Google Fotos agora é capaz de reconhecer seus bichinhos de estimação

google-photos

O Google Fotos acaba de se tornar uma ferramenta bem mais amigável para quem tem bichinhos em casa: o sistema de reconhecimento de imagens agora é capaz de identificar seus animais de estimação, agrupando as capturas da mesma forma que já faz com pessoas.

Há algum tempo o Google vinha se gabando que seu sistema de reconhecimento estava cada vez mais apurado, ao ponto de identificar elementos diversos logo de cara de forma bem específica. Por exemplo, o Google Assistant já podia identificar animais quando você compartilha foto no Allo ou no Google Fotos, mas o algoritmo se limitava a cataloga-los como cães ou gatos. Porém, a organização das imagens nos álbuns permanecia manual.

Não mais. A partir de agora o algoritmo do Google é esperto o bastante para reconhecer animais específicos da mesma forma que já faz com humanos, a partir de uma foto nítida do rosto. O sistema pedirá para você nomear seu bichinho é feito isso, ele criará uma categoria separada com todas as fotos em que ele aparecer.

O Google também introduziu funções para busca por raça e temem por emojis.

O Google informa no entanto que o algoritmo não é perfeito: se você tiver mais de um animal da mesma raça ele pode confundir um com outro, logo caberá ao usuário ensinar ao Google Fotos a diferenciá-los. Independente disso esta é uma boa adição, e permitirá que possamos arquivar fotos de nossos bichinhos da mesma forma que as de nossos amigos e familiares.

Fonte: Google Blog.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Claudio Roberto Cussuol

    Eu tenho uma filha e uma sobrinha, de aproximadamente 10 anos, e milhares de fotos no Google Photos com a família. Eu fiquei de queixo caído quando o Google Photos me mandou dois filminhos que ele fez, com cada uma, desde que elas eram bebês. O detalhe é que ele soube detectar perfeitamente qual das bebes era qual das meninas, em cada fase de desenvolvimento, ano a ano…. impressionante.

    Por outro lado, uma vez eu mandei ele pesquisar “cachorro” e ele trouxe uma foto que eu fiz com o Chewbacca na Disney…

    • Tem uma foto de uma CPU gamer minha aberta que o Google fotos acha que é um carro…

    • ffcalan

      Fiquei impressionado quando ele reconheceu uma tia minha em uma foto antiga. Só tenho fotos, em que ela aparece, mais recentes. Recentemente adicionei uma foto em que ela aparece muito mais nova e ainda tem o fator da qualidade da foto ser ruim.

  • Lucas Timm

    Já faz isso há algum tempo. Vira e mexe ele mostra sugestões de videos e cards sem misturar meus animais, ele “sabe” quem é quem nas sugestões.

  • se você tiver mais de um animal da mesma raça ele pode confundir um com outro

    Foi justamente o que aconteceu com meus cachorros.

  • Que nada,so funciona pra alguns,212 fotos minhas simplesmente não foram encontrados,passei a usar o Google fotos justamente pra não perder minhas fotos e as imagens sumiram. Isso é uma vergonha. Muito decepcionada.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples