Rumor: Nikon teria comprado o setor de câmeras da Samsung

nikon_compra_samsung

Sim, esse é um rumor gigantesco. Não costumo falar sobre rumores. Podemos perder um furo em alguns casos, mas na maior parte das vezes eles são infundados. Mas, isso é grande demais e impactante. O Mirrorless Rumors publicou a notícia de que a Nikon já teria adquirido todo o setor de câmeras NX da Samsung. A notícia, segundo o site, veio de fontes confiáveis dentro da Samsung.

Existe alguma prova? Não, mas pode jogar uma luz sobre alguns fatos que ocorreram nos últimos dias. O primeiro foi o anúncio da Samsung de que estaria retirando suas câmeras de alguns mercados europeus. A desculpa foram as baixas vendas, mas analistas apontam que desistir desses mercados é uma atitude radical. A segunda é que, supostamente, a Samsung teria um grande anúncio preparado para a CES 2016 em janeiro. A terceira, apontada por um usuário do fórum do Dpreview, que tem acesso a fontes internas da Samsung, é que a empresa já teria pronto um sensor Full Frame Mirrorless, mas que não foi montado ainda em nenhuma de suas câmeras.

Juntando toda essa fumaça criou se um cenário em que a venda seria realmente possível. E se ela realmente se concretizar o mercado de câmeras vai sofrer uma grande mudança. O mirrorless é o futuro. Canon e Nikon ficaram para trás, provavelmente por dificuldades em se adaptar a uma nova realidade, e já que desenvolver custa grana e criatividade, nada melhor do que já comprar pronto. A linha NX da Samsung é muito boa. Câmeras leves, com bons recursos e uma qualidade de imagem muito bacana. Ao adquirir essa tecnologia a Nikon pode virar suas armas para a líder do mercado, a Sony, e brigar de igual para igual.

Só lembrando que a própria Sony, que hoje manda no mercado mirrorless, começou dessa forma, comprando o setor de câmeras da Minolta. Se tudo isso se concretizar só fica a dúvida de como vão ficar os usuários da tecnologia NX da Samsung. Se a Nikon mantiver o mesmo encaixe das lentes, então provavelmente tudo será compatível, mas se decidir usar um encaixe proprietário da Nikon então eles serão abandonados. Triste fim para uma linha de câmeras muito legal.

Fonte: Petapixel

Relacionados: , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams “Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio”.

Compartilhar
  • Lcnorm

    A Nikon está precisando mesmo melhorar sua qualidade, comprei uma compacta de 20M pixels dela que tirava fotos tão ruins quanto a câmera de um celular de 2M.
    Resultado, devolvi pra loja e comprei uma Sony 50 reais mais cara e muito melhor, ou seja, boa pra faixa de preço.

    • Rodrigo M

      A Nikon se preocupa realmente com qualidade nas câmeras DSLR

    • Pacheco

      As compactas da Nikon sempre foram ruins. E qualidade de imagem não se mede por megapixels.

    • Igor Serra

      Megapixel eh medida de tamanho e nao de qualidade

  • Boa compra, a Samsung só quer saber de fazer Galaxy´s mesmo … 😛

    • Bruno

      Vc tá falando da divisão de hardware deles né..

  • Sent1nela

    “Ao adquirir essa tecnologia a Nikon pode virar suas armas para a líder do mercado, a Sony, e brigar de igual para igual.”
    Pergunta. Sony líder de mercado em que segmento?! Mirrorless? Câmeras? Só uma dúvida.
    Sobre o texto não acho que as Mirrorless podem impactar tanto assim o mercado, apenas é uma modinha (como sempre ocorre) para pessoas preguiçosas que não gostam de pegar algo pesado e se acham fotógrafos.

    • Rodrigo M

      Eu não acho moda, uma DSLR com lente boa é um trambolho bem pesado para viajar.

      Para quem não trabalha com fotografia e não abre mão da qualidade é algo bem interessante ter um equipamento menso volumoso.

      Minha Nikon 5100 + 18-105mm deve pesar uns 1,2kg pelo menos e ocupa um volume bem grande. Como não trabalho com fotografia e comprei a maquina pela qualidade de imagem, gostaria de ter uma câmera com a mesma qualidade com menos volume e peso.

      • Sent1nela

        Tem mesma qualidade? Tira as mesmas fotos? A pessoa pode ver a foto
        tirada (não que isso seja muito profissional, mas qual profissional mal
        acostumado vai abrir mão deste costume?)? Pois é…citei só alguns
        argumentos…

        • Rodrigo M

          Como assim? Você sabe o que é uma mirrorless?

          Todos os seus argumentos são respondidos com sim, se a mirroless tiver mesma qualidade de sensor e lente.

        • Gilson Lorenti Fotografia

          não entendi sua colocação

          • Sent1nela

            pois é, não foi colocação e sim pergunta. por isso coloquei “?”

            por isso o mercado fotográfico tá tão cagado no Brasil

          • Gilson Lorenti Fotografia

            kakakakakakakakakakaka, a gente tem que lidar com essas criaturas que aparecem por aqui arrotando conhecimento.

          • Sent1nela

            enquanto outros como vc não sabem nem o que é uma pergunta!

        • Henrique Crivelli

          “Tem a mesma qualidade?” Em alguns casos, até melhor.

          “Tira as mesmas fotos?” Se a pessoa que está operando a câmera tiver competência e olhar, ela vai tirar boas fotos com qualquer equipamento que tiver disponível.

          “a pessoa pode ver a foto tirada?” Bom, se ela for cega fica meio impossível, mas se ele tiver visão funcionando, existe uma peça nas câmeras hoje em dia chamada “display” (ou Tela, em bom português), que além de mostrar informações gerais da câmera, acessar menus e outras coisas, ela serve, adivinha só, pra ver as fotos/imagens que foram capturados.

          Só pra complementar uma coisinha, você consegue citar pra mim qual profissional tem o “excelente” costume de não conferir o material que ele captura? Excluindo os fotografos que ainda trabalham exclusivamente com fotografia analógica tradicional, eu nunca ouvi nenhum fotógrafo que se preze se gabar que não confere as fotos no visor da câmera. Se adotar práticas de segurança e controle de qualidade como checar a foto depois de realizar ela é julgado por você como falta de profissionalismo, me sinto na obrigação de dizer que não é questão de ser “mal acostumado”, mas sim de não ser porco e se importar com a qualidade do material entregue ao cliente.

          • Sent1nela

            por isso o mercado tá cagado, caras como vc que acham que são profissionais.

          • Henrique Crivelli

            Nossa, parabéns, a sua excelente argumentação conseguiu realmente provar o quanto eu sou um mal profissional (aliás, não sou nem profissional, não é? imagina só, alguém que acompanha a realidade do mercado ao invés de ficar resmungando com medo de ter de se adaptar e aprender algo novo ser chamado de profissional, onde já se viu)

          • PP CarvalhoF

            Ia comentar a mesma coisa. A argumentação do “profissional” foi deveras “matadora”! Ele provou que é só a birra de encarar o “novo”.

          • Sent1nela

            Limitado é quem vê em LCD por que é sedentário demais pra carregar uma
            câmera profissional. Como eu disse: caras como vc cagam o mercado

          • Henrique Crivelli

            Parabéns novamente por essa pérola, acho que eu sou preguiçoso demais por carregar uma d700 com grip de bateria. Se bem que ela tem LCD, então não é uma câmera profissional, deve ser amadora.
            Nikon D4s também é amadora, tem LCD. Canon 1Dx também é amadora, Leica s é amadora também, hasselblad h5d, mamyia phase one, pentax 645d, Horseman sw612D, todas elas são amadoras porque tem LCD atrás, e câmeras profissionais não tem isso. Profissional mesmo só aquela pinhole que a gente faz com lata de nescau na faculdade de fotografia, afinal, ela não tem aquele LCD que deixa as pessoas tão sedentárias e preguiçosas

          • Sent1nela

            AMADOR E PSEUDO PROFISSIONAL É QUEM DIZ QUE VAI OLHAR PELO LCD PARA VER A FOTO O QUE VAI TIRAR, QUEM PRECISA DE UMA CÂMERA PORTÁTIL PORQUE TÁ SEDENTÁRIO DEMAIS PRA CARREGAR UM DSLR, É QUEM “DIZ” QUE VAI ABRIR MÃO DE PELO MENOS 15.000 EM LENTES E ACESSÓRIOS QUE NÃO SERÃO COMPATÍVEIS…ME PARECE MAIS UM AMADOR QUE POSSUI UM CELULAR COMO CÂMERA E VEM CANTAR DE GALO. PORQUE PROFISSIONAL NÃO VAI PERDER TANTO EQUIPAMENTO POR SER BABACA.

          • Henrique Crivelli

            Bom sent1nela, no mundo real, esse que vc insiste em querer não enxergar, existem coisinhas chamadas “adaptadores”, que fazem suas lentes encaixarem em outras máquinas (só não dá pra querer usar aquela 18-55 do kit em uma FX, aí já é querer demais). Outra coisa, aprenda a ler e entender o que vc leu, ninguém aqui disse pra usar o LCD pra tirar a foto, o que eu falei é que os verdadeiros profissionais, que se importam de verdade com a qualidade que é entregue aos clientes, conferem a foto DEPOIS de ter tirado ela, é uma função chamada “image review”, ninguém aqui está falando de “live view”, e se você acha que as duas são a mesma coisa, sugiro que faça ao menos um curso básico de fotografia, quem sabe assim não conseguem te explicar a diferença.
            Ah, e se vc é tão bom profissional assim, não precisa ter todo esse medo de se atualizar, já que conseguiria facilmente repor o valor investido nos equipamentos mais avançados, afinal, como é um ótimo profissional e todos os outros são tão ruins assim como vc diz, com certeza vc tem muito mais clientes e ganha dinheiro suficiente pra não precisar se preocupar o quanto vc vai ter de investir. Sem contar que, se o seu equipamento é assim tão profissional quanto vc alega ser, pode vender rapidinho.

            Continua não justificando seu medo em ter de aprender a utilizar algo novo e se adaptar a uma realidade cada vez mais presente.

          • Sent1nela

            COMO EU IMAGINAVA VC É UM PSEUDO FOTÓGRAFO. APENAS UM AMADOR QUE ACHA QUE ENTENDE DE FOTOS. Pra piorar se veste e posa pra foto igual uma menina encubada. rsrs

          • Henrique Crivelli

            “Como eu não tenho capacidade de argumentar, vou atacar pessoalmente a outra pessoa criticando a maneira que ela se veste/posa pra foto”. Argumentum ad hominem, pra provar ainda mais sua completa imbecilidade. Já quanto à ser amador, bom, eu não preciso me esconder atrás de um fake, se alguém quiser visitar meu perfil pode comprovar se sou ou não profissional da área. Já você, bom, se diz profissional mas é ignorante a ponto de acreditar que tamanho e peso é sinônimo de qualidade.

            Isso inclusive me lembra uma certa época, no período pós-guerra, que a Zenith fazia câmeras e soldava peças de metal dentro delas pra dar mais peso ao corpo, justamente pra atingir aquela parcela de mercado que pensava que as câmeras precisavam ser pesadas para serem boas.

            E eu que pensava que com todos os adventos da facilidade de informação, as pessoas deixariam de ser tão ignorantes assim. Infelizmente você só me provou o contrário.

          • Sent1nela

            mi mi mi de quem deve ter uma polaroid e acha que fotografa. vai chorar pra mamãe biba.

          • Henrique Crivelli

            Eu até gostaria de ter uma polaroid, acho elas bem interessantes, principalmente a land câmera, mas as únicas câmeras analógicas que tenho são uma Pentax 67 Médio Formato e uma olympus trip 35 mesmo, mas quem sabe mais pra frente eu não acabe comprando uma polaroid pra deixar de decoração no estúdio, obrigado pela dica!

          • Sent1nela

            percebi que vc não havia passado pelas DSLR depois de tanta besteiras que escreveu. dica: tente usar um DSLR que vc vai entender o que é câmera.

          • Henrique Crivelli

            Oi Sentinela, pelo visto quem não entende de câmeras é você, se aprender a ler as coisas com mais atenção, verá que eu citei as câmeras analógicas que tenho, não as digitais. Caso não saiba, DSLR é a sigla pra Digital Single Lens Reflex, as analógicas são as que ainda usam filme, ok? no caso da Pentax, Que é uma câmera reflex (SLR) Médio Formato, ela usa filme 120, já a olympus, que é uma rangefinder, usa filme 35 normal. Quanto a você presumir que eu nunca usei uma DSLR, sinto te informar mas já as usei muito. Inclusive tenho duas D7000 e uma D700, embora já tenha trabalhado com canon EOS 5D mkII e EOS 7D a um tempo atrás, quando ainda fotografava casamentos. Mas se vc me diz pra usar uma DSLR pra aprender “o que é uma câmera”, então quem está precisando aprender de fato o que é um câmera é você. Comece pelas grande-formato, pode ser até a Linhof 4×5 mais simples mesmo, aí sim você talvez pare de idolatrar as câmeras DSLR como sendo a maravilha da fotografia. Talvez você também aprenda que as mirrorless usam os mesmos sensores das câmeras reflex digitais, e finalmente entenda que elas são uma evolução por ter removido a peça responsável por 99% de todos os problemas mecânicos com as câmeras DSLR.

          • Sent1nela

            nem perdi tempo lendo suas asneiras de um louco. mas vou resumir o que eu penso e muitos aqui. um babaca que nunca usou uma DSLR e acha que é profissional é o cúmulo da “retardisse” (sei que não existe esta palavra só criei porque vc precisa dela). se vc fosse de 2 gerações passadas e tivesse ficado lá eu até aceitaria, mas hoje em pleno século XXI, vc não usar uma
            DSLR e achar que entende de fotos é uma vergonha pra vc. não piore as merdas que escreve.
            PS. FAÇO UMA PREVISÃO. Pode anotar aí: Mirrorless só ganha vida com profissionais daqui uns 5 anos ou mais. Para amadores ele é perfeita, mas para profissionais só os que tem dinheiro sobrando pra investir numa tecnologia fraca que está começando. Anota aí. Porque vc não vai ver um profissional (fotografando como profissional) usando ela em menos de 5 anos. De repente com a família em festinhas de colégio, alguem até use se não for receber por isso, mas recebendo EU DUVIDO.

          • Henrique Crivelli

            Já que você nem sequer lê antes de responder, então não conseguiu nem ser minimamente capaz de ver que eu uso sim câmeras reflex digitais. Bom saber que seus comentários são baseados no que vc acha que foi respondido, dá pra dizer o quanto eles são relevantes

    • Bruno

      E mirrorless não é só mais leve. Pelo fato de não existir um componente mecânico de massa considerável, não gera tremor na câmera durante a captura (nas mirrorless só abre e fecha uma membrana durante a captura).
      Elas também possuem uma vida útil muito maior e com menor manuntenção pois o espelho do obturador tem muito mais chance de dar problema (e uma hora dá) que a membrana quase sem massa.

      • Sent1nela

        Tem mesma qualidade? Tira as mesmas fotos? A pessoa pode ver a foto tirada (não que isso seja muito profissional, mas qual profissional mal acostumado vai abrir mão deste costume?)? Pois é…citei só alguns argumentos.

        • Bruno

          Sim, os sensores atuais da sony de qualidade de imagem melhor que muita DLSR por aí. Não tem desvantagens, mirrorless é evolução pura das DSLR

    • Gilson Lorenti Fotografia

      sim, Sony líder no mercado de Mirrorless com suas ótimas câmeras, tanto as com sensor APS-C quanto as Full Frame. Câmeras com alta tecnologia e ótima qualidade de imagem. Alias, a Sony fabricou 40% dos sensores fotográficos fabricados no mundo no último ano. Um fator não citado no texto: Comprar a divisão de câmeras da Samsung, que fabrica seus próprios sensores, pode diminuir a dependência da Nikon para com os sensores da Sony.

      • Theuer

        Sem contar que a linha profissional de verdade da Sony está sangrando cada vez mais, em um ano tivemos cortes em preços que chegaram a vergonhosos U$12k em uma das câmeras. Isso que ainda existem Betas custando U$50k.
        Impossível a divisão PRO ter maior lucratividade que a de sensores mobiles e mirrorless daqui para adiante.
        Abraço Gilson.

        • Gilson Lorenti Fotografia

          Bom apontamento. Que as câmeras da Sony possuem qualidade é um fato, mas os preços não parecem muito competitivos. Querendo ou não, a maioria dos profissionais ainda apostam em equipamentos de marcas tradicionais. A Sony vem patrocinando alguns fotógrafos, mas ainda não vejo um movimento migratório para as câmeras da empresa (falando de profissionais). Alguns que fizeram a migração (principalmente na área de vídeo) estão muito felizes. O setor de sensores provavelmente tem uma lucratividade gigantesca, visto que estão planejando criar uma empresa só para cuidar deste negócio.

          • Theuer

            Pois é, acho que por algum tempo ainda algumas marcas conseguirão agregar valor com suas “grifes” como a ARRI com as deliciosas ALEXAS e a RED que tem a rainha do marketing Oakley por trás.
            Já empresas como a Sony que tem mais seguidores “velhos”, essas terão que adequar os custos de seus produtos na mesma linha das tradicionais Panasonic, JVC… e novatas como BlackMagic que entraram no mercado de câmeras com os dois pés na porta e sabem como movimentar as redes sociais e público pincelando os blogs de cinema digital com imagens de suas câmeras sendo usadas em Blockbusters.

            Concordo 100% com você sobre a Sony em fotografia, as vezes vejo em canais de esportes alguns fotógrafos “Sony” mas na prática não vejo um movimento migratório mesmo.
            É difícil ter que migrar todo o hardware e lentes né…
            Abraço, bom final de semana.

    • Theuer

      “modinha”, “pessoas preguiçosas”…
      Você continua usando filme porque é preguiçoso e porque digital virou modinha?
      Mirrorless é o futuro sim, pode espernear e lutar quando quiser, um dia você e eu morreremos profissionalmente e quem assumirá o lugar será alguém que já começou a fotografar com uma mirrorless e nunca precisou juntar uma bela grana a mais para poder comprar o modelo de câmera que tem um shutter que garante 100k de disparos no lugar de 60k.

      Além disso, que viagem é essa de não acreditar na qualidade das imagens capturadas pelas mirrorless?!

      • Sent1nela

        por isso o mercado tá cagado, caras como vc que acham que são profissionais

        • Theuer

          Ahahahaha tá, senta lá então Cláudia.
          Sou diretor de fotografia e se para pessoas limitadas como você o mercado está tão cagado, penso que diretores de fotografia e outros profissionais poderão ainda cobrar bem por serviços não-cagados por muito tempo.

          • Sent1nela

            Limitado é quem vê em LCD por que é sedentário demais pra carregar uma câmera profissional. Como eu disse: caras como vc cagam o mercado.
            PS. Isso é o que vc diz (Sou diretor de fotografia), muitos acham que são profissionais enquanto outros trabalham.

    • Henrique Crivelli

      se o peso do equipamento que a pessoa carrega é um determinante para o profissionalismo fotográfico dela, então os halterofilistas são os fotógrafos mais profissionais do mundo.

      Na verdade os verdadeiros preguiçosos são as pessoas que não querem ter de se adaptar a uma nova realidade, e tem preguiça de aprender a usar algo novo.

      • Sent1nela

        Limitado é quem vê em LCD por que é sedentário demais pra carregar uma
        câmera profissional. Como eu disse: caras como vc cagam o mercado…

    • Angelo Freitas

      Vendo sua revolta com os outros leitores que acham boa idéia esse sistema “novo”, te pergunto, qual câmera você usa?

      • Henrique Crivelli

        Com toda a resistência que ele apresenta em relação a novas tecnologias, e pelo visto como ele diz que câmeras profissionais “de verdade” precisam ser pesadas, eu não me surpreenderia nada se usasse uma grande formato e flash de pólvora, bem ao estilo dos fotógrafos lambe-lambe.

      • Sent1nela

        Nikon e Canon. Mas não sou sedentário pra optar com visor de LCD por preguiça do peso de uma câmera.

        • Angelo Freitas

          Certo, mas o peso do equipamento não me importa, quero qualidade.
          E se a Nikon fizer câmeras com a qualidade igual ou melhor que de uma DSLR usando essa tecnologia? Por que seria ruim?

  • Marlon

    Por que a Samsung, um grupo que desenvolve de navios, passando por smartphones a máquinas de lavar, iria abandonar um mercado que ela estava indo bem? Suas mirrorless tinham um bom custo benefício e não lembro de ouvir grandes reclamações…

    • flavio

      dinheiro… muito

      • Marlon

        Samsung é Coreana, Nikon é Japonesa, é meio dificil dinheiro ser o fator quando existe toda uma tradição de grupo familiar coreano envolvida.
        Samsung já negou oficialmente a venda.

    • Theuer

      Acho que seria mais estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie… 🙂

  • Erivelton Muniz

    Pelos céus, que eles mantenham o encaixe das nx como está!!!! São lentes ótimas, e câmeras idem, seria triste perder este investimento.

  • Só de ver este rumor aqui no MeioBit já dá mais crédito ao boato. Se isso for verdade e se concretizar será uma fusão incrível. O duro é que nunca saberemos o que será os usuários do sistema da marca

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples