Os mais rápidos supercomputadores

bluegene.jpg Saiu a lista dos 500 supercomputadores mais poderosos em atividade.

Gosto desse tipo de lista, por vários motivos. Serve, por exemplo, para mostrar como somos atrasados em pesquisa e desenvolvimento: nosso computador mais potente é da Petrobrás e está em 171º lugar. No total, temos apenas 4. A Índia tem 11. Israel, tem 9.

Considerando que um supercomputador é para a fabricante de chips mais ou menos o que a Fórmula 1 é para a fabricante de motores, saber que a Intel está presente em 302, das 500 máquinas, não deve deixar o pessoal de marketing da AMD muito feliz.

Também é interessante notar que apenas 2 deles usam o sistema operacional da Microsoft, enquanto 469 usam algum tipo de Unix ( 367 são Linux ).

Inovações nesse mercado tendem a chegar ao desktop, algum dia… por isso, sempre que posso, dou uma olhadinha para esse lado. A Cray, por exemplo, tentando quebrar a hegemonia da IBM com seu Blue Gene, vai lançar o BlackWidow. Infelizmente, ao contrário do que se supunha, ele não será movido por Opterons, da AMD. O que a assessoria de imprensa me disse, foi que ele usará um processador desenvolvido pela própria Cray.

Autor: Marcellus Pereira

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples