ad

Apple quer vender filmes em 4K por US$ 20; estúdios querem mais dinheiro

apple-tv-8

Steve Jobs teve que gastar muito latim até convencer os executivos de gravadoras que o então formato vigente de venda de músicas não mais se sustentava, e que era muito mais vantajoso para todos os envolvidos permitir que o consumidor comprasse uma faixa apenas se não quisesse levar um álbum inteiro. Com isso o iTunes revolucionou o mercado, mudou os hábitos dos usuários e também dos artistas e gravadoras, que tiveram que se adequar aos novos tempos à força.

Executivos de TV e cinema são tão cabeças-duras quanto os do cenário musical, senão mais. Eles não podem brigar com a nova realidade em que o consumidor quer tudo ao alcance de uma forma acessível e prática, sejam músicas ou filmes e agora estão de olho no formato 4K, que está consolidado tanto com a disponibilidade de dispositivos compatíveis quanto de serviços, como Netflix e derivados.

A Apple está um pouco atrás nessa corrida por não ter nenhum aparelho de streaming em Ultra HD no momento, embora haja indícios de que ela irá apresentar uma nova Apple TV com 4K no keynote que será realizado no dia 12/09 (em que os novos iPhones serão introduzidos).Sendo o quarto dongle/set-top box mais popular dos EUA e ficando atrás do Chromecast do Google, da fireTV da Amazon e do Roku ela precisa urgente de uma atualização principalmente de conteúdo. E isso implica em algumas mudanças e negociações.

Segundo informes a maçã pretende anunciar um grande, enorme catálogo em 4K junto com o lançamento da nova Apple TV e não apenas isso, também deseja fazê-lo com preços matadores: hoje um usuário dos EUA paga US$ 19,99 para adquirir um filme em qualidade Full HD, e a Apple deseja fixar o mesmo preço em produções na qualidade de 2160p.

Bom, desnecessário dizer que os estúdios de Hollywood não querem aceitar tal proposta nem ferrando. De acordo com as fontes os executivos acham que o preço é baixo demais e desejam não só manter os valores de filmes em 1080p inalterados (é bem provável que a Apple deseje reduzir o preço para fins de diferenciação) como querem que a maçã cobre de 5 a 10 dólares a mais no mesmo conteúdo em 4K. E vale mencionar que nem todos os estúdios estão dentro do projeto.

Isso não quer dizer que a Apple não tenha opções: ela estaria negociando diretamente com a Netflix, a Amazon e outras plataformas para que estas tornem seus apps de streaming compatíveis com a nova Apple TV, de modo a oferecer seus catálogos em 4K tão logo a nova caixinha seja apresentada. Isso forçaria os estúdios a rever suas estratégias e aceitar os termos da maçã, submetendo seus filmes por valores mais acessíveis. Isso sem falar em criação de conteúdo próprio como o spin-off da série Carpool Karaoke, o reality show Planet of the Apps e outras coisinhas.

Claro, só teremos a confirmação dos planos da Apple daqui a duas semanas, quando Tim Cook subir ao palco em Cupertino para revelar as novidades. Até lá ficam as especulações.

Fonte: The Wall Street Journal (paywall).

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Yskar

    Por isso que é uma pena que nem todos saibam piratear, se ninguém pagasse a conta eles mudariam de ideia rapidinho.

    • Eu já acho caro alugar um filme no YouTube por mais que 3,90. Imagina 20 doletas então…

      • Whirlpool

        20 dólares não seria para alugar, e sim para “comprar”. Ainda assim acho muito caro para “comprar” algo com DRM, preso ao ecossistema da Apple.

        • Cocainum

          Eu tenho vários DVDs e Blu-rays comprados antes da popularização do streaming. Nunca mais assisti nenhum deles. Comprar filme não vale a pena.

          • Macedo

            idem, tenho prateleiras da minha coleção de filmes e não coloco um deles no player há mais de ano… nem comprar conteúdo digital estou fazendo mais, se eu quero ver algo recente eu alugo nos Now ou Vivo Play da vida, ou espero aparecer em algum canal com streaming/Netflix… tem tanta coisa para assistir que quase nunca rola replay de filme…

          • Rômulo Catão

            devo ter uns duzentos filmes em dvd, coleção da disney é completa. só assisto uns 4, lista de schindler, o pianista, forrest gump e um sonho de liberdade.

        • Yskar

          Comprar shows de bandas/cantores que gostamos ainda acho até interessante, mas comprar filmes não vejo muito sentido.
          É muito raro eu ver um filme mais de uma vez, raríssimos vi mais de 2 ou 3 vezes por melhor que sejam.
          Ainda assim não compraria em um sistema travado com DRM ou em mídia física, se existisse algo como um GOG dos shows ainda pensaria em gastar algumas doletas nisso.

          Músicas acredito que só compraria LP, mas ainda preciso comprar uma radiola a laser.

        • zé garruchada

          itrouxas têm é que se ferrar mesmo.

  • Thiago Leal

    No fim, a apple irá criar um novo mercado para os estúdios de TV, eles reclamam e reclamam, mas vão acabar vendendo muito mais filmes. É o ditado: reclamando de barriga cheia.

    • Dou uma e se for bom dou mais

      Acontece que dá trabalho, esse pessoal aprendeu a ganhar dinheiro sem investir em pessoal, infraestrutura… Era só largar o hype solto na mídia e pronto, sucesso garantido.

  • Oli

    Mesmo que fosse o mesmo preço eu não iria querer. Não tenho (e 99,9999% das pessoas também não) olhos bons o suficientes pra distinguir do Full HD.

    • Whirlpool

      4K é para quem tem sala ampla e pode colocar uma senhora TV. Na minha, o máximo que vejo comprando é uma TV na casa de 40 polegadas – ou seja, Full HD é mais que suficiente.

      • Oli

        Mesmo numa sala ampla, com uma senhora TV você só vai notar a diferença se estiver perto o suficiente. Ou seja, nesse caso vai estar vendo apenas uma parte da imagem sem precisar virar a cabeça.

      • Marcio Ferreira

        Eu lembro de quando era pirralho, passava em frente às lojas e via aquelas TVs “gigantes” (29” crt), alguém sempre dizia “vc nem tem sala grande para essa TV”. Hj eu tenho uma sala de 12m² e uma TV de 40” na parede e não acho nenhuma aberração.
        Essa história de sala ampla eu tenho minhas dúvidas, eu acho que a gente acaba se acostumando.

  • Só quero saber se todo meu acervo de filmes que comprei no iTunes em Full HD, vão migrar automaticamente para 4K,
    Só isso que quero saber

    • Ivan

      Sim, por uima taxa de 20 dolares por filme.

      • O que acho (especulando) é o filme que paguei em HD, vou pagar um
        proporcional se quiser ter em 4K. Não faz sentido pagar o valor cheio
        novamente.

        Como não foi lançado, não faz sentido já se revoltar agora, heheh.

        Com certeza vai custar mais caro o 4k. Já existe diferença de preço entre SD e HD. É lógico que vai ter diferença de preço. A revolta será se a forma de fazer upgrade nos filmes não for justa, se o preço for desproporcionalmente muito maior.

        É 1 dólar a diferença entre comprar SD ou HD.

        • Ivan

          Tem como comprar em sd e pagar a diferença pra HD depois? Levando em conta que é a Apple acho difícil ela dar esse upgrade grátis

          • Nunca testei, não vou gastar em SD para ser cobaia desse teste 🙂 Mas é bem injusto pagar o preço cheio novamente. Acho que tem chance de aparecer um preço diferente para versão HD, depois de ter comprado o SD.

            Mas agora é uma situação diferente, não tinha-se opção de comprar 4K. To divagando que consiga migrar os filmes sem preço cheio. Senão, vou ficar no HD mesmo, até pq ainda não troquei a TV 😀

          • Daniel Tiecher

            A culpa nesse caso nem é tanto da Apple, pois no passado ela já deu upgrade de graça nas músicas do iTunes quando eles melhoraram a qualidade do áudio disponível, você só precisava baixar de novo o arquivo. Pelo que andei lendo por aí, os estúdios é que querem que você pague novamente pois pra eles SD, HD e 4K são releases totalmente diferentes, embora nenhum consumidor acredite nessa desculpa.

            Uma coisa é você ter que remasterizar conteúdo que não foi filmado em 4K, reconstruir cenas, etc. Aí até cola um pouco essa desculpa, mas mesmo assim o processo de remasterização só precisa de alguns ótimos profissionais, nada além disso.

          • Ivan

            “só alguns ótimos profissionais”…. Como se isso fosse pouca coisa

          • Daniel Tiecher

            Comparado ao orçamento total de um filme, sim é pouca coisa.

          • Ivan

            Sim, mas uma coisa não tem a ver com a outra

          • ochateador

            Corrige aí.

            …só precisa de alguns ótimos profissionais + tempo + orçamento…

    • Leonardo

      Só por curiosidade, quanto custa um filme Full HD em média no iTunes?

      • É muito variado mesmo, tem de tudo, de 2,99 USD até uns 15,00 USD. As vezes filme clássico mais antigo é 15 e filme novo é 7,00 USD. Varia muito.

    • Nos anos 80 comprei o filme 2001: uma odisseia no espaço em VHS. Nos anos 90 comprei em LD. Nos anos 2k comprei em DVD. Nos anos 10 comprei em BluRay. Semana que vem vou ter que comprar de novo em 4K? Acho que estou sendo um tanto idiota…

      • Foi o comentário que fiz lá no MacMagazine, exatamente isso, passamos anos pagando pelo mesmo conteúdo, várias vezes, inclusive no serviço de streaming que tu paga mensalidade e o filme está lá no acervo também.

        Aproveite, está em promoção por 4,99USD no iTunes em Full HD, eu comprei 🙂
        E quem sabe, leva uma migração para 4K for free.

      • zé garruchada

        5 compras em 30 anos. Não é lá tão idiota.

        • Mas trinta anos comprando o mesmo filme?

          • The Question

            Aí sim amigo, 30 anos comprando o mesmo filme está sendo um tanto quanto..
            mas se você gosta, compra até o final dos tempos

  • Convidado

    Essa nova Apple TV que tanto falam por conta do suporte ao 4K, sendo que eu acredito que a Apple TV atual aguenta filmes em 4K… O que ela não aguenta seriam os Jogos/App mais elaborados nesta qualidade

    • Alvaro Carneiro

      “Aguentar” um filme em 4k é uma coisa, o filme passa mas voce nao tem resolução 4K.

      Outra coisa é voce ter um aparelho com suporte a 4K, e fazendo output de 4k.

      Portanto o que “tanto falam” é o novo Apple TV que vai ter suporte a 4K nativo.

      • Convidado

        Olá, qual gargalo (sem ser software)?
        A Apple Tv atual tem hardware para output 4k sim, falta retirarem o bloqueio.
        Ela tem saida hdmi 1.4 e o processador A8 aguenta videos em 4k.

        • Daniel Tiecher

          O problema é que o hardware não é compatível com HDR, pois como você mesmo falou ele suporte apenas HDMI 1.4. E sendo bem sincero, 4K não é lá grandes coisas quando visto de longe, mas a melhoria na qualidade de imagens que o HDR trás é incrível.

          • Convidado

            HDR dá muita diferença mesmo, mas ainda tem pouco bom uso em jogos. No Horizon Zero Down no PS4 Pro é incrível a diferença. Os printscreens do jogo (que perdem o HDR no jpg) ficam muito piores, perdendo muitas camadas de profundidade, principalmente na névoa.

            Em jogos o 4K vale muito a pena também, sem chance de voltar para o FullHD em TVs maiores.

        • Uriel Dos Santos Souza

          Não da dinheiro tirar o “bloqueio” 😉

          • Convidado

            se ela pensar que terá uma base instalada enorme para consumir produtos de $20 dolares, talvez valeria a pena.
            Só queria dizer que não é hardware em sí a limitação do 4k para filmes heheh.

  • Majin-Boo ✓

    Alguém devia falar pro pessoal dos estúdios que ainda tem o Piratabay, que quer “vender” os filmes de graça.

  • Game of Thrones da vida real

  • Ed. Blake

    “Bom, desnecessário dizer que os estúdios de Hollywood não querem aceitar tal proposta nem ferrando.” – As operadoras de telefonia também não. Se já estão chiando com Streaming em sua maioria sendo a 720p ou 1080p pela sobrecarga nas redes, imagina quando começar o 4k.

    • ochateador

      Operadoras de telefonia vão ter que investir em infra estrutura de um jeito ou outro.
      Quem manda é o consumidor pois ele que tem a grana.

      • Ed. Blake

        Nos EUA pode até ser….
        Eu sinceramente queria que no Brasil funcionasse assim.

        Aí eu lembro que a mais de 40 anos as montadoras de veículos vendem porcarias de carros capados, mal construídos e completamente inseguros custando uma fortuna surreal visto as condições do país e sempre na primeira semana de vendas a fila de espera é de 4 a 5 meses no modelo mais básico….

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis