LG vai promover um recurso matador para vender mais smartphones nos EUA: rádio FM

orson-welles

Existe uma verdade que boa parte dos fabricantes de smartphones e principalmente as operadoras não querem que os consumidores saibam ou se lembrem: a grande maioria dos dispositivos móveis são também rádios FM. Provavelmente por alguma decisão do tipo “mal não vai fazer”, alguém implementou a tecnologia dos receptores e ela foi ficando, ficando e hoje praticamente todos os Androids os possuem.

Embora no Brasil boa parte dos smartphones que não um iPhone sejam compatíveis com rádio, nos EUA a coisa é diferente. As operadoras não têm o menor interesse em oferecer um canal com conteúdo variado e útil de graça, fabricantes idem. A Apple então tem tanta alergia a caridade que não implementou os receptores em seus dispositivos. Os demais são desativados sem cerimônia.

Há movimentos para matar o rádio analógico mas sendo sincero, essa é uma tecnologia que vai viver e muito. É simples, barata e funciona; rádios AM por sua vez estão entre os equipamentos mais rudimentares que existem, um rádio de galena nada mais é que um receptor que sequer usa energia graças às propriedades semicondutoras do mineral.

Só que em 2016 o número de smartphones compatíveis começou a aumentar, ao mesmo tempo que apps passaram a oferecer serviços de desbloqueio dos receptores. Tirando os iPhones, os tops da Samsung vem com o FM bloqueado e ambas as marcas lideram o mercado, com a LG bem atrás.

Só que ela pretende mudar esse cenário, oferecendo o rádio FM como um diferencial.

A companhia sul-coreana fechou uma parceria com o app NextRadio de modo a fornecer o recurso em seus futuros lançamentos no país, e muito provavelmente o V30 seria um dos primeiros agraciados com a “novidade”. O app funciona tanto com conexão de dados quanto via rádio (ele também está disponível para iOS) e no caso do Android, fazer uso do rádio tradicional com a conexão de dados ativa fornece alguns bônus como capas de álbuns, feeds e etc. Claro, se a conexão cair o ouvinte vai continuar utilizando o rádio normalmente.

Pode parecer uma estratégia boba, mas a LG vai mirar principalmente no bolso dos consumidores: segundo ela o rádio consome 3 vezes menos bateria e 20 vezes menos dados que o streaming, ainda que a qualidade do áudio seja inferior e não seja possível montar sua playlist. Por outro lado há quem ouça rádio via streaming (isso ou não haveriam apps do tipo para iPhone), logo há um mercado a ser explorado e a rival da Samsung decidiu vender o rádio FM para dar um boost em seus aparelhos.

É interessante ver que em tempos de streaming a altas velocidades, o rádio segue como uma mídia forte e ainda possui apelo suficiente para justificar tal investida da LG. Mais um exemplo de que ele não vai morrer tão cedo.


Queen – Radio Ga Ga (Official Video)

Fonte: Extreme Tech.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Juaum

    O povo é muito tapado mesmo.

  • Unica coisa que sinto falta no meu nexus 5x e oque me fez pensar muito antes de compra-lo foi a ausencia de radio fm. É um recurso que faz muita falta, consome pouca bateria, entrega áudio com qualidade aceitável, sem necessidade da internet do celular estar funcionando, e com a franquia de dados que a galera tem , ouvir radio via streaming a franquia acaba antes da viagem de ônibus acabar.

    • Cocainum

      Quando o aparelho já “nasce” sem o recurso ou com ele desabilitado, pelo menos é algo que já estamos cientes na hora da compra. Pior é quando o celular tem rádio e um “update” de software o desativa.

      • Tipo os aplicativos que somem com frequência das smarttvs.

  • Meu aparelho tem rádio fm
    Nunca ouvi, exceto pra testar.

    • DanielBastos

      Tô trocando o meu c/ mais de 2 anos de uso. Acabo de descobrir que ele tem rádio. Fiquei curioso é fui ver se tinha.

      Se soubesse antes …. Não ia mudar nada.

  • Meu Samsung Galaxy A9 tem rádio FM e veio inclusive com um aplicativo da própria samsung, bem simples é verdade, mas eficiente. Agora não consigo lembrar da última vez que escutei rádio propriamente dito. Escuto a CBN diariamente mas através dos podcasts dele que baixo no Podcast Addict. É bem melhor escolher o que você vai escutar com antecedência.

    • Última vez que escutei rádio por vontade própria foi nos anos 90, e ainda por cima uma rádio pirata (que virou a 89 na região de Campinas) que adorava Helloween… tocavam os discos inteiros, inclusive com bônus…

      E numa rádio popular havia também um programa aos domingos com “uma hora” de duração… mas tirando isso, não faz falta nenhuma desde essa época… e a CBN…

  • Ivan

    Como assim da pra escutar musica de graça sem precisar assinar nenhum serviço?

    Millennial

    • Petrus Augusto

      Já já, vão dizer que eu também posso ver TV de graça… Puff…
      Essa pessoal inventa cada coisa

    • Meganegão

      Pior que e verdade cara. Tem um aparelho jurassico em casa que pega isso, inacreditável esse feature. Noutro dia descobri que posso fazer uma ligação de voz do watsapp sem ter o aplicativo e sem interet.

      • Ivan

        Ouvi dizer sobre isso, diz que tem um fio que sai da parece e liga nesse aparelho.

    • Daniel Cenoz

      Papo de comunista!!! (#comofaz)

    • Maom

      Pirataria! Fora bandidos do rádio. Ligar seu celular numa antena e escutar música e notícias de graça é crime.

    • É pirataria? Isso é ilegal?

      • Ivan

        DIzem que não.

    • Marcelo Paz

      Um vizinho meu tentou me convencer que havia um lugar na nossa cidade onde se podia ler e pegar emprestado livros de graça! Esse pessoal inventa cada coisa…

  • Goemon

    Eu queria que os celulares tivessem um transmissor FM embutido para transmitir musica do celular para rádios sem bluetooth.

    • Ivan

      já vi isso em um iphone la por 2010, tipo um dongle.

    • adriano marcos

      Meu N8 fazia isso. Varios celulares antigos faziam, mais um recurso que foi capado dos celulares “modernos”

      • Goemon

        Legal, não sabia disso. Já comprei uns 3 transmissores FM ching lings, mas quebraram todos.

      • Adalio Siqueira

        grande N8.. queria q o meu estivesse comigo ainda

      • Meganegão

        Eu tinha um n8. Muito bom recurso. Uma vez cheguei em um mercado e eles deixaram o som da loja no radio, fiquei perto do aparelho de som e botei pra tocar raining blood, a cara de todo mundo foi demais.

    • Vinicius Zucareli

      N8, n900, 808. Todos da Nokia. Todos com essa função. Usei muito em viagens. Até hoje meu som do carro não tem bluetooth. Ainda uso o 808 pra isso é a bateria dura vários dias de transmissão fm

  • Marcogro®

    Rádio é POP, rádio é tudo… Às 19:00 H. que esquenta…

  • Anayran Pinheiro

    Pena que aqui em Brasília não existem estações de rádio que sejam boas o suficiente para passar o dia escutando-as… Porém sempre que estou em SP escuto constantemente a 89 e a Kiss, minhas rádios favoritas!

  • Firmo

    Tem que colocar o jogo da cobrinha também rsrsrs

  • Inquisidor

    eu usava para escutar panico as vezes, mas tenho mais assistido pelo youtube a live deles, apesar de só escutar a live o som é melhor.

  • Não fico sem rádio FM no celular. Já deixei de comorar iPhone uma vez e posterguei a compra de Android por muito tempo porque meu Nokia Lumia 930 continua firme com Radio e vários modelos que eu queria não tinham.

    Por coincidência, estava procurando um celular novo esses dias e fechei ontem um Moto G5 Plus que além de ter FM tem TV digital, por um custo benefício excelente.

    Pra música uso Spotify mas nada substitui alguns programas de radio ao vivo daqui de SP que não tem graça de serem ouvidos depois via Wifi.

  • Rafael de Moura

    Não ouço radio para ouvir musica, mas pelas noticias e a programação que eh a fonte que os podcast bebe.
    Soh ouço a Radio Rock no trajeto de casa para o trabalho e vice versa, de resto e spotify

  • Juliotenorio

    Pra mim não faz falta pelo simples motivo da minha cidade não ter uma rádio que preste.

    • Ivan

      Aqui tbm, só sertanejo.

    • Alberto Prado

      Pois é, aqui tb não. Mas deve fazer pra eles. Tem um penca de rádios boas por lá. Muitas dedicadas a um só estilo musical. Como que eu queria que tivesse isso por aqui…

      • Juliotenorio

        Sim, cidade grande é que tem algo melhor e nos EUA é que deve ter bastante escolha.

        • Maom

          Olha não muda nada as rádios dos EUA pro Brasil, pelo menos não pras rádios aqui de São Paulo. Nas rádios mais populares parece que tocam 5 músicas da moda aleatoriamente permeadas de propagandas… Repetem muito as músicas sem pudor tendo em vista que a audiência é dinâmica e as pessoas provavelmente querem só escutar as musicas do momento até furar o disco. Aí eles tem as rádios country que tocam musicas mais variadas no estilo, radio rock, etc, tal qual aqui. A quantidade de propagandas é ainda maior lá. Mas eles tem menos programas falados, menos radialistas “apresentando” as músicas.
          Fora de São Paulo é complicado mesmo. Só tem rádio de crente. Realmente pra quem mora fora da capital o rádio é uma ferramenta inútil.

          • Juliotenorio

            Nossa achava que era melhor um pouco. Melhor ficar com as rádios online e Spotify mesmo.

          • Maom

            Mas as rádios não são ruins, apenas falei que são no mesmo patamar que as daqui de São Paulo. Basta vc filtrar. Mas existe muito mais programação boa do que uma tv aberta que vc não tem pra onde correr.

  • Sempre escuto rádio, principalmente os jornais. Para quem mora em cidades pequenas e médias os rádios são as principais, e as vezes únicas, fontes de notícias.

    Já deixei de comprar muito celular por não ter essa função e fiquei puto com a Microsoft por ter desinstalado via update.

  • Theuer

    Eu tenho ódio de gastar dados(quando funciona direito) para ouvir notícias de rádio!
    …isso acontece todos os dias.

  • O maU elementaU

    É mó legal ouvir a bund news (menos o macaco simao…) sem gastar dados

    • Eu gosto de ouvir no carro, indo pro trampo, mas depois de uns 3 ou 4 dias eu não aguento mais ouvir o Boechat reclamando e volto a ouvir música. =D

  • Meu S4 vem “sem rádio”. Agora ele está com ROM custom e root, mas até hoje não achei um app de rádio. Todos que acho e baixo na real são aplicativos para ouvir rádios online, nenhum é um “tuner” que utiliza o hardware para sintonizar FM 😛

    • Já tentou o Motorola FM Radio? Ele é um sintonizador e não um app de rádio online.
      https://play.google.com/store/apps/details?id=com.motorola.fmplayer

  • Daniel Tavares

    Logo vão bloquear a função de sms por ser economicamente inviável… Pra eles.

    • Não mesmo. O SMS é necessário para validar a linha telefônica em muitos aplicativos (inclusive Google, Facebook e Apple utilizam esse recurso).
      Nos EUA o SMS é utilizado o tanto quanto usamos WhatsApp no Brasil. A maioria dos americanos não tem WhatsApp.

  • Maom

    Quando sai do iphone pra experimentar o android lá pra 2012, fiquei até hj sem voltar justamente por conta do radio fm. Como uso carro, moto ou bike pra ir trabalhar necessito de um radio portátil quase todo dia já que uso tb na academia e só pego o carro quando chove. Acabei pegando o galaxy s8 numa promoção e tive que abandonar o radio fm do xperia z3 que eu tinha. Uso agora por app mas não tem comparação. Por rádio a bateria dura muito mais, não tem engasgos, não tem que esperar vários segundos para mudar de estação e funciona dentro de elevador, da garagem, etc… A única vantagem de rádio via app é para quem viaja e pode continuar ouvindo as estações favoritas à distancia. Rádio é vida!

  • Zalla

    Vendo dispositivo capaz de receber streaming de video wireless sem custo algum…basta ligar na sua TV

    • Maom

      eu compraria mas minha internet é muito ruim. Com certeza não vou conseguir assistir esse streaming, mas não quero atrapalhar seus negócios, boa sorte.

    • Dou uma e se for bom dou mais

      Vendo celular capaz de receber streaming de vídeo sem usar sua franquia de dados.

  • Te falar que eu achei um ponto muito positivo o Moto G5 pegar rádio sem precisar do fone de ouvido como antena. O meu só pega com fone de ouvido plugado 🙁

  • Pra quem gosta de futebol rádio é uma grande diferencial. Já cansei de ter que ficar pedindo emprestado o celular do meu pai quando estamos fora de casa na hora de um jogo do Galo porque o meu Samsung não tem a função.

  • Na boa… eu até hoje não entendo a preguiça dos fabricante em colocar também rádio AM… tecnologia existe. Ah.. mas o AM vai morrer, depende… quando as emissoras de longa distancia perceberem o tiro no pé, quero só ver o batata avoa…

  • Estamos vivendo um flashback da tecnologia: o povo descobre que TVs recebem canais sem precisar de assinatura e telefones tocam música sem precisar baixar ou assinar nada.

    O que vem agora? Toques polifônicos?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis