Resenha — livro Como Fazer Vídeos de Armando Vernaglia Jr.

Você está no mundo da fotografia há algum tempo e agora está se interessando por vídeo? Você nunca se interessou por fotografia, mas o vídeo o atrai? Você pega uma câmera DSLR na mão e não sabe por onde começar, mas gostaria de fazer uns vídeos legais? Se você está em algum destes barcos então vai precisar de uma orientação bem técnica do assunto. É para você que o eBook Como Fazer Vídeos do fotógrafo Armando Vernaglia Jr. vai se encaixar perfeitamente. O Vernaglia está no mercado de fotografia publicitária há muitos anos e também possui uma grande experiência como professor. Já ministrou vários cursos particulares e também alguns bem interessantes na plataforma EduK. Agora, em parceria com a iPhoto Editora, ele nos presenteia com esse guia definitivo em terras tupiniquins sobre como gravar vídeos.

O livro possui 242 páginas e é dividido em 8 capítulos bem estruturados. O Capítulo 1 é inteiramente dedicado a falar sobre a câmera. Quem já entende um pouco de fotografia vai relembrar assuntos como diafragma, obturador, ISO, balanço de branco, foco, mas tudo isso voltado para a produção do vídeo. Quando comecei a gravar os vídeos para o Meiobit passei por uma adaptação traumática até entender como as regulagens funcionavam nesse formato. Com esse livro teria sido bem mais fácil. Esse primeiro capítulo também trata de questões importantes como ergonomia, áudio e outras questões bem específicas do equipamento quanto à captação de vídeo. Assunto denso, porém bem explicado.

O Capitulo 2 é um pouco mais subjetivo, porém necessário. O tema aqui é a linguagem visual e a importância de um estilo próprio, uma assinatura, e como alguns aspectos técnicos do equipamento podem contribuir para isso. O Capitulo 3 é todo dedicado à estabilização e movimento de câmera o que, na verdade, é vital para uma boa produção. Qualquer vibração é sentida no vídeo. Nada pior do que ver um vídeo com a câmera tremendo. Várias dicas de acessórios e tripés.

Porém, a cereja do bolo começa no capitulo 4. O título deste capítulo é A Técnica do Cinema. Aqui você vai viajar por diversos conceitos específicos da produção de vídeo, como unidades narrativas, tipos de planos, molduras visuais, altura da câmera, etc. Conceitos que podem (e devem) ser aplicados também na fotografia, mas que vão ajudar a tornar a sua produção mais bonita, equilibrada e degustável. O Capitulo 5 é dedicado ao uso da luz na produção de vídeo. E sabemos que a luz é a chave para fotografia e vídeo. O capítulo é bem detalhado e vale a pena ser lido várias vezes.

Finalizando o livro temos o capítulo 6 dedicado ao som (que muita gente negligência e não é tão fácil de captar como as pessoas pensam), o capítulo 7 dedicado ao roteiro (com uma pitada de A Jornada do Herói) e o capítulo 8 onde são discutidas questões a respeito do Hardware e Software envolvidos na produção.

O que achei do livro? Fenomenal. Vernaglia consegue passar para o livro a mesma facilidade de ensinar que encontramos em suas aulas presenciais. Estamos aqui com um manual bem explicado e bem detalhado sobre como começar sua produção de vídeo de forma simples. Já vi vídeo aulas e outros livros sobre produção de vídeo no mercado nacional e me arrisco a dizer que esse foi o melhor que tive acesso até agora. Se você quer apostar na produção independente, começar a filmar eventos, ou só abastecer o seu canal no Youtube, garanto que essa vai ser sua melhor fonte de informação. A única ressalva que faço ao material é ser, justamente, um eBook. Mas, isso é uma particularidade minha. Tenho grande dificuldade em ler no computador e gosto de ver os livros na estante.

Você pode comprar o eBook Como Fazer Vídeos do Armando Vernaglia Jr. no site da iPhoto Editora. O valor do investimento é de R$ 49,00. Você pode ver um pouquinho mais do que o Vernaglia tem a falar em seu canal no Youtube.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Tive o prazer de conhecer o Vernaglia pessoalmente.
    Excelente pessoa, e exímio professor. Seu conhecimento é impressionante.

    • Gilson Lorenti Fotografia

      sim, concordo plenamente.

  • Al

    Boa recomendação Gil, sou devoto do Armando através do sue material publicado no site Eduk. Coincidentemente estou querendo aprender algumas tecnicas de video nem que seja para melhorar os videos que costumo fazer em viagens de férias.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis