Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Imagem da íris vai comprovar autoria de suas fotos

Imagem da íris vai comprovar autoria de suas fotos

16 anos atrás

No meio fotográfico existe uma celeuma que é o roubo de fotos. Com o advento da internet, um número enorme de blogs, sites e até mídias impressas começaram a garimpar imagens para ilustrarem seus textos ou projetos. Só que, assim como textos, imagens também são protegidas por direitos autorais. Todo dia recebo e-mails de colegas que moveram processos e ganharam indenizações polpudas de sites e jornais. Um bom aviso para amigos que usam imagens em blogs. Ao contrário dos blogueiros, os fotógrafos não mandam reclamações para listas de discussão. Eles já mandam o advogado entrar com o processo. Coisa simples.

Agora a Canon acaba de registrar nos Estados Unidos a patente de uma invenção muito interessante. Segundo a empresa esse novo dispositivo, que vai ser instalado em suas câmeras DSLR, vai imprimir nos metadados da fotografia uma cópia da íris do fotógrafo. Dessa forma, a autoria da fotografia pode ser comprovada através de meios biométricos. Também será possível colocar essa imagem como marca d'água no canto da foto, o que tornaria mais difícil a eliminação da informação.

A notícia causou um impacto positivo nos fóruns de fotografia e todos pensam que o sistema, embora não pareça perfeito, se mostra um caminho a ser aperfeiçoado para eliminar os ladrões de imagem. Bem, não exatamente eliminar, mas vai ser mais fácil fazê-los pagar pelo que pegaram sem autorização.

relacionados


Comentários