Meio Bit » Arquivo » Cultura » Documentário quer desvendar lenda do arcade que fazia lavagem cerebral

Documentário quer desvendar lenda do arcade que fazia lavagem cerebral

Para tentar desvendar uma das maiores lendas dos games, grupo está criando um documentário que contará a história do Polybius, um arcade que teria sido criado pela CIA e que visava fazer uma espécie de lavagem cerebral nos jogadores.

9 anos atrás

polybius

Dentre as muitas lendas existentes na indústria de games, uma das mais interessante é a de um arcade chamado Polybius. Dizem que tal jogo teria aparecido no subúrbio de Portland lá pelos idos de 1981 e ficado nas lojas durante apenas um mês, mas assim que os gabinetes chegaram às lojas, uma grande quantidade de pessoas ficou completamente viciada no título.

A vontade de jogar aquele game era tão grande que muitas vezes era possível ver brigas entre os que aguardavam na fila e para tornar toda a história ainda mais surreal, pessoas falavam sobre a visita de homens vestidos de preto aos estabelecimentos, cuja tarefa era coletar dados gerados pelas máquinas.

Supostamente desenvolvido por uma empresa chamada Sinneslöschen, há quem diga que o jogo era um experimento da CIA e que muitos daqueles que o jogavam acabavam apresentando terríveis efeitos colaterais como insônia, pesadelos e até mesmo amnésia, em alguns casos passando a odiar outros jogos e até se tornando ativistas contra os videogames.

Se algo nesta história é verdade, ninguém conseguiu provar e foi para tentar acabar com este mistério que uma equipe decidiu criar o The Polybius Conspiracy, um documentário que há mais de um ano vem realizando entrevista com donos de fliperamas, jornalistas e game designers, e que agora precisa de US$ 100 mil para ser concluído.

Alguns acreditam que o Polybius era um produto do controverso programa MK-Ultra da CIA, um experimento que visava controlar as mentes dos jovens,” afirmam os produtores na página do projeto no Kickstarter. “Outros acreditam que ele pode ter origem extraterrestre e embora o mistério em torno do jogo seja vasto — as teorias vão de homens de preto importando ciência nazista, até um protótipo [do jogo] Tempest — ninguém nunca conseguiu confirmar a existência do gabinete.

Apesar de não ser tão popular quanto a lenda dos cartuchos do E.T., essa história das máquinas do Polybius é tão curiosa que a máquina chegou aparecer num episódio dos Simpsons e a julgar pelo qualidade do material divulgado pelos criadores, acho que podemos esperar um documentário muito legal.

relacionados


Comentários