Meio Bit » Arquivo » Indústria » Agora Stallman pode usar celular - Symbian vira Open Source

Agora Stallman pode usar celular - Symbian vira Open Source

14 anos atrás

Conforme anunciado e prometido pela Nokia o Symbian, sistema operacional mobile mais usado no mundo, com 330 milhões de instalações está sendo disponibilizado pela primeira vez como uma aplicação FOSS – Free Open Source Software. A iniciativa começou quando os vários direitos de uso espalhados foram adquiridos e reunidos sob a Symbian Foundation, que consolidou o código-fonte e hoje o está disponibilizando.

A idéia parece ser aproveitar o hype em cima do Open Source (mais suas qualidades reais) e conseguir que a comunidade se dedique mais e mais ao Symbian. É louvável, mas a grande verdade é que o Symbian está datado. o SDK é um terror, não há nenhum ambiente de desenvolvimento como o XCode ou o Visual Studio (ok, Eclipse +756 plugins) e a distribuição de aplicações é um terror. Basicamente nem as aplicações da Nokia são reconhecidas como seguras, pelo gerenciador de certificados.

Só que a Nokia não tem para onde correr. A base instalada é grande demais, e não se troca de sistema operacional de telefone como se troca de um PC. Quem nasceu com Symbian morrerá com Symbian. Mas não tão cedo. Evitar que esse pessoal migre para o iPhone ou –horror!- para o Android demanda um Symbian moderno, bonito e com cara de –sejamos realistas- iPhone.

Symbian

A Comunidade se disporá a esse tipo de trabalho?

O Symbian tem a capacidade de gerar uma fidelidade canina em seus seguidores. Eu defendo que Symbian é o caminho a verdade a luz e a vida. Não ganha nenhum concurso de beleza, nem de agilidade, mas é um pé de boi que nunca vai te deixar na mão. Se tivesse tempo até me envolveria no projeto, para vocês verem o quando nós fãs viramos biatch do Symbian.

Será o suficiente? A Nokia conseguirá deter a queda de sua participação no mercado de smartphones? Sinceramente, não sei. A menos que surjam com algo radicalmente novo (mas ainda Symbian), sinto que será uma batalha perdida.

PS: PARECE que o tal Symbian Countdown, aquele site que foi assunto de um post no MeioBIt, se refere ao lançamento da versão FOSS do Symbian.

Fonte: Wired

relacionados


Comentários