LG V30 — primeiro smartphone com câmera de abertura f/1,6

lg-v30-lente-de-vidro

Tem gente que utiliza apenas o celular para registrar os momentos da vida. E muita gente leva em conta a qualidade da câmera do celular para fazer uma compra. Infelizmente, eu sou um velho alheio à tecnologia e uso o celular apenas para falar com as pessoas. Para terem uma ideia, eu ainda carrego a pequena cybershot da Sony em minha bolsa, mesmo tendo um celular até interessante na parte da fotografia. Só que esse lançamento da LG chamou a atenção por dois motivos, e eles são ligados à fotografia.

Segundo o Dpreview é normal a LG “vazar” algumas especificações de seus produtos antes do lançamento oficial. No caso do Smartphone V30, que será anunciado oficialmente no IFA em Berlim no dia 31 de agosto, foram liberadas essa semana algumas informações sobre a lente desse celular. O primeiro ponto é a construção da lente. Em vez de utilizar os materiais de plástico habituais, a LG decidiu se inspirar nas câmeras DSLR e fazer uma lente de vidro. Com isso temos uma  melhora na nitidez da imagem,  uma turbinada na transmissão de luz, melhora a representação de cores e diminui as aberrações cromáticas. Uma boa notícia.

Entretanto, não acaba por ai. A LG está alardeando que esse vai ser o primeiro smartphone a possuir uma abertura de diafragma máxima em f/1,6. Caraca, isso não é pouca coisa. Lembrando que o iPhone 7 possui abertura de diafragma em f/1,8. Isso significa que a lente do aparelho da LG é capaz  de captar (aproximadamente) 30% a mais de luz do que o aparelho da Apple. Uma boa notícia para quem gosta de fotografia noturna ou em ambientes pouco iluminados. E nesse ponto vem a pergunta: vou conseguir desfocar o fundo com essa abertura de diafragma? Não, pois a perda de profundidade de campo depende do diâmetro do diafragma e não do f/stop. Abertura de f/1,6 em um sensor pequeno é praticamente um buraco de agulha, o que não é suficiente para perder profundidade de campo (assistam nossa aula sobre diafragma para entender isso).

Porém, olha como as coisas são esquisitas. Ao mesmo tempo que coloca todas essas inovações na parte da lente, a LG também anunciou que o módulo de fotografia da parte traseira é 30% menor do que o existente no V20. Isso pode significar uma diminuição no tamanho do sensor, o que jogaria fora boa parte do ganho que teríamos com a nova lente. Ou seja, mudamos para ficar tudo igual.

Bom, só saberemos isso com o lançamento oficial do smartphone.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams “Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio”.

Compartilhar
  • Tampa de Caneta

    Fico imaginando o que teríamos hoje se a “antiga” Nokia ainda tivesse fabricando smartphones com todo o seu Know-how em câmeras, de toda forma méritos para LG por estar focando nesta área.

    • “focando”…. hehehehe….

      Meu Lumia 820 (recém transformado em telefone fixo) tem lentes Carl Zeiss, e sinceramente, tirei fotos muito boas com ele…

      Levando em consideração em níveis de ruído e aberração – sendo um celular – foi uma das melhores câmeras desse tipo que já vi…

    • Vinicius Zucareli

      Sou um dono de Nokia 808 e uma pessoa que o Nokia n900 salvou as fotos da Lua de Mel (câmera de mão deu problema).

      Se a Nokia estivesse ainda do mesmo jeito teríamos sensores de mais de 1″, lentes Carl Zeiss, sensores de 100mpx e capazes de derrubar prédios.

  • Inquisidor

    vou fazer uma pergunta aqui, pois sei que tem muitos manjadores avançados .

    existe algum celular que consiga tirar fotos do espaço? tipo da lua sem distorcer ou deixar ela minuscula? tem como tirar das estrelas tmb? ou só com cameras com filtros e lentes etc.

    • Teleobjetiva.

    • Gilson Lorenti Fotografia

      o problema é justamente o sensor pequeno e a falta de um modo manual em quase todos os celulares (alguns apps prometem entregar isso para você). A Lua, por exemplo, é um objeto muito brilhante. tem que ser uma velocidade rápida e um diafragma não muito aberto. Já par fotografar estrelas tem que ser uma longa exposição (o que em um celular costuma gerar muito ruido). A solução para distorção é comprar as pequenas lentes que são vendidas como acessórios para celulares. Infelizmente não é fácil e acho que não vai ficar tão bacana

    • Rodolfo

      Meu antigo Lumia 920 tirava umas fotos “quase ok” das estrelas, mas com muito ruído. https://uploads.disquscdn.com/images/bfd984f2591e54fa9ccebb25100ab22976bf2a551a029d136d102607a97cf39a.jpg

      • Inquisidor

        no meu nem apareceria as estrelas, ficaria preta a imagem

        • Felipe Braz

          Nas fotos da nasa também =P

      • Marcelo Zibell

        Consegui isso com meu Lumia 730, configurando o tempo de disparo.

      • joao_lima

        Excelente , não sabia que dava pra fazer isso com celular.

    • Christian Oliveira

      Primeiro fator – teoleobjetiva “curta”
      Segundo fator – impossibilidade de ajustar iso / abertura / velocidade do obturador
      Terceiro Fator – sensor muito pequeno e iso com muito ruido

      Para as tecnologias de hj, praticamente impossível.

      Mas é possível adaptar o celular num T-mount e plugar num telescópio, ou ainda mais caro um adaptador para lentes Canon/Nokia

  • Vagner Da Silva

    Essa ideia miserável de afinar os Smartfones só tá servindo pra provocar raiva, os miseráveis já estavam consumindo os ganhos de eficiência dos processadores cortando na bateria e agora tiram o aumento de qualidade da lente no sensor… Esse mercado deve ser controlado por deputados, só tem gênio.

  • Eduardo

    Quero saber do ruído.
    No G6 é algo que salta aos olhos e ajuda a descartar a compra do aparelho.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis