Meio Bit » Arquivo » Software » Disponibilizado o SQL Server 2008 CTP 6

Disponibilizado o SQL Server 2008 CTP 6

16 anos atrás

SQL Já está disponível o SQL Server 2008 CTP 6.

Trata-se de mais um CTP (Community Technology Preview) no caminho para a disponibilização da versão final do SQL Server 2008, que é prevista apenas para o último trimestre do ano.

Este CTP é especialmente importante, porque já é um CTP feature complete, ou seja, todas as funcionalidades - features - já estão implementadas no produto e de agora até a versão RTM (Release to Manufactoring - versão final) apenas ocorrerão ajustes nas funcionalidades, mas nenhuma nova funcionalidade será acrescentada.

Nos CTPs anteriores, sobre os quais cheguei a realizar uma apresentação, haviam muitas funcionalidades incompletas. Auditoria, por exemplo, tem sido a funcionalidade mais caçada pelos DBAs, justamente por não estar nos CTPs atuais.

O download é oferecido em formato .iso ou em formato de executável de auto-extração, o que é uma mudança em relação ao CTP anterior, que podia ser baixado já no formato pronto de uma máquina virtual (ou seja, agora o trabalho de montar a máquina virtual é nosso :-P)

O tamanho da versão .iso x86 é de 1.25GB, o que na minha conexão velox acusa apenas 15hs de download, coisa simples.

Uma questão interessante é que tanto o Visual Studio 2005 como o Visual Studio 2008 precisam de update para poderem estar se conectando ao SQL Server 2008. Em ambos, a mensagem de erro esperada é a mesma : "Only servers up to Microsoft SQL Server 2005 are supported" . Mas afinal, como essas atualizações serão distribuidas posteriormente ? Um caso a se pesquisar...

Atualização para o Visual Studio 2005

Atualização para o Visual Studio 2008

Antes que vocês se decepcionem, já aviso : O Visual Studio 2008 ainda não consegue rodar o Linq-to-SQL sobre o SQL Server 2008, apenas com SQL Server 2005. Antes de reclamar, lembrem-se que ainda estamos em um CTP e temos um ano inteiro pela frente.

Baixe o SQL Server 2008 e comece a testa-lo desde já (CTP de Fevereiro)

relacionados


Comentários