David Gilmour — Live at Pompeii

david-gilmour-live-at-pompeii

Como as coisas mudam. Quando eu era adolescente a coisa mais difícil para quem gostava de rock era achar um VHS de show oficial para comprar. Ninguém vendia isso no Brasil e as versões importadas eram muito caras. Então a gente se contentava apenas com o disco ao vivo mesmo. Hoje isso mudou. Se o show não foi lançado no Brasil você pode comprar uma versão importada quase ao mesmo tempo do lançamento em terras civilizadas. E foi isso que aconteceu com esse novo show de David Gilmour.

Depois do lançamento de seu último disco de estúdio, o fenomenal Rattle That Lock, David Gilmour se aventurou por um projeto que tem a cara de sua carreira solo e até das apresentações megalomaníacas do Pink Floyd. O guitarrista começou a tocar uma série de concertos em locais históricos em todo o mundo. Nos dias 7 e 8 de julho de 2016, David Gilmour realizou dois espetáculos no lendário Anfiteatro de Pompéia à sombra do Monte Vesúvio. Os concertos foram as primeiras performances de rock tocadas para uma audiência no antigo anfiteatro romano, construído em 90 aC e sepultado em cinzas, quando o Vesúvio entrou em erupção em 79 dC. Na verdade, David Gilmour é o único artista a tocar para uma platéia na arena desde a época dos gladiadores, há quase 2.000 anos.

davidgilmour_liveatpompeii

O show foi lançado em várias versões e a que tenho em minhas mãos é o Blu-ray. A qualidade da imagem é fenomenal, o que só realça a beleza da paisagem (o pôr-do-sol com o Monte Vesúvio ao fundo) e o incrível show de luzes e efeitos da apresentação. Nesse ponto o show segue a cartilha do Pink Floyd. Vários instrumentistas ajudam na criação das poesias musicais, 3 vocais auxiliares, um milhão de luzes e cores e o já tradicional telão redondo ao fundo. Existem duas opções de áudio. Você pode assistir ao show em som estéreo ou em 5,1 canais. Os audiófilos que me perdoem, mas esse show merece ser ouvido em 5,1 canais para você sentir toda sua força.

Os dois discos possuem um repertório bem eclético. David Gilmour não se rende totalmente ao passado no Pink Floyd, mas não o esquece. Os fãs do passado vão se deliciar com The Great Gig In The SkyWish You Were HereMoneyOne Of These DaysComfortably NumbShine On You Crazy DiamondRun Like Hell. E, antes que perguntem, não tem Another Brick in the Wall. E os fãs mais novos vão adorar as composições dos trabalhos mais recentes como Rattle That Lock, On An Island, Faces Of Stone e In Any Tongue.

A execução das músicas beira a perfeição, a interpretação em algumas faixas é tão emocionante que os olhos ficam úmidos e, acima de tudo, o vocal de David Gilmour continua forte, certeiro e melódico, embora notemos o efeito da idade em alguns pontos. Para quem gosta de rock progressivo ao estilo do Pink Floyd esse show é um grande presente. Indicado para quem quer curtir um momento de total viagem musical.


David Gilmour – In Any Tongue (Live At Pompeii 2016 Excerpt)

Live at Pompeii foi lançado em DVD Duplo, CD Duplo e Blu-ray. Também existem versões especiais combinando DVD e CD e BD e CD e a versão com 4 discos de vinil. O meu Blu-ray eu comprei no Mercado Livre e o valor ficou em R$ 165,00. Um investimento alto, mas vale a pena. Provavelmente o preço entre em patamares mais aceitáveis com o lançamento de versões nacionais mais baratas.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Giovani B.

    Vale lembrar que esse show foi apresentado em vários cinemas em todo mundo, inclusive aqui no Brasil.
    Fiquei surpreso quando vi que aqui em minha cidade seria exibido em dois cinemas.

    • Bruno do Acre – (Etevaldo)

      Incluindo nas salas com tecnologia Imax se nao me engano …

    • DP4K32B

      Pqp. Conheço bem pouco PF mas gosto muito do estilo deles e puta merda, eu programei as exibições desse show no cinema que trabalho, mas não tive muito interesse em ver. Assim que chegar no trampo amanhã eu vejo se ainda tenho o arquivo e assistirei na hora do almoço sozinho. Trabalhar em um cinema é foda por isso; eu já não tenho o mínimo interesse no que tá passando. Eu programei todos os horários de filmes e as automações das 10 salas, mas se me perguntar quais filmes estão passando eu tenho que fazer muita força pra lembrar.

  • Cachorro. Só consigo lembrar dessa palavra…. cachorro…

  • Karioca No Rio

    Pink Floyd: Live at Pompeii ist ein Musikfilm aus dem Jahre 1972 gravado entre 4. Oktober 1971 und 7. Oktober 1971

    • Gilson Lorenti Fotografia

      a diferença é a platéia. O Live do Pink Floyd foi no meio da arena e sem platéia. David Gilmour conseguiu fazer o show e ter uma plateia 🙂

      • Karioca No Rio

        eu sei.. vi o filme do Pink na época e já estive nessa arena

  • Julio da Gaita ✔

    Grandes merda…

    • Michel Dilon

      O rapaz já disse pra gostar de Gilmour e PF requer neurônios Já que vc não gosta e achou uma grande Merda. Respeito sua opinião..

  • Luis Eduardo Rodrigues

    Fantástico! Infelizmente Gilmor e PF requerem neurônios para serem entendidos, por isso nem todos gostam…

    • Michel Dilon

      Falou tudo

  • Nos anos 80 tinha uns piratas de sampa que tinham tudo que é show em VHS. Eu mandava a fita VHS pelo correio e eles remandavam com os shows que eu escolhia no catálogo. Era muito bem feito, mas não lembro o nome deles agora….
    Muitos shows do IRON, METALLICA, um que nem acreditei qdo botei as mãos foi SLAYER e EXODUS num show na antiga STUDIO 54, aquela lendária boate de NY.

    E agora lembrei da SOUND NOISE TAPES, era a mesma coisa, mas para fita cassete, muita banda conheci comprando fita pirata pelo correio, coisas que não chegavam no Brasil.

    Décadas antes do Napster, Torrent é inclusive da propia Internet.

    • Gilson Lorenti Fotografia

      existia toda uma rede social via cartas. Bandas iniciantes e fãs se comunicavam via correio e trocavam gravações de fitas K7. Mano, viajei legal agora na nostalgia. Foi uma época bem legal, mas muito primitiva se contar para a galera de hoje 🙂

  • Na Apple Store esse show tá R$19,90

    Acabei de compra-lo!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples