Não, Obama não vai construir uma base lunar

vlcsnap-00001

Com a vitória de Brack Obama sobre as forças do mal representadas por Mitt Romney o mundo foi salvo, o aquecimento global acabou, gays e cabras podem se casar livremente e a economia americana voltou a crescer. Dizem até que Obama vai finalmente cumprir as promessas de campanha do 1o Mandato.

Junto com essa onda de otimismo veio a história de que a NASA voltaria a seus tempos áureos, e culminando tudo, estabeleceria uma nova presença na Lua.

Aos poucos a história foi crescendo, e agora vários sites falam de uma “Base Lunar”.

Infelizmente não é assim que a banda toca.

 

A verdade é que a tecnologia para estabelecer uma base lunar não existe. Não que seja inalcançável, só depende de dinheiro, dinheiro que não existe. A proposta real é bem mais modesta, envolve a criação de uma estação espacial.

babylon5

Menos.

A proposta é criar um habitat para uma tripulação de 3 ou 4 astronautas, acoplada a uma cápsula Orion, que só começará a voar em testes não-tripulados em 2014. Esse habitat seria uma base para avaliar a permanência a longo prazo de humanos no espaço, e seria colocada no ponto Lagrange 2.

nasa-habitat-modules

Os pontos Lagrange foram calculados em 1771 por um cidadão de nome (surpresa) Lagrange. São 5 posições entre dois corpos em órbita mútua nas quais um terceiro corpo permaneceria “estático”, com as forças gravitacionais se anulando. Imagine um satélite geoestacionário, com a rotação equivalendo a 24h, mas aplicado a 3 corpos.

São o melhor ponto para uma estação espacial, economizando propelente para correções de órbita.

O ponto que nos interessa é o L2, situado a 60 mil quilômetros da Lua:

lagrange_points_earth_vs_moon

Será a maior distância que humanos já estiveram de seu planeta Natal, demandará muita tecnologia, sistemas redundantes a rodo e acima de tudo coragem, pois se algo der errado NADA poderá ser feito pra ajudar esses caras, mas é um posto avançado, não uma Base Lunar.

A mídia é implacável, e o público hoje anda MUITO chato. Quando a NASA transmitiu ao vivo o incrível pouso da Curiosity, assim que o robô transmitiu os primeiros thumbnails para indicar que tudo havia corrido bem, milhares e milhares de idiotas começaram a xingar muito no Twitter, explicações de que aquelas primeiras imagens eram minúsculas propositalmente eram afogadas em um mar de recalque e frustração.

Exploração espacial se dá a passos lentos, o caminho mais certo para o desastre é apressar os cronogramas. Que o diga o desastre da Apollo I. Uma base lunar seria ótimo, uma viagem a Marte mais ainda, mas é preferível que isso seja feito quando houver segurança. Segurança essa que será conquistada com o aprendizado em missões como esse Posto Avançado, que não é nada não é nada, é muito mais distante do que o que temos hoje, quando os humanos mais distantes da Terra estão a uma distância menor do que Rio-São Paulo.

  • http://twitter.com/hasmodai Eduardo Aguiar

    Babylon 5 detected. Reconheço render de Amiga de longe. xD

    • OverlordBR

      Não sei se o Cardoso sabe mas a escolha da foto de Babylon 5 caiu “como uma luva” para o texto por 2 motivos: obviamente, por ser uma estação espacial (mesmo que fictícia) e por causa disto:
      Babylon 5 space station, located in the Epsilon Eridani star system, at the fifth Lagrangian point between the fictional planet Epsilon III and its moon.

      Babylon 5 é um dos poucos séries de sci fi onde o autor parece se preocupar, pelo menos um pouco, com a ciência envolvida na bagaça toda.

      • http://nada-aqui.posterous.com Marcio Neves Machado

        Straczynski era O cara. Era tudo fantasioso, mas uma fantasia bastante crível, até onde era possível para não derrubar a história (a partir daí a ciência mágica entra em ação, como os geradores de gravidade artificial) :)

        • Carlos Magno GA

          Ela é circular, se ficar girando e a pessoa restringir o seu acesso à periferia da estação, dá para simular gravidade artificial numa boa. Só que se for bem pequena, seria interessante as pessoas usarem sapatos magnetizados, ou um pulo mais empolgado estragaria o seu dia.

          • http://nada-aqui.posterous.com Marcio Neves Machado

            Estava me referindo à tecnologia das outras raças: Mimbari, Centauri, Narns, todos possuíam tecnologia de gravidade artificial em suas naves. As exceções eram a Terra (por isso várias de suas navas possuem seções que giram) e os Brakiri (não possuíam seções giratórias, voavam sem gravidade, mesmo).

            Esse lance da gravidade via aceleração centrípeda da Babylon 5 já foi bem explorado, num episódio em que o Sheridan sofre um atentado no trem de deslocamento que circula próximo ao eixo de rotação dela (logo, com baixa gravidade simulada), e fica “flutuando” no meio da estação até ser resgatado, evitando se esborrachar no chão dos jardins, que estão com uma velocidade linear MUITO mais alta :)

  • http://twitter.com/Eddie_soul True Story

    Obama é um tipo de Cristo. So que esse não é drogado, não tem mãe prostituta e muito menos um Pai fantasminha.

    Que ele coloque a America no lugar.

    • http://www.facebook.com/chr.oliveira Christian Oliveira

      Queima ele irmão!

  • http://twitter.com/carloscruzphoto Carlos Cruz

    A questao é como a opinião pública nestes tempos de politicamente (chatamente) correto vai reagir se algo der errado, será que um programa destes resistiria?

  • Eduardo Tenório

    “O ponto que nos interessa é o L2, situado a 60 mil quilômetros da Lua”

    Não seria o L1 não? No L2 as forças gravitacionais da Terra e da Lua possuem mesmo sentido.

    • http://fellipec.com Luiz Fellipe Carneiro

      No L2 você está equilibrando a gravidade da Terra e da Lua com a força centrífuga da órbita da estação.

      • http://nada-aqui.posterous.com Marcio Neves Machado

        Correto :)

  • http://twitter.com/_felipe_nunes Felipe Nunes

    caraca, nunca imaginei ver uma imagem de “Iron Sky” em um post qualquer…

  • http://nada-aqui.posterous.com Marcio Neves Machado

    Eu me pergunto: porque em L2 e não em L1? Alguma razão técnica ou só pelo marketing da “maior distância que humanos já estiveram de seu planeta Natal”?

    • http://contraditorium.com Carlos Cardoso

      ficando bloqueada pela Lua a estação pode realizar trabalhos de radioastronomia sem interferência dos sinais da Terra.

      • http://nada-aqui.posterous.com Marcio Neves Machado

        Isso aí, agora sim entendi a razão. Faz 100% de sentido. Valeu pelo esclarecimento :)

      • http://nada-aqui.posterous.com Marcio Neves Machado

        Isso aí, agora sim entendi a razão. Faz 100% de sentido. Valeu pelo esclarecimento :)

      • Carlos Magno GA

        Sem falar que durante a “noite” eles vão ter o céu mais estrelado que a humanidade já presenciou, sem a luz da Terra pra atrapalhar.

  • http://twitter.com/angeloluck Angelo Freitas

    Na parte que fala sobre o público chato, parece que cada vez está aparecendo mais chatos que se unem para xingar muito no Twitter e Facebook. Principalmente aquele povo hipócrita que ainda acha que a NASA é uma ONG e deveria acabar com a fome no mundo.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002159139900 Victor Hugo Bueno

    Ótimo texto. esse é o Cardoso que a galera gosta. outro dia o critiquei por ele fazer 90% dos seus ultimos posts sobre a apple, e agora venho reconhecer e dar os parabéns pra ele por ter voltado a postar tanta coisa legal e ter esquecido um pouco dos produtos da maçã. tava muito chato, aquele nao era o cardoso que conhecíamos, e sim um elemento possuído pelo espírito maligno das trevas que só postava apple o tempo inteiro. Então venho aqui dar os sinceros parabéns para os ultimos posts q ele tem feito, com diversos assuntos legais e interessantes, que é o que a galera gosta.