Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fotos panorâmicas para iniciantes

Fotos panorâmicas para iniciantes

16 anos atrás

Algum tempo atrás aconteceu uma pequena troca de informações no fórum sobre a confecção de fotos panorâmicas. Muitos mostraram o que andam fazendo e alguns se interessaram pelo assunto pedindo um tutorial. Dei uma investigada pela net e encontrei dezenas de softwares que possuem como finalidade a montagem de fotos em formato panorâmico. Para quem quer brincar com essa categoria da fotografia digital, aqui vai um pequeno tutorial.

Os softwares que usei para fazer as imagens panorâmicas foram o Photoshop CS3, o Panorama Factory V4, o PTGhi e o Panorama Maker 4. A maioria desses softwares foram desenvolvidos para realizar a junção de fotos em 180º, mas podem ser utilizados para fazerem imagens em 360º sem problema. Para testar a eficácia de cada programa eu submeti eles a duas situações extremas. As duas foram fotos de ambientes fechados onde a distorção é muito severa. O programa que melhor desempenhou a tarefa foi o PTGui. Por isso, fou fazer o tutorial encima dele e do Photoshop, que é o programa de edição de fotos mais utilizado. 

Primeiro passo: as fotos.

A câmera deve ser colocada em um tripé montado em terreno firme. É muito importante que a câmera não trema. Depois faça as regulagens de abertura e velocidade. As fotos devem ser feitas no sentido horário e é muito importante que haja uma sobreposição de 25% em cada imagem. A distância focal (zoom) não deve ser alterada durante a tomada das fotos. Regulagens de velocidade e abertura devem ser mantidas ao longo de toda a cena. Quanto maior o número de fotos feitas, menor será a distorção ao final do processo.

Segundo passo: o software.

Vá até a página do PTGui (http://www.ptgui.com/) e faça o download do programa. Ele custa US$ 119,00, mas a versão trial pode ser baixada do site sem problemas. A única limitação é a existência de marcas d'água nas panorâmicas geradas. Após a instalação, abrir o programa e clicar no botão "load images". Após o programa carregar todas as imagens, clique no botão "Align images". Após um pequeno tempo de processamento, o software vai mostrar uma pequena prévia de como vai ficar a imagem em uma nova janela. É possível alinhar os quadros manualmente nessa etapa se você achar que o programa errou em algum ponto. Se tudo estiver correto, feche a janela e clique no botão "create panorama". Agora o programa vai apresentar algumas opções de tamanho da imagem e tipo de arquivo. Clicando em "set optimun size" é possível escolher o tamanho do arquivo. No meu caso eu coloquei no máximo de qualidade, o que vai gerar uma figura de 14328x2184 píxels (o que numa conta boba seria uma imagem de 31 megapixels). Lembrando que definições menores podem ser escolhidas também, havendo uma específica para internet. Depois de feita as escolhas, clique novamente em "create panorama".

Depois de exatos 8 minutos de processamento foi me entregue a imagem abaixo. Foram utilizadas um total de 18 fotos para essa composição. O arquivo ficou com um tamanho de 24mb. Objetos muito próximos, como em ambientes fechados, costumam apresentar uma distorção, mas nada que comprometa a beleza da imagem.

Foto panorâmica para iniciantes 1

No Photoshop

Testei várias versões do Photoshop e a única que apresentou uma resposta satisfatória foi a CS3. Todas versões anteriores se mostraram ineficientes em juntar as imagens de maneira automática e, mesmo na manual, vários pontos não conseguiam ser encaixados.

No Photoshop CS3 tem que se seguir o caminho "file<=>automate<=>photomerge". Vai se abrir uma janela para a escolha das imagens a serem mescladas. Existe uma guia de layout onde aconselho deixar a opção "auto" marcada. Após escolher as fotos é só clicar em OK. Depois de vários minutos (sinceramente perdi a conta depois do oitavo) e muita memória RAM gasta (em certo momento pensei que o PC tinha travado) o Photoshop me entregou a imagem abaixo com 16223x2191 pixels e com 5,09 MB de tamanho (ótima taxa de compactação).

Foto panorâmica para iniciantes 2

Note que ambos os programas fizeram cortes nas bordas das fotografias que devem ser recortas posteriormente. Outra peculiaridade é que os dois programas começaram a juntar as fotos em pontos diferentes. Isso quem escolhe é o algoritmo de cada software para minimizar as distorções. Embora o exemplo acima fosse um pouco extremo (se trata de uma imagem em 360º), justamente para testar a eficiência de cada programa, o uso mais comum desse tipo de composição são para fotografias de paisagens naturais e urbanas.

Foto panorâmica para iniciantes 3

Foto panorâmica para iniciantes 4

Em uma avaliação geral, o PTGui se mostrou muito superior ao Photoshop e aos demais softwares de edição que testei. Embora o preço dele seja um pouco salgado para o público amador, quem quer encarar a fotografia panorâmica de uma maneira profissional pode se valer dele por sua simplicidade no uso e preço razoável perto da concorrência.

 

Todas as fotos desse tutorial foram feitas com uma Fuji Finepix S6500fd e uma Sony Mavica CD-500.

relacionados


Comentários