Misterioso dongle Android TV 4K, com logo do Google e controle remoto é certificado pela FCC

O Google estaria planejando revitalizar o Android TV: a FCC (Federal Communications Commission), órgão regulador de comunicações dos Estados Unidos certificou um novo dongle 4K que roda o sistema voltado para aparelhos de TV, capaz de reproduzir conteúdo em 4K e independente como qualquer outro set-top box.

A documentação da FCC (que você pode acessar aqui) é bastante completa e destrincha completamente o dispositivo, que é chamado pelo código “SN5B6AD” e identificado como “4K ATV Stick”. A fabricante é a chinesa Shenzhen SEI Robotics Co. Ltd., conhecida por produzir acessórios compatíveis com Android TV; tal estratégia não é tão estranha ao Google, visto que os Pixel Buds foram manufaturados pela também chinesa Weifang Goertek Electronics; logo, há de fato boas chances de que o novo dongle seja de fato um produto licenciado, a ser comercializado por Mountain View.

O SN5B6AD em si se parece muito com o Chromecast, mas ao invés de ser um acessório feito para espelhar conteúdo do smartphone, tablet ou desktop ele é um set-top box, similar ao Fire TV Stick da Amazon contando inclusive com um controle remoto dedicado, que oferece até controles de voz através da Google Assistant. O manual é bastante claro e mostra o quão simples é liga-lo.

A grande atração é obviamente o Android TV. Diferente do Chromecast, que embora simples ainda é uma ferramenta um tanto limitada por depender do smartphone do usuário para ser utilizado, o sistema dedicado “inteligentifica” totalmente qualquer televisão e oferece o óbvio recurso de controlar o sistema pela tela grande. Além disso, o sistema é compatível com Google Cast e faz tudo que o dongle faz, portanto o novo dispositivo pode ser uma evolução natural do Chromecast e vir a substituir o modelo Ultra, que é caro e próximo demais de set-top boxes completos, mas com funções de menos.

A meu ver, oferecer o Chromecast tradicional por US$ 35 e este novo dongle, com Android TV completo e opções como Google Cast e instalação de apps pelos mesmos US$ 69 do Ultra seria o melhor a se fazer.

Por dentro o SN5B6AD é equipado com um SoC S905X da Amilogic, um quad-core Cortex-A53 com clock entre 1,5 e 2 GHz, 2 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno, um espaço razoável para a instalação de apps de streaming ou mesmo games. O dispositivo é capaz de reproduzir 4K a 60 fps e compatível com codecs H.265 e VP9 do próprio Google. Curiosamente o manual não menciona suporte a HDR, mas sabe-se que o chip é compatível com HDR10 e isso posto, é muito difícil que o acessório não seja capaz de reproduzir vídeos no padrão.. Por fim, o dongle conta com o Android 8.1 Oreo pré-instalado e é compatível com Bluetooth 4.1 e Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac.

Considerando que o Google atualmente não conta com nenhum set-top box (o suporte ao Nexus Player foi encerrado recentemente), é totalmente plausível que a companhia esteja considerando lançar um novo produto e dada a popularidade do Chromecast, seria interessante posiciona-lo como uma evolução natural. Claro, nada garante que tal dongle venha mesmo a ser lançado pela gigante mas tudo indica que sim, e é provável que tenhamos mais notícias na Google I/O 2018, que será realizada entre os dias 08 e 10 de maio. Vamos aguardar.

Fonte: Ausdroid.

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples