Digital Drops Blog de Brinquedo

A melhor forma de conseguir os dados de alguém: perguntando

Por em 30 de janeiro de 2015

qr-code

As pessoas já deveriam ter aprendido há muito tempo que melhor ferramenta de segurança para nossos dados, independente do que quer que seja somos nós mesmos. Ainda assim é impressionante o quanto somos descuidados com nossas informações, algumas até mesmo cruciais demais e não nos tocamos do que estamos compartilhando.

Usem criptografia, senhas, drives externos, verificação em dois passos, o que for: a velha engenharia social (ou em alguns casos, uma chave de boca) é mais do que o suficiente para se conseguir acesso ao que for. Duvida?

continue lendo

emComputação móvel Destaques Internet Segurança Software

Polícia dos EUA quer que Waze remova alertas de blitz

Por em 27 de janeiro de 2015

waze

O Waze é um serviço de navegação pra lá de útil, e um dos poucos adquiridos pelo Google que a empresa não exterminou a fim de absorver seus recursos. Entre as informações de trânsito que ele fornece está uma controversa, a presença de blitz policiais.

Convenhamos, as autoridades nunca estiveram à vontade com serviços online que informam onde policiais estão atuando para evitar que espertinhos escapem das batidas, basta lembrar das contas do Twitter que só davam esse tipo de informação. Já nos Estados Unidos a preocupação é com a segurança dos puliça, e o Google pode acabar tendo que se adequar a isso.

continue lendo

emComputação móvel Destaques Google Internet Planeta Sem Fio Segurança Software Web 2.0

Project Zero do Google revela vulnerabilidades do Mac OS X (e do Windows 8.1)

Por em 24 de janeiro de 2015
Laguna_Windows_Mac_OS_X

Bliss.jpg… OH, WAIT!

Project Zero, aquele grupo de elite do Google formado por hackers como George “Geohot” Hotz, está mostrando bastante serviço: conseguiu encontrar falhas de segurança que deixaram os programadores da Apple e da Microsoft sem dormir direito há pelo menos 90 dias.

No início do mês, o Google tornou pública uma enorme falha de segurança do Windows 8.1 que permite que contas de usuário de mais baixo nível (conta limitada, familiar, de criança, etc) possam tornar-se administradores do sistema. Isso é grave pois dá acesso a funções e configurações sensíveis do sistema operacional.

O pior: tal falha permanece não corrigida pela Microsoft, que teve mais de 90 dias para corrigir tal exploit pois a MSFT foi notificada em particular dia 30 de setembro e só vai disponibilizar o patch no Windows Update em fevereiro. Até lá qualquer hacker zé ruela tem acesso público a como explorar a brecha.
continue lendo

emApple e Mac Destaques Google Microsoft Segurança Software

E 2014 comprova: não sabemos mesmo usar senhas decentes

Por em 21 de janeiro de 2015

spaceballs

Se tem uma coisa a qual o usuário não dedica cinco segundos de seu tempo são assuntos relacionados à segurança, mesmo o mais banal e simples que é o gerenciamento de senhas. Por pura preguiça eles não se incomodam em pensar algo de fácil memorização e insistem em usar senhas comuns de uma só palavra ou uma sequência de caracteres/números, e isso não é exclusividade do usuário padrão, que fique bem claro.

O site SplashData nos lembra do horror das piores senhas mais utilizadas a cada ano, descobertas através de ataques hackers na América do Norte e Europa Ocidental. O grande problema é que entra ano, sai ano e as senhas mais viciadas não mudam, só ficam trocando de posições. Esse ano tivemos algumas novidades, mas nossas velhas conhecidas seguem firme e forte.

continue lendo

emComputação móvel Internet Segurança Software Web 2.0

Jogos de Espiões: dessa vez Alemanha é vítima — mas não muito

Por em 19 de janeiro de 2015

logo

Depois que saíram do Egito os hebreus foram atrás da Terra Prometida, e Deus, que não era bobo nem nada, mandou Moisés (Números 13:1) enviar 12 espiões para avaliar as defesas, recursos econômicos, potencial estratégico das cidades em seu caminho. 10 voltaram com péssimas notícias, menos os de Jericó.

Enviados por Josué, os dois espiões chegaram incógnitos na cidade, que já estava se armando contra os israelitas, que não tinham deixado boa fama pelas vilas onde já tinham passado. Eles encontraram seu contato, uma dama que troca favores por dinheiro chamada Raabe.
continue lendo

emDestaques Mundo Estranho Segurança

Google não corrigirá falha de segurança que afeta mais de um bilhão de Androids

Por em 14 de janeiro de 2015

android-sick

O Google tomou uma decisão controversa que afetará a grande maioria de seus usuários: o módulo WebView, presente no navegador Android nas versões até o 4.3 Jelly Bean, recentemente descoberto como vulnerável não será mais atualizado, deixando mais de um bilhão de donos de robozinhos à própria sorte.

continue lendo

emComputação móvel Google Planeta Sem Fio Segurança Software

Hoje é o início do fim pro Windows 7, sistema mais popular do mundo

Por em 13 de janeiro de 2015

Laguna_Official_Windows_7_Logo

Exceto para a franquia Final Fantasy na opinião do tio Laguna, é incrível como o número 7 deu sorte. Esse Windows aí é o preferido de muita gente, mas assim como o Windows XP ele vai precisar ser substituído por uma versão mais atual.

Estamos a falar do Windows 7, o atual sistema operacional mais popular do mundo nos computadores x86. Ele sozinho vendeu mais 100 milhões de cópias em mídia física nos primeiros seis meses (fora as bilhões de ilegais).
continue lendo

emMicrosoft Segurança Software