Casal de policiais indianos é demitido por falsificar fotos de escalada no Everest

Essa é uma história deliciosa por conta da ingenuidade das criaturas que a perpetraram. Escalar o monte Everest é um dos grandes ideais de quem gosta de esportes de aventura. Eu, do alto de minha vida sedentária, já fico cansado só de pensar. Em 2016, o casal indiano Dinesh e Tarakeshwari Rathod ficaram famosos em sua cidade (e país) por alegadamente ser o primeiro casal indiano a chegar ao topo do Monte Everest. Imagino que o senso de realização ao efetuar tal ato deve ser algo para levar por toda a vida.

Porém, em setembro de 2016 a coisa toda virou um pesadelo para o casal. Foi descoberto que a tal escalada foi, na verdade, um grande engodo. O casal nunca chegou ao topo da montanha e, para provar o ato, fez falsificações no Photoshop. As fotos em que os dois aparecem no topo da montanha foram forjadas via software e compartilhadas na internet. Porém, e aqui fica a ingenuidade e amadorismo da dupla, eles utilizaram fotos reais de alpinistas que chegaram ao topo para fazer suas montagens. A parte a ingenuidade é pensar que os donos das fotos originais não notariam a presepada do casal (internet sem fronteiras). Vejam abaixo a foto original e logo depois a montagem.

montagem_photoshop-634x791

Um dos alpinistas, que realmente subiu o Everest e teve as fotos roubadas, foi Satyarup Siddhanta, de 33 anos. Quando descobriu o roubo e a modificação das imagens ele fez o seguinte desabafo no Facebook.

Fora a marmotagem de utilizar a foto dos outros e pensar que ninguém descobriria, eles também cometeram o erro de aparecer com diferentes roupas de alpinismo na sequência de imagens. Ninguém da uma paradinha para trocar de roupa no topo do Monte Everest. Mas, qual o motivo que leva alguém a fazer esse tipo de falsificação? Subir o Everest até o topo não é uma tarefa fácil e, geralmente, quem consegue adquire muita fama. Pode aparecer em programas de TV, receber patrocínios, fazer propagandas, vender livros e DVDs, etec. Porém dessa vez a coisa não deu certo e as consequências chegaram para o casal.

Como no Nepal o Monte Everest é coisa séria, depois que um inquérito comprovou a falsidade das fotos, o casal recebeu uma proibição de 10 anos para a prática do alpinismo no país. Porém, a cereja do bolo aconteceu essa semana. Os Rathod trabalhavam como policiais no departamento de Maharashtra. Os dois foram demitidos por compartilharem informações enganosas. O chefe de polícia não soube informar se eles vão enfrentar acusações criminais.

Estão vendo crianças, o crime não compensa.

Relacionados: , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams “Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio”.

Compartilhar
  • O crime compensa… aqui….

    Estranho, isso de copiar normalmente é coisa dos chineses….. que fariam engenharia reversa no Everest e faria uma réplica de isopor em Pequim…..

    • Joao Godoy

      Provavelmente em escala 1:1

      • ElGloriosoRangerRojo™

        Com certeza. A mão de obra lá é muito barata…

  • Leandro

    Aqui compensa para quem está no poder, é rico, é filho de desembargadora e etc… Pobre aqui se fod* mesmo.

    • Rodrigo Dias Javornik

      Aqui em Florianópolis, na semana passada, um jovem atropelou 2 pessoas e fugiu do local sem prestar socorro. Uma das pessoas que pararam pra prestar ajuda as vitimas foi logo em seguida atropelada por outro carro, que (adivinhem!) também fugiu sem prestar socorro. A polícia conseguiu pegar o segundo motorista, e ao realizar o teste de bafômetro foi constatado 0,74 mg de álcool por litro de sangue. Uma das vitimas do primeiro “acidente” teve pinos colocados na perna direita e, se não for o bastante, perdeu metade do pulmão direito. Agora eu faço uma pergunta. Você acha que eles estão presos? Dica! Eles são de família rica.

      • Gilson Lorenti Fotografia

        se estão soltos é por que existe uma brecha na Lei. Quem faz a Lei são os políticos e quem elege os políticos são o povo. No fundo a culpa é nossa que, na hora da eleição, não nos organizamos para colocar lá os políticos com as propostas de mudança que precisamos.

        • Cocainum

          Concordo parcialmente. Uma lei que abranja 100% das situações na base do “if… then” é impraticável. Então, sempre existe espaço para interpretações e “interpretações”. Temos gente com 1 g de maconha cumprindo 11 anos de prisão como traficante e gente com 130 Kg em clínica de reabilitação por ser usuário.

          • Gilson Lorenti Fotografia

            a disparidade se da pelo fato da lei ser interpretada por outro ser humano. tem juízes mais e outros menos justos. Sem falar que também existe distorções em alguns casos. Mas, vejo muita gente reclamando quando o poder judiciário aplica algo que está previsto em Lei. Tem que bater nas distorções. Da para refinar algumas Leis e situações.

          • Cocainum

            É necessário pensar “out of the box” sempre. Mesmo as pessoas que estão indignadas com o estado de coisas hoje, aceitam certas situações como uma verdade absoluta. Por exemplo: Qual a lógica que garante a honestidade do sujeito que passou em um concurso para o ministério público ou para a magistratura? Eu não sei como uma coisa pode garantir a outra. A única garantia é que as ações sejam fiscalizadas e os desvios punidos. Mas o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) é formado apenas por juízes. O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) é formado por procuradores. Entende a situação de loop onde quero chegar? O concurso não garante honestidade e a fiscalização é feita por pessoas que apenas passaram no mesmo concurso.

        • Gink Labrev

          Sem pretender abordar as soluções, mas nosso sistema político é feito para que os piores consigam chegar lá. O cidadão comum tem pouco incentivo, recursos ou conexões para efetuar mudança.
          Viu a nova lei que estão tentando aprovar – 3,5 bilhões para fins eleitorais ? Vc já financia na marra partidos e projetos que não concorda e esse valor aumentará ainda mais.

          Só estou dizendo que discordo de parte “na hora da eleição”, porque raramente há opções minimamente boas e é feito para funcionar dessa forma.

          • Os partidos já recebem uma fortuna de fundo partidário, não precisam de mais dinheiro. Se acham que tem pouco dinheiro pra tanto candidato, a solução e diminuirmos o numero de políticos, e quem quiser ser candidato precisa fazer uma prova de administração publica, na qual as vídeo-aulas vão estar disponíveis na internet, dessa forma ao menos os políticos retardados a gente evita.

        • CtbaBr©

          Concordo plenamente com você até… “Quem faz a Lei são os políticos”, mas acho que nas ultimas décadas “o povo” tem sido um mero apertador de botão, um figurante num filme que tem o roteiro escrito nas “pesquisas”!
          Sem contar o fato que o povo elege um, e os votos excedentes desse servem para eleger outros 10 que o partido escolhe (transferência de votos), ou seja, eles escolhem.

        • Na verdade essa de que o povo elege os políticos é meio verdade. Existe uma coisa chamada voto proporcional, se um candidato a deputado tem votos demais pode usar os votos restantes pra levar quem o partido quiser para ocupar as vagas. Ainda tem a questão que novos políticos não tem dinheiro para aparecer na mídia. Some isso a que os partidos que escolhem os candidatos, de forma que não entra cara nova pra nenhum cargo importante faz muitos anos, a ultima disputa presidencial só tinha gente envolvida que ou já tinha sido citado em algum processo, ou é aliado de alguém envolvido em algum escandá-lo de corrupção. Sinceramente, acho que se a gente escolhesse os candidatos por sorteio, a chance dos mesmos políticos estarem mandando no país seria menor que no processo atual de voto.

        • Rodrigo Dias Javornik

          Concordo com você. Temos nossa parcela de culpa. Mas como nosso amigo Cocainum comentou sempre existe espaço para interpretações e “interpretações”

        • Alexandre

          Gilson, na verdade não é problema de nós organizarmos. O problema é votarmos em quem faz promessas mirabolantes ou promete vantagens… Coisa do tipo: Fulano prometeu um emprego na prefeitura para minha sobrinha se for eleito, então vamos todos da família votar nele…
          É a lei de Gerson cobrando seu preço.

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Marmotagem foi boa kkkkk

  • Cocainum

    O cara agora devia virar meme, com foto na Lua, em Marte…

  • Davi Leichsenring

    10 anos de proibiçao de pràtica de alpinismo, mas, eles nunca praticaram mesmo….

    • Rômulo Catão

      Alpinismo social conta?

  • Descobrimos então quem mandou fechar o Internet Archive na Índia.

  • cloverfield

    Vai ver eles viram alguma palestra da Bel Pesce.

  • Meninão Bobo

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pior que foi bem amadora mesmo as montagens nossa senhora!! Eles precisavam tomar BAN 0 não poder nem comprar linha de pipa nas lojas… tinha que ser brasileiro… não pera

    • Existe brasileiro de todas as nacionalidades. 😉

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis