Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Leica M9 - só para quem pode pagar

Leica M9 - só para quem pode pagar

14 anos e meio atrás

A Leica anunciou no dia de hoje (09/09/09) sua nova câmera rangefinder digital. E não é qualquer câmera. A Leica M9 mantém toda a tradição de design e qualidade que suas irmãs antecessoras apresentavam. Porém, por dentro, esse novo equipamento apresenta um sensor full frame de 18 megapixels fabricado pela Kodak, que virá sem o filtro anti-moiré (mas o filtro infravermelho continua) o que deve garantir melhor nitidez das imagens. Corpo de metal e obturador silencioso, o foco é feito por um telêmetro (condição para ser uma rangefinder), porém o visor possui correção automática do erro de paralax. A câmera é compatível com cartões SD e SDHC e vai gerar arquivos em JPEG e RAW. Aqui temos que destacar uma pequena inovação. Em vez de oferecer um software próprio para conversão das imagens em RAW, o pacote da câmera virá acompanhado do Adobe Lightroom 2. Muito bacana. A câmera deve chegar ao mercado do Reino Unido nos próximos dias custando, em média, £4,850,00.

Porém, esse não foi o único anúncio que a fábrica alemã fez no dia de hoje. A segunda câmera apresentação ao público foi mais surpreendente do que a Leica M9. Chegando apenas em dezembro na Europa (e janeiro de 2010 no Reino Unido), vamos ter a Leica X1, uma câmera compacta equipada com um sensor CMOS APS-C de 12,1 megapixels. Para completar, a câmera é vem com uma lente fixa Leica Elmarit 24mm (equivalente a uma 36mm no formato 35mm) com abertura máxima de diafragma em f/2.8. O equipamento pode ser totalmente operado no modo manual, mas também oferece várias opções automáticas para o usuário. Grande escolha para quem quer uma câmera com qualidade de imagem, recursos abundantes e tamanho reduzido. A Leica X1 ainda não teve o preço anunciado oficialmente, mas alguns sites afirmam que deve ficar em torno de 1.550,00 €.

Que a Leica fabrica os melhores equipamentos e lentes todo mundo sabe (embora o Sebastião Salgado tenha afirmado em entrevista no dia de hoje que a Canon EOS 1DMark III é melhor do que a Leica ou qualquer médio formato), mas o que pesa é realmente o preço. Infelizmente, boa parte do que se paga pelo equipamento resulta do status que a marca atingiu. Grandes nomes da fotografia usaram o equipamento por toda sua carreira (Cartier-Bresson, só para citar um) e comprovaram a qualidade das lentes e da construção da câmera. Isso faz inflar o preço pago pelas pequenas câmeras.

leicaM9

Fonte: Photography Blog

relacionados


Comentários