Meio Bit » Arquivo » Internet » Pesquisa: americanos acham que NSA foi longe demais, mas aprovam suas ações mesmo assim

Pesquisa: americanos acham que NSA foi longe demais, mas aprovam suas ações mesmo assim

Pesquisa conduzida pelo site TechCrunch mostra que a maioria dos norte-americanos aprova que a NSA espie todo mundo para combater o terrorismo

10 anos atrás

nsa-listening

Recentemente o caldo da NSA vem engrossando cada vez mais. A Dilma pode reclamar o quanto quiser, mas o Brasil não é exclusivo de nada, não quando a agência tem peixes maiores como a chanceler alemã Angela Merkel e até mesmo o papa, até porque seria tolice ignorar o que pensa o líder de uma das maiores religiões monoteístas do mundo, a frente de mais de 1 bilhão de fiéis; o irônico é o fato da Santa Sé deter uma das redes de espionagem mais antigas que existem. Já a Rússia, se não fosse um chanceler belga teria se dado bem ao distribuir pendrives pra lá de contaminados aos líderes do G20.

Mas o que pensa o povo americano, a quem o governo defende e diz que todas as ações da NSA foram em prol de defendê-los, o que pensa? Sem muita surpresa, ele apóia essa atitude.

O site TechCrunch conduziu várias pesquisas via Google Consumer Surveys nos últimos meses, fazendo uma série de perguntas sobre o que os cidadãos norte-americanos acham sobre as ações da NSA e de seu governo. 51% dos que responderam o questionário acham que o ato da NSA espionar quem quer que seja é aceitável, número esse que chegou a 54% em agosto, quando a bomba do Snowden estourou. Ao serem confrontados se o governo deveria investigar o terrorismo em detrimento de defender a privacidade dos cidadãos, 56% ainda preferem que a Guerra ao Terror seja prioridade, ainda que esses números estejam em franca queda.

survey-001

Uma outra questão visava o fato de que a NSA espia diversos líderes mundiais, sejam aliados ou não. Apesar de até mesmo o Obama dizer - em público - que é contra essa atitude, cerca de 57% dos norte-americanos dizem que essa prática é aceitável, novamente "para investigar o terrorismo". Muitos que defendem essa postura o fazem com o argumento de que ela mire apenas em não-americanos, o que era de se esperar.

survey-002

Claro, coletar dados de toda a população são outros quinhentos, o que tecnicamente seria necessário um sistema de monitoramento tão fantástico quanto caro. Como os participantes da pesquisa são mais esclarecidos, cerca de 53% não acreditam na possibilidade da NSA coletar e monitorar dados em massa dos norte-americanos. O curioso é que quase 56% dos entrevistados acham que o governo norte-americano foi longe demais, mas aprovam mesmo assim.

survey-003

No fim das contas, por mais que os americanos achem que as ações da NSA sejam um tanto quanto exageradas, a maioria acredita que é um preço pequeno a ser pago na Guerra ao Terror, desde que os alvos de espionagem não sejam os próprios americanos. Afinal, pimenta nos olhos dos outros é refresco.

Fonte: TC.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários