Dança das cadeiras: responsável pelo Windows é demitido da Microsoft, pai do iOS fica até 2013

Anteontem, a Microsoft anunciou que Steven Sinofsky deixou a empresa: ele era o executivo responsável pelo Windows e recentemente acusou o iPad mini de ser muito caro em relação aos computadores portáteis com Windows 8. Tal executivo ficou mundialmente conhecido pelo travamento do Surface RT na apresentação do tablet da Microsoft em junho.

Óbvio que a culpa era do péssimo hardware escolhido, o mesmo Tegra 3 da nVidia que acompanha todo tipo de quinquilharia barata como Nexus 7 e Ouya:

Enfim, Julie Larson-Green assumirá o cargo de Sinofsky para liderar as equipes de engenharia de hardware e software Windows, enquanto Tami Reller continuará como CFO do Windows e Steve Ballmer como CEO da Microsoft.

Nenhuma razão oficial foi dada para a partida de Sinofsky e Ballmer apenas agradeceu os vários anos de serviços prestados pelo travado Steven à Microsoft, esta em uma nova era de produtos:

Laguna_SinofskyFAIL_14nov2012

É, travou…

Construímos um belo alicerce com novos lançamentos como Microsoft Office, Windows 8, Windows Phone 8, Microsoft Surface, Windows Server 2012 e ‘Halo 4’, além da enorme integração de serviços como Bing, Skype e XBox através de todos os nossos produtos.

Rumores apontam que, dentro da Microsoft, Steven Sinofsky era tido como incisivo e tinha o péssimo costume de construir barreiras entre as equipes de desenvolvimento para manter o controle sobre os produtos Windows de forma isolada. É algo que iria totalmente na contra-mão da atual política de construir um ecossistema Windows 8, pois isto requer colaboração total entre todos os setores de desenvolvimento Windows.

De certa forma, a atitude da Microsoft lembra a da Apple com o chefe do iOS, Scott Forstall: uma semana depois da apresentação do iPad mini e iPad 4, ele passou a servir como assessor do presidente executivo Tim Cook. Isso até abandonar a empresa de vez, no próximo ano.

Laguna_ForstallScot_14nov2012

Cuspidos pela maçã: Scott Forstall e John Browett

Quem não teve a mesma sorte na Mafã (ui!) foi o chefe da área de varejo, John Browett: durante sua gestão, ele focou seus esforços na geração de maiores receitas nas lojas Apple, cortando custos até na limpeza das Apple Stores!

Voltando ao pai do iOS, ele era cotado como eventual sucessor de Tim Cook no cargo de CEO da Apple por ser um queridinho do Steve Jobs, embora alguns mencionem boatos de que Scott Forstall não se dava muito bem com Jony Ive (designer) e Bob Mansfield (semicondutores Apple) por diferenças entre filosofias de interface: enquanto Steve Jobs e Scott Forstall defendiam a inclusão de texturas de madeira e couro à elementos visuais do iOS, Jony Ive e Bob Mansfield consideram tal “masturbação visual” desnecessária por sobrecarregar o hardware gráfico sem uma objetiva utilidade real.

O tio Laguna espera que essa “dança das cadeiras” faça a Microsoft utilizar melhor hardware em seus futuros produtos ARM e torço para que as lojas Apple estejam mais limpas, assim como uma próxima versão do iOS.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar
  • http://www.facebook.com/people/Dario-Coutinho/100001520866642 Dario Coutinho

    Achei muito bom o título e o texto, por frisar que Scott Forstall como “pai do iOS”.

  • http://www.facebook.com/sergiotscha Sergio Tscha Wanderley

    Os fóruns de discussão da Apple estão lotados de clientes satisfeitos com seus dispositivos móveis que perderam a função wifi e/ou bluetooth após a atualização para IOS 6.

    • http://meiobit.com/author/max_laguna Emanuel Laguna

      Por isso eu ainda não atualizei meu iPhone 4S para o iOS 6: a Apple está limpando tudo! :) 😀

    • http://ramonritter.posterous.com Ramon E. Ritter

      Com a atualização para o IOS 6 a bateria do meu iPod Touch, que já não durava quase nada (3 horas), passou a acabar mais cedo ainda (menos de 2 horas). Quando instalei o 6.0.1 o bichinho travou de vez e não consegui nem reinstalar o sistema por 2 dias (após várias tentativas, entretanto, a reinstalação funcionou).

      Apesar do início nada promissor, parece que finalmente resolveram o problema da bateria (voltei a ter quase quatro horas de bateria)…

  • Edmilson_Junior

    “Óbvio que a culpa era do péssimo hardware escolhido, o mesmo Tegra 3 da nVidia que acompanha todo tipo de quinquilharia barata como Nexus 7 e Ouya:” Lembro de uma promessa sobre um comparativo do por que de tanto ódio deste processador, será que vai rolar?

    • http://meiobit.com/author/max_laguna Emanuel Laguna

      Não é ódio: o Tegra 3 somente é poderoso no marketing e sim, você ainda verá um texto meu sobre o assunto publicado aqui no Meio Bit… Só me falta ter tempo, tempo esse que tenho sido incentivado a gastar em terminar textos mais curtos, como o presente. 😉

      • http://twitter.com/Eddie_soul True Story

        As pessoas que frequentam aqui deveriam ser um pouco mais informadas. fico impressionado caro laguna como existe gente pra cair nesses marketings pega bobo da nvidia na area mobile.

        • http://www.facebook.com/people/João-Rodrigues/100000816185189 João Rodrigues

          O espaço está aqui disponível para vocês comprovarem tais afirmações. Por que não o fazem ao invés de ficar apenas “trollando”???

          • http://meiobit.com/author/max_laguna Emanuel Laguna

            Vou adiantar um pouco: embora as CPUs do Tegra 3 sejam razoáveis, a GPU que o equipa é ruim perante a concorrência… Inclusive inclui dois links que apontam benchmarks desfavoráveis lá no parágrafo polêmico. 😉

          • http://www.facebook.com/people/João-Rodrigues/100000816185189 João Rodrigues

            Pronto, agora sim Laguna. mas tenhamos em mente que o Tegra 3 é um chip de baixo custo e tem 1 ano de lançamento a frente de seus concorrentes e ainda assim consegue fazer bonito.

          • http://meiobit.com/author/max_laguna Emanuel Laguna

            Na época, o Tegra 3 já era fraco, em especial a GPU que nunca foi competitiva: desempenho gráfico regular com grande consumo desequilibra o conjunto, simples assim… Só porque a nVidia faz excelente GPUs para desktops não quer dizer que a GeForce ULP seja automaticamente boa no mundo ARM. Pegue um Adreno, Power VR ou Mali da mesma época e compare! 😉

          • http://www.facebook.com/people/João-Rodrigues/100000816185189 João Rodrigues

            Concordo contigo que a GPU do Tegra3 deixa a desejar, mas não chega a tanto. O que acho que a maioria das pessoas discordam do seu textos com relação ao Tegra é a maneira que você fala do mesmo, puxando mais para o pessoal.

          • http://twitter.com/Eddie_soul True Story

            Chip de baixo custo todo chip arm voltado pra esse mercado é

      • http://www.subeteanimes.com/ Panino Manino

        Concordo que dos melhores ele é o pior, e tenho uma pergunta: Laguna, por que você não usa avatar do Laguna?

        • http://meiobit.com/author/max_laguna Emanuel Laguna

          Mesmo sendo meu sobrenome (origem espanhola), o Laguna do FF8 não me é tão querido quanto o Auron do FF10. 😛

          • http://www.subeteanimes.com/ Panino Manino

            Eu já sabia disso, mas um dia alguém tinha que perguntar não é mesmo?

          • http://meiobit.com/author/max_laguna Emanuel Laguna

            Sem problema! 😉

  • http://twitter.com/douglasbrasil Douglas

    Porque o cara do surface não disse, Ops, bateria fraca, deixe me trocar por outro. e podia até fazer piada, dizendo que o assesor dele devia ter ficado jogando angry birds antes da apresentação (para evitar criticas a bateria)

    • http://www.facebook.com/people/Marco-Diniz-Garcia-Gomes/649550339 Marco Diniz Garcia Gomes

      Pois, ou poderia falar algo como “ops, fiz besteira, deixa eu pegar outro depois eu converso..”

      qualquer coisa seria melhor do que fazer o que ele fez

    • http://twitter.com/Darkus Darkus

      Verdade, faltou jogo de cintura.

  • Pedro Goya

    Tenho o Windows a 5 anos e nunca deu pau. Qualquer dia eu instalo ele.

  • Jos_El

    Talvez essa demissão do Forstall seja o que a Apple precisa. O IOS está prisioneiro do seu próprio sucesso, precisa de uma nova visão em cima do sistema.

  • Pingback: Microsoft é a nova Apple, segundo Steve Wozniak()

  • Pingback: Windows Phone dá tela azul e pede CD de instalação: ex-chefão da Microsoft usa iPhone « Meio Bit()

  • Pingback: Reestruturação na Microsoft: Julie Larson-Green pode assumir Xbox e se tornar a Superwoman da companhia [CONFIRMADO] « Meio Bit()

  • Pingback: Quem será o próximo CEO da Microsoft? Façam suas apostas! « Meio Bit()

  • Pingback: CES 2014: nVidia lança o SoC Tegra K1, cuja GPU tem 192 núcleos (será que dessa vez presta?)()