CSI: Cachaça?

Um dos instrumentos de lógica mais usados é a chamada Navalha de Occam. Ela diz que “entidades não devem ser multiplicadas desnecessariamente”, o que pode ser traduzido como uma diretriz onde quando diante de duas soluções igualmente satisfatórias para um problema, a solução mais simples será, usualmente, a correta.

Em alguns casos entretanto mesmo a explicação mais simples é extremamente complexa. Como mostra o exemplo de uma loja de bebidas em Burnsville, Minnesota. Os proprietários chegaram uma manhã e descobriram um princípio de incêndio sem nenhuma causa aparente.

Bombeiros e provavelmente a seguradora ficaram encucados, e seria um caso ótimo praqueles programas paranormais vagabundos do “History” Channel, se não fosse o vídeo de segurança:

KMSP-TV

Alguém de bom-senso examinou a gravação, entrevistou os envolvidos e descobriu a causa: Normalmente as persianas da loja são fechadas durante o final de semana, mas dessa vez alguém esqueceu. O Sol da manhã, filtrado por garrafas de vodca vagabunda, de prástico, foi concentrado por um efeito de lente.

Isso colocou fogo no papelão, derreteu as garrafas e a loja inteira só não lambeu por aquela porcaria ser mais água do que vodca.

O caso demonstra o calcanhar de Aquiles dos “pesquisadores paranormais”. Mesmo com a popularização de câmeras, celulares e iPads, o número de aparições, OVNIs, fantasmas, Nessies e pés-grandes avistados não aumentou proporcionalmente.

Já quase-atropelamentos, skatistas se esborrachando, explosões e gatos violando Leis da Física, coisas que antigamente eram quase inexistentes de forma documentada, hoje são comuns.

O caso da Vodca Incendiária é uma bela demonstração de como às vezes mesmo a explicação mais simples ainda soa improvável. Só que o Universo não assinou nenhum EULA conosco, Ele não tem que respeitar nossas noções de bom-senso. Citando Sherlock Holmes, “Uma vez que eliminamos o impossível, o que sobra, não importa quão improvável, deve ser a verdade”.

Fonte: Geekologie

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples