Meio Bit » Arquivo » Mobile » Mio Crente - Celular com GPS Kosher para judeus ortodoxos

Mio Crente - Celular com GPS Kosher para judeus ortodoxos

15 anos atrás

As correntes mais tradicionais do Judaísmo proíbem o uso de Internet e celulares com muitos recursos, mas alguns aparelhos podem ser adaptados para atender as exigências que os tornam kosher.

Kosher (em português fala-se cásher, em hebraico a grafia é ??????????) originalmente se refere às Leis Alimentares seguidas pelo povo Judeu, mas com o tempo se tornou mais abrangente, o uso popular significa qualquer coisa que esteja de acordo com as Leis Tradicionais Judaicas.

O GPS, chamado de Mio Ma'amin, pode ter seu nome traduzido por Mio Crente, no sentido de "aquele que crê", não na forma vulgar e depreciativa do termo, usada no Brasil para se referir a membros de Igrejas Pentecostais.

Apresentado em uma coletiva de imprensa em Tel Aviv, Israel, o aparelho tem as bênçãos do rabino-chefe da cidade, Yisrael Meir Lauvulg.

Produzido pela Mio Technology, empresa tradicional do ramo de GPS e navegação eletrônica, o aparelho vem com milhares de pontos de interesse judaicos, restaurantes e lojas de produtos kosher, endereços de sinagogas, cemitérios, banhos rituais, material de oração como o Livro dos Salmos e a Prece do Viajante, entre outros.

O sistema de navegação utiliza uma voz masculina, ao invés de uma feminina, como é mais comum.

O aparelho custará US$240,00.
Vale notar o grau de customização que a Mio se dispôs a atingir para penetrar no mercado israelense.

Fonte: Jerusalem Post

relacionados


Comentários