Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Livro Fotografia de Newborn de Robin Long

Livro Fotografia de Newborn de Robin Long

A iPhoto Editora coloca no mercado brasileiro o livro Fotografia de Newborn da fotógrafa americana Robin Long. Mais uma chance de adquirir conhecimento.

10 anos atrás

Sim, o Newborn (fotografia de recém nascidos) chegou para ficar. Eventos, DVDs, livros e Workshop sobre o assunto estão sendo lançados em todo o canto do Brasil. Pode ser mais uma moda dentro da fotografia, mas é um tipo de fotografia que deve ser realizada com muita responsabilidade, pois nosso objeto a ser fotografado é muito frágil. A fotografia de Newborn é realizada, geralmente, nos primeiros 10 dias de vida do bebê. Por isso é necessário ter responsabilidade, cuidado, conhecimento técnico e, acima de tudo, gostar de crianças. Conheço muita gente que fotografa casamento só pela grana, pois odeia o que faz. Com Newborn esse sentimento não rola. Para ter bons resultados você tem que gostar do que está fazendo.

newborn3

É nesse contexto que a iPhoto Editora coloca no mercado brasileiro o livro Fotografia de Newborn: Um guia de poses e técnicas para fotografar recém nascidos, escrito pela fotógrafa americana Robin Long. Em primeiro lugar, é positiva a atitude de lançar um livro sobre o assunto. Muitas pessoas gostam de DVDs, mas eu prefiro o livro. Posso ler em qualquer lugar e usar como consulta nos momentos de dúvida. Com o vídeo isso se torna mais complicado. Em segundo lugar, fico desconfiado em comprar livros de fotógrafos americanos, pois dependendo do assunto eles possuem uma visão totalmente diferente da nossa realidade. Livros de americanos sobre casamento, por exemplo, tendem a fugir completamente de nossa realidade. Mas, o Newborn nasceu na América e, pelo menos por enquanto, tudo que fazemos aqui é copiar o estilo dos americanos. Então o livro é muito válido.

Resumindo o livro da Robin Long, ele pode ser definido como um grande manual sobre fotografia Newborn, pois ela literalmente pega na mão do leitor e o guia pelo tortuoso caminho da fotografia Newborn. O livro possui 207 paginas e é impresso em papel de alta qualidade e ricamente ilustrado. São 8 capítulos onde é discutido quase tudo. O primeiro capítulo é simplesmente sobre inspiração, um tema pouco falado ultimamente. A autora fala do que a inspira e como ela faz para desenvolver o seu trabalho. Infelizmente não existe receita de bolo para ter inspiração. O segundo capítulo, chamado de Uma Bela Luz, é praticamente técnico. Aqui temos uma discussão sobre tipo de arquivo, ISO, fotometria, balanço de branco, qualidade de luz, direcionamento de luz, e a diferença entre luz natural e artificial. Pode parecer estranho, mas conheço uma grande quantidade de fotógrafos profissionais que não tem domínio sobre esses temas (pode isso Arnaldo?).

newborn

Os próximos três capítulos passam pelo planejamento do ensaio, com suas diversas etapas, poses básicas para o Newborn e a questão da anatomia do Bebê. O planejamento é fundamental para qualquer tipo de trabalho em fotografia (pelo menos para mim) e a fotógrafa tem uma metodologia que passa pelo primeiro encontro com os pais, a determinação dos materiais que vão ser utilizados no ensaio e também temos uma lista de coisas que todo fotógrafo de Newborn deve ter em seu estúdio. Na parte das poses, são mostradas a quatro básicas e truques de composição para você desenvolver o ensaio de maneira fluida. Na parte de anatomia do bebê, um dos pontos mais importantes segundo minha visão, entendemos o sistema circulatório dos recém nascidos, o cuidado com a pele e técnicas de relaxamento para a criança. Tem muito fotógrafo iniciante por ai fazendo poses desconfortáveis para crianças e nem sabe o que pode estar causando de mal para ela.

O livro fecha falando sobre a necessidade de naturalidade nas poses, a importância dos detalhes (sim, muito importante) e também da edição de imagens. Aprendam crianças, não existe fotografia Newborn sem edição de imagem. Por fim, temos um panorama do mercado Newborn, onde a fotógrafa apresenta um monte de dicas para você divulgar e expandir o seu negócio de fotografia.

newborn2

Mais conhecimento é sempre bem vindo, e esse livro se mostra um bom manual de referência para você ter constantemente no seu estúdio, ou na bolsa. O estilo de fotografar da Robin Long é muito clean e bem definido. Uma ótima fonte de inspiração para quem está começando ou que já está no mercado.

O livro Fotografia de Newborn de Robin Long está a venda no site da iPhoto Editora pelo custo de R$ 99,90.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários