Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » GMail liberando SPAM?

GMail liberando SPAM?

17 anos atrás

Uso o GMail há muito tempo e mesmo não oferecendo tudo que eu preciso (basicamente, falta uma caixa IMAP) eu continuo utilizando o mesmo, redirecionando para uma caixa IMAP.

O motivo principal de não abandonar o GMail de maneira nenhuma é seu poderoso filtro anti-spam, que sempre bloqueou com maestria as centenas de mensagens inúteis e indesejáveis que tanto nos atormentam.

Mas nos últimos dias, uma "nova" (não tão nova, assim) técnica de spam, tem conseguido furar a muralha do GMail.

São e-mails que vêm com um texto normal, em inglês, na maioria das vezes, sem qualquer sentido para quem lê, mas com a mensagem real do spam em uma imagem anexada a mensagem.

No screenshot acima, pode ser vista, na parte mais clara o início da imagem que contêm a mensagem que o spammer quer passar.

Algumas dúvidas pairam sobre esse tipo de spam:

  • Os programas anti-spam têm como combater esta praga?
  • Qual a eficácia, real, de um spam destes?

A mensagem, vem embaralhada com várias coisa para dificultar o funcionamento de um OCR, por isto que acho que será difícil barrar este tipop de spam.

Quanto a eficácia, é simples imaginar que alguém menos cauteloso clicaria em um link disfarçado, mas será que digitaria o texto contido em uma imagem?

A única maneira de ajudar a minimizar este problema é tentando ensinar aos filtros anti-spam a combater este problema, então, sempre que receber um e-mail desses, clique na opção para marcar como spam, seja no GMail ou qualquer outro sistema que use.

relacionados


Comentários