Autodesk desenvolvendo CAD/CAM para produzir órgãos e tecidos

Uma grande, talvez a maior sacanagem que um ser humano pode fazer com outro é não ser doador de órgãos. Se todo mundo doasse acabaria com filas intermináveis, mortes desnecessárias e muito sofrimento. Não há nenhuma justificativa racional para alguém não ser doador, todas as desculpas se resumem a egoísmo.

Infelizmente mesmo se todo mundo que precisasse de um órgão o recebesse, vida de transplantado não é fácil. Imunosupressores para conter rejeição, órgãos com vida útil limitada, susceptibilidade a um monte de doenças… o único órgão que não causaria rejeição teria que vir do próprio paciente.

Em uma história do Super-Homem Alan Moore descreveu os bancos de clones de Krypton, onde eram mantidas cópias sem cérebro dos kryptonianos, que as usavam como fazendas de órgãos. Ainda estamos longe disso por um lado, por outro já superamos.

No vídeo acima temos um pesquisador que adaptou uma impressora da HP para… imprimir tecidos. Tecidos vivos, seu engraçadinho, o Anthony Atala não faz camisetas, faz rins e bexigas.

A matéria-prima são célulastronco diferenciadas, criadas em soluções de cultura e depois impressas em 3D.

As pesquisas chegaram a um ponto onde já vislumbram a possibilidade de criar órgãos e tecidos mais complexos, como vasos sanguíneos. Imagine uma ponte de safena sem precisar prejudicar a circulação na perna do sujeito, ou um aneurisma tratado apenas removendo a parte do vaso defeituoso e trocando o encanamento por uma versão zero km…

brain-human-jar-thesuiteworld

OK, esse talvez demorem a conseguir imprimir

Uma das empresas de ponta nessa área é a Organovo, que enfrentou um problema prático: A programação de suas impressoras 3D precisava ser feita manualmente, Aí entra a Autodesk, uma das subdivisões da empresa, um laboratório avançado fez um acordo com a Organovo para desenvolver softwares de CAD/CAM para controlar as impressoras.

Não sei o quanto a expertise em simular e projetar carros, prédios e cubos girando do Hans Donner vai ajudar, mas provavelmente o próprio know-how de projetar softwares 3D vai ajudar. Nem consigo imaginar a complexidade envolvida, No futuro podemos ter repositórios com modelos prontos, com o especialista apenas alterando as dimensões e especificações do órgão ou tecido, no AutoDesk 3DBio ou seja lá como chamem.

Vai levar um bom tempo pra conseguirmos imprimir órgãos com qualidade suficiente para implante, mas UMA área já será beneficiada e muito: Queimaduras.

Com um BioAutoCad da vida poderiam escanear o corpo do paciente, modelar a área de pele necessária para cobrir a parte lesionada e calcular inclusive a vascularização otimizada para melhor recuperação. Depois é mandar pra impressora, besuntar de super-bonder e ir pra praia comemorar.

Fonte: Cnet

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Não tem muito que comentar, somente irei somar mais um ponto para o placar da ciência.

  • OverlordBR

    Células-tronco… acho que a pior coisa que a Igreja fez, dentre todas as aberrações que ela cometeu, foi se intrometer nas pesquisas relacionadas a células-tronco. 🙁

    • a igreja se opôs a pesquisas com células tronco embrionárias, por uma questão ética e moral. As pesquisas come este tipo de célula tronco, não produziram resultados práticos até agora… Por outro lado, cientistas pesquisam a obtenção de células tronco até a partir dos resíduos celulares presentes na urina, e obtém resultados satisfatórios. A culpa de todo atraso do mundo sempre é da igreja. Aff

      • OverlordBR

        A insegurança jurídica causada pela oposição da Igreja fez com que as pesquisas com células-tronco embrionárias apenas engatinhassem por aqui. Obviamente que não produziram resultados: as pesquisas pararam.

      • Jos_El

        Talvez não hajam muitos resultados práticos pois na maioria dos países é PROIBIDO se trabalhar com esse tipo de célula.

        Na China, a pesquisa com esse tipo de célula não é proibida. E eles já tem muitos resultados interessantes. Dá uma olhada no Pubmed.

      • Rodrigo Fante

        bla bla bla… tudo que li.

        Igreja e ética e moral na mesma frase não combinam.

      • Ética e moral da Igreja Católica: ouro nome para egoísmo.
        “As pesquisas come este tipo de célula tronco, não produziram resultados práticos até agora” == Errado.
        “Por outro lado, cientistas pesquisam a obtenção de células tronco até a partir dos resíduos celulares presentes na urina, e obtém resultados satisfatórios.” == São satisfatórios, mas incipientes ainda. E está errado no sentido de dizer que células-tronco adultas tem melhores resultados do que células-tronco embrionárias.
        A culpa de uma parte mais que aceitável do atraso do mundo é da Igreja, mas não todo. O resto se divide nas outras religiões também.

      • Cussuol

        Sim, a culpa de todo atraso é sempre da igreja.

        Você viu o que a nossa tecnologia evoluiu nos últimos 80 anos? Agora faça um exercício de imaginação considerando que a igreja segurou a humanidade por pelo menos 800 anos. Lembre-se que tecnologia evoluiu em Progressão Geométrica.

        Tecnologias perdidas em Alexandria, por exemplo, só começaram a ser redescobertas na Renascença (interessante esse nome), 1200 anos depois.

        • Thiago Kurovski

          Dizer que a Igreja segurou a humanidade por 800 anos é puro desconhecimento. A Idade Média não foi causada pela Igreja Católica, foi causada pela Crise do Segundo Século, por uma série de eventos ocorridos nas estepes asiáticas, etc. Toda vez que colocam a culpa em religião por alguma atrocidade, pode crer que é um pretexto.

  • “Se todo mundo doasse acabaria com filas intermináveis, mortes desnecessárias e muito sofrimento.”
    Não é bem assim tão fácil acabar com as filas, não é necessário apenas doadores, muitos órgãos não são transplantados por falta de estrutura nos hospitais e postos de coleta. Sem contar o velho problema de quem vai pagar a conta, hoje no Brasil mais de 90% dos transplantes são pagos pelos SUS e é claro como tudo no SUS falta verba. Então não adianta ter “armazém” abarrotado de órgãos se não tem como usar…

  • Lionel Leal

    Eu só discordo um pouco quando você diz que as justificativas para não ser doador se resumem ao egoísmo. Acredito que tem mais a ver com ignorância mesmo.
    No mais, excelente texto e excelente notícia.

  • Jos_El

    Acho que não é do Alan Moore a história dos clones kryptonianos. Se eu não me engano é do John Byrne (antes de ele ficar gagá), foi publicado aqui no Brasil com o nome de Mundo de Krypton.

  • AcesLinuX

    Eu penso em outra aplicação prática.. com essa técnica não seria possível, por exemplo “cultivar” carne para consumo?

    • Se você quiser pagar US$40 mil por um bife…

      • AcesLinuX

        Não digo num futuro próximo, pois a técnica ainda engatinha e realmente sairia caro, mas a longo prazo creio que pode se tornar viável sim.

  • Guest

    Falando sobre o egoismo de não ser doador, bem eu não sou doador, simplesmente pelo fato de não ter certas opções, se a família tivesse prioridade, e se fosse olhada a ficha criminal de quem receberia meus órgãos (inclusive de 5 gerações passadas), com certeza eu seria doador. Não sou a favor de dar uma segunda chance a quem eu não sei se a merece. Essa minha opinião não é por religião, pois eu não possuo, é pelo simples desprezo aos meus não semelhantes, que por infelicidade são da minha mesma especie.

  • Pek

    Já pensou no dia em que eles conseguirem imprimir cérebros? As salsinhas da internet virariam organismos pensantes

  • Pingback: Carros autônomos vs. Doação de órgãos | MindMap()

  • Pingback: Por causa do Google milhares de candidatos a transplante correrão risco de morte!()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja