NSA está com problemas em manter seus hackers felizes e empregados

6f8b7ed6-3798-422c-94a3-39b9ec2f3991

Em países decentes serviço público não é a festa que é no Brasil, e a remuneração é sempre abaixo da iniciativa privada. Pilotos da Força Aérea ganham uma fração de um piloto comercial, por exemplo. Mesmo assim são carreiras que o sujeito segue por dedicação, patriotismo ou para começar. A Força Aérea literalmente paga pro sujeito aprender a pilotar.

O problema é que algumas categorias são estrategicamente importantes para o mercado, e a competição se torna desleal. Uma dessas são os hackers da NSA, a Agência Nacional de Segurança dos EUA. Eles eram um celeiro de gênios matemáticos, afinal não é difícil oferecer um salário mais atraente do que uma universidade, mas com a proliferação das Ciências da Computação, isso agora é um problema.

Entre 2015 e 2017 eles perderam centenas de hackers, engenheiros e cientistas. A grande maioria dos trabalhos hoje é suprida por empresas contratadas, a NSA cada vez mais terceiriza mais, mesmo não gostando disso. Um júnior em uma dessas terceirizadas, se for um pucta júnior, tem salário anual de US$ 200 mil ou mais. Na NSA isso é salário de cargo de chefia.

the-simpsons-predictions-10

Hoje a NSA terceiriza mais de 21.000 posições, o que é inaceitável, é mais uma camada de burocracia e possível falha de segurança Snowden cof cof. Só que não tem jeito. Millennials não têm nenhum incentivo para preencher as vagas da Agência. Paga mal, a moralidade deles é dúbia em um mundo sem guerra fria ou inimigos claros e a burocracia interna é um inferno. É, afinal de contas, uma grande repartição pública.

A saída é arrumarem emprego nas terceirizadas, onde ao menos pagam bem, mas mesmo assim há 270 mil vagas na indústria de cybersegurança nos EUA, especialmente na relacionada com governo. As perspectivas de preencher essas vagas são mínimas, e apesar de terem todo o apoio de Pequim, não acho que planos de terceirizar essas vagas pra China sejam muito populares.

Fonte: Washington Post.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Macedo

    Cada vez mais fico curioso/temeroso pensando em como será o mundo quando os milenials que nasceram por último e a geração Z estiverem com seus 35~45 anos e começarem a tomar decisões na sociedade (entenda em torno de 2030~35)

    • acho melhor deixar para pensar nisso por essa época, demasiado estresse por antecedência

    • Antonio Azevedo

      Pois eu gosto da ideia. Eles não são fanáticos e tendem a algum individualismo, mas em contraposição tem uma visão globalizante e de respeito ao planeta que pode enfraquecer as ideologias nacionais. Pode ser a semente de um planeta unido.

      • Macedo

        visão globalizante sim, mas tem uma incapacidade grande de aprender com erros do passado e isso me preocupa, e eu acentuaria um pouco mais o “algum individualismo”… embora isso seja mais latente na geração Z, que do que vejo só sabe olhar para o próprio umbigo (embora isso possa ser da idade atual)

      • O senhor é engraçado.

      • Ed. Blake

        Se ‘planeta unido’ for um monte de gente velha, indecisa e depressiva jogando um MOBA num grande servidor online, eu acredito.

    • Tempos difíceis criam homens fortes. Homens fortes criam tempos fáceis. Tempos fáceis criam homens fracos. Homens fracos criam tempos difíceis.

      • Davos, o lord cebolito!

        deep

      • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        GOTO 1:

      • Macedo

        That’s precisely what I’m worried about…

      • Eric da Silva

        Acho que só a lógica do 3%(a série) quebra esse ciclo.
        Tempos difíceis para todos os jovens. Tempos fáceis para os dignos. Afinal, “você merece”

    • Lucas Timm

      A parte boa é que provavelmente vão estar desempregados e morando com os pais.
      Aí não serão bem eles pra tomar as decisões.

  • Cocainum

    Na marinha é ainda pior. Lá os “hackers” precisam até compartilhar teclado.

  • Leonardo

    po, aqui no lisarb um datilógrafo ganha mais que profissional formado com exp… arrumar uma vaga pra ganhar só esse salário de JR de US$200k/ano nessas terceirizadas ja tava bom… juro q nem levo pendrive pro serviço =]

  • Davos, o lord cebolito!

    Caramba, 200k anuais, to cansado de ser pobre. kkkkk 🙁

    • Ruan Rodrigo

      15k – 20k mês é um salário razoável lá nos estates para quem saca dos paranaues em tecnologia, um colega meu que faz uns códigos em R (o tal do big data) tira 15k, estou chorando uma vaguinha de estágio pra ganhar metade (um terço ja serve, mas não conte pra eles)

      • Davos, o lord cebolito!

        Metade é tão digno, bem mais digno do que querem pagar por aqui.

      • AHSOliveira

        Exatamente no momento que estava pensando em estudar R para aplicar no meu trabalho atual, bom saber.

      • 200K é salário de professor (bom) em Universidade. Está longe de ser salario razoavel.

  • Alexandre

    Queria só um salário de junior desses…

  • Sugiro que NSA contrate os Hackers Russos, afinal o que poderia dar errado? 😂

  • Marombert Einstein

    Markinho num vendeu sua istartap pra trabalhar numa millennial falcon que presta serviço pra NSA/FBI/SEILÁOQ?

  • AHSOliveira

    Metade desse salário de jr. + cidadania + Desconto em um Tesla (qualquer um) + carência de 6 meses para aprender a p#[email protected], Aceito.

  • BielSilveira

    No Brasil um piloto da Força Aérea também ganha uma fração de um piloto comercial, não? E aqui também se paga para o piloto da força aérea aprender a pilotar, não?

    • Sophos Nsm

      Acho que o Cardoso mudou de pais para aqui empregado público passa mal. Tirando comissionado juiz e cargo de político serviço público paga mal para caralho.

      • bruno torrente

        Sim pontualmente funcionario publico pode receber mal, no caso de professores em quase todo o mundo eles recebem “pouco” comparado os demais.

        Mas quando se coloca as medias salariais a coisa ja fica mais evidente.

        http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/02/1854719-cresce-diferenca-de-salario-entre-setor-publico-e-privado.shtml

        • Sophos Nsm

          Depois vou dar uma lida

        • DPSousa

          Quando se compara as médias gerais, a gente esbarra na renda per capita brasileira que é bem baixa.

          • bruno torrente

            Concordo, sempre falo isso, mas as pessoas não entendem, por sinal isso mostra como os altos salarios de politicos e funcionarios publicos acaba escondendo ainda mais esse ponto.

        • Maximus Gambiarra

          Mesmo para professor é difícil de avaliar de forma simplista.

          Acho que os contratos de 20 horas semanais complicam um pouco a percepção do salário de professor.

          O fato de haverem muitos professores com formação apenas de ensino médio também complica sua média salarial.

          Além disso, alguns benefícios como duas férias anuais e aposentadoria 5 anos mais cedo são difíceis de expressar em termos financeiros.

          Não estou dizendo que professor ganha bem, só estou tentando mostrar como é difícil avaliar isso de forma simplista.

      • Maximus Gambiarra

        Ao menos para servidores federais, você pode verificar essa informação fazendo umas buscas em:

        http://www.portaltransparencia.gov.br/servidores/

    • DPSousa

      “No Brasil um piloto da Força Aérea também ganha uma fração de um piloto comercial, não?”

      Não. Um oficial recém formado da FAB que vai pilotar um Bandeirante ganha mais que um co-piloto de ATR na Azul. Embora dependendo da métrica, pode-se dizer que sim. Se você comparar os maiores salários da iniciativa privada com os maiores entre militares, os primeiros sempre serão maiores.

      Mas na iniciativa privada você se aposenta com 65, enquanto na FAB dá pra se aposentar com menos de 50 e pode até se aposentar bem mais cedo e pegar um salário proporcional. É uma farra.

      “E aqui também se paga para o piloto da força aérea aprender a pilotar, não?”

      Sim.

  • Daniel Agl

    Olha que coisa, a NSA está precisando de pessoas para programarem alguns wannacry a mais. É super moral, desde que você esteja no “lado certo” dos burocratas.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples