Meio Bit » Arquivo » Software » Não siga Linus Torvalds!

Não siga Linus Torvalds!

16 anos e meio atrás

Isso mesmo. Se você quer manter sua liberdade, não siga o Finlandês vendido que inventou o Linux. meiobit-stallman3.jpg

Ou nas palavras de Richard Stallman, chamado mui apropriadamente pelo Fake Steve Jobs de Rei dos Freetardados, em uma entrevista para a PC World:

O fato de Torvalds dizer "open source" ao invés de "software livre" mostra de onde ele vem. Eu escrevi o GNU GPL para defender a liberdade de todos os usuários de todas as versões de um programa. Eu desenvolvi a versão 3 para fazer esse trabalho melhor, e proteger contra novas ameaças. Torvalds diz que rejeita esse objetivo; provavelmente por isso ele não gosta da GPL versão 3. Eu respeito seu direito de expressar suas opiniões, mesmo achando que elas são tolas. Entretanto, se você não quer perder sua liberdade, é melhor não segui-lo.

Mais adiante Stallman revela que não apóia o Open Source:

Defensores do Open Source (o que não sou) promovem um "modelo de desenvolvimento" no qual usuários participam no desenvolvimento, afirmando que isso normalmente torna o software "melhor", e por "melhor" eles dizem apenas no ponto de vista técnico. Usando o termo assim, de forma inplícita, eles dizem que somente questões práticas importam - não a sua liberdade.

Eu não digo que estão errados, mas estão perdendo o foco. Se você negligencia os valores de liberdade e solidariedade social, e aprecia somente o software poderoso e confiável, você está cometendo um terrível engano

Deixe-me ver se entendi: Ele atacou o sujeito que tirou seu kitzinho de ferramentas GNU da obscuridade, deu-lhes utilidade. Entrou em uma cruzada onde não basta que um software seja poderoso e confiável, tem que ser "livre"? O Ubuntu não presta por não ser livre, idem o Photoshop?

Isso me parece coisa de uma geração que tem preguiça de procurar Causas de verdade, e prefere "protestar" do conforto de seu sofá. Ser contra Linus Torvalds hoje em dia ainda mais no Terceiro Mundo é no mínimo algo subversivo. TODOS, TODOS os projetos de inclusão digital decentes passam pelo Linux, a contribuição de Torvalds é inegável, se hoje até os tablets da Nokia rodam Linux, é graças a ele. Se a Microsoft está se virando para produzir programas decentes (e vem fazendo isso pelo menos desde o XP) é graças ao Linux.

Stallman pode viver em sua linda utopia cybersocialista que funciona em ambientes universitários, mas no mundo real são os Torvalds e os Gates e os Jobs e o Shuttleworths que tocam o mundo. Os Stallmans e seus discursos messiânicos só atrapalham. Só quero ver se quando ele fica doente se só toma remédios cuja fórmula esteja licenciada via GPL...

Fonte: Slashdot

[NOTA] Este post está protegido pelo ZICA - Zero-Idiot Comment Act. Flames e trolls não serão tolerados.

relacionados


Comentários