Você conhece a do português e o Windows 8?

É fato público que não ligo pra crianças. Não acho graça, exibo com orgulho a medalhinha, como devoto de São Herodes, mas se há uma área onde prefiro mil vezes trabalhar com criança, é TI.

Já fiquei tomando conta de filho de colegas no trabalho, o moleque nunca tinha visto um PC na vida. Olhou o mouse, mexeu, deduziu o funcionamento. Em alguns minutos estava fuçando TUDO, abrindo programas, experimentando. Uma hora chamou “tio, como saio daqui?” ensinei o ALT+F11, UMA VEZ e no final o guri era um usuário normal de Windows.

Com adulto é um inferno. Você explica o funcionamento do mouse com mais detalhes do que o Tolkien descrevendo as privadas da Terra Média, mas o corno não consegue associar o que você falou com o dispositivo, mesmo você mexendo na frente dele. Quando coloca a mão na bosta do mouse, o adulto pergunta “o que eu faço agora?” 

Adultos não são curiosos, não tem coragem de experimentar, ficam com medo de fazer algo errado e se você disser que o mouse move o ponteiro pra esquerda, tem que dizer que move pra direita, senão o FDP não vai tentar.

TODO Windows e TODO SO sofre com isso, vide o Linux se esforçando pra parecer Windows, mas com o Windows 8 o problema é maior. A nova tela inicial é um MISTÉRIO para os não-iniciados, e por mais que as telhas gritem “TOUCH ME FEEL ME” as pessoas ficam com medo. É algo desconhecido, o instinto da caverna escura vem à tona. Fogem.

O vídeo acima, produzido pela Microsoft Portugal é uma forma genial de demonstrar o quão simples é o Windows 8 E o quão idiota é um adulto com medo. Eles pegaram uma WinStore (ou MicStore?) em Lisboa e abordaram visitantes, oferecendo uma demonstração.

Quem vem e faz a demonstração é um miúdo serelepe com direito a banquinho pra poder chegar na altura dos computadores. Os clientes estranham, mas deixam a bola rolar, e acham um barato a demonstração ser feita por ele.

No final, a mensagem é que não há mistério no Windows 8, qualquer criança brinca, qualquer criança se diverte. Mas a lição mesmo é que seja no Windows 8, no 7, no Suse no MacOS ou no DVR da Sky, se você parar de mimimi, parar de “ah isso é complicado” e tiver CURIOSIDADE de aprender como o negócio, funciona, você conseguirá.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples