Meio Bit » Arquivo » Internet » Como usar o del.icio.us

Como usar o del.icio.us

19 anos atrás

Um dos sites que eu mais curto e uso chama-se del.icio.us. Basicamente é um serviço gratuito que armazena seus bookmarks. Mas não é só isso. O del.icio.us grava seus bookmarks em "tags", um tipo de sistema de categorias, e permite que você compartilhe seus links com outras pessoas.

Vou dar um exemplo. Eu coloco no meu del.icio.us um bookmark para o site da Apple, por exemplo, e coloco como categoria "informatica". Para mim sempre que eu quiser voltar la é fácil, é só ir na minha página no del.icio.us e lá estão todos os meus links por ordem de entrada, mas posso mostrar também todos os links que estejam na categoria "informática". Mas o lado interessente vem agora: os meus amigos, por exemplo, podem monitorar meus bookmarks também, pois como eu sou amigo deles, temos mais ou menos os mesmos gostos. Então por um feed RSS eles ficam sabendo de todas as novidades nos meus bookmarks. Talvez eles queiram saber somente os links de categoria "informática", há essa possibilidade também. Ainda o terceiro uso é para quem não me conhece, mas quer saber o que é interessante na categoria "informática". A pessoa pode achar quais são os últimos links na categoria, ou então achar quais os links mais populares da categoria.

Como usar:
- navegue até o del.icio.us
- crie uma nova conta clicando em Register no canto superior direito
- para começar a colocar seus links pode-se usar o link Post, ou então a extensão para o Firefox que é excelente.
- Quando criar um bookmark, sempre preencha o "tag" ou categorias. Assim você pode agrupar seus bookmarks.

Outros usos:
- Postar seus bookmarks em seu site/blog/etc
- Saber o que seus amigos curtem
- Ver quais sites são populares.

Por enquanto somente em inglês, mas eu conversei com o Joshua, criador do site e ele disse que já estão em andamento traduções. Só esperar.

relacionados


Comentários