Tatsumi Kimishima é o novo presidente da Nintendo (quem?)

tatsumi-kimishima

Dois meses após a morte inesperada de Satoru Iwata, a Nintendo deu o passo adiante e revelou na noite deste domingo (manhã de segunda no Japão) quem será o responsável por tocar o barco daqui em diante.

Confirmando as especulações de analistas Shigeru Miyamoto não foi escolhido, entretanto o mais experiente no meio corporativo e também conhecido pelo público Genyo Takeda também não. O controle voltou para as mãos da família Yamauchi? Muito menos. O novo comandante é Tatsumi Kimishima, até então líder da divisão de Relações Públicas da BigN.

Espera aí, quem?

Kimishima, de 65 anos é um executivo de carreira. Ele passou 27 anos atuando no Sanwa Bank, atuando nas áreas de planejamento corporativo, negócios internacionais, comunicações e promoções. Ele veio a se conectar com a Nintendo em 2000 quando foi apontado como CFO da Pokémon Company, a empresa que cuida de tudo relativo aos monstrinhos de bolso e que é independente, com a BigN possuindo apenas metade dela (o restante é dos desenvolvedores). Em 2001, graças a sua experiência profissional se tornou presidente da Pokémon USA Inc. e sob sua gestão vários títulos de sucesso foram lançados, como por exemplo Pokémon Gold and Silver para Game Boy Color.

Em 2002 Kimishima foi nomeado presidente da Nintendo of America no lugar de Minoru Arakawa, cunhado de Hiroshi Yamauchi. Ele permaneceu no cargo até 2006 quando foi substituído por Reggie Fils-Aimé, e durante esse período a Nintendo passou pela época de vacas magras do GameCube até a volta por cima com o Wii; foi sob sua liderança que a empresa recuperou o prestígio perdido e se tornou novamente relevante, quase tanto quanto fora nos anos 1980 e primeira metade dos anos 1990.

kimishima-iwata

Satoshi Kimishima e Satoru Iwata

Desde 2006 Kimishima atuava na parte interna da Nintendo trabalhando em Redmond, Washington, e por deter vasta experiência no mercado corporativo a Nintendo se viu mais inclinada a nomeá-lo como novo presidente. Entretanto, não esperem por uma figura tão carismática quanto Iwata era, esse sim uma exceção à regra dos executivos japoneses.

Esta não foi, entretanto a única mudança na companhia: Takeda e Miyamoto receberam novas funções de “parceiros”, ao que a Nintendo define como “um indivíduo selecionado entre os diretores que possuem vasto conhecimento e grande experiência, e desempenharão o papel de dar conselhos e orientações em operações organizacionais em uma área específica”; resumindo, os consiglieri de tecnologia e criatividade, respectivamente.

Outras mudanças: Shigeyuki Takahashi, então gerente geral da divisão administrativa passa a responder também como supervisor das divisões de Assuntos Gerais e o Departamento de Garantia de Qualidade; Satoshi Yamato, líder do Marketing da Nintendo também assumirá a divisão de Publicidade; Shinya Takahashi, chefe das divisões de Planejamento de Software e Desenvolvimento e de Administração de Desenvolvimento e Suporte adicionará a sua lista de ocupações a liderança do setor de Planejamento de Entretenimento e Desenvolvimento, bem como será o supervisor da divisão de Desenvolvimento de Negócios.

A dança das cadeiras, prática comum quando há uma troca de presidentes visa manter a Nintendo no rumo certo, fortalecendo a estrutura de gerenciamento e seguindo os passos de Satoru Iwata, caminho tomado pelo falecido CEO que convém lembrar não diferia muito do pavimentado por Hiroshi Yamauchi. Em suma, tudo mudou para manter a casa do Mario exatamente no mesmo lugar, apoiada nos sólidos princípios definidos muito tempo atrás.

Fonte: Nintendo.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • A segunda foto do post mostra um cara carismático, e outro que parece não gostar do que está vendo. Não gostei da escolha, teria sido melhor o Miyamoto.

  • Vinicius

    Espero que ele decida por voltar com a Nintendo aqui pro Brasil :'(

    • Marcelo Eiras

      Voltar ? Ela nunca esteve. No máximo tinham um representantes como a Playtronic/Gradiente, Latamel e Gaming do Brasil.
      A prova que a big N sempre defecou e andou para o Brasil era o fato do Virtual Console ter jogos antigos de C-64 (que nunca chegou a ser vendido no Brasil) ao invés do MSX que era muito popular na década de 80/90.
      O WiiU por exemplo nem tem loja para conta brasileira.

    • Terra Nova

      A Nintendo saiu do brasil porque fez a previsão correta … ela sabia que o dólar dispararia… que seria insustentável…

      Lembrando que das 3 ela é a unica que vive somente de Videogame….

      Sony e Microsoft são aglomerados… isso facilita muito em períodos de crise…

  • André Lima

    Off-Topic: Ronaldo, porque todas as URLs da search do meiobit estão com um “s=driveclub” de parâmetro?

    • Hummm, isso não deveria acontecer. Investigaremos.

    • Diogo

      Aqui não aparece… tem certeza que não é algum plugin no navegador?

    • André Lima

      Na home nao aparece, mas da segunda pagina em diante, todos os links das paginas seguintes estão com esse parâmetro

  • Felipe Braz

    Será que agora veremos a nintendo brigando por hardware com a sony e microsoft? Eu espero que sim..
    tenho um wii u, adoro jogar maio kart 8, new super mario bros, mas pqp, semana passada joguei num ps4 e uns jogos com gráficos AAA ficaram fodas… da até vontade de ter um ps4 como segundo console (sem ironias, essa é minha opinião mesmo!).

    • jonscravit

      como se ve na foto o presidente é um cara novo com mentalidade de quem joga videogames
      pergunte a ele oque é youtube
      pergunte a ele oque acha de jogo de graça em celular dar lucro(candy crush)
      com a idade dele deve acompanhar as tendências e ta por dentro dessas tecnologias novas

      • Felipe Braz

        Nunca julgue ninguém pelas aparências meu caro. Não precisa ser novo para, por exemplo, saber (ou ter uma equipe para) fazer pesquisa de mercado e descobrir quais são as tendências. Não conheço suficiente o kra pra saber se ele tem uma mente aberta, o fato de ele ter uma aparência fechada não quer dizer absolutamente nada!

        • jonscravit

          Nintendo é comandada por diretores velhos que só aprovavam ideias que parecem dos anos 90 e agora vai mudar?
          no japão uma empresa deixar um cara de 30 e poucos virar presidente? nunca vão deixar
          e quantas mulheres la são presidentes de empresas?

          la tem a cultura que o mais velho é o mais sábio, só que isso não rola com novas tecnologias não, ja viu algum velho que é sabio com novas tecnologias? sistemas celulares, twiter, facebook, youtube, processadores GPUs etc?

          esses fãs da Nintendo são engraçados.. tudo que é anunciado da Nintendo é bom

          • Maom

            Japão esse que trouxe o sucesso de vendas chamado PS4. Vc acha que o presidente de uma empresa multinacional gigantesca é quem senta na cadeira e desenha na prancheta o que vão fabricar à seguir?

          • jonscravit

            PS1 foi uma super evolução

            PS4 foi uma continuidade

          • Maom

            Mas é o console moderno de maior sucesso. Já o Nintendo Wii U é o console moderno mais exótico. Então, qual Japão vc critica? O que faz sucesso ou o que inova? Bom pra vc seria qual país e quais tradições que fazem sucesso mostrando que o modelo japonês de fazer negócios é um fracasso?
            É muita pretensão, até para um comentarista de internet, um brasileiro cornetar as empresas japonesas que estão entre as maiores do mundo à décadas.

          • jonscravit

            console de maior sucesso é o PC, pelos preços e opções
            GTA PC 99 reais
            GTA PS4 200 reais media

          • Felipe Braz

            putz, desvirtuar a conversa para a velha guerra consoles x pc (fugindo do topico principal) e ainda comparar unicamente o preço (e no Brasil, sem levar em consideração o mercado global) como medida de sucesso de uma plataforma. É… parece que os argumentos acabaram.

          • jonscravit

            GTA PC 99 reais com mod ENB series e sem necessidade de comprar um novo console no futuro para jogar em resolução 2k
            GTA PS4 200 reais media limitado ao console e para se jogarem 2K só comprando novo console
            é tanta falta de argumentos para o PC que não vou ficar aqui horas falando

          • Felipe Braz

            Não troca o console, mas eventualmente tem que gastar 2k em hardware novo pra jogar os lançamentos.

            Em tempo: o que isso tem haver com a discussão inicial? O.o

          • jonscravit

            2k?
            se comprar nessas lojas que metem a mão em PC “gamer” que vem com VGA G210 de 150 reais de 2gb engana trouxa né
            quem monta PC com próprias mãos por 1,5mil monta um muito bom

          • Felipe Braz

            Bem, o cara trabalhava justamente na divisão de negócios internacionais da nintendo, ou seja, trabalhava justamente para entender o mercado fora do japão.

            Em relação a “tudo anunciado da nintendo é bom”, acredito que haja um pequeno erro de interpretação de sua parte uma vez que eu nunca afirmei que algo aconteceria e sim depositei esperanças no que possa acontecer. “é bom” é diferente de “pode ser bom”

            Entretanto minhas especulações tem algum fundamento visto que:
            – A Nintendo possui dezenas de acionistas pressionando a diretoria executiva por lucros, coisa que não conseguiram com o wii u (que vendeu pouco até no japão).
            – Já foi anunciado que a plataforma nx será um novo conceito (espero que de hardware também).
            – Vão manter a produção de jogos pro wii u (o que desobrigaria, teoricamente, retrocompatibilidade do nx com o wii u).

            – A nintendo teve sorte que o 3ds vendeu muito bem e foi o que salvou a nintendo nos últimos tempos, e duvido que a diretoria não saiba que isso não vai durar pra sempre.

            Estranho mesmo é um preconceito contra o povo japonês, uma vez que a sony vem lá do japão como bem colocado pelo @disqus_I1r0v5DK2T:disqus, isso sem contar outras empresas de tecnologia como, por exemplo, a nykon.

            O wii u é um ótimo console sim, a nintendo só errou em não seguir a tendência de hardware, afastando as third parties que não queriam gastar com horas-homem para portar suas engines, que foram projetadas para x86, para rodar em hardware powerpc.

          • Terra Nova

            Disse tudo…

    • Que tal abandonar de vez o segmento de consoles de mesa e focar só nos DS?

      Aí faz games para Xbox e PS4 e ganha MUITO mais dinheiro no processo.

    • Terra Nova

      Meu caso é parecido, tenho um WiiU e uso meu PC como “segundo” console…

      obs: Até agora nada no XOne ou Ps4 me motivou a compra-los.

      • Felipe Braz

        Na geração do play2/xbox/gamecube eu era jogador de pc, mas cansei de correr atras de infinitos upgrades e voltei pros consoles.

        Hoje prefiro jogar videogame sentado no sofá, tomando uma cerveja =)

      • Metalmacumba

        Algo me motivou a comprar um ps4: Doom e shenmue 3. Vamos ver no que dá, né?
        Eu não curto jogar no pc.

        • Terra Nova

          Cara eu acho que você fez as escolha certa, se você curte Doom e shenmue vai se divertir muito…

          Eu não poderia fica sem jogar o novo Mario Kart e o futuro Zelda U… 🙂

          • Metalmacumba

            eu tenho um wiiu por acaso ^^

  • Guilhermo

    Mais um dinossauro com os dois pés nos anos 90.

  • 640k is enough

    Confesso que li apenas o título e tirei minha conclusão.
    Pela cara deste cidadão, a Nintendo vai se fechar para o próprio país.

    • Maom

      então leia. Pois pelo histórico, ele fez grandes avanços pela Nintendo nos USA e se mostra um grande articulador com influências em Washington. O cara era de “relações públicas”.

    • Marcel

      ta por fora hem amigão …. Leia o artigo e depois tire sua conclusão …

      • 640k is enough

        Para deixar claro, gosto muito da Nintendo, tenho Wii e WiiU, na qual eu, minha esposa e meu filho jogamos até muito mais que o Xbox 360 e Xbox One…
        Mas pra não ser presunçoso, li o texto, ok, vejamos:

        “Kimishima, de 65 anos é um executivo de carreira. Ele passou 27 anos atuando no Sanwa Bank, atuando nas áreas de planejamento corporativo, negócios internacionais, comunicações e promoções. Ele veio a se conectar com a Nintendo em 2000 quando foi apontado como CFO da Pokémon Company, a empresa que cuida de tudo relativo aos monstrinhos de bolso e que é independente, com a BigN possuindo apenas metade dela (o restante é dos desenvolvedores). Em 2001, graças a sua experiência profissional se tornou presidente da Pokémon USA Inc. e sob sua gestão vários títulos de sucesso foram lançados, como por exemplo Pokémon Gold and Silver para Game Boy Color.

        Em 2002 Kimishima foi nomeado presidente da Nintendo of America no lugar de Minoru Arakawa, cunhado de Hiroshi Yamauchi. Ele permaneceu no cargo até 2006 quando foi substituído por Reggie Fils-Aimé, e durante esse período a Nintendo passou pela época de vacas magras do GameCube até a volta por cima com o Wii; foi sob sua liderança que a empresa recuperou o prestígio perdido e se tornou novamente relevante, quase tanto quanto fora nos anos 1980 e primeira metade dos anos 1990.”

        Ele tem experiência em Banco, não em Games (por mais que seja ligado a relações públicas), portanto, tende a ser conservador e protecionista ao seu mercado, e acredito que irá fechar ainda mais a Nintendo, o tempo dirá…

        • Marcel

          Confesso que também achei estranho um cara com experiência em bancos ser presidente da Big N, mas veja, o cara mandou bem no cargo da Nintendo of America. Então, ele pode usar essa experiência no novo cargo. E outra: colocar o Shigeru Myiamoto (como disse os rumores e os fãs estavam torcendo por isso) é tiro no próprio pé, afinal ele está onde desempenha sua melhor função: criar games. Não tem papel para ser CEO.

          A nintendo vai se fechar mais ainda? Pode ser que sim ou pode ser que não … Como você disse, só o tempo dirá…

  • Gink Labrev

    Pelo texto, o cara tem o perfil muito corporativo para uma empresa que precisa de imaginação para sobreviver.

  • Marcelo Eiras

    Com essa cara de quem comeu e não gostou não dá para ficar animado. =/

  • Juaum

    E por que toda vez que vou acessar o site aparece isso??

  • Juaum

    Bom pra nós se esse cabra aí tiver os pés nos anos 90. Basta adicionar as firulas online e correr pra galera!!!!

  • Maom

    O cara é de relações públicas, ou seja um tremendo lobista. Deve ser ligeiro para convencer pessoas e possivelmente vai conseguir bons acordos com as third parties, e quem sabe novas parcerias que podem desbloquear a Nintendo para o mundo globalizado.
    Julgar o cara pela cara de mal humorado dele é muita inocência. Coloca o Tiririca como presidente da sua própria empresa então!
    O Miyamoto tem que continuar fazendo o que ele já faz e não parar de exercer o talento para cuidar de planilhas e decisões estratégicas. Cada um na sua.
    Um cara que tem como ofício se conectar com pessoas pode ser aquilo que a Nintendo precisa. Nesses ultimos anos a Nintendo fez como a Apple, ao invés de ouvir o que as pessoas querem, ela criou o que as pessoas deveriam querer. Deu certo com o Wii mas deu muito errado com o Wii U que não vende. Se o povo quer hardware potente ,então entrega. Se as produtoras querem um software simples de desenvolver, então entrega, se o povo quer facilidade e qualidade para jogar online com amigos, então entrega. Depois, com os anseios do povo saciados, vai lá e entrega o diferencial que a Nintendo é mestra em fazer com seus jogos amigáveis e controles diferenciados. E talvez esse cara como um estrategista e articulador, possa determinar esse novo rumo e buscar meios e parcerias para isso acontecer.
    Pq não é apenas de fazer videos simpáticos e engraçadinhos sobre novos jogos com o simpático Miyamoto que vive um CEO.

  • Diego Marco Trindade

    Será que devo desejar ou abominar a vã esperança de a Disney comprar a Nintendo?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis