Nova “Política de Privacidade” do Evernote permitiria que funcionários xeretassem o que você escreve

evernote

A gente sabe que privacidade não é mais do que um ideal e quem está na internet não deve ter falsas ilusões de segurança em troca dos serviços que utiliza, mas hoje em dia as empresas nem disfarçam mais: a Evernote, startup responsável pelo app homônimo para salvar e compartilhar na nuvem apps, listagens e outras coisas similares anunciou mudanças em suas Políticas de Privacidade um tanto radicais.

Basicamente, a partir do dia 23 de janeiro um seleto número de colaboradores passaria a ter o poder de fuçar nas suas notas e ler o conteúdo daquelas que não estão protegidas por criptografia. Só que a medida pegou tão mal que a startup deu para trás pouco depois de anunciar as mudanças.

A intenção da Evernote por trás dessa controversa e inacreditável medida seria “desenvolver e melhorar o serviço” fornecido pelo aplicativo, no caso o sistema de aprendizado de máquina (com humanos), mas note que isso era um plano em vigência há algum tempo. Dessa forma, de modo a prover melhores serviços quem utilizava o Evernote há mais tempo já deve ter sido acessado uma vez ou outra, dependendo da necessidade.

A questão aqui é o que pode ser considerado invasão de privacidade. Os Termos de Serviço deixam claro que ao utilizar o Evernote você concorda inclusive com as propostas da Política de Privacidade, logo não haveria muito espaço legal para atuar aqui (é o clássico “escreveu, não leu, o pau comeu”). Até existia uma forma de evitar que o serviço leia suas mensagens acessando as configurações de sua conta e optando por não participar do programa de melhoria do sistema, entretanto…

Se preferir não participar do programa você poderá não usufruir da experiência completa do Evernote. E esteja ciente de que você não pode evitar que nossos funcionários acessem seu conteúdo por quaisquer outras razões, conforme nossa Política de Privacidade”.

Ou seja, se você não quisesse colaborar com o serviço ainda terá suas notas vasculhas por questões referentes à segurança, por exemplo.

No entanto, a medida foi tão criticada que a Evernote resolveu rever sua estratégia, e nos próximos meses (claro que não seria imediato) irá alterar seus Termos de Serviço e Privacidade de forma a permitir que o usuário decida por deixar que os funcionários possam ler ou não suas mensagens (opt-in, que é o certo).

Se você no entanto é um pouco paranóico, a única forma de evitar que o Evernote fuce nas suas anotações at all é criptografar todo o conteúdo armazenado, o que pode ser feito apenas pelas versões para desktop do aplicativo (Windows e Mac). É preciso abrir nota por nota, selecionar o texto, atribuir uma senha e só então seu conteúdo estará protegido. Agora imagine quem possui umas 200 notas salvas ou mais.

Claro que quem deseja que ninguém veja suas imagens não salva nada importante na nuvem (pendrive e backups em HD existem para isso), mas é fato que tal mudança nas políticas do Evernote iria prejudicar bastante sua imagem, mesmo não sendo a única a fazê-lo. Ou você realmente acredita que o Google não acessa o que os usuários salvam no Keep?

Fonte: Evernote, aqui e aqui.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Super Suporte

    Alternativas ao evernote? De preferencia q de para importar os dados de lá

    • Dreadful

      Google Keep
      Talvez precise de um ifttt com os dois, não sei se tem alguma coisa que importe diretamente.

      • Super Suporte

        já tentei usar mas não desce, e muito bagunçado

    • OneNote?

      • Rodrigo Carvalho

        OneNote, da Microsoft mesmo. Tem app pra Android, iOS, Mac, PC e WIndows Phone Mobile Wireless Surface. O app do OneNote pra Android é meio ruinzinho, prefiro o Keep. Mas o app do Keep pra PC é meio ruinzinho, prefiro o OneNote. Viva a integração entre os sistemas!!!

      • Super Suporte

        estava pensando nele msm, ainda não tentei pois uso o evernote normalmente no mac os e queria algo independente de logins e senha

    • Ivan Falcão

      Concordo com o Weller…. Onenote, sem dúvida…. é um senhor upgrade. Ele não faz parte do pacote Office, então pode ser baixado separadamente de graça ^^

      • Super Suporte

        ah obrigado, sabia do onenote, mas estava na duvida se seria trocar 6 por meia duzia por isso perguntei

  • Ivan Falcão

    Sinceramente, tentei uma vez migrar para o Evernote e me decepcionei profundamente. Ele está anos luz atrás do Onenote da tia Microsoft.

    • Super Suporte

      tenho evitado MS ultimamente pois tdo q vc tenta fazer eles pedem login… esses dias usei ctrl+win+r ou algo assim para gravar a tela e ai me pediu o login para ver o video ¬¬”

      • Cortana ✔

        Gosto do Google porque não me pede login pra nada.

  • Onenote manda abraços, beijos e cheiros. E ainda por cima é de graça e não depende do pacote office

  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

    um seleto número de colaboradores passaria a ter o poder de fuçar nas suas notas

    Que pode ser um número qualquer entre 1 e 1 milhão, exemplo é a política parecida do Uber, onde só “funcionários selecionados” (na casa das dezenas, se não centenas) tem acesso ao GodView, e há relatos de que os caras usavam ativamente pra stalkear políticos, celebridades, ex-mulher etc.

  • Daqui algum tempo se eu estiver planejando peidar, o google vai me mandar propaganda no adsense e vai sair auto-post no facebook pros amigos a respeito… tá foda…

  • Germano

    Hum… por mim, se quiserem ler meu caderno de receitas de culinaria e de anotações da pos-graduação, que fiquem a vontade. Nunca fui maluco de por ali qualquer coisa que tivesse real preocupação com privacidade. Ate o LastPass confio desconfiando e minha senha de banco não ponho nele não.

    • Super Suporte

      same, mas uso o 1pass

  • SacoCheio

    Mais uma confirmação da máxima internética:
    JOGOU PRA INTERNET, NÃO É MAIS SEU.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis