Mobile
Mobile
Digital Drops Blog de Brinquedo

AdBlock Plus lança seu próprio browser para Android

Por em 20 de maio de 2015

adblock-browser-001

Ads. Ninguém gosta de publicidade invasiva e por mais que os sites tentem de todo o jeito convencer os usuários de que as propagandas são seu ganha-pão, a verdade é que o usuário odeia entrar numa página e dar de cara com o tipo de campanha que o obriga a clicar em uma ou duas janelas para ler a postagem. Muitas vezes ele não volta ao site.

Por isso o AdBlock Plus é uma bênção para os usuários e um pesadelo para os donos de sites. E ganhar dinheiro com ads vai ficar ainda mais complicado a partir de agora, com o lançamento de um novo produto para mobile: um navegador otimizado.

continue lendo

emDestaque Destaques Internet Segurança Software Software

Stephen Hawking: inteligência artificial nos superará em 100 anos

Por em 18 de maio de 2015

red-queen

Uma das tropes mais antigas, desde antes da popularização da internet é a revolta da inteligência artificial criada pelo homem. Uma consciência fabricada, originalmente para servir à humanidade se torna consciente e conclui que sapiens bom é sapiens morto. O tema vem sendo utilizado pela mídia há décadas e bem antes de Westworld, que inspirou O Exterminador do Futuro.

Frank Herbert pincelou em Duna como sendo um grande mal superado. Clarke escreveu sobre, Asimov também. O grande medo do homem é ver uma criação superar seu progenitor, mas é fato que nossas vidas já são gerenciadas por robôs há tempos. Em um carro moderno quem manda é o computador, e ele em tese pode tomar uma decisão não muito agradável para o motorista. Nossas transações financeiras são controladas por robôs. Sistemas de trânsito, aviões, é tudo automatizado.

continue lendo

emDestaque Destaques Hardware Robótica Segurança Software

VENOM: nova vulnerabilidade afeta milhares de datacenters

Por em 14 de maio de 2015

venom

Disclaimer: não irei comparar este novo bug de segurança com o Heartbleed, como muitos veículos estão fazendo. Uma é muito diferente da outra, mas ambas são gravíssimas. Em segurança da informação não existe isso de bug mais e menos perigoso, qualquer falha é tratada igual.

Pois bem, vamos lá: foi divulgada nesta semana uma falha de segurança grave, principalmente pela facilidade de acesso por pessoas mal-intencionadas: ela permite que um hacker assuma o controle de grandes porções de um datacenter, a partir de dentro.

continue lendo

emDestaques Hardware Segurança Software

Até que ponto uma empresa tem o direito de monitorar seus funcionários?

Por em 13 de maio de 2015

eyes-on-you

Monitoramento é um assunto sério e delicado, ainda mais quando falamos do realizado no ambiente de trabalho. Ninguém gosta de ficar sob o escrutínio do chefe o tempo todo, mas em certas situações é algo necessário. Mas e quando a empresa se acha no direito de ficar de olho no funcionário o tempo todo?

Não é de hoje que existem empresas que exigem a disponibilidade do colaborador o tempo todo, como se ele não tivesse vida fora do emprego. A tecnologia, essa nossa amiga também contribui para intentos malignos por mais que não gostemos disso: apps de monitoração profissional existem aos montes, e foi um deles que causou uma demissão injusta na Califórnia.

continue lendo

emDestaque Destaques Internet Mundo Estranho Segurança Software

Smartphone japonês é o primeiro do mundo a utilizar a íris para pagamentos

Por em 13 de maio de 2015
Laguna_Irislene_Stefanelli

A íris da Iris é azul, né? (crédito: UOL)

Se há um recurso que o tio Laguna adora usar no iPad mini 3 é o Touch ID. Desde meu iPhone 4S que coloco uma senha longa, para a segurança dos meus dados pessoais, e toda vez que uso o smartphone tenho que digitá-la. Não é nada prático quanto sentar o dedo no sensor e desbloqueá-lo de forma mágica™.

Mais prático mesmo seria só dando uma piscada para o smartphone e ele reconhecer que você é você. Um celular japonês promete exatamente isso.
continue lendo

emMercado Segurança

Android M oferecerá melhor controle de permissões dos apps

Por em 8 de maio de 2015

android

Uma das coisas que os usuários de Android talvez mais reclamem é a incapacidade de definir eles mesmos o que cada aplicativo pode ou não acessar em seus dispositivos, isso porque os mal-intencionados fazem a festa: o que tem de app aparentemente inócuo que pede permissão para acessar até o tipo sanguíneo do usuário, entre recursos que não dizem respeito a seu funcionamento (um bom exemplo é aquele do balde de pipoca, que acessa até a câmera e o microfone).

Agora parece que finalmente o Google vai fazer algo a respeito: segundo uma fonte anônima a próxima versão do Android entregará um controle maior nas mãos do usuário, que decidiria o que o app pode ou não acessar.

continue lendo

emAndroid e Linux Destaque Destaques Segurança Software Software

Mulher usa pedido de pizza online pra chamar a polícia e salvar sua família

Por em 6 de maio de 2015

PedidoPizzaAjuda_636

Tinha tudo pra ser mais um dia comum, em uma unidade comum da Pizza Hut de uma cidade da Flórida, nos Estados Unidos. Só que nas instruções do pedido que chegou à loja, em vez de um pedido de queijo extra, ou outra camada de bacon, a consumidora fez uma requisição nada tradicional: “Chamem a polícia!

continue lendo

emDestaques Mundo Estranho Segurança Web 2.0