Gilberto Kassab: banda larga fixa terá limite na franquia de dados até o fim de 2017 [UPDATE]

UPDATE: o atual presidente da Anatel Juarez Quadros disse ao G1 que a agência não voltará a reacender essa discussão, mantendo a decisão de proibir as operadoras de aplicar qualquer tipo de limite na franquia de dados aos usuários. Quadros ainda disse que o ministro Gilberto Kassab se referiu à entrevista dada ontem como “um equívoco”.

Em nota emitida ainda ontem, o MCTIC afirmou que os estudos e a consulta pública do Senado Federal serão utilizados para definir a vindoura regulamentação (que vai acontecer de qualquer jeito), mas afirma que “quando finalizados podem indicar que o melhor modelo é o ilimitado, e com isso o governo federal deverá mantê-lo”. Pelo visto voltar atrás nos argumentos é prática comum do atual governo…

Segue abaixo a notícia original.


O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) Gilberto Kassab deu uma declaração que ninguém gostaria de ouvir mas convenhamos, era até esperado: até o fim do ano todos os planos de internet banda larga com franquia de dados ilimitada serão encerrados, em prol de um novo modelo flexível que será modelado pela Anatel, com o governo supervisionando diretamente.

Resumindo: a partir de 2018 todo mundo, sem exceções terá que pagar por dados consumidos além do limite ou sofrer restrições.

A polêmica em torno do limite de dados na banda larga começou no ano passado, quando a Vivo anunciou uma grande mudança em seus planos vigentes. Até então assinantes poderiam utilizar a Vivo Internet, seja fibra ou ADSL sem limite de dados mas alegando limitações na rede, revelou que a partir de determinado momento novos assinantes não mais teriam esse privilégio (embora teoricamente o contrato também previsse o ajuste para clientes antigos na intenção de introduzir novos planos ilimitados mais caros, nada foi confirmado nesse sentido).

Na ocasião Claro e Oi afirmaram que não mexeriam no sistema atual, onde atuam com redução de velocidade para quem estoura o limite mas geralmente não aplicam; no entanto deram a entender que o benefício só seria mantido até 2016, e a partir deste ano as coisas seriam diferentes. Das grandes operadoras apenas a Tim se manifestou a favor da internet ilimitada, mas convenhamos: o TIM Live não faz nem cócegas na concorrência, mesmo no Rio de Janeiro e em São Paulo sua presença é muito limitada.

Dali para a frente foi um jogo de empurrar a culpa para outrem que não o próprio governo e principalmente as operadoras, que em 20 anos lucraram horrores e não moveram um dedo para expandir a infraestrutura de telecomunicações no país. Agora que o gargalo se estreitou a Anatel, que deveria defender os direitos do consumidor se alinhou com as operadoras, com o presidente João Rezende dizendo que o usuário “está mal acostumado” com a internet ilimitada e que os gamers são os principais responsáveis pela qualidade da internet brasileira, porque “a gastam demais” ao jogar online.

A última declaração da Anatel foi de que não colocaria nenhum empecilho nas operadoras que desejarem limitar o acesso à banda larga, e o usuário que se vire.

Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC)

Agora veio o golpe de misericórdia. O ministro Kassab, alinhado com a opinião de Rezende e de seu secretário de Inclusão Digital e Internet Maximiliano Martinhão acredita que o formato atual não se sustenta, pois sobrecarrega as operadoras (por culpa delas). Assim, de modo a estabelecer um “ponto de equilíbrio” entre o desejo do usuário e as capacidades das operadoras, a internet ilimitada como um todo deixará de existir.

Embora Kassab defenda a aplicação de um sistema “elástico” que favoreça a criação de planos mais justos de acordo com o perfil de cada consumidor (quem utiliza mais internet terá que pagar mais) e que a mudança é necessária porque “as operadoras têm limites”, na prática a gente sabe que não é bem o que vai acontecer. E vale lembrar que o Brasil é o país com a internet de pior relação custo/benefício do mundo.

Segue o vídeo com o ministro Kassab tentando explicar a mudança:

Poder360 — Limite de dados da banda larga fixa vem em 2017, diz Kassab

A meta é que o novo sistema seja colocado em prática já no segundo semestre, com todas as operadoras tendo que se adequar às determinações da Anatel. Assim ganham as operadoras (ao menos Vivo, Oi e Claro) que declararam interesse no formato, já que a TIM e concorrentes menores em diversos estados também terão que se adequar e limitar o acesso, deixando o usuário sem escolha. Do lado do consumidor isso significa uma severa redução nos planos, mesmo para clientes atuais que passarão a ter de lidar com um limite de consumo mensal para não ficar sem internet, ou ter uma redução severa na velocidade (mais provável o segundo cenário, já que cortar o acesso fere o Marco Civil).

De cara os novos planos vão inviabilizar o consumo de serviços de streaming (adeus Netflix and Chill, Spotify e similares), a jogatina online (e mesmo download de games digitais) e até mesmo o acesso à Locadora, já que o usuário terá que contar nos dedos quanto de sua franquia ele poderá usar por mês. Tal medida representa um atraso sem precedentes nas comunicações entre as pessoas, seja para lazer ou profissionalmente, só que se depender de Kassab é o que será feito e não tem volta.

Mais uma vez, parabéns a todos os envolvidos.

Fonte: Poder360.


Em tempo: a Anatel mantém uma consulta pública sobre a limitação na franquia de dados da banda larga fixa. Convém acessar o link e deixar expressa sua opinião sobre o assunto.

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • O que mata a Interwebs Banânia é a pornografia! Bora aprovar projetinho contra essa perversão!

  • Posso soltar aquele palavrão para todos os envolvidos nesta palhaça, sem receber Block do MeioBit? :@

  • Terra Nova

    Ele fala de internet como fosse um bem finito como água e etc…. estamos ferrados! ANCARTEL!

    • Ivan

      Sem infra estrutura é.

      • As operadoras tiveram VINTE ANOS para investir em infra, encheram as burras de grana e não fizeram nada, e agora vêm reclamar que não dão conta.

        Não tem desculpa.

        • Ivan

          Não estou defendendo ou dando desculpa só que é a realidade sem infra estrutura não tem como atender a demanda que só cresce, pra elas é bom podem ganhar mais ainda sem gastar 1 real.

          • Othermind

            Ahh entao elas tiveram prejuizo esses 20 anos ? Não conseguiram investir a ponto de atender a demanda? Foram pegas de “surpresa” pelo aumento da demanda? Ahhh pelo amor…

          • Ivan

            Meu zeus ta dificil hein, só falei que é limitado sim não funciona por magica que pode distribuir 100gb pra todas pessoas do mundo com mesmo hardware como povo imagina.

          • navossoc

            Claro! Essas empresas coitadinhas, tais como a vivo que movimentaram 42 bilhões em 2015 e teve apenas um lucro mixuruca de 3 bilhões…
            Tadinha delas não?

          • Mirai Densetsu

            Deve ser muito opressivo lucrar tanto assim, não é mesmo? Culpa desse Estado mauvadão que o obriga a lucrar alto assim e o proíbe de fazer o melhor para seus clientes.

          • Quero Tequila

            O estado, não a proíbe de lucrar mas também não a força a investir, pois como eu disse a estrutura nós a construímos e CONCEDEMOS para que eles a MELHORASSEM e a AMPLIASSEM … bom, uma certa melhora aconteceu, uma certa ampliação também … mas parou, no meu bairro a VIVO (telesp) não fornece mais que 4MB pois a “estrutura” não comporta, ou seja, falta de investimento .. a NET passando seu próprio cabo e usando nossa estrutura de postes fornece um serviço melhor e SIM, elas não estão nem aí pro cliente … não tem punição!

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Livre mercado é isso aí. Concorrência tinha, mas… cartelizou.

          • Ivan

            Livre mercado da onde meu filho? ANATEL regulando tudo? desde quando é livre mercado?

            Tem que ser muito desonesto pra falar que tinhamos livre mercado em telecomunicações.

          • Quero Tequila

            A Anatel deveria regulamentar ao nosso favor para justamente impedir isso … mas o $$$ fala mais alto!

          • bruno torrente

            Não ela não devia regular nada, nem deveria existir, faz com que contratos sejam respeitados e esta tudo certo.

            A natureza dela como reguladora vai totalmente contra os clientes, como qualquer outra reguladora.

            Agora para quem gosta de uma reguladora, podemos sugerir uma alternativa a de qualificadora ( podendo ter varias não so uma anatel ) ela avaliaria empresas prestadoras e observando contratos padrões ruins daria uma nota ruim, junto aos clientes e manteria um rank de qualidade de conexões e atendimento ( no quase de conexões a Anatel ate tem um projeto mas muito limitado ), e claro qualificadoras estariam suscetíveis a qualificação de outras empresas ou seja se aceitar lobby e outra empresa concorrente pegar no flagra ela esta ferrada.

            Resumindo, existem alternativas, a Anatel é a pior delas …

          • Igor Embromation

            Tem casos que regulação é a única opção (que enxergo), como no caso da anvisa. Já poder ter competição não só nos serviços de Internet como também na regulacao qualificadora é algo que se devia falar mais. Me parece uma ideia muito boa.

          • bruno torrente

            Eh compreensível achar que regulação eh a única opcao, convenhamos quem fica horas pensando e lendo sobre ?
            Quando alguém sugere alternativas, como eh o caso do exemplo que dei antes ela acaba indo de encontro com o que já existe e como sempre será mal compreendida.
            Isso ocorre hoje com o Uber, ele chegou melhorou um mercado que a 100 anos estava quase na mesma e cheio de problemas, ajudou quem precisava ter uma renda, ajudou quem não pegava táxi por causa dos custos e burocracias ( bandeira 2 para aeroporto cada uma viu ) e por aí vai, mas claro isso bate de frente com uma ideia estabelecida, é um mercado controlado e sabemos no que isso deu, os taxistas não brigam por menos impostos, ou mesmo fim de licenças ( caríssima no mercado negro ) ou qualquer outra distorção, eles querem mais estado e mais intervenção por que não são eles os principais beneficiados, não querem competir acham essa ideia absurda, o cliente final aceita as alternativa s de bom grado.

          • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

            Livre mercado? HUAHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHUAHAU

            Não existe isso no Brasil, ainda mais num setor de CONCESSÕES ESTATAIS como é o nosso de telecomunicações.

          • Machuca

            Serviço de telecomunicação, até onde eu sei, pode ser feito por autorização, e neste caso basta o preenchimento dos requisitos legais e a empresa terá o direito de explorar o serviço.

          • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

            Juro que eu queria viver nesse país que você vive…

            Aqui uma empresa não consegue montar uma repetidora de sinal de rádio frequência pra que os funcionários possam se comunicar em campo sem passar pelo labirinto burocrático da Anatel, imagina pra montar um provedor de serviços…

          • Machuca

            Depois que você der uma lida na lei de telecomunicações e souber a diferença entre concessão e autorização, a gente conversa.

          • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

            Depois que você enfrentar o mundo real e perceber que no papel é lindo e na prática já nem tanto, a gente conversa.

          • bruno torrente

            @Machuca Não querendo ser mal educado, mas o que tem a ver ele ter lido ou não a lei das telecomunicações com ter apontado que existe burrocracia excessiva no processo ? ou mesmo dizer que é difícil abrir um provedor de serviços ? Ele disse que são concessões estatais o que é verdade para banda larga fixa apontada pelo texto acima, existem empresas pequenas por autorização, mas elas são exceção no mercado.

            Quanto a Anatel e sua autorização / concessão, vamos conversar um pouco sobre essa mer&¨%, destaco que atualmente estão tentando mudar o sistema de concessão para autorização na telefonia fixa ( e por tabela os serviços anexos prestados ), realmente sistema de celular ja trabalha por autorização, mas no caso de provedores apenas de internet essa autorização além de ilegal implica em necessidades e burrocracias incompatíveis com crescimento de concorrência algo aparentemente absurdo para a anatel, mesmo tais regras continuam sendo usadas pela anatel contra pequenos provedores.

            OBS: Autorização essa que só vale para empresas de telefonia, TV a cabo e afins, essas empresas se enquadram como prestadora de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), isso gera muita discussão jurídica até hoje, pois fornecer apenas internet deveria se enquadrar como Serviço de Valor Adicionado artigo 61 da Lei 9.472/1997, ou seja nossa queria anatel manda prender e destruir qualquer concorrência usando algo fora da lei, trabalhando assim a favor do oligopólio de mercado por eles instalado ( e que ela adorado claro por seus desvios e benesses ), fazendo assim com que simplesmente quase ninguém tenha peito para bater com ela juridicamente, mesmo ela estando errada.

            Quanto a estação repetidora é necessário autorização da anatel, a mesma exigência para antenas de operadoras ( com certas ressalvas é claro ) ou sera aplicada multa por usar equipamento de operadora de celular sem licença, processo esse lento e burrocratico, o Senac esses tempo levou uma multa pesada por usar um equipamento desses sem autorização correta.

            Na duvida leia sobre os processos envolvidos para aquisição do trio de maldades, licenças SCM, STFC e SeAC ( Que por sinal juntas custam algo em torno de 9 mil reais a ultima vez que fui ver ) e da uma revisada na lei das telecomunicações.

            http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9472.htm

          • Machuca

            Não sou especialista em direito regulatório, mas até onde eu sei, concessão pressupõe a prévia realização de licitação, isso por si só é bem mais burocrático que simplesmente preencher os requisitos legais e ter o direito de explorar determinado ramo de atividade, além de colocar muito mais ônus sobre a empresa. O fato de a ANATEL atuar de modo disfuncional não implica na mudança da natureza jurídica de uma autorização, nem a sujeição de quem opera nesta modalidade ao regime jurídico de direito público (eu, pelo menos, nunca vi um orelhão da GVT, agora vivo, aqui no Paraná). O que você trouxe parece muito mais uma das aberrações “jurídicas” deste País, não a falta ou excesso de regulação.

            Obrigado pelo comentário com conteúdo e pertinente. Você trouxe uma luz para este lugar. Hoje em dia, infelizmente, tem muita gente mais interessada em fazer proselitismo ideológico do que tentar agregar alguma coisa às discussões.

          • bruno torrente

            O que eu digo, e na verdade um misto de burrocracia através de regulação ( em detrimento de respeito a contratos que seria bem melhor ) acrescente a Anatel trabalhando para oligopólios em vez dos usuários, não por maldade sua natureza é essa e mesmo quando usando conteúdo técnico esse conteúdo acaba viciado.

            Sim realmente Net e GVT trabalhavam por autorização, já hoje com esse embrulho de aquisições não sei como isso esta funcionando.

            Rsrs. também não sou especialista, mas tive uma pequena experiencia na área, queria abrir um pequeno provedor, mas o custo de licenças anualmente, medo de investir por causa da burrocracia ( que era menor que hoje ) fora questões intrínsecas a investimento e abertura de empresas me impediram.

            Obrigado pelos elogios 🙂

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Em que o sistema de concessões obrigatoriamente impossibilita o livre mercado?

          • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

            Essa matéria a qual estamos comentando responde perfeitamente a sua pergunta.

          • Hugo Vinícius

            Pegue um exemplo bem simples: vamos supor que eu tenha o conhecimento necessário para montar uma provedora de Internet, só que não tenho dinheiro suficiente para montar uma em toda a cidade. Aí, eu fiz um levantamento e observei que dá para ter lucro fornecendo internet de 1 Gbps somente na quadra onde eu moro.

            Já que é livre-mercado, eu poderia fornecer esse serviço. Mas não, o governo, com toda a sua burocracia, me impõe um custo fenomenal e esse serviço já não me dá a possibilidade de lucros, fazendo com que eu desista da ideia logo de cara.

            A maioria das pessoas acha que 1) livre-mercado implica em corporações e 2) só há competição no mercado entre grandes empresas. Aí é que está a falha. Livre-mercado é bem mais bem-representado pelo camarada que faz cachorro quente num carrinho na esquina da minha casa do que pelas grandes corporações.

            Então, pelo menos ao meu ver, eu vejo com maus olhos toda essa intervenção estatal, pois o governo cria, querendo* ou não, uma cerca para cada mercado. Às vezes, só quem tá dentro da cerca são os amigos do rei. Outras vezes, é quem dá mais propina.

            * mais querendo do que não querendo

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            No livre mercado da vida real: você oferece o melhor serviço do seu bairro. A empresa grande vem e te compra, ou oferece preços tão baixos que te quebram (dumping).
            Bem vindo ao mundo real.

          • Rafael Rodrigues

            É, mundo real. Algo que liberotários desconhecem…

          • Hugo Vinícius

            Vc está partindo do pressuposto de que todo possível cliente só pensa em custo menor, o que não é verdade. Há pessoas que preferem pagar mais para ter maior qualidade de serviço.

          • bruno torrente

            Livre mercado ? Ta doido srsrs ( Zuera viu )
            Como existir livre mercado se é um matirio burrocrata abrir uma concorrente, o simples fato de compartilhar a SUA conexão ja eh crime, e ainda existindo uma ANATEL que atende tudo que os grandes do mercado solicita.

            Observe, elas estão dizendo que venderam um serviço alem do limite permitido por sua infraestrutura, e agora estão pedindo para a ANATEL intervir e resolver um erro delas, onde isso algum dia foi livre mercado ?

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            É a consequência natural da proposta de um. Com captura de agente ou mesmo sem agente (regulador), dá na mesma.

          • bruno torrente

            Devo discordar, pode até parecer igual, mas esta esquecendo da forca de lei, monopólio da violência ( todo tipo de violência ), e sempre absolutamente sempre um agente regulador sera mais fácil de comprar que um empresario, por sinal isso faz parte do conceito regulador, pois o oligopolio criado sera consultado sempre que o regulador tiver duvida sobre o mercado, mesmo tendo sessões técnicas dentro do regulador, ele não tem viés empresarial, então por melhor que seja suas sugestões ( se é que serão aceitas ) serão uma visão distorcida de soluções.

            Me fala qual operadora telefônica ou regulador criou o whatsapp ? pensa nisso para que melhorar e baixar os custos, ser disruptivo se eh mais fácil comprar o regulador.

            O mundo real é muito mais frio, sombrio e perverso, achar que um regulador sera um santo ajudante e contrariar sua própria natureza é utopia.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Justamente pelo mundo ser assim que com o regulador existe o risco de abusos. sem o regulador é certeza. Empresas não são boazinhas, nao se esqueça disso.

          • bruno torrente

            Não justamente pelo mundo ser assim que não se deve ter um regulador, pois ele esta mais suscetível que as empresas pois tem viés POLITICO, e tem trabalho por lobby como parte de seu cerne ( não por maldade claro, mas é sua natureza ).
            Respeitem contratos em conjunto com empresas garantidoras de qualidade ( podendo ser até seguradas ) e o mercado sera bem melhor.

            Um erro comum é tentar imaginar o mercado atual sem um regulador, claro que vai imaginar o caos instalado na terra rsrsrs, quando deveriamos pensar como seria um mercado onde empresas tentassem fazer as tarefas que hoje esperamos de um regulador.

          • Se a demanda cresce, a renda também, então existe dinheiro para aumentar a infraestrutura. Além do mais as empresas de telefonia não são obrigadas a atender clientes além de suas capacidades. Se não tem infraestrutura, melhorem a infra e depois liberem novos contratos. Mas claro, é mais barato comprar politico que investir em infra.

          • Ivan

            Eu sei disso cara, mas do jeito que falam parece que internet é ilimitada e não precisa de hardware adicional.

        • Gradash

          Infelizmente concorrencia é proibida por lei no Brasil, aqui só estas operadoras podem trabalhar, e sendo assim elas fazem o que querem, e não investir é um deles. AT&T tentou vir para o Brasil, Vodafone também. Mas o governo não deixa.

          Nosso problema não são estas operadoras, é o governo e as pessoas que acham que o governo está ai para te proteger quando a única coisa que ele quer é seu dinheiro por mais que já roubem 85% de tudo que você consegue.

          • Eu tenho um amigo que é dono de uma empresa que é provedora de internet, atende com fibra ótica. Ninguém proibiu ele de entrar no mercado. As empresas pequenas tem dificuldade de entrar no mercado pelo custo da infraestrutura, internet é uma operadora interligando com a outra, então assim como ocorre com a telefonia você precisa pagar pelo uso da infraestrutura dos concorrentes, isso é caro. Você tem o fator mais problemático que é a burocracia é muito grande e deveria ser diminuída drasticamente. O ICMS também pesa muito nos preços das operadoras. Mas tirando isso oque impede a pessoa de ter um provedor e ter dinheiro mesmo para investir em infraestrutura. Nos USA mesmo que tem centenas de provedores, existem bairros que só tem um provedor, por que ninguém quer investir em determinado lugar. http://mais.uol.com.br/view/dsirb7h509tj/como-funciona-a-internet-ilimitada-em-outros-paises-04024D98386CCCC15326?types=A&

          • Gradash

            Você pode entrar no mercado até certo tamanho, quando você é tamanho Nacional ou atende mais estados você precisa de uma concessão do governo. Que é feito via leilão, normalmente é apenas 4 concessões por vez.

            Sobre EUA, um dos maiores problemas lá é que além de ser um país gigante, a população é espalhada por quase todo o território, diferente do Brasil que é espalhada só no litoral sendo a maior concentração no centro oeste.

          • Quanto a concessão de internet tenho que me informar, mas no caso de coisas finitas como espectro de radio para concessão de TV, celular, e impossível não ter, senão uma empresa corta o sinal da outra. E para uma empresa grande entrar no mercado hoje em dia sem ter celular, que é oque as pessoas mais usam é um problema.

          • Mirai Densetsu

            Se a conexão for via rádio, precisa da concessão pra usar o espectro de frequências. Se ela for cabeada, tem de ter autorização de cada prefeitura para uso dos postes.

          • ochateador

            Das prefeituras ou das companhias de energia elétrica (que são as verdadeiras donas dos postes nas ruas) ?

          • Rafael Rodrigues

            Certa vez tentei alugar 30 postes para interligar dois sites de uma empresa que eu presto serviço.

            Vocês não fazem ideia do inferno que é. Tão impossível que desistimos.

            E quem aluga é a concessionária de energia.

          • ochateador

            A minha empresa aluga 10 postes para que eu possa ligar 2 prédios via fibra. 3 mil reais por ano.
            Uma vez a diretoria achou ruim e quis reduzir o custo, a concessionária obrou e andou. Quando venceu o contrato só mandou os técnicos dela ir cortar o cabo em 2 pontos….

            Nunca mais reclamaram do preço.

          • David

            E tem o velho conto da venda do Brasil pros gringos, se ver um serviço U.S.A aqui a galera pira,

          • Rafael Rodrigues

            Vender o campo de Carcará sem leilão e por US$ 2,50 o barril de petróleo conta?

        • Victor Hugo

          Pior que agora irão receber quase 100bi em infra sem terem investido em nada

          • bruno torrente

            100b sem qualquer tipo de retorno, absurdo …

      • Terra Nova

        Sem estrutura? e o contrario eles querem faturar mais sem expandir… fica só na picanha das grandes capitais.
        Ja tivemos inúmeros projetos de expansão e modernização… tudo “embargado” aqui e na base do LOBBY… sem um lobbysta no governo você não passa nada.

        • Ivan

          vc fala A e povo retruca B ta foda.

          • bruno torrente

            O problema que eu vejo aqui é o entendimento, sim as pessoas sabem que sem infraestrutura não da para atender os clientes, mas o que eles estão pontuando e vc não esta entendendo que isso não eh problema nosso, eles venderam acima do que sua infraestrutura absorve, então que limitem a entrada de novos clientes, ou aumentem os contratos para novos clientes e com a diferença invistam na infraestrutura pelo qual ano apos ano deixaram ao relento ( até investem mas muito aquém do necessário sera por burrice, corrupção ala OI, ou por saberem que na hora que apertar é só usar seu cartel/oligopólio em conjunto com a barata tonta da Anatel e ta tudo certo ).

            Ou seja entendemos seu argumento, mas mercadologicamente falando é irrelevante, quem vende um produto por principio deve ter tal produto, por esse mesmo motivo nunca adquiri nenhum produto da netvirtua em minha vida, pois o valor cobrado e o sistema de franquia já mostra que sua infraestrutura esta por principio saturada ou subdimensionada.

            OBS: Não sou totalmente contra o sistema de franquia, mas baseado nos contratos atuais, e em uma explicação bem mais ampla sobre o tipo de contratação e o que é efetivamente contratado em vigor hoje acabo por ser contra, pois sei que se trata apenas de um cartel/oligopolio agindo em coluio com seu regulador contra os clientes.

          • Ivan

            O que eu quis dizer foi X, apenas isso e não o problema disso ter acontecido e como resolver.

          • bruno torrente

            Desculpe então vc esta parcialmente errado no primeiro argumento, no caso acima ele menciona que isso é tratado como bem finito, seja sem infra estrutura ou com infraestrutura existem limites, ( ele nem pontuou o fato de venderem acima do limite da infraestrutura ) vc aparentemente por ter se irritado com outras argumentações anteriores já vai para desabafo ( retruca isso fala aquilo aff etc etc ) quando o cara apenas pontuou que eles tem estrutura sim, mas seu foco é lucrar sem investir em infra ou seja o argumento dele tem coerência vc apenas não teve paciência de entender.

            Portanto vc realmente falou X, mas X é irrelevante na atual conjuntura.

            Mas tranquilo, isso é normal :), eu mesmo me pego fazendo isso as vezes.

            Vc defende que sem infraestrutura não é possível atender, e isso esta correto, mas como eu pontuei, e outros a sua própria forma falaram, eles não investiram o necessário em infraestrutura e nem querem fazer isso no futuro, apenas desejam jogar isso no colo do cliente, estão usando lobby através da Anatel com toda a força do oligopólio em vigor, seu argumento tem coerência mas na atual situação ela é irrelevante, detalhe esse pontuado varias vezes foi pontuado nessa discussão.

      • ochateador

        Eu diria que se as operadoras olhassem a fatura mensal que cobram de seus clientes e separassem 10% do valor por clientes, ia dar uma grana bem alta. E essa grana pode ser investida em melhorias de infra-estrutura sem afetar o lucro delas.

        • Ivan

          ta dificil o povo entender, claro que elas tem dinheiro pra infraestrutura questão que não querem e do jeito que ta hj não tem como aumentar a demanda.

    • Rafael Rodrigues

      E não é?

      Largura de banda tem limite, sabia?

      A limitação é ridícula, mas daí a achar que Internet é como o ar, é muita ignorância.

  • Jeferson Fonseca

    Que tal abrir o mercado já que essas operadoras não querem investir o necessário? Ah, é… Muitas colaboraram com os envolvidos nas campanhas… Fala sério! A pirataria off-line vai campear no Brasil de novo! Justamente o que uma economia online deveria virar… País agrário e agora isso…

  • jacob

    Regula mais que tá pouco

  • Espero profundamente que isso não inclua planos pra empresas #BoraFazerMEI

    • Daniel Belini

      Vc realmente acha que vão deixar as empresas de lado?

      • se seguir o plano inicial, vai. tu saber o quanto uma empresa usa de internet só pra conseguir pagar imposto?

  • Cocainum

    Isso é que eu chamo de matar dois coelhos com uma só cajadada. Além de beneficiar as operadoras, ainda faz a festa das TVs (abertas e por assinatura), inviabilizando os serviços de streaming.

    “Adeus ano velho
    Feliz ano novo
    Que tudo se realize
    No ano que vai nascer”

    • B4klaudio

      Espero que saia pela culatra. Quando tiver que pagar mais pela internet a primeira coisa que eu vou cortar é a tv a cabo.

      • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

        Eu prefiro sentar na sala de casa e ler um livro a voltar a consumir TV.

        • Cocainum

          Vai ver é esse o objetivo. Aumentar o consumo de livros pela população.

        • B4klaudio

          Só não assina o Kindle Unlimited p não estourar a franquia.

          • Rafael Rodrigues

            Kindle Unlimited é Vida!!!

      • Kheiron

        eu ja cortei, pois já sabia que isso aconteceria. Cortei TV, telefone, só tenho celular com um plano basico e a internet

      • Pessoal vai ter que cortar tv por assinatura pra pagar o excedente da internet, e vai acabar colocando ‘sky-gato’

        • Jean

          Sky gato??? Não, isso nem existe e nem é uma forma de dar um cano nessas Teles fdp.. que isso rapaz, isso é coisa de gente desonesta, o certo é usar tudo que é regulado, para a nossa segurança! E outra, não paga impostos! Já pensou, como eles vão pagar os salários nababescos de tanta gente empregada no setor público? Que isso amigo, apaga essa sua sugestão, ainda mais se descobrirem que 500 no PY você tem todos os canais até os ppv!!!!

          • Rafael Rodrigues

            O Brasileiro realmente precisa ser estudado. Relativismo moral e desonestidade é mato aqui.

          • Jean

            Nem isso, é mais “cansei de ser roubado”. Estou enrolado com a Net em um plano de fidelidade, me venderam mundos e fundos e não cumpriram o que prometeram e a porcaria da Anatel não resolveu meu problema. A raiva que tenho da vontade de fazer isso, meter um sky gato ( eu assisto TV, gosto muito de esportes como F1 e NFL, que só passam na fechada ) e dar uma banana para esse bando de fdp protegido pelo governo.
            E sim, conheço gente quem gato e sempre recomendam, sempre começando com um “mas você é trouxa mesmo de pagar Net”.

      • Wagner Lopes

        Mas é o que fiz aqui em casa, queria uma conexão mais rápida, cortei a tv a cabo.

    • Eu não vejo mais tv a sei lá quanto tempo e farei de tudo pra continuar assim

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      O Brasil é o país do futuro… E vai continuar sendo, pra sempre.

  • Gilson Lorenti Fotografia

    Pessoal que tem modelo de negócio no YouTube também vai ser afetado.

    • Sim, muita gente vai se lascar com essa medida bos** aí..

    • YouTube, podcast, e-commerce… vai foder todo mundo.

    • Othermind

      Cara… Muito curso EAD hoje em dia.. aulas por vídeo…. Até pra ver filme na netflix vou ter que ficar “escolhendo a dedo” pra nao gastar banda… pqp..

  • Vai virar “Internet de Rico” e “Internet de pobre” com essas medidas.
    Brasil é o país da incompetência mesmo…

    • Othermind

      A internet vai ser elitizada… Quer usar netflix/youtube a vontade ? Pague (muito) mais…

      • Quero Tequila

        Obrigado governo justo e equilibrado, sábio, preocupado com os pobres …. Ele está tentando limitar do rico para o pobre poder usar também … SQN… o rico vai pagar mais e vai ter mais vantagens como era antes e o pobre … bem … continuará pobre!

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          Agradeça aos amarelinhos paneleiros.

          • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

            Sim claro, até porque todas as gestões anteriores fizeram questão de repreender os abusos das teles…

            É justamente por causa dessa briga de torcida que esses FDP’s fazem o que bem entendem. O povo que devia estar vigilante está ocupado demais defendendo seu bandido de estimação, seja de que espectro político ele for.

          • Tá difícil se desvencilhar dessa futebolização da política…
            Pombas é difícil assim deduzir que político é nosso funcionário e que temos que fiscalizar o que esses put0s fazem?
            Se não tá trabalhando direito rua, se tá se beneficiando, rua, independente de esquerda direita ou do cacete que for…

          • David

            O governo da Mandioca não faria diferente.

          • Diga-se de passagem, quem foi mesmo que indicou o João Rezende a Anatel?

            AH!!! já sei… PT.
            E quem foi visto em almocinho com OI e outras telecom??
            AAAHHH!!! João Rezende…

            E só para descontrair:
            https://uploads.disquscdn.com/images/4c329de530877e1070b5eb02ceaafa44cce34c9fd8a0187462705ab6ef9f61a1.jpg

          • Machuca

            Não sei se você lembra, mas antes do impeachment ser uma certeza, o PT estava dando qualquer coisa para conseguir ficar no poder. Os ministérios estavam em liquidação, e os cargos eram negociados com quase todo mundo, inclusive com o Kassab (e seu partido) que foi um aliado da Dilma por todo o período anterior ao impeachment.

            Em todo caso, se é para achar um culpado, considerando esse nosso “presidencialismo parlamentarista”, a responsabilidade certamente é do pessoal que elegeu esses deputados e senadores. Felizmente meu voto não foi para nenhum deles, ao contrário dos votos de muitos coxinhas, petralhas, paneleiros, crentes, etc.

          • Quero Tequila

            Independente da cor do partido, todos eles são de esquerda … então mude o sujeito da sua sentença e voltamos a conversar! O problema não está nas pessoas que protestam… está nos políticos que são trocados, mas continua na mesma … Kassab roubou e está lá .. de boa … quantos mais estão lá assim?! Muitos! Não venha com esse discurso querendo segregar as pessoas …!

          • Na verdade não tem partido nem de esquerda nem de direita, por que direita e esquerda são determinadas ideologias e princípios. Nossos políticos não são fieis a partidos, pulam de legenda pra legenda de acordo com seus interesses, não tem apego a ideologias e muito menos a princípios, fazem oque o empregador mandar, quem pagar mais leva. E no final essa briga de direita e esquerda fica apenas entre a população.

          • Quero Tequila

            Sinto, mas não possuímos partido de direta … só uns menos esquerda que os outros. … nem ao centro tende … o que pode ser de direita é um politico ou outro … só!

          • Essa questão de direita e esquerda é meio relativo, se comparar os partidos de esquerda brasileiros com o da china, a gente só tem partido de direita, assim como o partido do obama é considerado de esquerda, mas aqui no brasil seria o partido mais a direita em relação aos outros partidos. Não sei como se declaram todos os partidos, mas muitos partidos que se declaram de centro esquerda no brasil agem como partidos de direita. E no final das contas oque vejo mais é o povo com a seguinte definição : “Eu sou do partido de esquerda, então se politico X não faz oque eu quero ele é de direita/facista” Ou o contrario ” Eu sou de direita, então se o politico não faz oque eu quero ele é de esquerda/comunista” . Acho que a gente precisa se concentrar nas propostas do politico e verificar a ficha criminal de quem vai apoiar os políticos, sem se preocupar com direita e esquerda.

          • Quero Tequila

            Sei não, tem muito partido aqui que deixa a esquerda da esquerda da China no chinelo 🙂

          • Pra mim o mais próximo de tentar controlar nossas vidas aqui no brasil é a bancada evangélica que quer até dizer oque podemos ver na internet, e eles geralmente se declaram de direita, conservadores e avessos a qualquer partido de esquerda. A questão é que safadeza tem em todos os partidos, e muita gente começa a atribuir atos condenáveis a esquerda ou a direita, de acordo com oque o politico que se declara assim os comete.

          • Quero Tequila

            Mas esse é outro assunto .. no qual pela constituição é proibido … e que de certa forma acaba sendo de esquerda .. que é o estado controlar seu comportamento … na sua crença .. ainda mais usando a religião .. o estado é laico mas ninguém respeita e isso não é ser direita e nem conservador …. bem de certa forma … mas não é o conservadorismo sadio … é imposto … se for imposto é lei, é o estado mandando é … esquerda ..!!

            E não concordo com isso também! E tem mais … tem descriminação com ateus e favorecimento demais para as religiões e imposição de crença!

          • Mirai Densetsu

            Defina “esquerda política”.

          • K9s10

            Essa é fácil! É tudo que está a direita! Acertei?

          • Mirai Densetsu

            Errou. Próximo!

          • Quero Tequila

            Bolsas, taxação de capital, controle estatal, estado grande inchado, povo pobre e sem recurso, sem liberdade … etc … você sabe, finge não saber!

          • Mirai Densetsu

            Deixe-me adivinhar: você é liberal na economia, mas conservador na sociedade. Acertei?

          • Quero Tequila

            Está vendo como você me conhece … assim como te conheço ?! Não precisamos sabre nossos nomes! :p Mas não no conceito de conservador do vídeo .. que eu acho que está meio errado .. o conservador aceita que certos costumes não devem mudar pois está mais que certo que esse costume funciona e é o correto …

            E economia 100% livre sabemos que também não funciona …. Estado mínimo funciona pra muitos países … a questão é equilibrio … mas não pra esquerda .. que todos sabemos que não funciona!

          • bruno torrente

            Posso ajudar um pouquinho ?

            Não pensem como sendo uma linha única, direita esquerda, isso só gera confusão, não ajuda ninguem.
            Pense mais amplo, visualize em um plano cartesiano sendo uma linha liberdades econômicas e outra liberdades individuais ( alguns conhecem como driagrama de Nolan ) e entenderam que mesmo os ditos de direita podem ser autoritários para com a vida individual ( conservadores da bancada evangélica por exemplo ) ou de esquerda menos avessos a algumas questões econômicas ( sociais democratas como PSDB ).

            https://uploads.disquscdn.com/images/84a1284311c472de500ccadec32e74693457be3ca369cd5183fa07fc62ef7fee.png

          • bruno torrente

            Sim estado 100 % livres funcionam, ancaps pode ter certeza respeitam mais as pessoas, suas propriedades e seus costumes que qualquer estadinho por menos autoritário que ele seja.

          • Acho interessante você ver esse vídeo explicativo, acredito que você esta confundindo as ditaduras que se auto declaram comunistas ( oque não tem logica, por que se é comunista, tem que ser a favor do bem comum e não de um ditador) https://www.youtube.com/watch?v=5xekqWxzHbc

          • Quero Tequila

            Gostei do vídeo … e não acho que estou confundindo … O cara do vídeo expôs de forma diferente .. pontuando melhor ou classificando melhor o “grau” de esquerda e direita de uma pessoa/pensamento… mas no final é mais controle do estado, ou quanto mais o estado cuidar de você é esquerda e menos é direita … o problema é que não existe 100% de um ou de outro… não funciona … mas quanto mais pra direita melhor … as provas estão aí, todo país que cresce e pode trazer benefícios à população são de direita e libertário, ou seja direita!

            Ao analisar esse gráfico a única pergunta que fica é … quanto para a esquerda você tem que estar para ser considerado de esquerda?! Geralmente só se consegue ser de esquerda se você for autoritário, vide China, Cuba, Rússia, Venezuela …A boa Coréia ….!

          • Acho que você não entendeu muito bem certa parte do vídeo, por que por exemplo, o conceito de ser liberal, ou seja ter mais liberdade é algo que é da esquerda. Quem deseja fazer maior controle é justamente quem esta na direita, por que essas pessoas estão em uma situação confortável e por isso são conservadores, pra eles as coisas não precisam mudar.

          • Jean

            Eu já disse isso por aqui: o espectro politico não pode ser descrito de forma bidimensional.
            Esquerda significa estado grande interferindo para “corrigir as injustiças”, coisa que qq liberal é radicalmente contra. Esquerda hoje pousa de liberal nos costumes, mas isso é algo recente.
            Liberal tb acha que o Estado não deve interferir na vida da das pessoas…acredita que cada um pode fazer o que bem entender, desde que não prejudique outro.

            Basicamente, hoje temos dois eixos, grau de liberdade na economia, grau de liberdade individual…como descrever isso em esquerda e direita?

          • bruno torrente

            A imagem que eu postei ajuda ? rsrsrs

          • Jean

            Não tinha visto seu post.

          • Quero Tequila

            Ahn … acho que isso não é correto … TODAS os locais que a esquerda esteve presente e chegou a um “grau” mais elevado do comunismo só o fez com autoritarismo … caso contrário não há como implantar, o cidadão não vai abrir pro livre e espontânea vontade seus direitos individuais para o bem coletivo …. entre outras coisas …

            O conservadorismo na verdade cria uma certa confusão … mas basicamente ele parte do principio que COISAS que são BEM COMPREENDIDAS não devem ser alteradas … ex.: casal é homem e mulher … assim como a família … homem, mulher e filhos … netos … etc … Não que ele não seja aberto a mudanças ou permita que algo diferente aconteça fora desse contexto de BEM COMPREENDIDO … não sei se fui claro!

            E o controle em si, pode partir dos 2 lados cada 1 com sua argumentação … mas geralmente a direita o estado é menor, por tanto menos controle … ! Agora quanto controle de um direitista vira esquerdista acho que não possamos debater.

          • Eu não concordo que autoritarismo seja sinônimo de esquerda, assim como não é sinônimo de direita. Vamos a uns exemplos, Saddam Hussein, o ditador atual da Siria , bashar al assad, Muammar al-Gaddafi da libia. Todos ditadores, nenhum comunista, todos capitalistas, e conservadores. A maioria das pessoas de direita só lembra da falta de direitos em cuba, china, corea do norte, que são países socialistas apenas no papel, mas ditadura é um caso a parte, não tem nada a ver nem com a direita, nem com a esquerda. E tenho que lembrar que esquerda não é sinônimo de comunismo, por exemplo o partido democrata nos estados unidos é de centro esquerda, nem por isso algum integrante do partido é comunista, e na parte econômica eles são a favor do liberalismo. Oque mostra que um partido de esquerda não precisa ser a favor do comunismo, e pode até ser a favor do livre mercado, mas ele precisa se preocupar com o bem estar social.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Rapaz, esquerda? por que acha isso? Em quais critérios se baseia? estou curioso.

          • Quero Tequila

            Estou trabalhando e escrevo quando dá … foi mau!

            Não acho.. tenho certeza … talvez esse “Partido Novo” seja de direita .. não sei ainda … não o conheço pra dizer!
            Mas do mesmo princípio de que mais estado, mais controle é esquerda, mais bolsa … sim, eles são!

            Pega o PSDB bolsa família foi criado pelo FHC com outro nome e pra mim é um projeto de esquerda … tudo que é permanente, não temporário da ajuda do estado e o beneficiado não retorna pra o estado é de esquerda … porque o dinheiro é nosso .. tem que ser empregado pelo bem coletivo …!

            Não seria melhor empregar esse dinheiro em outro tipo de melhoria … como estudo, capacitação … mobilidade … sei lá … do quer ficar algo que dá comida pra quem não precisa parecendo que vai ganhar votos por isso … E andamos em ruas esburacadas … estradas estragadas com previsão de melhora com a privatização …. e a perspectiva dessas pessoas que seriam o alvo não muda … :/

            Acho que isso não dá voto, sou péssimo político.

  • Andre Kittler

    O que irrita é ter um limite 10x inferior a qualquer pais serio (literalmente, 10x menos de limite) e dizer que “varios paises também tem limite”.
    É como aquela pessoa que diz “violência tem em todo lugar” quando justifica nossa guerra.

    • Ivan

      Paises civilizados tem 1 morte pra cada 100mil habitantes então aqui ter 345 mortes por 100mil habitantes ta bom.

      • Marombert Einstein

        Acima de 10/100k a ONU considera “violência epidêmica”, ou carnificina, como queira.

        • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

          Vão ter que abrir uma nova categoria pra gente.

        • tropaR

          Lembro de ler na Folha (ou foi na Veja? Não lembro) agora em 2017 que a policia do Reino Unido matou em 2016 um total de 6 pessoas. Aqui no Brasil foram 9 mortes por dia em 2016. O Brasil é o pais onde mais se mata policiais (395 ano passado) e onde a policia mais mata em todo o mundo.
          O numero aqui é de 12 mortes por 100.000 habitantes.

          • Quero Tequila

            Está claro que o povo (honesto) precisa de um modo de se defender assim como determina a constituição e a própria vontade do povo … mas como o estado dificultou o acesso do cidadão de bem às armas … a tendência é piorar. E acho que a polícia deveria matar muito mais do que morrer pra bandido… e sem morrer deveria matar mais mesmo assim… trabalhar não é fácil, não é?!

          • bruno torrente

            Desculpe, mas isso é apenas declaração de guerra ( não que eu seja contra porte de arma claro ) o problema é bem mais complexo, matar ou morrer entre policiais e bandidos não resolve nada, na verdade apenas piora tudo, e quem paga o pato são os policiais mortos e suas famílias ( politicos, juizes etc ficam em suas torres de cristal blindados intactos, por eles nada vai mudar pois não vivem no mundo “real” ).

            Sim concordo que a solução tem que partir do cidadão, mas ele esta preso com uma venda nos olhos dizendo que o estado tudo provera, isso dificulta, quando esse tem vontade de mudar alguma coisa não tem dinheiro pois o estado rouba tudo que ele produz, os poucos que tem estão um pouco melhor, ex condominios e regiões cobertas por segurança particular.

            Ja no âmbito da justiça lenta ao extremo e volátil de decisões também piora tudo, desafogar usando tribunais privados e considerado ultraje ( hoje é permitido para poucos tipos de resoluções ) entre outras propostas que poderiam ajudar.

            Brasileiros tem uma mania idiota de achar que policia na rua resolve, quando ela faz apenas uma pequena parte, aqui quase não se resolve crimes, ou seja cometa o crime que quiser nunca descobriram e se descobrir a ja sabemos como eh a justica.

            E claro, diminuir esse exercito do crime, treinado por sanguinários dentro das cadeias ( entra ladrão de galinha e sai associado a facções e “treinado” no crime de forma ampla ) aplicando um sistema de penas alternativas em conjunto com restituição a vitima para crimes menores e não hediondos ( neste caso enclausurando apenas na recusa ou não cumprimento da pena alternativa ), liberar drogas leves ( ex maconha ) e usando o imposto deste mercado para ajudar os realmente viciados, tendo hoje por volta de 28% encarcerados por trafico ja seria uma bela diminuição ( claro nem todos estão apenas por isso logo esse numero tende a ser menor mas não achei ele isolado ).

            Coloca o infrator para pagar pelos danos diretamente a VITIMA, e faz custear sua passagem pela cadeia ( penas atuais seria apenas para quem trabalha, quem não trabalha para pagar por seu custo e repor a vitima teria sua pena maior ).

            Resumindo, essa guerra entre policiais e bandidos não ajuda, é so perguntar para as famílias dos policiais mortos, prende mas não resolve, a vitima não é esquecida, quase não se resolve crimes investigados e pior arma na mão dos cidadães so tem um efeito “placebo” perante tudo isso, claro pode para alguém realmente treinado em situações especificas uma arma ajudar mas para o padrão de violência que estamos, quase não tem efeito.

          • Rafael Rodrigues

            “Cidadão honesto” ou, caso prefira, “cidadão de bem” mata gente pra cacete.

            Mata com faca, mata com arma, mata ex-mulher, mata no bar, mata no trânsito.

            “Cidadão de bem” faz gato, trapaceia TV à cabo e sonega imposto.

            O mau de querer ficar separando o povo entre bandidos e mocinhos é que se olhar na lupa, aqui tem bem mais bandido que mocinho.

            Por isso é tudo zoado aqui. A bandidagem está arraigada na grande maioria da população.

          • LUIZ

            Reino unido ?

          • Rafael Rodrigues

            Sim, United Kingdom, se preferir.

      • Julio Verner

        E quantos nascem em países de verdade comparados a esse esgoto a céu aberto? Idiocracy já está acontecendo.

    • B4klaudio

      É … limites de 80GB, vai ser complicado, Isso era o que a Vivo praticava antes de ser Vivo. 4K por aqui nem em 2036.

      • Mauro

        se fizerem limite de 1 tb mes taria suce né

  • Luiz Augusto Volpi Nascimento

    Bom eles, não podem obrigar as operadoras do lado da força (copel, etc) a cobrarem um valor exorbitante pelo Gb adicional ou a ter uma franquia baixa. O que nos resta é rezar para elas continuarem do lado da força ou sair do país.

    • Mirai Densetsu

      E a copel estar no lado bom da força é um tapa na cara dos adoradores de empresa privada. A Copel é uma empresa estatal.

  • Ivan

    Agradeçam ao cartel da ANATEL.

    • marcelo LG

      ela deveria se chamar ASNATEL

      • Mirai Densetsu

        ela devia se chamar puxadinho da VIVO

  • José de Souza

    Aqui esperando a retaliação dos hackers contra isso

    • Ivan

      Hackear e derrubar o site da anatel uau vai ser muito util

      • Gradash

        Mas tocar fogo vai

        • So se for nos politicos, os predios são patrimonio publico e não fizeram nada de errado, já o Kassab esta merecendo no minimo uma surra pra parar de contar mentira e dizer quanto esta ganhando por fora para fu**** com os brasileiros.

          • Gradash

            Você acha que existem coisas públicas? Tenta ir no gabinete do presidente… É a mesma coisa que dizer que os escravos não podem tocar fogo no galpão pois é “público”.

            Nós somos apenas os escravinhos deles. Mais nada.

          • A questão do bem ser publico é que se botar fogo o concerto vai sair do seu bolso, entende?

          • Gradash

            Não vai rolar concerto, vai rolar mais e mais fogo até não sobrar mais nada que eles possam reconstruir.

          • Cocainum

            Nem concerto da Alicia Keys: “Girl On Fire”?

          • Brizzola

            Hahaha.

            Pelo nível do público aí, será um concerto do Soweto com participação especial do Ronaldinho no cavaco.

          • Eu gosto de fogo

      • José de Souza

        Derrubar o site da anatel? onde você viu isso?

        • Ivan

          É o que esses hackes fazem, já fizeram isso quando saiu o primeiro papo de limitar a net fixa.

  • Dio

    Eu simplesmente desisti…
    Não quero mais viver nesse país.

    • DanielBastos

      To nesse espírito tb.

      • Malloy

        Então somo 3

        • Mirai Densetsu

          Somos 4. É corporativismo demais desse povo.

          • Gradash

            somos 5

          • somos 6

            tmb to muito afim, mas sem planos imediatos

      • Juliano Teichmann

        Maldita moderação de links do youtube.
        https://www.youtube.com/watch?v=iMQcmHB9z68

        • DanielBastos

          Relaxa. Eu tb não entendo o motivo, mas ainda venho aqui.

          É esquisito, mas eu sei muito pouco do PY, mesmo sendo nossos vizinho. Tava pensando nas zoropas, mas acho que vale uma pesquisa.

          • Jean

            PY é pobre, mas está crescendo muito depois que chutaram o governo de esquerda. Liberdades são respeitadas. Lá é pouco burocrático, mas tem o mesmo problema nosso: corrupção e crime organizado.
            La qualquer pobre consegue comprar uma moto, por exemplo, com isso melhorando a qualidade de vida.
            A tristeza é o que te falei, é muito corrupto e o crime manda em muitos lugares, mas se serve de consolo, a bandidada é toda daqui que vai dar nojo lá.

          • Rafael Rodrigues

            A argentina tb chutou e lá tá BEM PIOR…

          • Jean

            Bom, não é assunto então não dá para alongar muito, mas a Argentina não está pior. simplesmente é difícil corrigir um país depois de anos e anos com a esquerda populista no poder. E após todo esse tempo, o povo se acostuma com um estado interventor, baba, que dá subsídios e privilégios. O que está acontecendo na Argentina é o mesmo ciclo que vai acontecer no Brasil, não vai dar certo porque as medidas são tímidas e o povo está acortumado as regalias, e a esquerda vai retornar para mais um ciclo populista, e o destino é parecido com o da Venezuela.
            Sem falar que a Cristina manipulava dados desavergonhadamente ( todo governo de esquerda faz isso, quando os malefícios de sua política começa a aparecer ) é uma das primeiras coisas que o Macri fez foi restaurar a credibilidade desses dados.
            No PY não deu tempo do Lugo fazer as tradicionais hagadas populistas, e tem também o exemplo do Peru, que passou por uma reforma extremamente radical (fugishock) e hoje é uma das economias mais pujantes da América latina. Nos dois países temos exemplo de um povo ordeiro, honesto e trabalhador, que sabe correr atrás, diferente de Brasil, Argentina e Venezuela.

          • Rafael Rodrigues

            Tenho alguns amigos argentinos. Pessoas bem letradas, por sinal.

            Eles discordam de você.

          • Jean

            Seus amigos representam toda a Argentina?
            Não caia nessa de amigos, ou a bolha da timeline, costumamos andar com quem pensa parecido conosco.

          • Rafael Rodrigues

            Tá certo. Vou dizer pra eles lerem seu comentário e verem o quanto estão errados.

          • Jean

            Por favor, faça isso e peça para virem participar da discussão.

          • Rafael Rodrigues

            Não vou passar essa vergonha. Eles tem uma boa imagem do Brasil.

            A inflação lá bateu um recorde de 25 anos (e olha que eles são bons em inflação, só pedrada);

            A dívida pública aumentou consideravelmente;

            A economia está estagnada.

            Isso para falar do macro do macro de indicadores econômicos.

            Macri foi bom de discurso. Favorece oligarquias e tem sido péssimo gestor.

            Mas como foi vendido por toda a mídia como um “estadista”, imagino que você jamais dará o braço a torcer.

          • Jean

            Ou talvez sejam amigos imaginários.

            Sobre os dados economicos da Argentina na era Kirchner:
            http://casos.lanacion.com.ar/indec-la-maquina-de-la-mentira

            O que aconteceu lá:
            Os dados de inflação, crescimento econômico e da dívida eram manipulados; preços sob controle do estado eram subsidiados, coisa que o Macri derrubou, e dessa forma desmaracarando a manipulação o argentino sentiu o impacto dos preços diretamente, já que agora o governo não se endividada mais para manter os subsídios.

            O Macri é cheio de defeitos, fez várias cagadas. Lembrando agora que ele encheu o governo de nego ligado ao Boca, por exemplo.

            No fim, essa discussão não é escopo do tópico e não vale continuar, por isso pode continuar baseando suas opiniões em amigos e não em fatos.

          • Rafael Rodrigues

            E a propósito: Eles são anti-kirchner e apoiaram Macri.

            Para você ver…

          • mr_rune

            América Latrina não, por favor. Islândia, ou Suécia, pra começar.

          • DanielBastos

            Um defeito muito grande meu é que eu sou péssimo com línguas. Isso me limita muito. Não da pra fugir muito de países com, no máximo língua inglesa.

            Mas Suécia ta sempre na minha lista. Ahhh as Suecas ….

          • mr_rune

            Entendo. Não conheço línguas nórdicas então não sei se são muito mais difíceis que inglês. Reino Unido tá ótimo então.

            Já pensou você pegando a Lagertha ?

    • K9s10

      A todos que deram like em seu comentário vão para qual país? Eu quero ir para o Texas (USA) é vocês?

      • Dio

        Qualquer lugar onde eu não possa ser baleado ou tenha de pagar 110% de imposto e ainda ser taxado como culpado.
        As vezes eu só quero andar por ai com o Kindle, mas aparece uma noticia de assalto a transporte publico nas vias que eu utilizo. 🙁

    • Hugo Vinícius

      Acho que a única coisa que me segura aqui é a minha família. Ultimamente estou evitando pensar nessa questão de sair do país, pois fatalmente eu vou chegar nesse dilema (sair do país vs. família).

      • mr_rune

        Do meu ponto de vista, esta não é uma decisão racional.

        • Hugo Vinícius

          Não é, mas meus pais estão ficando velhos e é melhor que eu e meu irmão estejamos aqui quando ou se eles precisarem.

  • Cocainum

    Na prática, também podemos ver isso como um mega, maxi, hiper, super, aumento de preços.

    Imagine que vc tem uma conexão de 10 mega, ou cerca de 1 MByte por segundo. Você tem, teoricamente, como baixar até cerca de 2,6 TB por mês, se ficar conectado direto e na velocidade máxima.

    Se esse plano passar a ter uma franquia de, digamos, 50 GB por mês, representa “só” um aumento de 5.100% no valor do MByte da sua internet. Show!

    • jacob

      Ultimamente tenho até 3 telas na minha rede usando Netflix na minha conexão de 10 Mb/s da Oi, e de acordo com meu roteador, o tráfego só no último mês foi de 625 GB. Quero só ver o que vai acontecer com esses planos generosos caso essa medida vá adiante.

  • Jonas Martins

    Q esse limite tah vindo agente jah sabia, pode chorar mas o governo vai apoiar as Teles sempre =/
    Oq mais importa nessa historio, e isso que me irrita, eh q eles não tocam no assunto de QUANTO será a franquia, eh isso que tem de ser discutido, pq se deixar pra Teles vamos nos ferrar.
    Alguém tem alguma noticia sobre o posicionamento nesse assunto?

    • Mirai Densetsu

      Se falam nada, vai ser 80GB no plano mais caro (mais de mil reais/mês) ou em planos acessíveis apenas pra quem tem CNPJ.

    • João Alves

      Exato, esse é o ponto principal. Que o limite entraria em vigor era uma certeza, o que não dá pra aceitar é 80gb por mês ou coisa parecida. Até pode existir algum plano desse tipo pra quem usa muito pouco, mas pros usuários normais o limite tem que ser decente com os preços semelhantes aos de hoje. Mas acho que tô sonhando.

  • Kirk

    E dane-se a educação a distancia, a internet pública, wifi compartilhado. Sem contar a mídia digital século 21. Sério, este pais precisa ser estudado, aqui é uma democracia onde o direto de poucos prevalece sobre o direito de muitos. Essas operadoras entregam um serviço meia boca e cobram caro, não precisava do governo defenda-las. Certeza que tem $$ solto ai, alias onde não tem neste pais ?

    • Mirai Densetsu

      Na mão do povo.

  • Lincoln

    A Copel Telecom disse que não iria restringir, vamos ver se eles mantém. Atualmente eles tem até um convênio com a Netflix que dá alguns meses grátis. E entendi que não as operadoras não serão obrigadas a restringir.

    • Ivan

      “A meta é que o novo sistema seja colocado em prática já no segundo
      semestre, com todas as operadoras tendo que se adequar às determinações
      da Anatel.”

      Minha interpretação de texto não é das melhores mas entendi justamente o contrario.

      • Lincoln

        Eu vi isso também, mas a Copel tem sido firme nas afirmações. Eu mandei um link do twitter num outro comentário de eles falando isso, mas o Adm não aprova geralmente. Eu to confiante.

        • Ivan

          Pelo que li vai ter que colocar limite, não sei se podem colocar um tão grande que praticamente fica sem limite.

          • Lincoln

            Faria sentido, pois veja no site oficial da copel telecom, tem propaganda da netflix. eles estão na contra mão dessa moda de restringir. procura no google, por favor “Parceria Copel Telecom e Netflix”

        • Mirai Densetsu

          Coloque o link dentro da tag code que vai.

      • Texto vago é uma tristeza e um prato cheio para advogados. Mas pelo oque eu entendi, se a operadora restringir, vai ser obrigada a disponibilizar ferramentas para o consumidor monitorar o seu propio consumo.

        • Ivan

          Tenho 99,99999% que irão cobrar por esse sistema de monitoramento.

        • Quero Tequila

          Que não funcionam direito na verdade … e contabilizam tanto download como upload … e se eles quiserem podem alterar de 1MB pra 1TB em 1 segundo e você não terá como comprovar pois a ferramenta é deles e não terá auditoria!

  • marcelo LG

    o que vai ocorrer e uma redução de assinantes dos planos de maior velocidade e um aumento de assinantes com mais de uma conexão instalada no mesmo endereço
    e vai voltar a era das locadoras e do empréstimo de dvds e etc

    • DiMais

      de certo que essa foi a única forma que encontraram pra fazer a economia girar

      • Acho que não… essa foi a única forma que encontraram para atolar a mandioca no nosso rabo um pouco mais

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          Por menos que isso cortaram a cabeça da realeza francesa. Mas coxinhas dirão que é vandalismo.

          • Ivan

            a realeza são os politicos que a esquerda adora puxar o saco e pedir mais estado, viu no que deu?

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Mais estado tem dado muito certo na Noruega e no segundo colocado de um certo ranking que você gosta muito. o problema é necessariamente o Estado em si, ou quem colocamos lá?

          • Ivan

            Tem que ter liberdade economica isso é importante, não gostaria de uma forte presença do Estado em certas coisas principalmente na economia.

            No Brasil são os dois o jeito que o Estado está e quem está lá.

          • Concordo com a solução apontada, podemos fazer o mesmo com uma certa estocadora de vendo e uma jararaca de nove dedos?

          • Cocainum

            E tem gente ainda preocupado com quem não toma decisões sobre a administração do país há muito tempo…

          • Pois é! Se o povo brasileiro não mudar a postura com relação a política tamo tudo é fu… independente do partido que esteja lá

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Só com eles? Sinta-se convidado à elencar outros – que, muito curiosamente, são esquecidos…

          • Claro que elenco sim, vamos lá:
            Eduardo cunha, renan calheiros, Geraldo Alckmin, o próprio kassab, e tantos outros, que se formos colocar na lista o disqus vai explodir de tanto ladrão junto

    • Cocainum

      O limite de dados é proporcional a velocidade. Não adianta ter duas conexões de baixa velocidade que a soma das franquias pode dar até menos do que a de uma conexão mais rápida. A não ser que o pessoal adquira mais conexões, mantendo a velocidade, ou seja, pagando o dobro ou o triplo pela internet. Quem tem dinheiro sobrando até pode, mas a maioria da população, não.

  • Erick Terto

    “quem utiliza mais internet terá que pagar mais”, quem usa mais já paga mais, afinal tem pacotes com velocidades bem superiores. Se eu tiver limite de dados para baixar não vou precisar de uma internet de 60mb para gastar em uma semana, ou seja, vou colocar o pacote mais barato e investir o dinheiro em outra coisa. Parabéns aos envolvidos, pois da minha parte receberão menos dinheiro.

    • Cocainum

      Aí eles “contra-atacam”: Quanto menor a velocidade do pacote, menor a franquia.

      • Erick Terto

        Vou ter pacote em casa só para uso mínimo pois meu principal uso é para mídia. Vou ter que mudar minha forma de consumo mas irei para a compra de DVD’s por exemplo, ou ir mais ao cinema. Pelo menos em 2017 tem muito filme bom para chegar e vou ter mais dinheiro para isso. Fora que até ser alterado meu contrato eu vou baixar metade da internet.

        • Cocainum

          Pessoal que estiver pensando em algum modelo de negócios para empreender na crise, já tem uma oportunidade: Conteúdo em mídia física. DVD de camelô vai bombar de novo, hehehe.

        • Kirk

          baixar metade da internet foi boa… kkk

    • Othermind

      Ja que ta tudo fudido tinha que ser “Quem usa menos paga menos”.. ou seja.. pra quem ja tem seus planos nada muda.. e que se crie planos naratinhos para quem usa menos.. Mas o que vai acontecer é que nos vamos ter um aumento brabo na conta… E alias? Quem usa “menos”?? Hoje é tudo video… cursos EAD, Youtube, Netflix..

  • Paul

    Tudo isso com a ajudinha das emissoras de TVs aberta e operadoras de TV paga. Já que a audiência vem caindo ano após ano devido a popularização do streaming e conteúdos on demand.

    • Dreadful

      Eles morrem mas não largam a teta!

  • DanielBastos

    Boa sexta-feita 13 pra todos tb.

  • Omena

    Políticos e seus conchavos….

    Tanta mentira, Hj os conteúdos mais “pesados” ficam na própria rede da operadora, como o do Google (YouTube e demais pelo Google Global Caching) Netflix (Netflix Open Connect) Akamai e outros, fora as soluções de caching que as grandes operadoras utilizam, tudo isso na rede da operadora a custo quase 0 proporcionalmente. Mas não, é mais fácil punir o consumidor.

    Não que ter franquia é errado, mas conhecendo o Brasil o limite será pífio e será uma fortuna para tê-lo ilimitado, mesma coisa da bagagem, quem pagou excesso de peso sabe o que estou falando. Na minha opinião, deixar as empresas “regularem” o mercado com suas vontades é perigoso.

    • Cocainum

      Como assim? “Auto-regulação” é ruim? Nããããoooooo!!!!

      • Ivan

        “A meta é que o novo sistema seja colocado em prática já no segundo
        semestre, com todas as operadoras tendo que se adequar às determinações
        da Anatel.”

        Deixa eu ver se não entendi errado, todas as operadoras terão que ter limite?

        • Cocainum

          Pois é. Imagino que elas odiaram. Claro, nada impede que as operadoras fixem os limites em 2 TB. Eu apoio essa ideia.

          • Ivan

            Empresa que não quer colocar e agora será FORÇADA POR LEI, pode colocar um limite alto, apenas para estar dentro da LEI, tudo culpa do livre mercado e falta de regulação, não pera é justamente o contrario

          • Cocainum

            Sério que você acha que com essa merda de ANATEL que nós temos ou sem ANATEL nenhuma, seria diferente? A utopia do “livre mercado” se “auto-regulando”. A crise do subprime manda lembranças.

            Os “espertos” criam as frases de efeito como “Concorrência é bom para todos” e os patos acreditam. Concorrência não é bom para TODOS. É bom para o consumidor. Empresas, em mercados que envolvam bilhões, se não houver controle estatal, vão CARTELIZAR. SEMPRE.

            “Ah! É só abrir o mercado”. Sério? Faz ideia do investimento necessário para uma empresa concorrer com o cartel de operadoras que temos hoje? Criar uma infraestrutura nacional? Sem o estado regulando DE VERDADE as empresas, e não essa ficção da ANATEL de hoje, a tendência é serviço cada vez pior e mais caro.

            Ou você acha que o limite de dados foi ideia do Kassab?

          • Ivan

            Cara, tem empresas que não iriam colocar limite e agora serão obrigadas, vc entendeu isso? Se entendeu podemos conversar.

          • Cocainum

            Isso é o que ele diz. A norma não entrou em vigor. Mas se for mesmo obrigatório (o que, você deve concordar comigo, soa bem estranho) nada impede que coloquem um limite que, na prática, não mude nada.

          • Ivan

            Tá mas pra que isso?

          • Bruno

            Se a empresa não quiser limitar, ela não limita pato. Essa “regulamentação” na verdade fala “gente, todo mundo faz o que quiser, se quiser limitar limita, se não quiser bota limite de 10TB, vlw, flw.”, ou seja “vcs que se regulamentem, se quiser fuder o usuario, tá valendo.”

            Na teoria, mesmo com essa mudança, ganharia clientes a empresa com “limites” ilimitados. Agora adivinha se isso vai acontecer ??

          • Ivan

            Perguntei pro amigo estatolatrá que critica livre mercado

          • Bruno

            Mas pode ler a minha resposta tb. Quer conversar com uma pessoa só manda inbox.

          • Ivan

            Eu entendi amigo desculpa, como falei podem colocar um limite alto se o governo não regular tbm o tamanho dos pacotes, as operadoras que não querem colocar limite irão colocar um limite muito grande, o que é desncessario, só vai ajudar as mega empresas que já tem monopolio em alguns locais.

          • Bruno

            Td bem. Isso mesmo, quem é escravo das grandes empresas vai ou pagar mais caro ou ter menos internet.
            Mas nas entrelinhas, essa regulamentação não tira o controle do governo, e coloca nas mãos das empresas ?

          • Ivan

            E quem são os escravos das grandes empresas? Claro sem ser o Estado.

          • Bruno

            Quem morar onde só as grandes fornecem serviço de internet. O governo não é escravo, é capitão do mato.

          • Cocainum

            “Estatólatra”? Mais um pra minha coleção. Vai ficar junto com “esquerdopata”, “mortadela”, “comunista”, “petralha” e outros adjetivos simpáticos.

          • Ivan

            Sim é aquele cara que diz que governo tem controlar o jeito que vc recebe seu salario, como vc pode gastar, como deve ser a sua net e por ai vai, adora ser regulado e comandado pelo Estado.

          • Cocainum

            Como todo morador de países nórdicos. Deve ser por causa da minha origem suíça.

          • Ivan

            E quem disse que lá o Estado dita tudo? Lá é mais livre que aqui, se fosse liberal como é lá estaria feliz.

          • Cocainum

            Hahahaha. Claro.

          • Ivan

            Se vão cartelizar sempre e tudo mais pq tem empresa falando que não iria aderir ao limite? Mas graças ao papai estado por força de lei terão que aderir, olha que maravilha.

          • Cocainum

            Você concorda comigo que isso soa bem estranho? O negócio é esperar para ver se vai realmente existir essa “obrigatoriedade”. O que mais tem nesse governo Temer é dizer uma coisa e recuar no dia seguinte.

          • Arnoud Arnoud Rodrigues

            Sobre os novos “players” serem a solução, basta ver como foi o caso da GVT no Brasil…

          • Ivan

            Tem empresas que não querem impor limite, isso acaba com seu argumento de que tudo viraria cartel, sem mais.

          • Cocainum

            Sei. E os preços e qualidade dos serviços são tão parecidos porque? Não viraria cartel. Já é.

          • Ivan

            E pra ajudar todas com limites impostos por lei, mas a culpa é do livre-mercado, logica nunca foi forte da esquerda

          • Cocainum

            Quero saber qual a diferença entre uma agência reguladora controlada pelas empresas e nenhuma agência reguladora. Pode explicar?

          • Ivan

            Sem uma agencia não tem como criar leis para prejudicar as pequenas.

            Lembra o que aconteceu com a montadora chinesa que estava importando carros pro Brasil?

            E vou dar um exemplo não sei se vai ficar claro:

            Imagina que criam um agencia reguladora de supermercados, criam regras e regulamentos de o que tem que ser vendido, a forma que é vendido e por ai vai, grandes mercados podem arcar com os custos adicionais e o pior a regulação é do jeito que os maiores mercados são ou seja praticamente sem custo para se adequar, agora pequenos mercados e feirantes terão um custo pra se adequar um simplesmente irão fechar.

          • Cocainum

            Cara. Grandes empresas já podem atuar para prejudicar as pequenas, ainda mais em um cartel. Não precisam da ajuda do estado para isso. Já ouviu falar em “dumping”?

            Você está se agarrando a uma frase do Kassab, que nem sabemos se será colocada em prática e que, se for, não muda absolutamente nada, já que as operadoras podem colocar o limite que quiserem, para tentar provar o seu argumento.

          • Ivan

            Podem colocar o limite que quiserem mas seria muito mais liberal e correto não impor isso com força de lei, não acha?

          • Ivan

            Tá mas vc não respondeu se lembra o que aconteceu com a JAC motors se não me engano foi essa empresa

          • Mirai Densetsu

            Sem uma agencia não tem como criar leis para prejudicar as pequenas.

            As agências reguladoras podem criar leis? Eu jurava que isso era atribuição exclusiva do Poder Legislativo.

          • Ivan

            E acha que as reguladoras fazem o que? pedem com educação que façam o que elas pedem?

            Agencia reguladora manda uma carta falando:

            “Por favor vc poderia não fazer isso está prejudicando o mercado, obrigado pela cooperação eu agradeço.”

            isso que vc acha que acontece?

          • Mirai Densetsu

            E acha que as reguladoras fazem o que? pedem com educação que façam o que elas pedem?

            Você critica um negócio que nem sabe pra quê serve… Tsc, tsc, tsc.

            Agência reguladora serve para fiscalizar o mercado e aplicar a lei que já existe.

            O máximo que ela pode fazer é enviar pro congresso sugestões para que eles criem leis. Mas quem vai criar a lei são os parlamentares, não a agência.

            Mais uma vez: Criar leis é competência exclusiva do Poder Legislativo.

            Entendeu ou preciso desenhar?

          • Ivan

            Não, agencias reguladoras podem criar NORMAS, erro meu ao falar leis.

          • Mirai Densetsu

            Lembra o que aconteceu com a montadora chinesa que estava importando carros pro Brasil?

            Abriu fábrica no país e se juntou ao cartel das montadoras.

          • Ivan

            Pq vendia carro importado barato até criarem uma lei que aumentava impostos, quase 50% do valor do carro é imposto, não tem como só culpar as montadoras.

            O Cartel são montadoras e governo não se esqueça do governo.

    • Ivan

      A culpa de ter limite é da regulação e culpa a falta de regulação?

      • Mirai Densetsu

        É das empresas, que se apossaram da Anatel.

        • Quero Tequila

          Ou da governo através da Anatel que é conivente pelo $$ que está ganhando?

          • Mirai Densetsu

            Quem pagou a campanha dos políticos que estão lá? E quem tá no gabinete deles cobrando essa lei?

          • Quero Tequila

            Nós! De qualquer forma … eles tem um dinheiro de campanha … que é nosso … as empresas ganham dinheiro vendendo e prestando serviços a nós … portanto o dinheiro é nosso .. sempre foi!

          • Cocainum

            Desculpe, mas nessa eu vou discordar. Uma vez que elas receberam pelo serviço (se foi bom ou não, é outra história), o dinheiro é da empresa. Se você quer aplicar essa lógica ao dinheiro público, beleza. Mas dinheiro privado, quando troca de mãos (desde que, legalmente), não é mais seu.

          • Quero Tequila

            Sim, mas estamos falando de telefonia e internet … cujos postes fomos nós que pagamos, cujos prédios, fios, estruturas fomos nós que pagamos… os recursos investidos por elas fomos nós que fornecemos (BNDES), e são empresas de capital aberto, podemos comprar parte delas e recebermos por isso … dependendo podemos até tomar decisões …. então sei lá .. acho que é nosso … só cancela a concessão e boa!

          • Mirai Densetsu

            Exato. E outra: quem está no gabinete do Kassab cobrando essa lei não é alguém que esteja nos representando, mas está a mando das operadoras.

            Tasso Jereissati é dono da Oi. Já começa errado por aí.

  • DanielBastos

    Kassab: “O nosso objetivo é beneficiar o usuário” e “O governo vai estar sempre ao lado do usuário”.

    E eu que achava que o Paulo Bernardo era o mais merda ministro ligado a comunicação, vem um outro político e tenta tomar o trono.

    • Cocainum

      E olha que Paulo Bernardo era páreo duro. Precisa ser muito “bom” pra ganhar dele.

    • Ivan

      Um tapa na cara dos estatólatras

      • Mirai Densetsu

        Pero no mucho. Isso não seria possível sem que as empresas fizessem lobby pesado para que essa medida fosse aprovada.

        • Cocainum

          É tipo assim: A ANATEL baixa a norma e as pobres operadoras, mesmo sob veementes protestos, precisam acatar. Hahaha.

          • Ivan

            A meta é que o novo sistema seja colocado em prática já no segundo
            semestre, com todas as operadoras tendo que se adequar às determinações
            da Anatel.
            A meta é que o novo sistema seja colocado em prática já no segundo
            semestre, com todas as operadoras tendo que se adequar às determinações
            da Anatel.
            A meta é que o novo sistema seja colocado em prática já no segundo
            semestre, com todas as operadoras tendo que se adequar às determinações
            da Anatel.
            A meta é que o novo sistema seja colocado em prática já no segundo
            semestre, com todas as operadoras tendo que se adequar às determinações
            da Anatel.

          • Ivan

            Funciona assim, vc é o regulador eu sou a operadora, te dou um suborno e vc cria regras que prejudiquem meus concorrentes, e a culpa do serviço ruim é do livre mercado.

          • Cocainum

            Sem ANATEL (ou com a que tem HOJE):

            Eu combino com as maiores empresas e formo um cartel. Aí todos nós tomamos medidas que prejudicam os consumidores e os concorrentes menores.

          • Ivan

            E com ANATEL fazem isso já, sou mais não ter regulação do que ter uma que atrapalhe os menores.

          • Cocainum

            Aff. Espero que você não seja médico. Se tiver uma infecção no braço, corta o braço em vez de dar antibióticos.

            Não é melhor exigir uma agência que se preocupe com os consumidores (o real objetivo das agências) do que com as empresas?

            Detalhe: Até no país do “livre mercado”, os EUA, existem agências reguladoras.

          • Ivan

            Sim e regula muito menos que aqui, aqui querem regular até o jeito que vc limpa a bunda.

          • Cocainum

            Humm. Esse argumento foi bem técnico, hehehe. Só esqueceu de dizer que a forma de limpar a bunda deve ser conforme o cartel de empresas quer.

          • Ivan

            Sim daquelas grande trabalhando pro seu idolo Estado.

          • Cocainum

            KKKK. Trabalhando PARA o estado? Pensei que o consenso era que o estado (no caso a ANATEL) estava trabalhando para o cartel de operadoras.

          • Ivan

            Erro meu nesse caso kkkkkkkk

          • Jose X.

            praticamente qualquer produto de informática de mercado tem o logo da FCC…pra quem está no computador, é só ver atrás do mouse que com certeza vai ter o logo da FCC

          • Cocainum

            As vezes eu acho que o Ivan é um bilionário que vem aqui trollar a gente, pobres mortais. Porque, vai defender rico assim lá no G7…

        • Quero Tequila

          Sem a conivência do estado isso seria impossível … se a agência que deveria nos proteger fizesse seu serviço não estaríamos nessa situação.

          Que lobby elas fariam?! “Ain, … não vou mais operar no Brasil..!” Governo: “Tchau! Me devolve tudo que te concedi!” … Licitação pra outra que queira . (ponto final)

          Mas não … o governo aceita, porque as pessoas que estão no poder estão ganhando com isso… simples … aí fica essa zona … esse seu lobby … Mirai .. te conheço!

          • Mirai Densetsu

            A conivência do Estado acontece porque a empresa privada colocou os seus lá dentro.

            Ah, vários. Sem contar a corrupção (que tem), eles poderiam alegar que vão mandar dezenas de milhares de brasileiros pro olho da rua, que muitos empregos indiretos serão perdidos juntos,, que a arrecadação vai despencar… Sem falar que ele poderia concorrer novamente na licitação e ganhar de novo.

            Mas nesse caso, o lobby vem de dentro. Tasso Jereissati é dono de quase 20% da Oi. Eu aposto que ele está envolvido nesse rolo.

            E não, @Quero Tequila:disqus. Você não me conhece. Posso garantir isso a você.

          • Ivan

            E vc acredita que o Estado sempre seria bonzinho e trabalharia em favor do povo? E ganhou o que do papai noel?

          • Quero Tequila

            Pelos comentários seus que leio, a culpa sempre é das empresas … o estado é bom … entre outras coisas … te conheço sim..!

            Segundo, não mandaria embora … a outra empresa iria tocar a que estaria saindo normalmente seguindo as regras.

            Terceiro … você não pensa na possibilidade de proibição da entrada dessa empresa e/ou seus dirigentes em novas licitações …!

            E quarto como você acabou de citar uma pessoa que vive do estado, que teoricamente não poderia e não teria como possuir uma fatia de uma empresa grande e a tem, com certeza com dinheiro nosso, então sim, é o estado que permite isso, são pessoas ligadas ao estado que manipulam isso, e se o estado não fosse conivente (roubo,impunidade) muito provavelmente isso não aconteceria.

          • Mirai Densetsu

            Pelos comentários seus que leio, a culpa sempre é das empresas … o estado é bom … entre outras coisas … te conheço sim..!

            Não. você não me conhece. E você provou agora o quão desconhecido eu sou para você.

            Pode continuar argumentando à vontade. Só não tente fingir que me conhece sendo que você não sabe sequer meu nome. É patético tentar provar seu ponto alegando uma coisa dessas,

            Terceiro … você não pensa na possibilidade de proibição da entrada dessa empresa e/ou seus dirigentes em novas licitações …!

            A não ser que o empresário em questão tenha feito algo ilegal, o gestor público não pode impedir alguém de participar de uma licitação.

            Até porque existe o princípio constitucional da impessoalidade. Eu sei, os políticos obram e se locomovem pra isso, mas se as regras fossem seguidas, esse seria uma das regras mais importantes.

            E quarto como você acabou de citar uma pessoa que vive do estado, que teoricamente não poderia e não teria como possuir uma fatia de uma empresa grande e a tem, com certeza com dinheiro nosso, então sim, é o estado que permite isso, são pessoas ligadas ao estado que manipulam isso, e se o estado não fosse conivente (roubo,impunidade) muito provavelmente isso não aconteceria.

            Pelo contrário: são pessoas ligadas a empresas que manipulam o Estado em favor dessas empresas.

            Eliminar o Estado só vai fazer com que pessoas como ele sejam ainda mais poderosas, já que as grandes empresas efetivamente tomarão o lugar antes ocupado pelo Estado.

          • Quero Tequila

            Não preciso saber seu nome pra saber como você pensa.

            A ilegalidade do ato está em não seguir as regras acordadas na concessão … ampliar e melhorar..

            Não é, a empresa se aproveita das pessoas que estão no poder, no estado, para obter essas vantagens … então, sim, é o estado!

            Ninguém disse em eliminar o estado …. vocês são muito 8 ou 80! Só que o estado tem que atuar para o povo e não contra ele

          • Mirai Densetsu

            Não preciso saber seu nome pra saber como você pensa.

            Saber o meu nome é o mínimo do mínimo que você precisa saber para poder dizer que me conhece.

            E saber que algumas opiniões minhas estão alinhadas com esse ou aquele estereótipo é completamente diferente de saber o que eu penso.

            Então vai baixando a bolinha aí.

            A ilegalidade do ato está em não seguir as regras acordadas na concessão … ampliar e melhorar..

            Para mim, a ilegalidade começa aí.

            Não é, a empresa se aproveita das pessoas que estão no poder, no estado, para obter essas vantagens … então, sim, é o estado!

            Pessoas que a própria empresa coloca lá. Seja pagando a campanha, seja elegendo diretamente, não importa.

            E no final das contas, a corrupção começa na empresa e termina na empresa. Não existe político corrupto sem um empresário corruptor.

            Não existe santo nesse esquema. Entenda isso.

            Ninguém disse em eliminar o estado …. vocês são muito 8 ou 80! Só que o estado tem que atuar para o povo e não contra ele

            Atuar para o povo retirando direitos? Retirando serviços públicos? Passando a agir só quando um empresário tomar cano?

            Como tirar o direito à saúde, educação, precarizar o seu trabalho e estimular demissões vai ajudar o povo?

        • Ivan

          Ué, mas não é o papai estado sempre pensando no bem dos filhotes incapazes de pensarem por si mesmo? não viu ele falando que é para o bem de nós? Ele é politico sabe o que está fazendo.

          • Mirai Densetsu

            Teoricamente sim. Vale lembrar que a Copel é uma empresa estatal e tá nadando contra a correnteza.

            Mas quando temos empresas privadas controlando as políticas públicas, aí o Estado deixa de beneficiar o povo para beneficiar aquelas empresas que detém o controle.

          • Ivan

            Isso acontece pq é mais barato comprar um politico do que melhorar serviços, corporativismo, se tivessemos mercado menos regulado e mais aberto não teriamos esse problema.

          • David

            Mirai ,Não conheço o serviço e adm da Copel, mas tem que se considerar que a Copel tem capital aberto, ela tem os mesmos interesses de uma empresa privada.R:Lucro.

          • Ivan

            Menos a petrobras que interesse dela é corrupção.

          • David

            Pois é né.

      • Estado só é ruim quando as empresas mandam nele e não a população.

        • Ivan

          Ou seja em 99,999999999999% das vezes.

          • No Brasil pode ser, mas em vários países da Europa a situação é diferente, e devíamos nos espelhar em países como suécia, Finlândia, aonde o estado é atuante aonde ele realmente precisa.

          • Ivan

            Eles são atuantes mas mesmo assim mercado lá é bem mais livre que aqui, não estou falando de você mas a esquerda adora pegar esses paises de exemplo e esquecem como são economicamente abertos.

          • Cara, como eu te disse varias vezes, o problema não é o estado regular, mas é regular aonde não deve e deixar de regular aonde deve. O mais importante é o estado evitar carteis e monopólios, em relação ao mercado, proibições de fusões seriam excelentes para a população, a uns 10 anos atrás tínhamos o dobro de empresas de telefonia, uma foi comprando a outra, e agora as poucas que sobraram vão fazer de tudo para bloquear a concorrência, principalmente comprar os políticos. Do resto o estado precisa ter normas de qualidade dos produtos e serviços dentro do aceitável . Não estou dizendo que nosso mercado não deveria ser mais aberto, só digo que o mercado
            é como uma criança mal educada, precisa ter um pai para guiá-lo, mas ele não precisa ser super protetor, e também não pode ser ausente.

          • Ivan

            Concordo nisso, um pouco mais de liberdade economica vai bem.

          • No fundo se a maioria das pessoas de direita e esquerda sentassem para conversar, veríamos que todo mundo concorda em vários pontos. E que ninguém é 100% de direita ou 100% de esquerda, só que a maioria acha que tem a obrigação de torcer para um time.

          • Ivan

            Viu o cocainão e o Mirai? ali é 110% de esquerda, pra eles Estado é bom e empresario é malvadão.

          • Eu prefiro não ficar julgando as pessoas, pra mim existe empresario bom, empresario ruim, politico bom e politico ruim. O problema real e quando empresario ruim e politico ruim se juntam.

          • Ivan

            O que eu acho que é o problema é o politico ter o poder de se juntar com o empresario.

          • Bom, isso começa no momento que o politico pode financiar a campanha do politico, algo que foi proibido apenas recentemente, tirando isso sobrou o pagamento direto ao politico em paraísos fiscais. Então na teoria o politico não pode se juntar ao empresario corrupto, mas se ninguém fizesse algo antiético nem precisava ter leis.

          • Mirai Densetsu

            Por esse ponto de vista, você é o oposto de mim. Pra você, empresário é santo e imaculado e o Estado é tudo o que há de ruim no mundo.

          • Ivan

            Não é santo mas livre mercado com concorrencia ajuda a diminuir isso, agora com estado interferindo viu no que deu né?

          • Mirai Densetsu

            Concorrência que só pode ser garantida com intervenção do Estado. Se não houver, é cartel na certa.

            Empresário odeia concorrência.

          • Ivan

            Intervenção como?

            Claro que odeia por isso paga o Estado pra elimina-la.

          • K9s10

            kkkkkkkkkkkk

          • Cocainum

            Deve-se examinar o que existe de melhor em cada proposta e aproveitar. Os exemplos que todo mundo usa, os países nórdicos, são capitalistas, mas tem forte presença do estado.

            O problema é que tem gente que acha que o comunismo ainda é algo viável hoje em dia, assim como muita gente que quer o padrão de vida da Suécia pagando os impostos de Botsuana.

          • Eu concordo com você, tem coisas boas nos dois lados. Pra mim o problema o problema de se aplicar o Comunismo e o mesmo do livre mercado, só funciona na teoria, por que exigira que todas as pessoas fosse honestas , trabalhadoras e quisessem a evolução da humanidade acima dos interesses pessoais. Então fica mais facil tentar reformar oque a gente tem do que fazer uma revolução tanto da direita quanto da esquerda por que não seria evolução.

          • Mirai Densetsu

            Concordo plenamente com você.

          • Ivan

            E tem gente que acha que um pais pobre pode cobrar impostos da Suécia.

          • No caso do brasil já cobra, so precisa agora aprender a gastar o dinheiro da mesma forma que a suécia, e cobrar o imposto no lugar certo, imposto sobre a produção e oque mais atrapalha o mercado.

          • Ivan

            Por isso falei que acha que pode cobrar, uma pessoa pobre não tem como pagar isso mesmo que tenha saude educação por exemplo, vai sobrar pouco para todas as outras coisas.

          • Cocainum

            Nossos impostos são cobrados de forma errada, voltados ao consumo e não a renda. Pobre paga muito mais que rico (que ainda sonega).

            É um dos (muitos) grandes problemas do Brasil. Quantos deputados ou senadores do nosso congresso querem mudar isso?

          • Ivan

            E vc acha que alguem ia ficar aqui pagando 60% de imposto de renda por exemplo? Tentaram isso na França e teve debandada de ricos.

          • Cocainum

            Aff. Vamos fazer umas continhas:

            O cidadão “A” ganha 1.000,00 por mês.
            O cidadão “B” ganha 1.000.000,00 por mês.

            O “A” gasta 300,00 em alimentos individualmente. O “B”, por mais “comilão” que seja, gasta R$ 20.000,00.

            Vamos arbitrar uma carga média de 30% de impostos. O cidadão “A” pagou 90,00 de impostos. O cidadão “B”, pagou 6.000,00.

            Proporcionalmente a renda, dos rendimentos do cidadão “A”, 9% foram para o governo na forma de impostos. Já o cidadão “B”, enviou para o governo 0,6% da sua renda.

            Imagino que você considere isso muito justo.

          • Ivan

            Cidadão B ganha 100 mil, agora vai ter que pagar 60 mil pro goveno, cidadão B sai do pais e leva os 100 mil dele e governo não vai ver nem os 30 mil que pagava antes, por fim no lugar de ganhar 60 mil vai perder 30 mil, faz sentido?

          • Cocainum

            Sai do país pra morar no Congo? Dizem que lá o imposto é bem baixo. Porque se ele for para a Suécia, Noruega, Finlândia, Canadá ou mesmo Inglaterra, vai pagar um belo imposto de renda também, e não vai conseguir sonegar tão fácil quanto é no Brasil.

          • Ivan

            Pode mudar para outros paises, tipo Panamá, não sei pra onde os ricos da frança foram mas não ficaram por la depois que subiram imposto de renda pra 75%.

          • Cocainum

            Só que a França já tributava renda. Resolveram tributar MAIS. Nós não.

          • Ivan

            Ah que bom, imposto de renda aqui não existe né?

          • Cocainum

            Você sabe muito bem que o grosso da arrecadação vem dos impostos relacionados ao consumo: IPI, PIS, COFINS, ICMS, ISS e sabe-se lá quais outras siglas existem.

          • Não precisa cobrar 100% do imposto da renda, mas precisa aumentar na renda e diminuir na produção, isso claro depois de tirar as regalias dos políticos e juízes para poder ao menos parar de aumentar os impostos.

          • Ivan

            O que tem que ser feito é gastar direito e sem roubar(utopia) até daria pra diminuir impostos.

          • Mirai Densetsu

            E desde quando um país que está entre as 10 maiores economias do mundo é pobre? O Brasil não é pobre.

            O problema é que a distribuição de renda nesse país é uma merda, fazendo com que o grosso da população seja realmente pobre.

          • Ivan

            Passa uma canetada e coloca salario minimo de 4 mil, o que acha da ideia?

          • Mirai Densetsu

            Mas a canetada que tira o retorno dos impostos aos mais pobres e dá mais dinheiro para os mais ricos você é a favor, né?

          • Ivan

            O que achou da ideia de subir pra 4 mil salario minimo?

          • Mirai Densetsu

            Seria boa se fosse possível.

            Mas salário mínimo não é o único jeito de distribuir renda. Tem vários jeitos, como os benefícios previdenciários, serviços públicos, programas de distribuição de renda a famílias de baixo poder aquisitivo, fazer uma reforma tributária onde as pessoas pagam de acordo com a sua renda, entre outras coisas.

            E liberais são contra tudo isso.

          • Quero Tequila

            Aê … vamos criar mais bolsas e punir quem trabalha … parabéns Mirai … eu disse que te conheço … obrigado por confirmar mais uma vez ….! Valorize os vagabundos!

            Reforma tributária sim … mas não desse jeito “camarada” …!

          • Mirai Densetsu

            Beneficiar “vagabundo”? Quer dizer que rentista trabalha?

            E como seria a sua “reforma tributária”?

          • Quero Tequila

            Cara, eu estava respondendo uma carta e o navegador travou ..

            Imposto único, países sérios usam entre 5% a 15% de imposto na ponta … ou seja na venda e distribui entre, município, estado e federação … no Brasil poderia-se cobrar mais .. não me importo … mas não a ponto de ir a um mercado e tirar uma nota de 105 reais com 52 reais de impostos …. quer dizer estava comprando 53 reais em produtos e pagando 105 num país seria estaria pagando 55 .. 60 reais …

            Fora isso precisamos de várias reformas .. trabalhista seria outra … não deveria dar saúde nem educação … e por aí vai …

            E não é o fato de não exercer uma atividade que não quer dizer que ele não trabalha .. ele injeta dinheiro em algum lugar e esse aproveita de alguma forma e ele recupera … sim eu considero trabalho … colocar meu capital em alguma coisa e viver do retorno dele, não quer dizer que não faço nada para a economia … no meu modo de ver, não existe só trabalho braçal.

          • Mirai Densetsu

            Concordo com o imposto único. Ou poucos impostos, no máximo 10.

            E que deixem de tributar o consumo. Países sérios tributam lucro e rendimentos.

            Fora isso precisamos de várias reformas .. trabalhista seria outra … não deveria dar saúde nem educação … e por aí vai …

            E os pobres que se fodam, né?

            E não é o fato de não exercer uma atividade que não quer dizer que ele não trabalha .. ele injeta dinheiro em algum lugar e esse aproveita de alguma forma e ele recupera … sim eu considero trabalho … colocar meu capital em alguma coisa e viver do retorno dele, não quer dizer que não faço nada para a economia … no meu modo de ver, não existe só trabalho braçal.

            Existe também o trabalho intelectual.

            Mas o rentista não está produzindo um produto ou prestando um serviço. Não está gerando emprego, nem salvando. Não está sequer financiando o que quer que seja. Tudo o que ele está fazendo é sugando o dinheiro do governo, sem nem mesmo fazer o dinheiro circular na economia.

            Diferente do empresário, que pelo menos presta um serviço ou vende um produto e, com isso, gera empregos. O que movimenta a economia e gera empregos indiretos também. E muitas vezes, o empresário tem de investir no próprio negócio, o que movimenta ainda mais a economia.

          • Ivan

            Não acha que do dia pra noite subir o salario minimo pra isso não traria problemas?

          • K9s10

            “fazer uma reforma tributária onde as pessoas pagam de acordo com a sua renda” Essa é uma boa ideia o resto é mais estado é isso e péssimo.

          • Jose X.

            só vejo dois tipos de pessoas falando a sério em “comunismo”:

            os pobres de direita, que sempre são extremamente ignorantes em matéria de cultura geral e história (repito: sempre),

            ou os espertalhões tipo bolsonaro, veja, mbl, etc, justamente pra conseguir apoio dos pobres de direita…

            aliás, os pobres de direita em geral também não têm a mínima noção de um negócio chamado “metodologia científica”: eles pensam que basta afirmarem X que X automaticamente é uma verdade…isso é típico desse pessoal influenciado pelo von mises etc

          • K9s10

            Bem eu falo por min, sou de direita, mas concordo com a parte dos 100%.
            http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2013/10/78574-qual-e-a-sua-ideologia.shtml
            https://uploads.disquscdn.com/images/60691c643ab88a42516d1200da91709ff1da51acfa19e4f289d4134917a8544a.png

          • K9s10

            Outro teste.
            http://infograficos.oglobo.globo.com/brasil/teste-identifique-seu-perfil-ideologico.html
            https://uploads.disquscdn.com/images/1ed2bb42de7e04f0ced67f3badbcaedddaf88478305ceda77fbe3dc6c3c60e44.png

          • Mirai Densetsu

            O mercado lá é livre porque a regulação funciona como devia. A Europa, no geral, tem um mercado com muita intervenção do Estado.

          • Ivan

            vc decide ou mercado é livre ou é regulado os 2 não da, não tem como vc ter liberdade sendo preso.

          • Cocainum

            Exatamente o contrário. Se a regulação funciona, impede a cartelização, por exemplo, que de livre mercado não tem nada. O importante é que as agências tenham como objetivo proteger o consumidor sem beneficiar uma ou outra empresa.

          • Ivan

            Se é regulado nesse caso, em que é obrigado a ter limite mesmo se a empresa não quiser como isso é livre mercado?

          • Cocainum

            Novamente essa história? Que tal esperar a norma ser publicada antes de usar essa frase como “argumento” contra a regulação do estado?

          • Ivan

            Ministro ta falando que vai ser assim e não posso usar esse argumento? ta serto.

            Vou acreditar em coelho da pascoa agora.

          • Cocainum

            Pois é. Tudo o que os ministros do governo Temer falam é escrito em pedra, hehehe.

            Além disso, como eu já falei inúmeras vezes (e você sempre ignora), mesmo que essa “obrigação” estranha venha mesmo a ser adotada (eu duvido), ela é inócua, já que as empresas podem definir o limite que quiserem.

            Vai continuar usando como argumento uma possível obrigação, retirada da frase de um ministro de um governo que volta atrás em 11 de cada 10 medidas e que, na prática não tem efeito nenhum?

            Tá serto.

          • Ivan

            Vamos esperar, assim como meu ovo da pascoa.

          • Cocainum

            Então…

            UPDATE: o atual presidente da Anatel Juarez Quadros disse ao G1 que
            a agência não voltará a reacender essa discussão, mantendo a decisão de
            proibir as operadoras de aplicar qualquer tipo de limite na franquia de
            dados aos usuários. Quadros ainda disse que o ministro Gilberto Kassab
            se referiu à entrevista dada ontem como “um equívoco”.

            Em nota emitida ainda ontem, o MCTIC afirmou que os estudos e a
            consulta pública do Senado Federal serão utilizados para definir a
            vindoura regulamentação (que vai acontecer de qualquer jeito),
            mas afirma que “quando finalizados podem indicar que o melhor modelo é o
            ilimitado, e com isso o governo federal deverá mantê-lo”. Pelo visto
            voltar atrás nos argumentos é prática comum do atual governo…

          • Cocainum

            Nem precisou esperar até a páscoa. Bastou uma hora. Como eu disse, de cada 10 medidas, voltam atrás em 11, hahaha.

          • Ivan

            Já voltou atrás?

          • Cocainum

            Leia o update da notícia, no início da página.

          • Ivan

            Agora saber se as operadoras pagaram adiantado ou não.

          • Paulo de Tarso

            Regulação pode ser pró mercado ou pró consumidor ou pró empresário (oligopolista).
            Em geral regula-se para manter o mercado concorrencial e competitivo, evitando-se oligopólio, cartel e lobbystas corruptores. No presente caso, a regulação visa destruir a internet ilimitada, logo não é pró consumidor, é só pró-oligopólio. Mas antes, a regulação que impedia que a internet fosse limitada era pró consumidor.

          • Mirai Densetsu

            Mercado livre é diferente de mercado não-regulado.

          • Ivan

            conte-me mais sobre isso.

          • Mirai Densetsu

            Em um mercado não-regulado, as empresas podem fazer o que bem entenderem. Inclusive adotar práticas anticoncorrenciais, como cartel, por exemplo.

            E um mercado cartelizado é livre?

          • Ivan

            E um mercado que as operadoras são obrigadas a colocar limite é livre?

            Brasil nunca tem livre mercado e qualquer merda que dá culpam livre mercado.

          • Mirai Densetsu

            É verdade. Nem o mercado de pães é livre.

            Toda a regulação que existe sobre o pão é que o cara não pode vender produto estragado, tem de ter higiene no preparo (é comida, afinal) e tem de cumprir o que promete (pão de 50 gramas tem que ter 50 gramas, não 40). Todo o resto fica a cargo do dono da padaria. Aliás, qualquer zé-ruela pode abrir uma padaria se quiser.

            E adivinhe o que temos no país? Cartel do pão, é claro!

          • Ivan

            Claro que é livre, ele pode vender do tamanho que quiser, com peso que quiser, formato que quiser, ele é livre nesse sentido.

          • Mirai Densetsu

            Estado não obriga o padeiro a vender o pão em um tamanho, peso ou formato específicos e se tem um grupo, mas o sindicato patronal das padarias sim. E ainda dita o preço, com ameaças de represálias.

            Um mercado assim é realmente livre?

          • Ivan

            Infelizmente não, outra coisa que deveria acabar são esses criminosos vestidos de sindicatos.

          • Quero Tequila

            Exato .. tem muito e muito interesse pessoal!

          • Mirai Densetsu

            Sindicato patronal só serve pra formar cartel.

          • Ivan

            qualquer um.

          • Ivan

            E é mais facil cartelizar pagando o Estado pra legislar em prol das grandes.

          • Quero Tequila

            Graças à União Européia … obrigado Mirai de novo confirmando minha afirmação!

          • Mirai Densetsu

            Qual é o meu nome? Você sabe?

          • Quero Tequila

            O cabeçudo … suas idéias … não preciso saber seu nome ou onde você mora pra saber como você pensa!

          • Jose X.

            só pra lembrar, uma das “desestatizações” recentes do Parente do tio sam foi vender* um pedacinho da Petrobrás para a Statoil, estatal norueguesa de petróleo

            * a preço de pai para filho

          • Paulo de Tarso

            Mas são altamente regulados. E lá sobrevive o Estado de Bem Estar Social na essência. (Tanto assim que os iluminados da direita dizem ser países Socialistas)

          • Ivan

            Nunca vi alguem de direita falar isso só a esquerda que acha que Estado de bem estar social é socialsimo quando se pergunta onde socialismo deu certo.

          • Paulo de Tarso

            Te mandei dois exemplos rápidos de pessoal da direita que dizem que a França é socialista, mas não aparecem aqui, não sei se é pq continham links.
            Vou remandar sem links:

            Uma era uma matéria do Antagonista dizendo que a França Socialista tinha dado errado em vários momentos históricos e que estava sendo obrigada a se voltar para o capitalismo. Outra era de um vídeo do famoso debate entre constantino e Ciro, onde um terceiro debatedor rebate Ciro que havia usado Cuba como exemplo em uma questão qualquer e foi rebatido por esse terceiro que dizia: “usar cuba não vale, pois cuba é socialista”. Ciro retrucou dizendo que o mesmo exemplo valia então para a França ao qual ele foi retrucado por esse empresário que dizia que a França também era socialista.

            Se vc for em fóruns de conservadores americanos e procurar por impostos e socialismo europeu não vai faltar “direitistas” dizendo que o aumento de impostos de Obama eram para tornar os EUA socialista que nem a Europa.

          • Cocainum

            Pra colocar links, pode usar a tag code.

          • Ivan

            França não é socialista mas tem um governo mais de esquerda.

            Quando quiser colocar links coloque com o link só tirar os espaços.

          • Quero Tequila

            Ainda não é .. mas está tendendo MUITO para a esquerda ..espero que mude agora .. quer controlar tudo … até o que as pessoas pensam e dizem … 😛

          • K9s10

            Cuidado ao citar a Suécia, as coisas lá não são bem o que é vinculado aqui no bananal.
            https://www.youtube.com/watch?v=Ts6mXYksEyE

      • DanielBastos

        Nem vejo como divisão de mais ou menos estado. Kassab e Paulo Bernardo são uns bostas em estado de arte. Isso transcende divisão ideológica.

        E olha que nem tava falando dos rolos de ambos com a justiça(O que piora as coisas), tava falando de suas “qualidades” como administradores mesmo.

        Brasília é um nirvana do merdalhal. Parece que quanto mais merda na vida vc faz, mais poder vc ganha. E vc pode colocar todos os governos que a afirmação ainda continua verdadeira.

  • Rafael Sales

    O que fode mais ainda é que eles irão impedir as pequenas operadoras de prestar um bom serviço. Os caras vão nivelar o serviço por baixo e na maior cara de pau.

    • jacob

      E é isso que acontece quando se tem regulação excessiva, quem quer oferecer um bom serviço não pode porque fica preso a essas regras esdrúxulas.

      • Paulo de Tarso

        Para de falar besteira. O problema não é a regulação. E sim o seu viés. Sem regulação não tem como se impedir oligopólios. Mas também a regulação proposta visa apenas defender o sindicato das empresas.

        • Mirai Densetsu

          Ele é liberal. Ele não quer que exista agência reguladora para começar.

          • Cássio Amaral

            E você é um estatólatra. Não tem nada a ver com ser liberal ou não. Não sou contra agência reguladora, sou contra ela regular demais o mercado, que é o que a Anatel faz.

            Quem institucionaliza o oligopólio é a Anatel. Ela impede a concorrência, tornando o serviço caro e ruim.

          • Cocainum

            Talvez devesse mudar o adjetivo. Não é que ela regula “demais”. Ela regula “errado”. O viés é sempre para as empresas. É uma agência reguladora cooptada pelas empresas que deveria regular. Não tem como dar certo.

          • Cássio Amaral

            Regular “demais” É regular “errado”. Não existe regulação excessiva que seja boa pro consumidor.

          • Cocainum

            Então eles poderiam simplesmente dizer: “Façam como quiserem”. Tenho certeza que seria ótimo para o consumidor.

          • Cássio Amaral

            Só diminuindo a regulação e permitindo que o mercado seja realmente livre pra saber. Porque o modelo atual, com regulação demais, a gente sabe que é prejudicial ao consumidor.

          • bruno torrente

            Sim com certeza sera melhor, na duvida ela poderia ser privatizada e virar uma certificadora de qualidade, apontando quem segue os parâmetros que ela acha ideal, efetuar relatórios, verificar qualidade e velocidade de internet dos clientes ( que faz hoje de forma limitada e amadora diria ).

          • Cocainum

            “Ta serto”. Baixíssima regulação e agências certificadoras deram muito certo na crise do subprime.

          • bruno torrente

            Não existe regulação certa, nunca existiu nem nunca existira, um grupo de seleto por mais iluminado que seja nunca conseguira arbitrar sobre todas as necessidades individuas, por simples impossibilidade de conhecimento, logica e matemática.

            ( Sugiro conhecer argumentação sobre “conhecimento disperso na sociedade “)

          • Mirai Densetsu

            Se você diz que agência reguladora é necessária e que regular o mercado para evitar abusos por parte dos comerciantes é fundamental para que exista concorrência, parabéns! Você é tão estatólatra quanto eu!

            Que a ANATEL institucionaliza o oligopólio, isso é fato. Mas o que eu critico é essa visão de que a ANATEL foi criada para isso. Ou pior, que destruir a ANATEL vá melhorar a situação.

            Não. A ANATEL não foi criada sob medida para beneficiar as operadoras em detrimento do consumidor. Acontece que as empresas colocaram os seus apadrinhados ali. E isso desviou a ANATEL de sua função e a transformou no que é hoje: o sindicato patronal das teles.

            O que eu defendo aqui é que a ANATEL aja como uma agência reguladora. Ou seja, como uma espécie de polícia do mercado. Não como uma barreira para a entrada de concorrência no mercado.

            E acabar com a ANATEL, como sugerem os libertards lambe-saco de empresários? Garanto que só vai piorar o problema. Pois o mercado passará a ser regulado diretamente pelas grandes operadoras autorregulado. E aí é que não vão ter concorrentes MESMO.

          • bruno torrente

            “libertards lambe-saco” cada vez mais interessantes os xingamentos rsrsrs.

            Realmente a Anatel e afins não são criadas para formar oligopolios ou ajudar grandes empresários, realmente na cabeça de legisladores e no caso pessoas como vc ela deve servir ao clientes e tal. O problema é que por principio por mais bem intencionado que seja o regulador por inúmeros motivos isso nunca funcionara adequadamente, ela invariavelmente sempre estará na mão dos políticos ( seja qual vertente for ) ou grandes empresários e “especialistas”, não por maldade, mas como pode observar tais reuniões são comuns e até aplaudidas por todas as vertentes ( mesmo PC do brasil já o fez ), acreditar que isso algum dia ira funcionar sim é utopia.

            Apenas sugerimos deixar o mercado achar soluções para isso, não é ausências de leis e regras de conduta, apenas substituição.

            Mas claro por eu ser um “libertards lambe-saco”, não importa se o que eu falo tem seu fundo de verdade, ou que possa almenos sugerir algo aproveitando o que considera certo do que eu falo, importante é xingar e tentar refutar no grito.

          • Mirai Densetsu

            Apenas sugerimos deixar o mercado achar soluções para isso, não é ausências de leis e regras de conduta, apenas substituição.

            Apenas deixar que os empresários que patrocinam os políticos e compram diretorias de agências reguladoras decidam diretamente. Só isso.

            Já pensou que maravilha seria se os grandes empresários do agronegócio pudessem decidir diretamente o que fazer com tribos indígenas, quilombos e matas ciliares?

            Já pensou se a Selic fosse regulada pelos bancos?

            Já pensou se Vivo, Claro, Tim e Oi pudessem regular diretamente o mercado, que maravilha que seria?

          • bruno torrente

            Ja parou para pensar em seu exemplos antes rsrs 🙂

            Direito a propriedade, logo tribos e quilombos estariam totalmente protegidas, até mais que hoje em dia, pois não são considerados donos efetivos de suas terras mesmo apos demarcadas, acho que não deve saber mas para libertários e afins tem como maxima PNA, seja para com ele ou demais, suas leis e regras de conduta sempre devem ser regidos por essa ideia, ou seja muito mais rigidos que as leis atuais diga-se de passagem.

            por que sempre acham que capitalismo é sempre grandes empresários malvadoens 😉 onde parece que leis ( sejam privadas ou estatais ) não existem, cada exemplo mal fundamentado, que mundo mais maniqueista esse que vc usa em seus exemplos, o engrassado que gestores de estatais, políticos e agencias reguladoras nunca aparecem da mesma forma nos exemplos.

            Selic não existiria, ela é um controle de preço sobre a moeda estatal, logo não existiria mais, cada banco teria sua própria taxa individual sem falcatruas como reserva fracionada, só poderia emprestar o que devidamente esta depositado, e como sempre concorrência muito maior do que atualmente ( e antes que seus exemplo absurdos sugiram, devem ser auditadas por empresas de preferencia seguradoras pois caso errem devem arcar com o custo de seus erros )

            Sim imaginem elas se auto regularam, uma mesa com todos esses malvadões, TIM, OI, Claro, Fox Telecon, Diveo, Life, Wimax SA, Abase, Acer, Acon Argannet, Artennet, CM , Coderp, Evanildo, Caleta, Facnet e por ai vai ( caso queira a Anatel mantêm uma bem completa lista, é possível até ver por município ) isso só para as que hoje seguem autorizadas pela Anatel ( mais de 6000 ).

            Mas acho que devo estar louco mesmo, do modo como esta com o estado pedindo para tirar duvida com lobistas a céu aberto, escolhas puramente populistas, e por ai vai são bem melhores, ou claro a sua utopia de bons gestores e políticos ira nos salvar, escolhidos a dedo, com altíssimo grau de compreensão vão decidir melhor que 200 milhões de pessoas individualmente em seu dia a dia.

            E depois libertários e ancaps que são utopicos.

          • Mirai Densetsu

            Direito a propriedade, logo tribos e quilombos estariam totalmente protegidas, até mais que hoje em dia, pois não são considerados donos efetivos de suas terras mesmo apos demarcadas

            Você não lê noticiários, né?

            Se lesse, saberia que são os latifundiários empresários do agronegócio quem estão contratando jagunços para invadir territórios demarcados.

            acho que não deve saber mas para libertários e afins tem como maxima PNA, seja para com ele ou demais, suas leis e regras de conduta sempre devem ser regidos por essa ideia, ou seja muito mais rigidos que as leis atuais diga-se de passagem.

            Sei… Mas imagino que os nossos latifundiários não sejam como você gosta de imaginar como sejam os tais “liberais de verdade”.

            Ah, e libertário é diferente de liberal. Só pra avisar.

            por que sempre acham que capitalismo é sempre grandes empresários malvadoens

            Talvez porque só eles se beneficiem plenamente do capitalismo?

            Selic não existiria, ela é um controle de preço sobre a moeda estatal, logo não existiria mais

            OK, confirmado. Você não vê noticiários. E nem sabe o que realmente é a SELIC.

            cada banco teria sua própria taxa individual sem falcatruas como reserva fracionada,

            Claro, porque o fato de termos as maiores taxas de juros do planeta é culpa do governo. E só do governo. Nada a ver com o fato de que a Selic é 1,2% ao mês e os bancos emprestam com juros que podem chegar a 30% ao mês no crédito pessoal.

            só poderia emprestar o que devidamente esta depositado, e como sempre concorrência muito maior do que atualmente ( e antes que seus exemplo absurdos sugiram, devem ser auditadas por empresas de preferencia seguradoras pois caso errem devem arcar com o custo de seus erros )

            E quem obrigaria o banco a fazer a auditoria externa sem o Estado na jogada?

            Sim imaginem elas se auto regularam, uma mesa com todos esses malvadões, TIM, OI, Claro, Fox Telecon, Diveo, Life, Wimax SA, Abase, Acer, Acon Argannet, Artennet, CM , Coderp, Evanildo, Caleta, Facnet e por ai vai ( caso queira a Anatel mantêm uma bem completa lista, é possível até ver por município ) isso só para as que hoje seguem autorizadas pela Anatel ( mais de 6000 ).

            Com o tempo, as operadoras menores seriam absorvidas pelas maiores ou simplesmente falindo. Até sobrarem duas: Vivo e Claro.Já pensou que lindo seria, se só tiver vivo e claro para escolher?

            Mas acho que devo estar louco mesmo, do modo como esta com o estado pedindo para tirar duvida com lobistas a céu aberto, escolhas puramente populistas, e por ai vai são bem melhores, ou claro a sua utopia de bons gestores e políticos ira nos salvar, escolhidos a dedo, com altíssimo grau de compreensão vão decidir melhor que 200 milhões de pessoas individualmente em seu dia a dia.

            Claro, porque empresário não quer lucro, mas sim o bem-estar da população. Ele sempre vai primar pelo melhor serviço porque ele gosta de servir bem. E quem não gostar, o Mercado® vai eliminar sem dó.

            E o Mercado® Autorregulador© vai sanar todos os problemas, punindo qualquer desvio e impondo regras que beneficiarão o consumidor, que sempre terá em mãos todas as informações importantes e sempre fará a melhor escolha.

            Só que não.

          • bruno torrente

            Olha como são as coisas, minha argumentação sempre se baseia a em mostrar alternativas, e seus benefícios, quando questionado explico como seriam evitadas tais situações, perceba que não fico simplesmente imaginando como algo seria, eu construo uma linha de raciocínio levando prós e contra, agora observe seus argumentos, como tantos outros apenas apelam para um cenário apocalíptico, sem nem mesmo montar uma linha de raciocínio, quando questionado apenas rebate sem embasamento nenhum, ou usando o sistema hoje já estatizado como exemplo de liberdade, quando não apela para xingamentos ou tentativas de desmoralizar, não estou aqui para te converter, e sim mostrar que existem alternativas, seus benefícios e problemas no processo.

            Vamos fazer um teste mental, imaginemos que acabe a Anatel, e que as grandes comecem a comprar as pequenas como isso se daria ? Para quem não aceitasse vender quais seriam as ferramentas que não ferissem a PNA disponíveis para empresas e como absolutamente como o cliente final não teria seu produto e principalmente custo melhorado, tente isso sem apelar para agressões seja qual for.

            Novamente, se o direito a propriedade realmente fosse prioridade no Brasil, invasão de terra indigena seria absurdamente punida, por eles não terem isso assegurado que ficam nessa sinuca de bico. Perceba que sua argumentação não refutar isso apenas reforça que jagunços contratados invadem propriedade indígena sem retaliação legal, entre outros motivos por nesse caso propriedade privada ser algo secundário, pois quem decide tais demarcaçoes, e se propõe a resolver os conflitos não tem qualquer controle, bastaria fazer a ler valer, invasão de propriedade privada e crime, roubo de propriedade crime, estorção de propriedade mediante ameaça de morte crime gravíssimo, e por aí vai, fora a possibilidade de contratação de empresa de segurança/seguradora ( com inúmeras formas de financiamento ).

            Todos nós beneficiamos do capitalismo, pois ele apenas se trata de troca voluntárias entre indivíduos, qualquer coisa além disso não eh capitalismo, pode estar confundindo riqueza acumulada ou mesmo oligopólios e seu “capitalismo” dos amigos do rei.
            Realmente devemos ter inveja dos ricos ( no bom sentido ) e fazer de tudo para ser também.
            Seja entrando em mercados altamente lucrativos, baixando seu custo, inovando para derrubar mercados existentes ou mesmo criar um totalmente novo.

            Um político após eleito não precisa diariamente agradar seus eleitores, uma vez eleito só daqui 4 anos, na dúvida abafa os problemas e empurra com a barriga, já empresários ao deixarem de agradar seus clientes o perdem, sim ele sempre almeja o lucro mas para isso todos os dias deve procurar formas de manter seu cliente, quando ele compra a concorrência a força e não melhora seu serviço logo surgirá nova concorrência, por simples impossibilidade econômica como já bem descrito pela escola austríaca sem auxílio do governo ( como hoje no Brasil ) seria impossível monopólios sem o efetivo respaldo do cliente, todos que já tentaram, falaharam miseravelmente ( incluindo Rockfeller ).

            E quanto aos demais argumentos, como o de quem vai obrigar auditoria, ninguém horas, mas como ocorre hoje empresas sempre buscam certificações como forma de qualificação, e pessoas evitam empresas sem histórico ou qualificação reconhecida pelo mercado, agora quem mesmo assim usa serviços duvidosos deve estar sujeito a arcar com seu erro, ao contrário de hoje que quando isso ocorre o estado o salva e eu que não tenho nada a ver com a história que pago o pato, mesmo que eu use sempre empresas “qualificadas”, fora que justiça está aí para isso, seja num sistema minarquistas, social democrata ou mesmo ancap ela não deixa de existir.

            Dica já ouviu o conceito ” empresa de oposição”, onde um empresário vendo que outros tem atitudes ou serviços ruins, ele usa isso como forma de crescer ou forçar grandes empresas a se adequar ? Por sinal alguns casos assim surgiram de grupos menores ou mesmo cooperativas.

            Por fim, caso não queira usar nenhuma linha de pensamento sugerida por mim OK, só discorra mais sobre a utópica sociedade altamente educada politicamente, e suas inúmeras formas de intervenção com efeito imediato, onde grupos de interesse não interferiram em agências, governos e afins, onde SELIC não eh controle estatal do preço dá moeda e aparentemente sistema fracionado ou não existe ou não afeta a realidade econômica.

            Dica de livro, não é libertário nem nada, apenas explica de forma muito legal dinheiro, sua história é um crash de mercado, o escritor e dá revista superinteressante.

          • bruno torrente

            Conto.
            Falharam miseravelmente ( incluindo Rockfeller ).

            E quanto aos demais argumentos, como o de quem vai obrigar auditoria, ninguém horas, mas como ocorre hoje empresas sempre buscam certificações como forma de qualificação, e pessoas evitam empresas sem histórico ou qualificação reconhecida pelo mercado, agora quem mesmo assim usa serviços duvidosos deve estar sujeito a arcar com seu erro, ao contrário de hoje que quando isso ocorre o estado o salva e eu que não tenho nada a ver com a história que pago o pato, mesmo que eu use sempre empresas “qualificadas”, fora que justiça está aí para isso, seja num sistema minarquistas, social democrata ou mesmo ancap ela não deixa de existir.

            Dica já ouviu o conceito ” empresa de oposição”, onde um empresário vendo que outros tem atitudes ou serviços ruins, ele usa isso como forma de crescer ou forçar grandes empresas a se adequar ? Por sinal alguns casos assim surgiram de grupos menores ou mesmo cooperativas.

            Por fim, caso não queira usar nenhuma linha de pensamento sugerida por mim OK, só discorra mais sobre a utópica sociedade altamente educada politicamente, e suas inúmeras formas de intervenção com efeito imediato, onde grupos de interesse não interferiram em agências, governos e afins, onde SELIC não eh controle estatal do preço dá moeda e aparentemente sistema fracionado ou não existe ou não afeta a realidade econômica.

            Dica de livro, não é libertário nem nada, apenas explica de forma muito legal dinheiro, sua história é um crash de mercado, o escritor e dá revista superinteressante.

        • jacob

          E com regulação excessiva, os oligopólios são praticamente institucionalizados.

          • Mirai Densetsu

            Isso é verdade. E com regulação excessiva com viés pró-empresa, então, o oligopólio praticamente ocupa o lugar do Estado.

          • Paulo de Tarso

            Depende do viés da regulação.

        • bruno torrente

          Sem regulação não tem como impedir oligopolios, kkkkkk, vc realmente vive no Brasil ?

          O Brasil e a Anatel é o melhor exemplo de como centralização e burrocracia criam oligopolios.

          Bastava garantir juridicamente que contratos fossem cumpridos e estava bom.

          Ex. Afinal contratei franquia ou velocidade ?
          Se foi velocidade qual o mínimo garantido diário ou mensal ?

          Ex. Contratei 10 Mbp/s Total, com mínimo de velocidade garantida contratual de 40 % , logo o trafego mínimo seria o total usando essa porcentagem da velocidade e a “franquia” total seria o limite possível a ser trafegado usando esse link, mesmo considerando limite diário não cumulativo ainda seriam valores respeitáveis como descrito abaixo.

          Em valores ( MB e TB )

          Máximo – Mínimo

          Dia +- 105 GB +- 40 GB
          Mes +- 3 TB +- 1,2 TB

          Garanta que isso via contrato seja respeitado e pronto não precisa de nada dessas burrocracias, e burrocratas tentando decidir o que eh melhor para milhões de pessoas com necessidades INDIVIDUAIS DISTINTAS.

          Agora no caso de ter contratado franquia.

          Primeiro deve se considerar que franquia não exclui definir velocidade ou precisa se definir que sera usado o limite permitido fisicamente ( acho difícil ) ou um mínimo aceitável dependendo da tecnologia, ao garantir que a franquia poderá ser aproveitada plenamente com mínimo estabelecido por contrato.

          Ou seja, esta se contratando tempo máximo de conexão mediante franquia.

          mas ainda existe o parâmetro de velocidade em contrato e seu respetivo mínimo de velocidade contratual,

          ex Netvirtua 30 Mbps
          http://www.assinenet.com.br/NET_NetVirtua_BandaLarga_30mega.html

          Contrato 100 GB, sim franquia de ridículos 100 GB

          Máximo por Hora +- 13 GB, então em pouco mais de 7 horas usando seu limite de velocidade essa franquia já acabaria, não falo mínimo pois neste caso não se aplica, mas fica o comparativo para se ter com o modelo atual.

          Esse são os extremos, principalmente devido interferência dos burrocratas, muito provavelmente sem isso existiriam contratos mistos, com velocidade máxima para consumo da franquia e velocidade apos termino da franquia.

          Pessoalmente acho que a melhor solução seria manter o modelo atual e bater pesado nas questões de velocidade contratada minima, quer consumir mais ? que contrate mais VELOCIDADE, no caso dos celulares por exemplo seria muito mais honesto vender apenas 512 Kbps do que enfiar uma franquia frajuta que acaba em 1 dia, ou no caso de um contrato misto vender a velocidade de 512 Kbps e franquia de velocidade 4 Mbps com 50 GB.

          • Mirai Densetsu

            Bastava garantir juridicamente que contratos fossem cumpridos e estava bom.

            Não é tão simples. Tecnicamente a operadora pode inserir no contrato de adesão – sem o aceite dos clientes – que ela se compromete a entregar apenas 0,001% da banda contratada em 5% do tempo e que nos outros 95% ela se reserva ao direito de cortar a conexão por qualquer motivo que seja.

            Aí ela faz a sacanagem que for e o consumidor que tentar entrar na justiça para “obrigar” a operadora a cumprir o contrato vai perder porque tecnicamente ela já está cumprindo o contrato.

            E você que não pague pra ver.

          • bruno torrente

            Dica se vc olha esse péssimo serviço a um custo alto, rapidamente saca que pode ser um bom atrativo de mercado, vc simplesmente abre uma concorrente, e em vez de o cliente entrar na justiça ele muda de prestadora. 😉

          • Mirai Densetsu

            Ninguém devia ser obrigado a investir milhões de dólares em pessoal e equipamentos de TI só para ter uma conexão decente. E não é todo mundo que tem acesso a tal cifra, ainda mais com os juros lindos cobrados por aqui.

          • bruno torrente

            Desculpe mas esse é um pensamento absurdo, soluções para problemas surgem quando alguém vê algo assim e percebe que pode lucrar nisso, o mundo só tende a melhorar usando esse processo, foi assim para o telefone, carro, alimentos etc, onde vc viu problema se deve enxergar oportunidade.

            Ou seja no caso em questão ela faria o investimento pois sabe que pode lucrar nisso pois ou a solução dos provedores grandes é ruim e cara ou por que simplesmente não existem, empresas assim não nascem grandes, começam atendendo seu bairro ou cidade e vão expandindo, quando provedores grandes chegam ao local muitas vezes tem que competir bairro a bairro.

            Levantamento do ano de 2016 aponta que só de provedores pequenos licenciados ( SCM ) somavam 6.179, provedores estão crescendo de forma gritante ( quase dobrando seu mercado só entre 2015 e 2016 mesmo com o Brasil em crise ) superaram a marca de 2,5 mi­lhões de aces­sos só entre os licenciados e que passaram pejo calvário da Anatel, imagina os que usam outros formatos como Serviço de valor adicionado ( Longa historia briga judicial usando entendimento da lei das telecomunicações de 1997 ) e claro os que entregam esse serviço de forma “paralela” ao controle estatal.

            Resumindo: O que vc não por maldade pode ter entendido como um problema, na verdade move o mundo, empresas como a Space X não manda naves para o espaço de forma mais barata que todo o mercado por que são boazinhas, mas por enchergaram um mercado ineficiente e problemático cheio de oportunidades.

          • Mirai Densetsu

            Uma coisa é ver uma oportunidade de negócio em um problema comum e tentar ganhar dinheiro em cima disso. Sim, é bom que tenham pessoas com essa visão.

            Outra coisa completamente diferente é ser obrigado a fazer isso o tempo todo. Ninguém pode abraçar o mundo com as pernas e solucionar todos os problemas do universo abrindo uma empresa. A Space X ou a Tesla não vão abrir uma empresa de limpeza só porque a terceirizada parou de limpar seus foguetes ou as fábricas de seus carros.

            Se o consumidor tomou cano da empresa, ele não poderia buscar seus direitos? E se ele foi cobrado em duplicidade e a empresa não quer atender à demanda do cliente? Senta e chora? Se a empresa não cumpre o contrato, o cara tem de torrar ainda mais dinheiro e gastar todo o seu tempo colocando mais uma empresa no mercado?

            Ridículo isso.

          • bruno torrente

            Perceba que vc acha ridículo um dos principais motivos de haver concorrência, vc não esta sozinho no mundo não precisa abraçar tudo, empresas existem aos milhares, só achar a que se adéqua a sua necessidade. Para as que necessitam de infra bastaria convencê-la que seria uma oportunidade ou mesmo formar um grupo de clientes que juntos podem fazer pressão contra a empresa ruim ( inclusive podendo utilizar de marketing negativo contra ela ), resumindo procure alternativas, eu apenas sugeri uma ou outra solução das inúmeras possíveis.

            Agora desculpe, novamente vc incorre de afirmar coisas que falo totalmente o contrario, sim clientes não so podem como devem procurar seus direitos contra empresas, mas deve ter maior responsabilidade quanto a contratos assinados, sem não cumpre o contrato VC PROCESSA, serio não é difícil entender isso.

            É por todo mundo acachar que um grupinho de iluminados evitaria todos os problemas possíveis que estamos assim, reitero, faça com que contratos sejam obedecidos por ambas as partes, diminua a burocracia afim de facilitar concorrência,

            Sim pessoas devem constantemente procurar soluções para seus problemas, assim funciona o mundo, qualquer coisa fora disso é Narnia ou um sonho autoritário da cabeça de alguém.

          • bruno torrente

            Fonte Valor econômico mas esta com acesso bloqueado, vou colocar link de replica.

            Conteúdo deles se basei em relatórios da própria Anatel e teleco.

            http://www.tirio.org.br/info/38973/provedores-de-banda-larga-crescem-mais-que-teles

            http://www.abranet.org.br/Noticias/20-anos-de-Internet%3A-confira-entrevistas-com-os-provedores-que-fizeram-historia-523.html?from_info_index=381#.WHza2Vz1jIU

          • bruno torrente

            A e não existe sem aceito do cliente, assinou contrato vc assina ele inteiro e não parte dele, não gostou abre uma concorrente que não tenha essa clausula.

          • Mirai Densetsu

            Em todos os contratos há uma cláusula dizendo que a operadora se reserva no direito de alterar unilateralmente as condições do acesso. O que é, por si só uma cláusula abusiva.

            Mas foda-se, né? A se você é liberal, empresa está sempre certa. Não gostou, se fode aí pra arrumar 6576546387975378843654165 dólares e monte você sua operadora, foda-se se você não tem tempo, recursos ou vontade de montar uma empresa só porque você quer que a sua operadora atual forneça uma conexão minimamente decente.

          • bruno torrente

            Mirai, aqui mesmo já conversamos sobre isso, e novamente pontuo, ser liberal não tem nada a ver com achar empresa sempre certa, desculpe isso e falacia do pior tipo, empresas não são boazinhas, agora querer obrigá-las sem embasamento é autoritarismo.
            acho que não curte liberais ou libertários e suas ideias, tudo bem eh compreensível não gostar daquilo que não se conhece, ou não compreende plenamente, e algo do ser humano :).

            Vamos ao assunto: Vc considera em seu comentário absurdo alguém juntar dinheiro, investir e LUCRAR com isso, vc só se atentou ao problema de juntar dinheiro, esqueceu dos benefícios.
            Convenhamos quem começa não surge já com 30 mil clientes, ele inicia no bairro e vai expandindo, aproveitando para fornecer o que outras empresas falharam, não quer abrir uma empresa no ramo, ok , junte seu dinheiro e pague alguém para fazer pode ter certeza se a qualidade do serviço é baixo e caro, com certeza terão outros para te ajudar.

            Segundo: Se tem uma clausula abusiva, ok trabalhar para resolver a clausula, questioná-la na justiça etc, como pontuo sempre, se vc no contrato adquiriu velocidade de conexão com mínimo de velocidade estabelecido, contrariando isso vc processa e recebe uma grana simples assim, isso só não rola no brasil por que tem a Anatel e justiça são ruim, e respeito a contrato aqui não existe, e novamente se assina o contrato inteiro, tem clausula abusiva então não assina.

            Mesmo não sendo fã do CDC, baseado no Art. 51 do Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90 considera-se nulo alterar unilateralmente as condições do contrato dentro do prazo de contrato, a omissão de reparação de danos ao consumidor e no caso da operadora de celular a previsão de perda de créditos válidos, tudo isso já tem base jurídica, não existe essa de mudar seu plano de franquia quase ilimitada ( no da vivo consta vários TB como franquia ) e simplesmente colocar 100 GB e dane-se vc ( kkk adoraria algo assim tiraria uns 7 Mil de indenização, demoraria claro por ser Brasil ).

            Resumindo pense de forma mais ampla, conhecimento é disperso na sociedade como falou Hayek, e nenhum planejamento central ou agencia conseguira gerenciar tudo e todos.

          • Mirai Densetsu

            Mirai, aqui mesmo já conversamos sobre isso, e novamente pontuo, ser liberal não tem nada a ver com achar empresa sempre certa, desculpe isso e falacia do pior tipo, empresas não são boazinhas, agora querer obrigá-las sem embasamento é autoritarismo.

            É difícil pensar diferente quando os liberais são os defensores mais ferozes dos interesses das empresas.

            acho que não curte liberais ou libertários e suas ideias, tudo bem eh compreensível não gostar daquilo que não se conhece, ou não compreende plenamente, e algo do ser humano :).

            É um erro comum supor que alguém não concorda porque não conhece.

            Afinal, é perfeitamente possível que alguém conheça uma corrente econômica e ache uma merda mesmo assim.

            Vamos ao assunto: Vc considera em seu comentário absurdo alguém juntar dinheiro, investir e LUCRAR com isso, vc só se atentou ao problema de juntar dinheiro, esqueceu dos benefícios.

            Por favor. Não coloque palavras em meu teclado nem distorça minhas palavras. Eu jamais disse que é um absurdo.

            O que eu falei é que rentista não trabalha e nem contribui para a circulação de dinheiro na economia. Os benefícios são só para o investidor. E mais ninguém.

            Convenhamos quem começa não surge já com 30 mil clientes, ele inicia no bairro e vai expandindo, aproveitando para fornecer o que outras empresas falharam, não quer abrir uma empresa no ramo, ok , junte seu dinheiro e pague alguém para fazer pode ter certeza se a qualidade do serviço é baixo e caro, com certeza terão outros para te ajudar.

            Deixe-me ver se eu entendi bem: se um cara não gostar do serviço ou ele se deparar com cláusulas abusivas em seu contrato, ele tem de… Montar uma empresa pra “concorrer” com a operadora?

            Aliás, já ouviu falar em práticas anticoncorrenciais? Ah, desculpe. Empresólatras não acreditam que empresas sejam capazes de fazer isso.

            Segundo: Se tem uma clausula abusiva, ok trabalhar para resolver a clausula, questioná-la na justiça etc, como pontuo sempre, se vc no contrato adquiriu velocidade de conexão com mínimo de velocidade estabelecido, contrariando isso vc processa e recebe uma grana simples assim, isso só não rola no brasil por que tem a Anatel e justiça são ruim, e respeito a contrato aqui não existe, e novamente se assina o contrato inteiro, tem clausula abusiva então não assina.

            E se todos os concorrentes tem a mesma cláusula? Fica sem internet?

            E só é possível questionar uma cláusula abusiva por causa do CDC… Que liberais querem revogar.

            Mesmo não sendo fã do CDC

            Por quê? Talvez porque você está do lado do empresário e o consumidor que se foda?

            baseado no Art. 51 do Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90 considera-se nulo alterar unilateralmente as condições do contrato dentro do prazo de contrato, a omissão de reparação de danos ao consumidor e no caso da operadora de celular a previsão de perda de créditos válidos, tudo isso já tem base jurídica, não existe essa de mudar seu plano de franquia quase ilimitada ( no da vivo consta vários TB como franquia ) e simplesmente colocar 100 GB e dane-se vc ( kkk adoraria algo assim tiraria uns 7 Mil de indenização, demoraria claro por ser Brasil ).

            Tem muito mais do que isso. Por exemplo, o artigo 51, inciso X proíbe contratos que permitam a alteração unilateral do preço. Mas você, alguma vez, já foi consultado sobre aumentos?

            Resumindo pense de forma mais ampla, conhecimento é disperso na sociedade como falou Hayek, e nenhum planejamento central ou agencia conseguira gerenciar tudo e todos.

            Sim, é verdade. E é por isso que as agências reguladoras são setorizadas.

            E elas são tão necessárias quanto a polícia. Como eu disse, o trabalho da agência reguladora é policiar o mercado para evitar que seus agentes cometam abusos.

          • bruno torrente

            É um erro comum supor que alguém não concorda porque não conhece.

            Falo isso por inúmeros comentários bem longe das ideias liberais / libertarias apontadas por vc, dizendo se tratar de ideias libertarias, provável confunda conservadores com leve apego a liberdade econômica como sendo libertários.

            Deixe-me ver se eu entendi bem: se um cara não gostar do serviço ou ele se deparar com cláusulas abusivas em seu contrato, ele tem de…
            Montar uma empresa pra “concorrer” com a operadora?

            Aliás, já ouviu falar em práticas anticoncorrenciais? Ah, desculpe. Empresólatras não acreditam que empresas sejam capazes de fazer isso.

            Novamente confunde pro mercado com pro empresas :), chega ser cômico a repetição desse erro, mas vamos la empresas não são boazinhas, quanto a práticas anticoncorrenciais, ótimo junte provas e ganhe dinheiro processando, claro se tiver coerência, não venha dizer que ser o melhor ou vender o melhor produto seja anticoncorrência rsrsrs.

            Sim o trabalho hoje que agencias deveriam fazer ( e claro não fazem ) sim é importante, mas agencias reguladoras é umas das piores soluções para esse tipo de coisa.

            Mas foda-se, né? A se você é liberal, empresa está sempre certa. Não
            gostou, se fode aí pra arrumar 6576546387975378843654165 dólares e monte
            você sua operadora

            O que eu falei é que rentista não trabalha e nem contribui para a
            circulação de dinheiro na economia. Os benefícios são só para o
            investidor. E mais ninguém.

            Desculpe mas até revisei o que escreveu, não achei nada sobre rentismo, apenas xingamentos por alguém ser liberal, falacias e critica por sugerir necessitar abrir concorrência.

            Agora criticar rentista, vc entende o que ele faz ? desculpe a pergunta mas falar que rentista não contribuí para economia, é não saber o básico.
            O cara junta dinheiro, empresta, corre risco de nunca mais ver o dinheiro devido calote da divida ( sim países, empresas, cidades, também abrem falência, pergunta para os rentistas do Brasil de 1987 ou da Argentina de 2001 ), fora o fato que alguém gasta demais, tem histórico de risco mas o culpado é quem emprestou, realmente uma bela logica, alem de esquecer que muitos dos rentistas são fundos de pensões.
            Ttambém não sou fã de rentismo para dividas “publicas”, mas o sistema econômico atual e suas variações de divida “publica”, sistema monetário fracionado, etc é que são responsáveis por boa parte do montante de mercado, mas nem por isso vou sair acusando os caras que apenas emprestam dinheiro em troca de uma rentabilidade mais assertiva.

            Tem muito mais do que isso. Por exemplo, o artigo 51, inciso X proíbe
            contratos que permitam a alteração unilateral do preço. Mas você, alguma
            vez, já foi consultado sobre aumentos?

            Como falei reajuste dentro do período do contrato de forma unilateral é errado, basta recorrer ou resolver com a própria empresa.

            E se todos os concorrentes tem a mesma cláusula? Fica sem internet?

            E só é possível questionar uma cláusula abusiva por causa do CDC… Que liberais querem revogar.

            Sim revogar, não quer dizer não ter alternativa 😉
            Se todas tem a mesma clausula, primeiro pense não seria vc querendo algo fora da realidade ? sen não for abre uma empresa boazinha que não tenha essa clausula e derrube toda a concorrência, caso não queira procure alternativas.

            Para encerrar …
            Sério que vc vê um mundo tão maniqueísta ? onde empresas malvadas jogam sempre sujo com seus clientes, clientes esses coitadinhos que só podem recorrer ao governinho para se salvar ?

          • Paulo de Tarso

            Já falei que o problema não é a regulamentação e sim o seu viés. Regula-se pró empresa ou pró consumidor. Inclusive vc acabou de citar exemplos de regulação pró-consumidor.

        • Cássio Amaral

          A crítica dele é contra a regulação EXCESSIVA da Anatel.

    • Arnoud Arnoud Rodrigues

      Minha dúvida é se juridicamente eles podem obrigar as empresas a cobrarem uso “acima do limite”. Aliás, quem vai definir o limite? Meu provedor daqui de Natal – RN já avisou que não vai impor limite algum.

      • Ivan

        Se ela tem que colocar limite vão limitar a 10 tera e quem usa vai continuar normal, parabens regulação

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          Na verdade o problema é a falta dela.

          • Ivan

            É a falta dela como jovem? Estão criando uma regulação pra obrigar a ter limite.

          • Machuca

            Mas neste caso a ANATEL vai estar fazendo a vontade das operadoras. É curioso que se a ANATEL fizesse o contrário e vedasse o limite, estaria regulando de qualquer forma hahahaha

          • Ivan

            Não precisa vetar nada era só deixar quem quer colocar limite colocar, não é simples?

          • Basicamente eles tomam a decisão no sindicato patronal das empresas de telecomunicações e todos acatariam de fazer a limitação. Se fosse proibido qualquer tipo de ação conjunta das empresas de telecomunicações, talvez teria uma chance minima das empresas concorrerem entre si e tomarem uma decisão justa.

          • Ivan

            Nesse caso o sindicato é a ANATEL.

          • Nops, mas a ANATEL é uma subsidiaria dela : http://www.sinditelebrasil.org.br/

          • Ivan

            Funciona como uma

          • Sacaneia como uma…

      • Rafael Sales

        O X dessa questão será os pormenores da regulamentação, acredito tentarão impedir os pequenos de prestar um bom serviço.

    • Arnoud Arnoud Rodrigues

      Mesmo que os todos os provedores tenham que cobrar, o que os impede de cobrar R$ 0,01 por Gb baixado?

      • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

        Não fala alto que alguém ainda inventa de botar preço mínimo. Até parece que não sabe como funciona a cabeça dos nossos algozes reguladores.

        • Ivan

          Imagina se quiserem regular o tamanho dos pacotes, não duvido nada.

  • Paulo de Tarcio Santos Freiri
    • mr_rune

      Vá à merda cara, você me deu um prejuízo de 29,90 agora, pqp kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Paulo de Tarcio Santos Freiri

        O que aconteceu bro? kkkkkkkkk

        • mr_rune

          Cuspi café pelo nariz em tudo aqui pqp, pelo menos salvei o monitor rs

          • Paulo de Tarcio Santos Freiri

            Puta merda, malz ai kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Ivan

    Veta Temer, não pera.

    • Arnoud Arnoud Rodrigues

      HAHAHAHAHAHHHAA

  • Gradash

    E tem gente que acha que governo está ai para te proteger… Governo só se importa com uma coisa… Te roubar! MAIS NADA

  • Nem assisti o vídeo pelo risco de eu jogar uma pedra no notebook.

    • Manoel Jorge Ribeiro Neto

      Pensei a mesma coisa, futuro Darth Vader 😛 ! Meu monitor não merece levar uma pedrada.

  • Othermind

    “O nosso objetivo é beneficiar o usuário” – PNTC

  • Felipe

    Ministro de tecnologia: é um economista, engenheiro civil, empresário, corretor de imóveis….

  • fenixcload

    #BRASIL UM PAIS DE TODOS DESCONECTADOS

  • Em um país sério ele nunca mais conseguiria um cargo público, pois a população não deixaria. Mas na banânia é capaz de ele ser o próximo presidente.

  • navossoc

    De volta a pirataria pelo jeito né?
    Alguém sabe se ainda vendem DVDs/BDs lá na Santa Efigênia? hahaha

    • Mirai Densetsu

      Na Santa Ifigênia eu não sei. Não sou de São Paulo. Mas na Feira dos Importados, em brasólia, o pessoal dos CDs está lá, firme e forte.

      • navossoc

        E nunca vão parar pelo jeito né? O governo não quer ajudar hahahah

        • Mirai Densetsu

          Com o Kassab indo a extremos como esse para salvar a Oi, acho que esse negócio seguirá firme e forte.

  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

    Não vamos esquecer que não muito tempo atrás o Governo manifestou a intenção de doar bilhões em patrimônio público/perdão de dívidas das teles.

    O povo que não acorde e passe a lutar contra a intervenção estatal não pra ver…

    • Cocainum

      Só não aconteceu porque a oposição entrou na justiça para impedir. Mas ainda pode acontecer.

      Talvez 0,1% da população conheça essa história.

      • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

        Vai acontecer. Só estão esperando esfriar, tal e qual foi com as franquias. Deram 6 meses, o assunto morreu, ó aí o Kassab fazendo o anúncio…

  • Kheiron

    Que merda de lugar, só tão entubando nas pessoas. Pegar a saída em Guarulhos está cada dia mais atrativo.

  • Que ironia. “Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações” querendo passar a tesoura na nossa internet mais cara do mundo.
    Mais um jeito de controlar o que a população consome. Cobrando mais caro de quem não quer ser igual as massas que apenas trabalham e não reclamam porque se conformaram no: “fazer o que, é um meio de vida”.

    Isso é Brasil, país onde é moda ser ladrão remunerado, ou trabalhar pagando muito e recebendo pouco.

    • Deveriam ter trocado no minimo a palavra inovação por retrocesso.

  • Felipe Torrezini

    Já era ora de por ordem nessa zona. Agora teremos mais tempo para assistir novelas, a Praça é Nossa e o pastor pregando a palavra de Deus. E para os youtubers que se acham estrelas, que vão fazer fila na frente da emissora de TV para procurar emprego. Sejam bem-vindos ao século XX!!!

  • Felipe Torrezini

    O mais curioso é que as operadoras é que deverão adequar-se as limitações impostas pela ANATEL. Pobres empresas, serão obrigadas a limitar seus serviços e sua infraestrutura por causa do Ministro da INOVAÇÃO mau, feio e bobão com cabeça de melão… 🙁

  • Dreadful

    Espero que as pessoas lembrem que Kassab nem pra síndico de prédio!

    • Mirai Densetsu

      Com certeza o pessoal do tucanistão vai elegê-lo.

      • jacob

        e os chegados da estrela da próxima gestão vão colocá-lo pra ministro de alguma pasta aleatória

      • Ivan

        O da era PT foi muito bom tbm, o ministro de ciencia e tecnologia criou uma lei contra bombas automaticas, preciso falar mais alguma coisa?

    • Josisclelson

      o Kassab foi o pior prefeito de SP, está envolvido em vários escândalos e vira ministro de ciência e não sei o q lá?? Este é o nosso país!

  • Manoel Jorge Ribeiro Neto

    Certa vez, tomei coragem para ler o contrato da Oi e lá estava uma tabelinha com as franquias. Quando fiz as contas com o que normalmente consumo, a franquia só daria para uns 5 dias de uso normal, se muito. Depois disso, minha conexão de 10 Mbps seria reduzida para 300 kbps até o fim do mês (é o mesmo que nada). “Ainda bem” (com aspas, claro) que a Oi nunca aplicou o que já está no contrato dela. Mas o futuro soa tenebroso, muito tenebroso…

  • Rodrigo Primon Savazzi

    Não sou fundamentalmente contra as franquias. Sou contra as franquias ridículas que as operadoras querem implementar. Hoje o menor pacote da NET utilizável é de 15 mbit/s, custa 79,90 no combo e te dá direito a míseros 80 Gb. Assistir uma hora de Netflix no FullHD consome 3 Gb, ou seja, se não utilizar a internet para absolutamente mais nada posso assistir incríveis 50 minutos por dia…
    Mas vamos supor que meu bolso é fundo e eu assine o maior pacote disponível, o de 120 mbit/s (mas só com rizíveis 4mbit/s de upload). Nesse caso teria direito a 200 Gb de franquia, o que daria para assistir 2 h e 15 min por dia, isso pagando “apenas” R$ 299,90 por mês.
    E se eu quiser me aventurar no 4k? Mesmo com o MAIOR PACOTE DISPONÍVEL não conseguiria SEQUER assistir uma hora por dia.
    Enquanto isso, na civilização, os planos mais meia-boca já começam em 250 Gb, planos com 1 Tb são comuns e existem planos verdadeiramente ilimitados.

  • Plano antigo de 10 merdas… no contrato antigo sem franquia… manter ou não manter, eis a questão.

    • Rodrigo Primon Savazzi

      Mesmo caso aqui. Por enquanto vou mantendo, apesar das cada vez mais frequentes ligações da NET me oferecendo o plano “superior” pelo mesmo preço.

      • Já me ofereceram e questionei, “tem franquia não é?”.

        To pensando em uma estratégia pra mudança de plano sem a cláusula de franquia, tornando abusiva… se achar, ai tento.

  • Marks William

    Pensando bem, acho que já vou baixar o máximo de conteúdo que conseguir e armazenar em vários HDs. Já que Streaming vai ser item de luxo.

    • DanielBastos

      Eu estava parando de fazer isso … Quando anunciou que ia ser limitado liguei o torrent em modo full e mandei baixar a internet 🙂
      Acho que vou voltar com força total.

  • Quero Tequila

    Pegadinha do malandro

    http://g1.globo.com/economia/noticia/anatel-diz-que-nao-pretende-reabrir-debate-sobre-limite-na-banda-larga-fixa.ghtml

    • DanielBastos

      “Não há por parte do Ministério e também da Anatel nenhuma intenção de reabrir a questão”
      Traduzindo: O lobista se atrasou e ainda não passou lá.

  • Victor Hugo

    Pelamor de Deus, que ninguém venha dizer que a culpa disso é do Marco Civil, se dizer que pelo menos mostre aonde está escrito isso, o problema do Marco é justamente por não proibir explícitamente esse tipo de prática.

  • Marcio Faria

    ANATEL não passa de Sindicato das empresas de telecomunicações cujo seu mais importante membro (tipo sócio majoritário) é o governo da ocasião e alguém poderia dizer que pelo menos existe um rotatividade no poder mas esquecem que independente da legenda partidária de ocasião, ou da máxima direita/esquerda ou ainda da situação/oposição todos os seus membros são políticos profissionais, que são sempre os mesmos (leia-se farinha do mesmo saco). A única coisa que varia é quem leva a maior parte da propina a cada negociata. E só pra não dizerem que esqueci…e sobre aquela balela de privatizar para aumentar a concorrência? As empresas diminuem, fundem-se e/ou adquirem-se uma as outras e o usuário que se fo…. aliás somente em informática e em tráfico de drogas que se usa esse termo (usuário). A diferença é que qualquer um que for pego com qualquer quantidade de droga vai alegar que é apenas para consumo próprio enquanto na informática qualquer internauta com qualquer quantidade de dados, além dos limites miseráveis que serão impostos, são vistos como câncer e razão de todas as mazelas da internet tupiniquim….ahahaah

  • Gente! Parem tudo e, antes de qualquer comentário, leiam a matéria original na Fonte que o Gogoni postou. Eu não conhecia esse tal “poder360”, mas – caramba! – que matéria confusa, mal escrita, “1 horror…” 1!!!
    Por exemplo, alguém traduza esse trecho:

    “Mas uma coisa já se sabe: não será ilimitado para sempre o uso de franquia de dados nos pacotes de banda larga fixa?

    Não será. No início, não será. Hoje, não tem condições de você
    impor. Até porque, se tivesse, já teria sido imposto. É inviável. Nós
    estamos num país sério. 1 país em que concessionárias têm seus
    contratos, compromissos. E a gente tem que esticar o máximo. Não vamos
    ficar do lado das empresas. Estamos do lado dos consumidores. Esse
    limite é o máximo possível.”

    Sério! Não consigo nem entender a pergunta. E a parte que o Ministro diz que será “o mais ilimitada possível”. Como assim? Ou é ilimitada ou não é. Como algo pode ser “meio ilimitado”?

  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

    Pelo visto voltar atrás nos argumentos é prática comum do atual governo…

    Mas temos que admitir, melhor isso que insistir no erro.

    No mais, parabéns pro povo que fez pressão e conseguiu ao menos um pequeno mea culpa.

  • Lissandro

    buraco de ‘ass’… Isto é estilo “o cara ali estacionou o carro onde não podia – vamos resolver proibindo carros”

  • Coala Lunatico

    rapaz os jogos estão 60gb 50GB 40GB AI NO MES VC BAIXA UM JOGO E PRONTO SEU LIMITE FOI ATINGINDO

    • Flávio Pedroza

      Adeus Steam…

    • Ivan

      vc baixa 60 gb de jogo depois tem que baixar um patch de 70 gb

  • marcos adriano

    Ainda acho melhor o atual governo voltar atrás do que o governo anterior, que anunciava uma cagada e mantinha a mesma até o fim.

  • Christian Oliveira

    Até isso virar lei encomendada pelo cartel das teles.

  • Flávio Pedroza

    Quanto será que custa uma Medida Provisória na tabela do atual governo? De repente pode-se organiza uma vaquinha eletrônica pra comprar uma MP proibindo o limite de banda larga…

    • Ivan

      vai ter que ser uma bela vaquinha, e ainda seria troco de pinga pra vivo

  • Jose X.

    isso aí foi só balão de ensaio, logo “eles” voltam com um tiro mais calibrado

    “eles”: globo e psdb, que de fato mandam no “governo” (temer é pau mandado, kassab pau mandado de pau mandado), e neste caso específico também as teles, claro

    ps. quem acha que é exagero falar no psdb basta ver o que eles estão fazendo na petrobrás…mas pelos agora não temos mais “uma das gasolinas mais caras do mundo”, certo ? 🙂

    • Ivan

      No lugarem de baixarem pro valor real, só que aumentam a gasolina, tinha que privatizar abrir o mercado e pararem de ditar os valores dos combustiveis.

  • ditom

    Gilberto Kassab?
    Quem vota em gente assim?

    • Rafael Rodrigues

      A maioria dos habitantes da maior cidade do país, posto que já foi prefeito de SP.

  • Jefferson Viana

    Sabe o que seria bom? aquela fraquia de dados de 50 MB do celulares deviam acumular se não frem todas usadas no dia, usou somente 10MB , os outros 40 fica pra outra dia, mas isso eles não fazem.

  • Arthur Dubeux

    Kassab vai ser Kassado…

  • William Mendes

    Esta noticia já está atrasada, a Anatel já voltou atrás novamente, Talvez porque hackers divulgaram os dados pessoais de Kassab como protesto. O fato é que os jornais já noticiaram que esta informação está “equivocada” e a internet não será limitada, não por enquanto.

  • Daniel

    Quem gasta mais, terá que pagar mais, ah claro, aqui com monstruosos 1 mega (máximo disponivel sic vivo) (leia-se 124 kbps) eu preciso pagar mais que 100 reais (valor atual tel + dados) talvez seja porque implementarão fibra de uns 5 gpbs? sqn. Teles querem enfiar esse limite sem vaselina no consumidor para uma relação “harmoniosa” a muito tempo…

  • Essa merda vai acontecer. Talvez não esse ano, mas vai, pois já virou regra em países civilizados.

    Imagina se o brasileiro não vai dar um jeito de deturpar a ideia e implementar com a desculpa de que “todo mundo faz”.

    • Ivan

      Quando saiu essa ideia pela primeira vez já falaram isso, la fazem isso então vamos fazer aqui

  • Felipe Braz

    Se a franquia fosse, sei lá, uns 500GB ou 600GB isso não afetaria 99% da população e taxaria somente quem de fato abusa, como por exemplo esses “provedores” que simplesmente saem contratando links residenciais botam uma antena em cima de casa e saem vendendo.
    Que botem sei la uma taxa de uns 50 temers pra mais cada 500GB.
    O problema são as franquias ridículas de 10GB por exemplo, ontem mesmo tava olhando no site da vivo, 100Mbps Download, 50Mbps upload… franquia 220GB, isso é piada pqp.

  • VaGNaroK Alkimist

    Só não colocaram na matéria que o atual presidente da Anatel Juarez Quadros só voltou atrás da medida depois que seus dados foram divulgados pelo grupo hacktivista Anonymous… Bom, esperar o que de um site que tem “meio” no nome, então ele só entrega “Meia” informação.

  • try {
    db.connect();

    internet.limit = x;

    db.commit();
    } catch(FaleiMerda) {
    db.rollback();
    }

  • Jonathan Gonçalves dos Santos

    Mais um golpe aos brasileiros, quanto a conta bancária do ministro e a corja da ANATEL vai engordar para aprovação da limitação de dados?

  • Não entendi esse site de consulta pública, o máximo que você pode fazer é se cadastrar para receber informações, mas que consulta é essa em que não há opinião? Ou estou entendendo tudo errado?

    • Mirai Densetsu

      Entendeu certo. Você não pode dar pitaco.

  • Luiz

    Voce não pode comer mais do que 1 pão por dia pois isto sobrecarrega as padarias e elas precisam comprar mais fornos. VAO SE FUDER.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis