Futuro da RV pode não estar nos games, diz engenheiro da Oculus

oculus-rift

Qual a primeira coisa que passa pela sua cabeça quando pensa em realidade virtual? Boa parte das pessoas provavelmente dirão que são os games, mas na opinião do cofundador e engenheiro chefe da Oculus VR, Jack McCauley, os dispositivos que nos oferecem tal tecnologia não necessariamente deveria ser relacionados à essa mídia.

Como uma plataforma de jogos, não tenho certeza de que com a [engine] Unity e Unreal nós realmente entendemos como escrever aplicações para realidade virtual que não tenham efeitos secundários como náusea. E como você cria conteúdo de jogo quando está tão acostumado a criar shooters em primeira pessoa ou coisas assim?

Para McCauley, jogar um FPS em um HMD não pode ser considerada uma boa experiência, porque esse tipo de jogo costuma deixar as pessoas um pouco enjoadas e que por isso o ideal é que os estúdios comecem a pensar em conteúdos diferentes para esse tipo de acessório. Um exemplo seria o Tilt Brush, aplicativo em que usamos os controles com sensores de movimentos para fazermos pinturas num ambiente virtual.

O problema, como o próprio engenheiro falou, é por quanto tempo algo assim conseguiria entreter os usuários, o que nos leva a uma segunda sugestão, que seria aproveitar os HMDs para nos oferecer uma nova (e mais imersiva) maneira de consumirmos esportes e shows de música.

Eu já disse isso aqui antes e repito: se tivesse que escolher apenas uma utilidade para o Oculus Rift ou o HTC Vive, seria poder assistir partidas de alguns esportes com a sensação de estar sentado num estádio ou ginásio. Se um dia isso será possível, sinceramente não sei, mas que seria sensacional, não tenho dúvidas.

O certo é que Jack McCauley é alguém com larga experiência e cuja opinião devemos respeitar, afinal trata-se um dos criadores do USB, da scroll wheel do mouse e das guitarras do Guitar Hero, então imagino que ele entenda uma coisa ou outra sobre tecnologia.

Fonte: IGN.

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia