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Tango Gameworks (e Hi-Fi Rush) ressurge das cinzas

Após ser subitamente fechada pela Microsoft, a Tango Gameworks foi adquirida pela sul-coreana Krafton Inc. e com isso o futuro do Hi-Fi Rush está garantido

13/08/2024 às 10:16

Durante vários anos Shinji Mikami teve uma carreira muito bem-sucedida na Capcom, mas por achar que a empresa havia se tornado grande demais, preferiu procurar novos rumos. Isso o levou a fundar a Tango Gameworks em 2010, estúdio que 14 anos e apenas cinco jogos depois, teve suas atividades encerradas. Mas aquele não seria o fim.

Hi-Fi Rush - Tango Gameworks

Crédito: Divulgação/Tango Gameworks

A história da Tango Gameworks é um daqueles fascinantes casos da indústria de games. Após contratar Shigenori Nishikawa, que havia dirigido o jogo MadWorld, o estúdio começou a trabalhar num ambicioso projeto. Intitulado Noah, a ideia seria criar um jogo de aventura/sobrevivência em um mundo aberto, onde a Terra se tornou um lugar inabitável e a humanidade migrou para outros planetas.

Na época, algo naqueles moldes poderia ter conquistado muitos admiradores, mas a empresa de Mikami começou a enfrentar problemas financeiros. Ciente do desenvolvimento e sabendo que a desenvolvedora estava com o caixa vazio, a ZeniMax Media fez uma proposta e no mesmo ano da fundação da Tango Gameworks, concluiu sua compra.

A parte financeira obviamente teve um peso tremendo na decisão de Shinji Mikami, mas um detalhe que ajudou foi a sensação de que, mesmo respondendo a uma editora, ele manteria sua independência. E aparentemente isso aconteceu, pelo menos pelos próximos 11 anos. Durante esse período a equipe comandada pelo criador do Resident Evil desistiu do Noah, mas concluiu dois grandes projetos, o The Evil Within 1 e 2, até que a Microsoft adquirisse a ZeniMax Media.

Crédito: Divulgação/Tango Gameworks

Aquele movimentou fez com que a Tango Gameworks se tornasse o primeiro estúdio japonês comandado pela Gigante de Redmond e já sob o controle dos americanos, eles lançaram o Ghostwire: Tokyo e o jogo mobile Hero Dice, que permaneceu online por apenas cinco meses. Porém, as grandes surpresas relacionadas a desenvolvedora ainda estavam por vir.

Sem que ninguém esperasse, durante a Bethesda Developer Direct realizada em janeiro de 2023 eles anunciaram o interessante Hi-Fi Rush, título que misturava ação e jogo de ritmo, e foi disponibilizado no mesmo dia. O título surgiu como um supro de criatividade numa indústria tão criticada por não arriscar, fazendo com que ele caísse nas graças da crítica e do público, com muita gente se perguntando quais seriam os próximos projetos da Tango Gameworks.

Pois já no mês seguinte veio o primeiro indício de que as coisas não estavam boas nos bastidores. Um comunicado publicado pela Bethesda Softworks informou que Shinji Mikami deixaria o estúdio nos próximos meses, mas aquilo nem era o pior. Em maio coube ao presidente do Xbox Game Studios, Matt Booty, dar a notícia que ninguém gostaria de ouvir: a Tango Gameworks estava encerrando suas atividades.

Aquilo caiu como uma bomba na comunidade, principalmente quando, no dia seguinte, o próprio Booty afirmou a funcionários que eles precisavam de jogos menores e que lhes rendessem “prestígio e premiações.” Com mais de três milhões de cópias vendidas em apenas quatro meses e conquistando vários prêmios, Hi-Fi Rush foi o que podemos chamar de sucesso, mas nem isso serviu para salvar sua desenvolvedora, que em 14 de junho fechou as portas.

Crédito: Divulgação/Tango Gameworks

Contudo, como disse anteriormente, aquele não seria o fim. Em mais um movimento inesperado relacionado a Tango Gameworks, a Krafton Inc. surgiu como uma grande salvadora e, por um valor não divulgado, anunciou a aquisição da desenvolvedora.

Mais conhecida por comandar o Striking Distance, que produziu o The Callisto Protocol, e pelo PUBG Studios, que cuida do PUBG: Battlegrounds, com o negócio a editora sul-coreana não garantiu apenas o nome do estúdio.

“Hoje a Krafton Inc. deu as boas-vindas ao talentoso pessoal da Tango Gameworks para a sua equipe, marcando um momento emocionante na expansão global da empresa e o seu primeiro investimento significativo no mercado japonês de videogames,” disse a editora em nota à imprensa. “Esse movimento estratégico inclui os direitos sobre a aclamada propriedade intelectual da Tango Gameworks, Hi-Fi Rush.”

A novidade foi comemorada pelo diretor de criação do estúdio, John Johanas. No dia 7 de maio, quando foi oficializado o fechamento da Tango, ele repostou o anúncio e disse: “Então é assim que termina… Infelizmente não tenho palavras…, mas pelo menos obrigado a todos que nos apoiaram.” Agora o comentário teve um tom bem diferente, demonstrando a montanha-russa que algumas pessoas envolvidas na empresa viveram nas últimas semanas. Dessa vez Johanas publicou: “…e é assim que continua. Estamos de volta, baby!”

Hi-Fi Rush - Tango Gameworks

Crédito: Divulgação/Tango Gameworks

Agora, o que os novos donos pretendem é continuar expandindo a franquia e caso você esteja se perguntando o que acontecerá com os outros jogos criados pela Tango, é provável que nem todos gostem do que ficou decidido nesta negociação. Isso porque tanto o The Evil Within quanto o Ghostwire: Tokyo continuarão sob os cuidados da Microsoft.

Ainda não sabemos o que a empresa pretende fazer com tais marcas, já que um representando se limitou a dizer que no momento estão trabalhando “com a Krafton para permitir que a equipe da Tango Gameworks continue criando jogos” e que “não haverá impacto no catálogo existente de jogos da Tango [disponíveis no Xbox Game Pass].”

Como essa nova negociação influenciará a Tango Gameworks e o Hi-Fi Rush, teremos que esperar para saber, mas considerando que o primeiro estava fadado a ser esquecido e o outro a não receber maiores atualizações ou mesmo continuações, acredito que essa tenha sido a melhor opção.

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