Fotografia de Natureza — exemplos do que não fazer

Em todo curso de fotografia de natureza que fiz uma indicação era clara: você precisa ter uma lente teleobjetiva. Isso não é uma informação técnica irrelevante, pois esse tipo de lente é necessária para fotografar animais perigosos de uma distância segura. Os parques nacionais americanos, por exemplo, indicam que animais imprevisíveis devem ser observados de pelo monos 100 m de distância. Eu acho essa uma indicação muito interessante.

Porém, o Evil Darwin também está solto no mundo da fotografia de natureza faz muito tempo (como o caso de 2016 do homem que tentou fazer uma selfie com uma morsa em um zoológico chinês e foi afogado por ela). Essa semana tivemos dois casos onde pessoas se colocaram em perigo para poder fazer uma imagem mais bacana da vida selvagem com seus celularizinhos.

Um visitante do Parque Nacional de Banff, no Canadá,  achou que não se aplicava a ele a indicação para manter uma distância segura dos animais e decidiu se aproximar à alguns metros de um urso cinzento enquanto o mesmo se alimentava. O que passa pela cabeça de uma pessoa para chegar perto de um animal selvagem (até de alguns domésticos) enquanto ele come? O fotógrafo de natureza Ray Blanchard estava no mesmo local e fez essa foto de uma distância de 70 metros com sua teleobjetiva.

Guardas florestais do parque informam que tentam levar os visitantes para uma distância segura dos animais, mas alguns simplesmente voltam quando os guardas se afastam. Lembrando que no Canadá a multa por perturbar animais selvagens em parques nacionais pode chegar a US$ 25 mil.

O segundo caso desta semana aconteceu na Florida, na Trilha La Chua em Paynes Prairie em Gainesville. Enquanto todos observavam um jacaré de uma distância segura, um “mané” decidiu que as regras não se aplicavam a ele (coisa cada vez mais comum entre fotógrafos) e levou sua câmera e tripé para muito perto do animal. Claro que as coisas não saíram como o planejado e o jacaré não curtiu muito essa invasão de seu espaço. Dessa vez temos um vídeo que foi gravado por um dos turistas que estavam em uma distância segura.


Ben Boukari — Alligator Almost Gets Photographer Part – 1

Fotografia de natureza é uma ótima atividade para fugir da bagunça da vida urbana. Mas, é preciso conhecimento do que se está fotografando, estar preparado com os equipamentos adequados e, acima de tudo, seguir as regras do local onde está fotografando.

P.S.: eu estava torcendo para o jacaré.

Relacionados: , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Leooo

    A cara de bunda do cidadão quando ele olha para o pessoal e ele tentando fugir do jacaré me garantiram umas boas risadas!

  • Mateus Azevedo

    “um urso cinzento enquanto o mesmo se alimentava”. Cara, eu tenho medo do MEU cachorro quando tá comendo, quem dirá de um urso!

    O cara do jacaré merecia um susto maior. Foi buscar a mochila ainda com o celular na mão filmando, em vez de só catar e sair.

    • João Claudio

      Quis pagar de machão com o celular na mão, pra não admitir que tava com medo

      Se não tivessem filmado a cena, capaz dele mostrar as fotos pros amigos e se gabar de ter chegado perto do jacaré

    • Oli

      Se você não pode tirar a comida da boca do seu cachorro sem problema algum você precisa aprender a criar cachorros.

      • Marcio Ferreira

        Pensei exatamente isso. Mas ele não disse isso, ele disse que só tem medo.

    • Piora na parte 2 do video:
      https://www.youtube.com/watch?v=sIoWZb2-nco

  • Fernando Vieira

    #TeamJacaré #SomosTodosJacaré

  • gfg

    Poxa, entrei esperando exemplos dignos de Darwin Awards e nem sangue teve?
    #Desapontado

  • Se nem aquele maluco profissa escapou de tomar uma ferroada de arraia no peito, um mané qualquer ter escapado de um jacaré é motivo de comemoração.

    Pra ele, claro.

    #GoJacaré #Ordinária #BiteTheHandThatTeases

  • Flavio Freitas

    O pior não é ser atacado e morto pelo urso, f*-se esse imbecil. O pior é que, se o cara fosse atacado, teriam que matar o urso.

  • советский медведь

    Torci para o jacaré levar a camera do cara pra água. Seria lindo.

  • Cesar

    O que passa pela cabeça de uma pessoa para chegar perto de um animal selvagem (até de alguns domésticos) enquanto ele come?
    Faço esta pergunta todos os dias ao meu cunhado. O esperto foi mexer na panela de comida do cachorro que estava comendo e depois saiu chorando e dizendo que o cachorro não gostava dele.

  • Pingback: Fotografia de Natureza – exemplos do que não fazer | Notícias Legais()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis