Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

Autodesk desenvolvendo CAD/CAM para produzir órgãos e tecidos

Por em 19 de dezembro de 2012
emBiologia Indústria Medicina
Mais textos de:

Site | Twitter
  • http://wwe.blog.br Francis Rosário

    Não tem muito que comentar, somente irei somar mais um ponto para o placar da ciência.

  • OverlordBR

    Células-tronco… acho que a pior coisa que a Igreja fez, dentre todas as aberrações que ela cometeu, foi se intrometer nas pesquisas relacionadas a células-tronco. :(

    • http://www.facebook.com/lucas.manollo Lucas Manollo

      a igreja se opôs a pesquisas com células tronco embrionárias, por uma questão ética e moral. As pesquisas come este tipo de célula tronco, não produziram resultados práticos até agora… Por outro lado, cientistas pesquisam a obtenção de células tronco até a partir dos resíduos celulares presentes na urina, e obtém resultados satisfatórios. A culpa de todo atraso do mundo sempre é da igreja. Aff

      • OverlordBR

        A insegurança jurídica causada pela oposição da Igreja fez com que as pesquisas com células-tronco embrionárias apenas engatinhassem por aqui. Obviamente que não produziram resultados: as pesquisas pararam.

      • Jos_El

        Talvez não hajam muitos resultados práticos pois na maioria dos países é PROIBIDO se trabalhar com esse tipo de célula.

        Na China, a pesquisa com esse tipo de célula não é proibida. E eles já tem muitos resultados interessantes. Dá uma olhada no Pubmed.

      • Rodrigo Fante

        bla bla bla… tudo que li.

        Igreja e ética e moral na mesma frase não combinam.

      • http://twitter.com/mau_mesquita Maurilio Mesquita

        Ética e moral da Igreja Católica: ouro nome para egoísmo.
        “As pesquisas come este tipo de célula tronco, não produziram resultados práticos até agora” == Errado.
        “Por outro lado, cientistas pesquisam a obtenção de células tronco até a partir dos resíduos celulares presentes na urina, e obtém resultados satisfatórios.” == São satisfatórios, mas incipientes ainda. E está errado no sentido de dizer que células-tronco adultas tem melhores resultados do que células-tronco embrionárias.
        A culpa de uma parte mais que aceitável do atraso do mundo é da Igreja, mas não todo. O resto se divide nas outras religiões também.

      • Cussuol

        Sim, a culpa de todo atraso é sempre da igreja.

        Você viu o que a nossa tecnologia evoluiu nos últimos 80 anos? Agora faça um exercício de imaginação considerando que a igreja segurou a humanidade por pelo menos 800 anos. Lembre-se que tecnologia evoluiu em Progressão Geométrica.

        Tecnologias perdidas em Alexandria, por exemplo, só começaram a ser redescobertas na Renascença (interessante esse nome), 1200 anos depois.

        • Thiago Kurovski

          Dizer que a Igreja segurou a humanidade por 800 anos é puro desconhecimento. A Idade Média não foi causada pela Igreja Católica, foi causada pela Crise do Segundo Século, por uma série de eventos ocorridos nas estepes asiáticas, etc. Toda vez que colocam a culpa em religião por alguma atrocidade, pode crer que é um pretexto.

  • http://www.facebook.com/people/Jacques-Marques/100000722508430 Jacques Marques

    “Se todo mundo doasse acabaria com filas intermináveis, mortes desnecessárias e muito sofrimento.”
    Não é bem assim tão fácil acabar com as filas, não é necessário apenas doadores, muitos órgãos não são transplantados por falta de estrutura nos hospitais e postos de coleta. Sem contar o velho problema de quem vai pagar a conta, hoje no Brasil mais de 90% dos transplantes são pagos pelos SUS e é claro como tudo no SUS falta verba. Então não adianta ter “armazém” abarrotado de órgãos se não tem como usar…

  • Lionel Leal

    Eu só discordo um pouco quando você diz que as justificativas para não ser doador se resumem ao egoísmo. Acredito que tem mais a ver com ignorância mesmo.
    No mais, excelente texto e excelente notícia.

  • Jos_El

    Acho que não é do Alan Moore a história dos clones kryptonianos. Se eu não me engano é do John Byrne (antes de ele ficar gagá), foi publicado aqui no Brasil com o nome de Mundo de Krypton.

    • http://contraditorium.com Carlos Cardoso

      Eu acredito que você esteja certo.

  • AcesLinuX

    Eu penso em outra aplicação prática.. com essa técnica não seria possível, por exemplo “cultivar” carne para consumo?

    • http://contraditorium.com Carlos Cardoso

      Se você quiser pagar US$40 mil por um bife…

      • AcesLinuX

        Não digo num futuro próximo, pois a técnica ainda engatinha e realmente sairia caro, mas a longo prazo creio que pode se tornar viável sim.

  • Guest

    Falando sobre o egoismo de não ser doador, bem eu não sou doador, simplesmente pelo fato de não ter certas opções, se a família tivesse prioridade, e se fosse olhada a ficha criminal de quem receberia meus órgãos (inclusive de 5 gerações passadas), com certeza eu seria doador. Não sou a favor de dar uma segunda chance a quem eu não sei se a merece. Essa minha opinião não é por religião, pois eu não possuo, é pelo simples desprezo aos meus não semelhantes, que por infelicidade são da minha mesma especie.

  • http://mygpl.us/peksalvo Pek

    Já pensou no dia em que eles conseguirem imprimir cérebros? As salsinhas da internet virariam organismos pensantes