Meio Bit » Arquivo » Indústria » Carreira em TI: Certificações

Carreira em TI: Certificações

16 anos atrás

Já faz algum tempo que as certificações estão presentes no mercado de TI. Elas primeiramente nasceram em função da necessidade de especializar os profissionais recém-saídos das universidades, de forma que eles pudessem se preparar melhor para suportar as plataformas e tecnologias predominantes no mercado.Carrreira

Certamente as certificações também são uma forma da empresa ou entidade certificadora expandir sua presença no mercado; mão-de-obra especializada em determinada tecnologia é um dos pontos considerados no momento de fazer um investimento em qual sistema suportará um grande web site, ou uma plataforma de Supply Chain, Finanças, IT Governance, etc.

Na minha visão, as certificações não substituem o seu diploma da Universidade, elas o completam. Elas dão a você conhecimento detalhado sobre as tecnologias existentes no mercado, e são também uma forma de diferenciar o profissional de TI no momento de conseguir um emprego e também valorizar-se em relação ao mercado e ao próprio empregador.

Assim como várias áreas do conhecimento científico, Tecnologia da Informação tem diversas especialidades, ou seja, não dá para abraçar tudo. O início de uma carreira, normalmente começa pelo lado técnico (eu ainda não vi ninguém sair de estudante, para gerente de TI ou diretor de TI), portanto escolha uma especialidade, e aprofunde-se nela. Com o passar do tempo, você pode ir adquirindo conhecimento básico em outras áreas, com a finalidade de perceber como TI funciona como um todo. Ao mesmo tempo, você irá desenvolver características gerencias e aprofundar seu conhecimento em finanças e outros tópicos, como IT Governance e negócios. Afinal, as organizações de TI existem para suportar o negócio, seja ele qual for.

Resumindo: escolha suas certificações baseado na especialidade que deseja seguir. Se for Infra-estrutura, sugiro as certificações da EMC, Cisco, Microsoft, Sun, ou IBM; pois são as plataformas mais encontradas nas grandes empresas. Caso seja desenvolvimento, opte por Sun (JAVA), Microsoft, BEA, Oracle, Macromedia, CIW, IBM, ou alguma outra certificação Open Source que exista no mercado caso ela seja relevante para a empresa que você trabalha. Quanto às certificações para DBA, sugiro Oracle, Microsoft (SQL Server) ou IBM (DB2).

Atualmente, o PMP tem sido uma certificação bastante atrativa e as empresas tem valorizado os profissionais que a tem. Porém, você precisa comprovar experiência mínima em gestão de projetos para poder submeter-se a prova.

Profissionais certificados em SAP são extremamente procurados e tem normalmente vaga garantida em grandes empresas e consultorias como IBM, Accenture, e DeLoitte.

O mesmo acontece como profissionais que recebem a certificação CCIE da Cisco. Esta certificação, além de exigir o conhecimento teórico na primeira prova, também demanda que, após aprovado no teste teórico, o profissional passe em uma prova de laboratório de 2 dias. Prova esta que testa todos os conhecimentos teóricos em situações práticas de design e troubleshooting. Estima-se que 80% dos profissionais que realizam esta prova, são reprovados na primeira tentativa.

Gostaria de falar mais sobre o tema, porém não quero tornar o texto ainda mais longo. Espero que o artigo tenha ajudado a descobrir um pouco mais das opções que temos hoje quanto às certificações. No próximo artigo sobre Carreira em TI, eu volto falando do mercado global.

relacionados


Comentários