Digital Drops Blog de Brinquedo

Itália multa Google. Carros do StreetView eram muito… discretos

Por em 19 de abril de 2014

Google_Street_View_Car_in_Southampton

Em um dos episódios clássicos d’Os Simpsons um estúdio de Hollywood resolve aproveitar as vantagens que a cidade oferece para produções cinematográficas e usam Springfield como locação de um filme. Logo os restaurantes ficam mais caros, a infraestrutura se torna proibitiva e a prefeitura inventa um monte de taxas absurdas. Os produtores acabam desistindo, voltando para Hollywood, onde a ganância era mais honesta.

De uma certa forma é o mesmo que acontece com empresas grandes, ainda mais na área de tecnologia. A Apple mesmo vive sendo alvo dessas ações. Lembro de uma mulher que tentou uma ação coletiva acusando a empresa de misoginia, por causa do iPhone não funcionar com unhas grandes (ela é burra, basta inclinar o dedo). Também há a mula que enfiou a fuça em uma porta de vidro em uma Apple Store e queria US$ 1 milhão de indenização.

Agora a bola da vez é o Google. A empresa pagou uma multa de US$ 1.381.000,00 na Itália. Motivo? O blablabla de privacidade.

Eu sei, ninguém no Google consegue mais falar o “Don’t be evil” sem cair na gargalhada maníaca de supervilão. Eles pisaram na bola várias vezes, incluindo a história do Google StreetView snifando pacotes Wi-Fi, mas dessa vez eles estão limpos.
continue lendo

emGoogle Internet Segurança Web 2.0

Chinês vai a julgamento por espalhar boatos online y otras cositas

Por em 18 de abril de 2014

GNRchinesedemocracy

Boatos, mentiras, calúnias sempre existiram. Nos Anos 80 a carreira do ator Mário Gomes foi abalada por uma história de que ele teria sido atendido na emergência, com uma cenoura entalada lá onde você está pensando. Até hoje pra qualquer um que viveu a época, a associação com cenouras é automática.

Foi tudo uma história inventada pelo Daniel Filho, que não gostou de descobrir o que o Mário Gomes fez com sua esposa, Betty Faria.

Hoje não é preciso ser Diretor da Globo para espalhar boatos. Ok, a rigor nunca precisou, mas era muito mais demorado e muito menos eficiente. Com as redes sociais qualquer história suculenta viraliza muito mais rapidamente, às vezes causando danos reais a indivíduos e instituições. E por falar nelas, boatos são tão institucionalizados que no Brasil tradicionalmente quinta-feira é o Dia dos Boatos na BOVESPA.
continue lendo

emInternet Segurança Web 2.0

Nova superbactéria é identificada no Brasil

Por em 18 de abril de 2014

staphylococcus-aureus

Se você ouviu o #SciCast sobre Superbactérias (Parte 1, Parte 2) e ficou com a pulga atrás da orelha com a possibilidade de sermos exterminados por micro-organismos que o que têm de pequenos têm de resistentes e mortais, você não vai gostar dessa novidade: um time de pesquisadores da Universidade do Texas identificou uma nova cepa da Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA, ou SARM por aqui) que desenvolveu resistência à vancomicina em um paciente fatal no Brasil. E pior, essa cepa não é restrita à hospitais.

continue lendo

emBiologia Destaques Medicina Segurança

Algoritmo do Google Street View pode quebrar quase todos os CAPTCHAs

Por em 17 de abril de 2014

real-complicated-captcha

O Google vem trabalhando intensamente para aprimorar o algoritmo de leitura do Street View, de modo que ele seja capaz de identificar corretamente quase todo e qualquer número dos imóveis. Só que isso acabou gerando uma situação curiosa: por tabela ele se tornou tão, mas tão apurado que ele é plenamente capaz de decifrar praticamente todos os CAPTCHAs, aquelas mensagens miseráveis que vários serviços utilizam para provar que você é um humano e não uma torradeira.

continue lendo

emComunicação Digital Google Internet Segurança Software Web 2.0

Executivos do Twitter vão à Turquia em meio a crise com primeiro-ministro

Por em 14 de abril de 2014

turkey-twitter

E a rusga do primeiro-ministro da Turquia Recep Tayyip Erdoğan com o Twitter não dá sinais de esmorecimento. Depois de seu polêmico banimento ele volta a acusar a rede social, agora por sonegação de impostos. Ao mesmo tempo, dirigentes do Twitter foram ao país para se encontrar com o governo, embora não tenham revelado o motivo para tal.

continue lendo

emComputação móvel Comunicação Digital Google Internet Planeta Sem Fio Segurança Software Web 2.0

Android passará a escanear os apps periodicamente em busca de malwares

Por em 11 de abril de 2014

bad-droid

O Google sabe muito bem que liberdade é uma faca de dois legumes. Pelo fato do Android ser um sistema muito mais flexível em comparação ao iOS ele naturalmente é o alvo principal de hackers, crackers e mal intencionados em geral. Avaliações anteriores já haviam apontado que quase a totalidade dos aparelhos já foram infectados por algum tipo de malware ou programa malicioso. Para conter a farra dos pilantras Mountain View vai disponibilizar mais uma camada de segurança ao sistema, que vai verificar os apps periodicamente.

continue lendo

emComputação móvel Comunicação Digital Google Planeta Sem Fio Segurança Software

Heartbleed foi introduzido por acidente: falha também afeta roteadores

Por em 11 de abril de 2014

xkcd-heartbleed-explained

O Heartbleed, o bug catastrófico que tornou 66% da internet vulnerável a qualquer um que consiga invadir um servidor, conseguir copiar as chaves e acessar informações cruciais de praticamente tudo que deveria estar criptografado está tirando o sono de todo mundo. dos administradores de sites e serviços, que estão decidindo entre revogar e reenviar os certificados digitais; já os usuários serão obrigados a mudar quase que a totalidade de todas as senhas que utilizam, desde que os serviços utilizem OpenSSL e tenham sido listados como vulneráveis.

A pergunta que muita gente está fazendo é: como uma falha tão grotesca apareceu? O desenvolvedor alemão Robin Seggelmann respondeu em uma entrevista ao Sydney Monday Herald: ela foi introduzida por acidente através de um erro de programação que não foi revisado antes de entrar no ar.

continue lendo

emInternet Segurança Web 2.0 Wireless e Redes