Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Para alegria do Peter Jackson YouTube agora toca vídeos a 60 fps

Para alegria do Peter Jackson YouTube agora toca vídeos a 60 fps

Yes, crianças, seus lindos vídeos de gameplay não vão mais se parecer com algo executado em um relógio de pulso com uma taxa de frames tão lenta que parecem pintados pelo DaVinci Barrichello. O YouTube agora liberou uploads em HD e Full HD de vídeos gravados em 60 fps.

9 anos atrás

vlcsnap-00003

Vou contar um segredo: o cinema é todo errado, e nem digo de erros comuns como explosões distantes ouvidas imediatamente por quem está em 1º plano. É bem pior.

Nossos olhos não conseguem distinguir imagens individuais acima de 10 frames por segundo, daí a ilusão do movimento causado pelos 24 fotogramas do cinema, mas esse número é insuficiente. A imagem que vemos é borrada quando tenta captar movimentos rápidos, a grande diferença quando comparamos vídeo e cinema é que achamos o vídeo, a 30 fps “rápido demais”, quando o que acontece é que o cinema a 24 fps é que é em câmera lenta.

As tentativas de produzir cinema em velocidade maior não deram muito certo. Estamos acostumados com 24 fps, apesar das imagens muito mais nítidas, dos efeitos especiais lindamente evidentes, O Hobbit em High Frame Rate, a 48 fps ficou… estranho.

Já na área de games a história é outra. 60 fps é excelente para se jogar, dá para incluir muito mais movimentos sutis, o jogo fica fluido e suave. Pena que não era possível compartilhar gameplay assim. Até hoje. O YouTube acaba de liberar upload de vídeos HD e Full HD em 60 fps. Por exemplo:


RajmanGaming HD — Uncharted 3 60fps Gameplay - PS4 Remastered? [1080p] TRUE-HD QUALITY

Dica: vá nos settings e configure para 720p60 ou 1080p60 para rodar em 60 fps.

A impressão que dá é que estamos vendo um gameplay direto do PC.

O lado ruim é que vídeos em 60 fps ocupam beeem mais memória, gastam mais banda e pra gatos não fazem diferença. Não que isso vá impedir os donos de iPhones e Androids topo de linha, que com seus aparelhos filmando em 60 fps (cadê meu update, Nokia, digo, Microsoft?) vão querer subir em 60 fps.

Fonte: Tech Crunch.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários