maioria não resiste a um ciclo ruim. As que se mantém, muitas vezes não são inovadoras, mantém mais do mesmo. Nintendo se preocupa mais com jogabilidade e inovacão ao invés de só colocar mais potência no vídeogane.

      Se for considerar somente o nicho vídeo jogos da Sony, o conservadorismo dela com o PS não deve dar muitas gerações a mais, a própria TV vai rodar FIFA 2020 embarcado, tão bem quanto o PS. Ou ela se reinventa, ou não dura até 2030. Apostaria na Nintendo fabricando videogames ainda em 2030, desde os anos 80, não nos concorrentes dela, acho pouco provável.

      • Meganegão

        A Nintendo arrisca muito quebrar os paradigmas, e grandes riscos trazem grandes retornos, foi o caso do nintendinho, do gameboy, do Wii e do switch. Teve os que fracassaram, virtual boy e Wii u (não tanto quanto o anterior). A Nintendo foge bastante do “vamos lançar a mesma coisa, só que melhor”.

        • Gertrudes, a Lhama

          “A Nintendo foge bastante do “vamos lançar a mesma coisa, só que melhor”.”

          E o pessoal que não costuma jogar os jogos mais recentes geralmente acredita que por ser a mesma franquia/personagem, é o mesmo jogo. Tá que é o que a maioria das outras empresas faz, mas não se mantém uma franquia por 30 anos assim.

        • Kheiron

          O que você esquece é que ela (Nintendo) modelou esse mercado nos anos 80. Ninguém melhor que ela para dar as cartas como sempre tem dado e os outros sempre correndo atrás.

          • Meganegão

            Foi uma aposta arriscada. Deu certo e os lucros foram enormes. Mas pelo menos no mercado de consoles de mesa tem um tempinho que a Nintendo não dá as cartas, por mais que gostem do dela.

        • Imagina a Nintendo lançando em 2010 O Wii Plus, com maior poder de processamento…. Mais do mesmo com muito mais potência!!!

          Bleh….

      • EmuManíaco

        Nintendo se preocupa em inovar na forma de jogar mas tem zero de inovação em investimento em jogos mais profundos, nao varia suas ips e etc… Gosto do switch mas só pensando em pirataria. Ate la so jogo fisico pra poder jogar, zerar e revender pelo mesmo preço.

        • Gertrudes, a Lhama

          Jogos mais profundos, tipo o melhor open-world adventure, com liberdade de verdade, o 3D platformer mais aberto e recheado de segredos, um dos shooters mais dinâmicos e noob-friendly, um jogo de luta que realmente faça valer a invenção dos motion controls? E o melhor de tudo… cada um desses dar pra jogar tanto casualmente quando de forma hardcore?

          O que é um jogo mais profundo pra você?

          • EmuManíaco

            Nossa um punchout tosco. Zelda é um otimo jogo bem diferenciado da pobreza padrão dos titulos da nintendo. Mario odissey é ok mas não é nada alem de um reciclado de ideiad de mario galaxy.
            Fora a questão de que quase todos os jogos da nintendo são praticamente indies com custo de produção baixo e preço de AAA.

          • Gertrudes, a Lhama

            ARMS é muito mais que um Punch-Out tosco. Mario Odyssey é um dos jogos mais criativos que já joguei, você já jogou?

            Entendo não gostar dos jogos, afinal nem todo mundo tem o mesmo gosto. Mas esse desdém tá mais parecendo frustração sua.

          • EmuManíaco

            ARMS é exatamente isso um PUNCH-OUT tosco. Mario Odyssey é um jogo fantastico mas ainda assim bebe demais das ideias de mario galaxy. Alias MArio Galaxy 1 e 2 eu considero os melhores jogos do estilo… Ja odyssey é so um requentation. Pelo menos não é ruim igual super mario 3d world.

          • José Carvalho

            Jogos DA NINTENDO, são focados em diversão para toda a gente, do mais novo ao mais velho, às vezes é necessário reciclar conceitos, inovar elementos e criar uma paixão. Mário e Zelda são expoentes máximos dos videogames. Quase tudo o que eu tenho visto no Switch são jogos que eu poderia jogar com o meu filho pequeno, com os meus amigos do trabalho e sozinho no metro indo pro trabalho, discordo serem “quase todos” indie de baixo custo de produção. Concordaria se me dissesse que tem muita softhouse testando o ambiente do switch mais por conta própria do que por incentivo da Nintendo e por isso aparecem títulos de qualidade muito mediana, enquanto Sony e MS investem pesado no lançamento de títulos muito elaborados, e alguns, pouco divertidos…. A Nintendo vende diversão AAA com preço de AAA, que como tudo na vida, tem suas prós e contras…

          • Leandro Martins M

            Verdade.

          • O cara deve VIBRAR com um CoD/BF a cada 6 meses. Um novo jogo de futebol a cada ano.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Li “Liberdade de Verdade”e lembrei do monte Agaat. 🙁

        • Zelda e Mário Odissey não são jogos profundos?? Olha a sofisticação desses jogos, os detalhes impecáveis que pensam, a complexidade de cada desafio, a forma que inovam no jeito de jogar. É jogabilidade e diversão por meses até terminar, vale o que se paga. O que Zelda deixa a dever pra The Witcher que é considerado um jogo profundo!?!?!?

          A plataforma Switch está aí, se uma Rockstar não quer explorar, é só de lamentar, pois não é só potência que faz o jogo ser bom. É a minha opinião.

          • José Carvalho

            Vide a presença do imortal (Skyrim)

          • Artur

            onde o personagem e mudo e assexuado.

            a profundidade do zelda e do mario é a mesma de um tetris, nenhuma.

            ou vc fica pensando no futuro da vida na terra quando joga zelda e mario?

            o que é ser um humano?

            algum deles é uma metáfora da vida?

            pq todas essas perguntas já vi em jogos da concorrência.

            e se eu quero gameplay, tem vários outros jogos na concorrência com foco nisso, mas na nintendo não tem jogos com temáticas adultas, exatamente pq eles focam em todas as idades.

          • Eita!

          • Sua vida deve ser muito triste

          • Leandro Martins M

            Artur Você defecou pelos dedos dizendo que a profundidade de Zelda é igual um tetris. Típico moleque de 11 anos de idade frustrado, burro e seguidor de youtubers asquerosos que só propagam “hate” pela internet.

      • Leandro Martins M

        Detalhe, a Nintendo é a empresa mais rica do japão. os haters estão dizendo desde 1998 que ela vai falir. hAHHAHA Toda vez que ela entra em crise com um console de poucas vendas, os idiotas caem em cima torcendo pela derrota e logo depois vem a nintendo com um sucesso lucrando rios de dinheiro.

  • Marcelo Paz

    Melhor tablet para jogar zelda.

    • Um tablet navega na internet, toca filmes e musicas, passa fotos e lê e-mail. Até roda jogos.

      O Switch não faz nada disso, é muito inferior, se resume a um aparelho limitado a rodar jogos. Que horrível né?????

      • Luiz Lima

        Qualquer “geladeira” hoje faz tudo isso aí que você listou (creio que você tenha usado da ironia rs), não é mais um diferencial no mercado ser capaz de rodar essas funcionalidades, isso valeu lá no início dos anos 2000, quando assistir filmes em DVD no console era realmente um plus, e a Sony foi amplamente beneficiada por isso, enquanto a Nintendo parecia parada no tempo. A versatilidade proposta pelo Switch é outra e está diretamente relacionada à jogatina, às múltiplas maneiras de interagir com os games, coisa que nenhum outro aparelho da indústria oferece, com exceção do VR, que até então é um produto de nicho.

        • Mas ela fez mesmo, o Wii navegava na Internet, até era legal com o Wii Mote, tinha app do Netflix e tudo mais, passava fotos…

          É uma proposta, legal um ecossistema bem completo e entupido de tralhas, Samsung que o diga.

          Mas a NINTENDO, foi pra outro lado, o da jogabilidade. Zero de funções extras. Que maravilha. Já estamos cercados de funções extras pela Apple, Google e outros, nas TVs, setopbox, relógios e afins. O vídeogane voltou a ser pra jogar, otimizado, só vejo vantagem nisso.

          • Ivan

            não é como se fosse tirar poder de processamento ou algo do genero instalar um youtube no aparelho né?

          • É outro mundo ter um sistema fechado, dedicado e otimizado somente a jogos.

          • Ivan

            vai mudar o que? se conseguir me explicar.

        • Ivan

          qual o problema do switch rodar spotify, netflix ou youtube?

          • Luiz Lima

            Nenhum, bem como não faz diferença significativa se não rodar (as vendas que o digam).

          • Ivan

            Nâo é disso que estou falando, e sim do mimimi que ele é console focado em jogo, queria saber o que mudaria se ele tivesse youtube, perderia o que?

          • Meu Wii tem Netflix. Vai sair pra Switch certo. Só esperar. PS: não muda em nada xD

          • Ivan

            é uma ferramenta a mais que o console tem, bem util na verdade.

  • fatalhck

    Por questões de conhecimento msm, primeiro parabéns a Nintendo por corrigir as vacas do Wii U ate eu que não sou tão adepto estou cogitando em comprar um na ida pros states esse ano, agora a pergunta quanto tempo o PS4 levou pra chegar nesse valor, visto que no lançamento lá se estou certo ele bateu 1 milhão em 24h?

    • Nos primeiros dez meses o PS4 vendeu 3,95 milhões de unidades nos EUA. Não, não conseguiu passar o Wii mas quase.

      • fatalhck

        Caraca vlw Laguna, sempre me perguntava, então teve um drop legal nas vendas nos meses seguintes.

        • Wii custava US$ 250 no lançamento e o PS4, US$ 399. Os norte-americanos são bem econômicos: se o negócio custa caro compram menos. Então o PlayStation 4 vendeu muito bem mesmo assim.

  • Jefferson Viana

    Tentei jogar bayonette por 2 horas e desisti daquele jogo, não era pra mim. Não sei se outras devs apoiaram a big n mesmo se for um sucesso de vendas, visto o hardware tão inferior, e o multi limitado. A big N tinha apenas fatal frame que eu queria jogar, nunca me interessei por Zelda, mas confesso que esse novo me chamou muito a atenção

    • EmuManíaco

      Fatal frame? Fique com os 3 originais de ps2/xbox. O de wii/wiiu são pobres demais.

    • brunodmjr

      Se gostou de Skyrim, abraça esse Zelda.

  • EmuManíaco

    O pessoal esquece só de uma coisa. o Switch ta unindo dois publicos em uma mesma plataforma ou seja esta reduzindo sua area de atuação. Com isso vai vender menos do que a soma wii+DS e WiiU+3ds.

    • brunodmjr

      Lembrando que o Switch praticamente já passou o WiiU.

      • EmuManíaco

        sim só que os primeiros anos são sempre os mais fortes em vendas. Ja passou o wiiU, agora so falta quase 75 milhoes de 3ds. Com uma nova geração chegando ano que vem sera que tera folego pra chegar aos noventa milhoes? duvido que chegue aos cinquenta.

        • brunodmjr

          Fica tranquilo que geração nenhuma vai chegar ano que vem. Aposto contigo casadinho no chão se quiser. Podem começar a falar de alguma coisa, mas chegar não chega não.

          E outra: Pokémon nem saiu, Monster Hunter nem saiu tb… Não saiu nem revisão do Switch ainda… Vamos com calma que você tá muito pessimista, porque pelo menos por enquanto, tá faltando Switch pra quem quer.

          • EmuManíaco

            Eu não tô pessimista só estou acostumado a analisar o mercado e acertar. Não ta faltando switch em lugar nenhum do mundo cara nem no japão. Europa voce acha em qualquer loja e ate em supermercado, EUA toda loja de eletronico tem em estoque. Proxima geração vai ser anunciada ano que vem certamente com isso ja esfria as vendas de todos os consoles. Eu na verdade torço pro switch adoro portateis e pra mim esse é o primeiro portatil decente da nintendo desde o GBA.

          • brunodmjr

            Talvez até desacelere, mas acredito que 50 milhões é bem plausível, ainda mais levando-se em conta futuras reduções de preço.

            Sobre faltar, não tá faltando agora então, porque final de outubro a começo de dezembro foi uma bosta. Europa não posso falar, mas nos EUA tava complicado, tanto que tava afetando os estoques do mercado cinza nacional. Tinha loja do paraguai (pelo menos divisa com MS) que tava importando Switch de outras regiões. Aqui em Brasília virou terra sem lei essa época: Switch a preços astronômicos.

            Eu acredito que a próxima geração só vai ser anunciada em 2019, chegando em 2020. PS4 Pro e Xbox One X estão muito recentes, e o próprio mercado não está ansiando por uma nova geração. Fazer jogos se tornou muito caro, com certeza vão querer dar uma milkada nos consoles atuais ainda.

            E você vê o Switch como um concorrente do PS4/Xbox One? Eu vejo ele como uma segunda força, assim como o Wii foi: O segundo console de quem já tem um, ou o console de quem não queria um. Pra mim foi a segunda opção: Vendi meu PS4 e estava feliz com o PC, até surgir o Switch.

          • EmuManíaco

            Paraguai sempre importou consoles de regiões diferentes. Mesmo pq eles importam tudo da china. Só não importam consoles de outras regiões quando eles tem trava.

          • Concordo: a nova geração talvez só comece o marketing em 2019 com lançamento ao final de 2020. Não faz sentido a Sony lançar um PS5 logo agora, por exemplo.

          • Il Padrino

            Acha mesmo que vai sair uma revisao?

          • EmuManíaco

            Todo portatil da nintendo teve revisão. Até pra baratear e impulsionar mais as vendas. Como um portatil esta sempre com a pessoa e não estatico em uma mesa as revisões acabam chamando bem mais atenção.

          • Il Padrino

            É, mas os consoles quetiveram revisão tiveram de tamanho não de capacidade de processamento (o que deixaria milhões de consumidores chupando dedo). Portáteis são outra faixa de preço. Quem tem não se importa em trocar.

          • brunodmjr

            O 3DS teve revisão de capacidade de processamento. O próprio PSP FAT e o Slim tinham diferenças de capacidade de processamento.

          • EmuManíaco

            Heim? Gameboy color tem mais processamento, Gameboy advance tem melhorias de tela, iluminação, DS teve versoes com tela maior e versão mais potente DSI com jogos exclusivos, New 3ds é mais potente e tem conteudo exclusivo.

          • brunodmjr

            Gameboy advance é outro console. 😛

          • EmuManíaco

            gameboy advance SP

          • brunodmjr

            Ah sim.

          • Ivan

            new 3ds só tem um jogo exclusivo e os amiibos.

          • EmuManíaco

            tem mais, alem do virtual consoles de snes e de melhorar a performance de jogos que tem framarate baixo.

          • Ivan

            verdade

          • brunodmjr

            Cara, eu não vejo porque não. Ainda mais se sair revisão do Nvidia Shield (que não tem a algum tempo).

          • Il Padrino

            Sei não… Acho mais fácil lançarem algo mais parecido com um novo aparelho, outro nome, outra campanha, daqui alguns anos, do que deixar toda essa massa de consumidores com a sensação de terem algo defasado (o que, em questão de gráficos, já é uma realidade frente a Microsoft e Sony).

          • brunodmjr

            Mas ai é o seu coração de consumidor falando. New 3DS já faz isso e é realidade. PS4 Pro e Xbox One X também. Desenvolver todo um ecosistema novo, com novos kits de desenvolvimento custa caro.

          • Ivan

            Nintendo sempre faz isso nos portateis, lança uma versão melhorara ainda compativel com a geração passada.

      • Wii Who?

    • Il Padrino

      Essa diferença vai no preço não?

      • EmuManíaco

        não entendi a colocação.

        • Il Padrino

          Mesmo que não venda mais que 3DS+, o preço dele nao levaria a lucrar mais?

          • EmuManíaco

            Cara 3DS é vendido a 200 dolares, um hardware com 12 anos de idade. Switch a 300 com um tegra x de 3 anos o lucro com o 3ds é bem maior certamente.

            O mercado de fã de console portatil hoje gira em media entre mais ou menos 80 milhoes de pessoas mesmo com o advento celulares.

          • Il Padrino

            É, achei q era mais a diferença. Aqui é 330 x 150. De qualquer forma, acho que a fase 3DS já estava dando espaço para os celulares como plataforma móvel

          • EmuManíaco

            150 é o new 2ds o new 3ds é 200

          • Il Padrino

            Sim, 150 2DS XL. O 3DS 130. Já os de 200 são aqueles temáticos.

          • EmuManíaco

            vcs esta confundindo as coisas. 3ds não é mais fabricado. atualmente a nintendo so fabrica o new 2ds e o new 3d xl. e os preços são 150 e 200 dolares.

          • Il Padrino

            Quando falo 3DS estava me referindo a qualquer último aparelho da linha 3D… O New 3D XL tb não fábrica. Apesar de conseguir achar para vender MAIS BARATO que o New 2DS.

          • Ivan

            não o 3ds simples antigo e sim os mais novos o new 3ds e new 3ds xl, se bem que esses novo não sei se tem xl e o normal

          • Il Padrino

            Aqui onde eu moro não.

          • EmuManíaco

            mano é tabelado

        • Il Padrino

          Outra coisa, como estavam as vendas 3DS? Eles nao estavam competindo com celulares? (entao o Switch acaba com essa concorrencia direta)

          • Ivan

            vendas do 3ds estavam caindo, já está a 7 anos no mercado se não me engano, era o fim da vida pra ele, nintendo tinha que lançar algo novo, apenas um console de mesa e mais um portatil não faria sentidfo.

    • Será que com os milhões que ela tem pra pagar analistas e ter uma visão muito mais apurada do mercado do que Nós, será que essa estratégia de unir foi irresponsabilidade ou tendência?

      Pois de fato ela mata parece que prematuramente, um filão que ela própria dominava.

      Loucura e burrice ou visão de mercado?

      • José Carvalho

        Sendo MUITO simplista::::
        Em termos de linha de produção (própria E OU subcontratada):
        Antes tinha N linhas de montagem. Agora pode se concentrar em duas (Switch e Docking).
        Em termos de licenciamento:
        Antes uma softhouse qualquer precisava escolher uma plataforma para entrar, se quisesse mais de uma plataforma, toma-lhe desenvolver para vários consoles…
        Hoje, a Bethesda pode transformar Skyrim em um jogo portátil E um jogo de console (no caso uma plataforma nova) licenciando um produto só…
        Em termos de consumo:
        Antes eu poderia ter um PS4 ou PC pra jogar em casa e um DS pra jogar no caminho pro trabalho… ou pra dar pro meu filho… Poderia ter o Wii na TV e um celular potente pra rodar meus jogos..
        Hoje: CERTAMENTE eu quero o meu Switch e se tudo correr bem eu vou comprar o meu logo… O PC fica com os emuladores e alguns jogos… Mas o meu console vai ser um switch e a minha eventual plataforma para andar por ai vai ser o mesmo produto… ou seja, quem antes preferia uma PS4 por ser mais poderoso e nunca viraria cliente da Nintendo, hoje pensa duas, três ou quatro vezes antes de comprar um videogame que não vai ter tempo de jogar pq ele ta preso em casa….

        • Exatamente

          Isso é INOVACÃO
          Quando todo mundo da risada, quando todo mundo diz que já existe a anos. Mas o produto vai lá e revoluciona o mercado.

          Como ninguém pensou nisso antes? É ridículo… É banal…

          Pois é. Não é invenção, é INOVAÇÃO. Está no DNA da Nintendo.

      • Ivan

        Se pagar analista fosse sinonimo de sucesso ela não teria feito wii u

        • Acho que analista não é sinônimo de sucesso, só mostram o caminho, cabe a empresa fazer o produto bem feito.

          Achei o Wii U sensacional na época, mas pena que não deu certo. Acho que a qualidade podre daquele “tablet” contribuiu muito.

    • José Carvalho

      Cara… dá uma corrigida no que tu disse, pareceu ali que tu não sabe contar: Você não tem como SOMAR dois públicos (o que não é bem por aí…) e REDUZIR a área de atuação. Ela antes vendia consoles que estavam presos na sala… Agora vende um preso na sala, que anda contigo. Você começa a descontinuar produtos pouco competitivos e concentra tudo em uma linha só, então eles economizam na produção ao mesmo tempo que ampliam o público alvo deste produto único..

  • Ainda quero muito ter um

  • Rodolfo Oliveira

    Eu fico impressionado com o sucesso do PS4. A nivel WW ele vendeu mais que o Switch em 2017, e mesmo descartando os dois meses de vantagem teve as vendas equiparadas. Isso mesmo o Switch trucidando o PS4 no Japão, qualquer vantagem que o Switch consegue em relação ao ps4 em vendas no Japão e EUA a Europa compensa com uma boa margem. A Europa ama o Playstation com fervor.

    • Humberto Jorge

      Brasil mesmo sendo um mercado minguado, tá voltando pro Playstation. Como o Switch ainda é irreal ao grosso da população, as cagadas da Microsoft fez que quase todo público migrasse do PS3 e X360 pro PS4.

      • Artur

        Sony nas ultimas 4 gerações, liderou 3 e ficou em segundo em uma… e agora o sucesso dela é por causa das cagadas da MS?

        Nintendo nas ultimas 4 gerações, ficou em ULTIMO em duas, venceu uma, e agora esta indo bem.

        2 derrotas totais, perdendo até para a MS.
        1 vitoria
        1 até agora indo bem.

      • Leandro Martins M

        Eu pensei que o Playstation dominava o Brasil por completo. Maioria das pessoas que conheço são sonystas, não exatamente fãboys, mas o console principal da maioria dos conhecidos são os da sony, outros o xbox! São raras as pessoas que conheço que ainda acompanham lançamentos de games da nintendo. Eu passo muito tempo sozinho sem poder comentar sobre a nintendo pois vira um monólogo e logo sou chamado de fã da nintendo, viúva, nostálgico, etc.

      • Leandro Martins M

        Quanto ao público da molecada, essa criançada da nova geração, pra eles só existe xbox e playstation. Mais nada.

    • fatalhck

      O último gráfico que vi de dezembro 2017 o PS4 já chegou a 70milhoes o Xbox ainda não chegou nos 40… O switch deve ultrapassar o Xbox em breve.

    • Exatamente, a Europa continental é um território dominado pela Sony. Lá o Switch não esgota nas lojas como no Japão ou EUA. No Reino Unido, a concorrência entre os três é equilibrada.

  • Jonatas Pereira

    o atari esta chegando!!! o/ cuidado nintendo kkk

  • Christian_Silva

    Sinceramente, no Brasil, onde geralmente as pessoas não podem ser dar ao luxo de ter múltiplas plataformas e esquecendo qualquer nostalgia, não vale a pena. Escassez de jogos e suporte (além de preços exorbitantes) já seriam suficientes para ser eliminado por qualquer uma das outras opções de consoles notáveis. Mas, é como dizer a um fulano que fica em fila de lançamento da apple que existem outras opções; ou ainda tentar convencer petista que existe corrupção no seu partido.

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      Acho que o principal problema é o povo que SÓ vê corrupção no PT. afiliado é afiliado em qualquer partido, isso não muda não.

      • Ivan

        PT só foi o maior e mais descarado, mas tem corrupção em todos.

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          Mais descarado com uma grande ajuda midiática, quanto a ser maior… vamos precisar definir o critério.

          • Ivan

            Pelo menos já aceitou que teve corrupção, tem gente que fala que é tudo coisa da midia golpista.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Nunca neguei que havia corrupção. apenas critico o cabresto intelectual de alguns que acham que só há corrupção naquele partido.

          • Ivan

            Quais os criterios? quem acha que roubou mais?

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Vamos definir, oras! o que define quem roubou mais? Seria a quantia? nesse caso PSDB e (P)MDB lideram com folga. Seriam a quantidade de politicos ficha suja? ficamos na mesma situação. quantidade de escândalos? adivinha? PSDB.
            Repercussão na mídia? aí seria o PT. mas pela mesma lógica, um ladrão de comida que teve o caso hiper noticiado seria mais criminoso que um abusador de criancinhas que teve apenas uma nota de rodapé em um jornal de baixa circulação? não faz sentido, né?

          • Ivan

            Não da pra comparar PT com ladrão de comida né, era o partido que estava na presidencia e escandalos de bilhões ou de centenas de milhões, vamos ser sinceros né cara, petrobras bilhões, caixa 2 centenas de milhões….

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Sua lógica falha a partir do momento em que se ignora o legislativo E a presença de outros partidos no governo (se considerarmos ele apenas no âmbito do executivo). NUNCA, eu disse NUNCA, após a abertura democrática, o governo/executivo ficou nas mãos de apenas UM partido.

            E sabe os escândalos que você citou? aguardo fontes fidedignas sobre o montante desviado, e QUEM desviou. lembra os partidos que citei antes? pois é, você não vai se surpreender. 😀

          • Ivan

            Claro tem os roubos do legislativo em que tem o PT no meio, os bilhões de prejuizo da petrobras, eletrobras e todas outra bras nada tem a ver com o PT, sempre foram outros partidos, engraçado que quando querem falar mal do PSDB estranhamente esquecem isso de outros partidos e jogam a culpa unicamente nele, não que esteja defendendo o PSDB só demonstrando a desonestidade da esquerda.

            E a refinaria Abreu e Lima, Passadena? ah claro deve ser culpa de outro partido, afinal PT não comandava nada.

            http://cabresto.blogspot.com/2017/12/tcu-indica-que-lula-pode-ter-ligacao.html

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Eu não estou esquecendo outros partidos. e não fale de estranheza: você mesmo é um exemplo claro de alguém que só critica o pt e *estranhamente* esquece isso de outros partidos.

          • Ivan

            Então o rolo das privatizações teve mais partidos ou só foi o PSDB?

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            E todos os outros rolos, teve só o PT? pois é.

          • Ivan

            Não me respondeu, teve outros partidos ou na era FHC só o PSBD roubou, pq não lembro de nenhum esquerdista usando esse seu argumento.

            Como funciona argumento esquerdista.

            Era FHC: Brasil não cresceu por causa do PSDB e todo roubo que teve foi culpa do FHC e PSDB

            Era Lula/PT: Todo crescimento foi por causa do Lula e do PT.

            Era Dila/PT: Pais não cresceu por causa dos outros partidos que não ajudaram, teve roubo sim mas não foi só o PT que roubou, não foi o PT que inventou a corrupção.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Vamos lá: nunca falei que SÓ o psdb roubou, mas você falou que SÓ o PT rouba. mudou o argumento depois que o abordei. E aí?

          • Ivan

            Onde disse que só o PT rouba?

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Engano meu. Você não disse. Acredito que o principal ponto de discordância é sobre qual partido é o principal agente corruptor.

      • Christian_Silva

        Corrupção existe em TODOS os partidos. Porém, só alguns deles querem implantar o comunismo disfarçado de democracia.

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          Definitivamente não é o caso do PT, kkkk! Se em DOZE anos não coletivizaram os meios de producão, mesmo que esse seja o objetivo deles, pode dormir tranquilo, rs! Vai me dizer que acreditou também na lorota de cobrar bagagem separado pra baixar o valor das passagens, ou em trickle-down economics, né?

          • Christian_Silva

            O processo é lento. Sabe como é… Se eles chegassem metendo os dois pés não teriam aceitação da população e fatalmente seriam escorraçados. Jogue um sapo (sem trocadilho :D) em água fervendo e ele salta fora. Agora ferva a água lentamente e o sapo pode morrer cozido.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Uma coisa é processo lento. outra é processo INEXISTENTE, como essa implantação de “Socialismo”pelo PT.

    • Artur

      para quem so fala de corrupção para citar PT, qualquer pessoa que diga diferente disso vira petralha né?

      • Christian_Silva

        Não. Mas admita, os caras foram campeões. Quero qualquer corrupto na cadeia, mas o Oscar goes to… (vc sabe).

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          Pior que que se analisar por montante roubado e/ou quantidade de casos, o pt fica fora do top 3. Mas em cobertura midiática, rapaaaz!

    • Ivan

      console não tem um ano, esperar mais um pouco, as thirds estão lançando jogos pra ele.

      PS:Quem diria que iria defender a nintendo.

  • elliot

    definitivamente o melhor video-game da atualidade. sem duvida alguma. a nintendo fazendo o que sabe fazer de melhor. foco em diversao. e ela consegue acertar em cheio.

  • Rodolfo Oliveira

    Eu sou team PS, mas pela primeira vez anos várias gerações senti vontade de um console da Nintendo.

  • Felipe Braz

    Legal ver esse tipo de post, com prints da “midia especializada gringa” decretando falência da nintendo, que deveria parar de investir em hardware, mudar pro mobile, etc, etc.
    http://tinycartridge.com/post/169323434942

    • Realmente foram péssimas essas previsões da Nintendo no mobile.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples