O sonho não acabou — Dream Chaser volta a voar, ou ao menos cair com estilo

dc

Os holofotes estão todos voltados para Elon Musk e a SpaceX, os talões de cheque são preenchidos regularmente em nome da Orbital e a Boeing embora não tenha nada ainda voando, é mais que certo que eventualmente o CST-100 Starliner vai voar, eventualmente. 

Todas essas empresas estão usufruindo de um contrato da NASA para vôos de reabastecimento para a Estação Espacial, e esse contrato inclui custos de desenvolvimento das naves. Correndo por fora vem a Sierra Nevada Corporation, com seu Dream Chaser.

A nave está atrasada, era para ter feito o primeiro vôo orbital em 2016, mas a NASA gosta do projeto e tem colocado bastante dinheiro, e eles mal ou bem, mais mal do que bem vem cumprindo as metas, mesmo que fora do prazo.

Baseado em modelos da NASA dos anos 60, o Dream Chaser é um avião-espacial planador com capacidade de 5,5 toneladas e carga. Se sua versão tripulada sair, ele levará até 7 astronautas. Lançado no topo de um Atlas, ele será rapidamente reutilizável, ao contrário da cápsula Phoenix da Orbital, e da própria Dragon, que precisa de um bom tempo na funilaria para ser reutilizada.

O primeiro teste de vôo do Dream Chaser foi em 2013, quando foi lançado de um helicóptero e planou automaticamente até pousar. Infelizmente um dos trens de pouso não baixou, e a Sierra Nevada nunca liberou o que provavelmente é um vídeo bem divertido, e caro.

Agora dia 11 de novembro eles fizeram o segundo teste de pouso e, dessa vez, sucesso. Só não entendo a insistência dos designers em usar um esqui em vez de uma roda no trem dianteiro.


SciNews — Dream Chaser spacecraft Free Flight Test, 11 November 2017

Mesmo assim, não se anime. A verdade é que estamos progredindo a passo de tartaruga. O Dream Chaser é um downgrade, equivale a projetos de 40 anos atrás, e se comparado ao ônibus espacial…

ahr0cdovl3d3dy5zcgfjzs5jb20vaw1hz2vzl2kvmdawlzayos80ndkvb3jpz2luywwvu1bfmtmwnti5x0ryzwftx0noyxnlci5qcgc

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples