Agora vai: Nokia diz que retornará ao mercado de smartphones

1.jpg1b817044-9b94-4fcd-86cc-e2a0a9b36b08large

Nokia 6600. Symbian. O primeiro celular com botulismo E hidrocefalia, mas era valente, tenho o meu até hoje.

A Nokia fez parte da vida de muita gente. Foi triste a Microsoft matar a marca, mas a compra da divisão mobile foi necessária para manter de portas abertas a mais conhecida empresa japonesa da Finlândia.

Imaginava-se que a compra pela Microsoft seria o fim da Nokia no mundo mobile, mas segundo os termos de venda a cláusula de não-competição expira em 2016, e agora Rajeev Suri, o CEO revelou parte de seus planos.

Estamos procurando por parceiros. A Microsoft faz celulares. Nós projetaríamos os modelos e disponibilizaríamos, junto com a marca [Nokia] sob licença.”

Sim, ele quer que alguém pague pelo design, pague pela produção, pague pela marca e então divida os lucros.

Não, não faz sentido, parceria de OEM tem limite. A Nokia está delirando. Pior, não é nem um caso inédito. Em 2004 a Apple e a HP fecharam a parceria mais aleatória da História, para criar isto:

20130204_csf_hpipodebay

É um… iPod da HP. Projetado pela Apple (na Califórnia), montado pela Apple, embalado pela Apple mas era vendido pela HP, no site da HP.

O mais engraçado era isto:

j6u5cOo

Isso mesmo que você leu. Um iPod da HP, que era basicamente um iPod licenciado da Apple e adesivado, um kibe pago, o cúmulo da falta de imaginação era personalizado com a logo da HP e o slogan… “INVENTE”.

Só podia ter acontecido na gestão da Carly Fiorina.

Fonte: Reuters.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Engraçado que na época dos dumbphones eu gostava mesmo era dos Samsung, e não curtia Nokia. Graças ao infame Touchwiz, hoje minhas expectativas estão justamente ao contrário.

    • Seu herege, nunca saberá a alegria e o prazer de atirar um nokia na cabeça de um amigo que falou besteira e ele estar vivo pra outra pancada no dia seguinte … o “nokia”, não o amigo … XD

      • Caipiroto, o Capeta Caipira

        Se fizerem um smartphone com a durabilidade do 1100 (e uma lanterninha) posso até pensar em comprar.

        • Mauro Moraes

          Porque não um com durabilidade maior que o 1100? Que tal o 3310? É só botar uma lanterninha nele!

      • Prada

        isso é bem verdade….

    • Gerson Voigt

      Tive um Nokia 2280, e ao contrário da lenda urbana que circula pela internet, a bateria dele durava só 3 dias, o que é muito pouco pra um dumbphone. Fora que era bem feio e sem graça.

  • Dandalo Gabrielli

    Olha o lado bom, naquela época podíamos dizer que o pessoal criava alguma coisa. Quem sabe isso não volta? Tudo agora é sabonete…

  • Meu Nokia velhinho está lá em casa funcionando até hoje. Um bom garoto. A 10 anos em serviço.

  • Não tenho nenhum saudosismo da Nokia. 😀

    Neste limbo em 1995 e 2005 celular pra mim era para telefonar, prefira andar com outra penca de devices junto pra bater foto, ouvir música, ler email e o diabo a quatro. A francesa ARCHOS que o diga, era muito fã da marca até vir o iPhone.

    Quem lambança essa da NOKIA. E esse iPod HP ?? Que história ! Não sabia dessa 😀

    Alguém lembra da ARCHOS ? Essa sim sou saudosista 🙂

    • Vagner Da Silva

      Eu sonhei muito tempo com media player da archos, mas não era pro meu bico. Até hoje os produtos deles (até os antigos e usados) são vendidos aqui com preço de folheados a ouro e tratados como raridade… só que raridade em eletronicos de consumo significa sem peças de reposição e acessórios.

      • Poxa, tenho um Archos Gmini 500, deve valer uma fortuna 🙂

        A Archos era muito boa, mas perdeu a qualidade, infelizmente. Conheço dois Gmini 700 que deram pau, o meu Achos TV deu pau… tudo estava começando a dar os doces…

        Mas não foi por isso que eu abandonei, depois do iPhone e da revolução da Apple com o iOS, iPhone e iPad acabaram deixando a francesa completamente pra trás. Mas fizeram história ! Gmini 500 é impecável, em 2005 não existia nada que chegasse perto.

        • Vagner Da Silva

          vende ele no mercado livre que vc fica rico, se estiver estragado melhor ainda é só dizer que é para decoração e encha o anuncio de tags “honestas” tipo melhor que iphone, ipad, galaxy e surface.

          • kkkk, muito boa tua ideia na abordagem da venda ! 😀

    • Deu pra dar joinha no próprio comentário, é?

      • kkk, já tirei aqui, não tinha percebido 😀

      • Eu acho que o Disqus deveria fazer igual ao Reddit e dar +1 automático nos próprios comentários.

        Porra, se fui eu que escrevi e publiquei, é claro que meu voto é positivo.

  • fernbrb

    Ainda uso um Nokia 1101(já com dez anos de idade) quando vou sair a noite e preciso do celular apenas pra ligar em caso de emergência. A bateria ainda dura em média uma semana por carga. Saudade do tempo em que não precisava ficar correndo atrás de tomada…

    • Dogwai

      Daqui a 500 anos quando fizerem escavação perto da sua casa vao achar esse seu Nokia e ele ainda vai ter carga na bateria.

      Tive um desses mas acho que devem ter fumado ele quando roubaram

  • fernbrb

    Por falar em parceiras estranhas, alguém aí lembra do celular da Motorola que vinha com iTunes?

    • Christian Oliveira

      moto rcker, graças a ele a produção do iphone foi adiantada em 10 anos.

    • DanielBastos

      Tem aquele Morotola vagabundo (Pleonasmo, eu sei) com a marca da Ferrari. Coitada da Ferrari, não merecia.

  • Bruno

    Então de fato a Nokia está morta mesmo depois disso? Francamente. Prefiro a Nokia morta do que ver chingling estampando seu nome cinicamente. Nokia foi uma marca, das mais melhores, e não uma estampa de grife pra embelezar produtos inferiores.

    E era tr00 mesmo aquela história que a pobraiada colava logotipo da audi em carrinho popular. Meu tio fez isso num Monza.

    • Na verdade não vai ser somente licenciamento da marca, mas sim o projeto inteiro.

      Na prática não vai ser diferente de qualquer outra marca, que faz o projeto e coloca uma outra empresa pra fazer (iPhone é feito pela Foxconn, por exemplo). A vantagem é que a Nokia não vai correr grandes riscos, pois se quem comprou o projeto e a licença da marca não conseguir lucrar, o problema não é da Nokia.

      • Bruno

        A diferença é que o iPhone é projetado pela Apple, do software ao hardware, e não um mero licenciamento de marca, como temo que ocorra com a Nokia. Essa coisa da Nokia projetar e outra linha de montagem não Nokia produzir não me parece confiável, por isso temo ser apenas um licenciamento de marca, e não um real interesse da finlandesa voltar a fazer aparelhos próprios.

        • G. C.

          “[…] Nós projetaríamos os modelos e disponibilizaríamos, junto com a marca [Nokia] sob licença.” Como falei, não é uma simples licença de utilização da marca.

          O projeto é deles. O software é provável que seja Android ou até o Windows Phone, que são de qualidade.

        • Leonardo Lima

          Nenhuma fabricante Android projeto o software, logo, a Nokia seria mais uma. Quanto a qualidade, a Foxxcon fabrica os iphones, por que não pode fabricar um novo Nokia?

          • Michel Vieira Pinto

            one word: nexus!

      • Bruno

        Meu dumbphone Nokia está aí há 8 anos, sem travas, sem defeito, com bateria que dura uma semana até hoje. Era um bom midend pra época, meu velho 3120C.

  • Mario Porfírio Souza

    Legal a foto!!! Nokia 6600, meu primeiro smartphone!!

  • Christian Oliveira

    Estou a ponto de comprar um dumbphone que dure uma semana sem carregar, para ficar como segundo aparelho e somente para chamadas, estava pensando no motorola V3, dois smart da muito trabalho e hoje tem muito overlap de app e funções.
    E isso parace estar se tornando uma tendencia. Um smart para internet, quase como um tablet e um telephone, quase como um pé de boi.

  • Anderson Morais

    Tive 3 6120, o jogo da cobrinha e o alarme já eram uma evolução pra época, aí veio a era GSM.

  • Bruno Eduardo Ramos Campos

    Quero saber quem entendeu a referência: “a mais conhecida empresa japonesa da Finlândia.”

  • Jacqueed

    Eu tenho ainda um 2220 (o da tela azul) na época eu era rei com ele, ainda tinha o ringtone da missão impossível…..

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis