Triunfo da Vontade: Atletas do Pan autorizados a blogar

meiobit-jesseowens O Comitê Olímpico Brasileiro faz a RIAA parecer um exemplo de modernidade, com suas idéias arcaicas de controle total, inclusive proibindo que eventos dos Jogos Panamericanos sejam transmitidos via Internet. Só que eles se superaram quando proibiram os atletas, treinadores, técnicos e massagistas (você não, Madame Bela) de blogar durante a competição.

Isso mesmo. Censura, prévia, violação do direito mais básico à livre-expressão. Nem Jesse Owens, quando ganhou medalha de ouro nas olímpiadas de 1939 1936, teve seu direito de expressão previamente tolhido, o que me leva a concluir que os organizadores daquela olimpíada eram mais progressistas que o COB.

Agora o Fábio Seixas traz uma boa notícia: O Comitê Olímpico Brasileiro mudou de idéia e vai permitir que os atletas atualizem seus blogs durante o evento.

O Fábio acha que isso foi uma vitória da blogosfera, eu acho que algum calouro de Direito em seu primeiro dia na faculdade por acaso achou uma apostila de Direito Constitucional, leu dois parágrafos deu um toque ao COB e eles perceberam a posição insustentável em que haviam se colocado.

Autor:

Compartilhar
  • MarcelRC

    Qual seria a punição para um atleta que desrespeitasse a proibição de atualizar seu blog?

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Não sei, talvez o COB criasse algum tipo de campo, para “hospedar” esses atletas até chegarem a uma solução final.

    http://www.contraditorium.com

  • ironman_br

    Esta ai um exemplo que não adianta somente escrever bem, ter conhecimento e cultura para fazer uma analogia dessas fazem muito a diferença. Isso aliado a uma pitada de ironia e sarcasmo tornam o post além de critico, engraçado.

    []’s

    • http://pietra@hotmail.com Anônimo

      Eu não conheço ninguém que escreva bem que não tenha conhecimento e cultura. A única forma de escrever bem é ler muito. Portanto, não há tanto mérito em sacar essas analogias. Vem no pacote 😉

      http://www.contraditorium.com

      • ironman_br

        Concordo que ler muito é fundamental, mas acho que muito mais coisa está envolvida. Muita gente tem facilidade nata de escrever bem e bonito, mesmo serem devoradores de livros, mas adicionar conteúdo de nivel e relevante nem todos fazem.

        Sem contar que é algo arriscado uma analogia assim, eu saquei o que era só pelo “Triunfo da Vontade”, mas pq apesar de ser um geek que cursa Sistemas de Informação, eu gosto de historia, principalmente referente as Grandes Guerras.

        Mas com um post assim você não esta filtrando os que não conhecem o fato e sim os que nem querem ‘clicar’ nos links e entender bem a coisa.

        Sobre o Jesse, foi o tapa na cara com luva mais legal que o Adolfinho levou.

  • http://blogdovinny.wordpress.com/ Vinicius Nery

    Cardoso, essa Olimpíada ocorreu em 1936, antes do estourar da 2ª Guerra Mundial. Em 1939 os nazistas invadiram a Tchecoslováquia.

    Maiores informações sobre esses Jogos Olímpicos aqui.

    (Em tempo: o link é para o blog de um amigo meu, o Guilherme. Ele faz posts fenomenais sobre assuntos que variam dos Jogos Olímpicos aos Thundercats. O blog tem atualização semanal, normalmente aos sábados.)

    ————-

    “Se a verdade está lá fora, o que estamos fazendo aqui dentro?!”

    • ironman_br

      Aconteceu antes de estourar a guerra sim, mas essa olimpíada foi usada como base da propaganda nazista. O nazismo não iniciou com a guerra.

      O legal foi que Hitler queria usar a Olimpíada, como prova da superioridade da Raça Ariana, e foi muito legal um Afro-Americano ganhar 4 medalhas de Ouro.

      []’s

      • http://blogdovinny.wordpress.com/ Vinicius Nery

        Deixa de ser politicamente correto: o Jesse Owens era negro, e mostrou que não é a cor da pele que define uma pessoa, mas sim o seu caráter e o seu esforço.

        ————-

        “Se a verdade está lá fora, o que estamos fazendo aqui dentro?!”

        • http://brazucadekimono.blogspot.com Musashi_DJ

          No bom português, botou no rabo do Hitler, pra aprender que, raça superior é a dos homens de bom coração e esforçados em fazer o bem para o mundo como um todo, não para um mero grupo étnico ou religioso.

    • http://pietra@hotmail.com Anônimo

      Olimpíada em ano ímpar. Isso que dá escrever no fiofó da madrugada. Obrigado, já corrigi.

      http://www.contraditorium.com

  • ColdFusion

    Madame Bela hein!

    Belo par de “pulmões”!!!

  • ironman_br

    Para quem se interessa pelo período das Grandes Guerras:

    http://www.grandesguerras.com.br/

    Tem muitos relatos e artigos.

    []’s